9 de novembro de 2014

Daniel 7.9-14

Cristo Nosso Rei Eterno
e as Implicações do Seu Reino
Daniel 7.9-14

Foco da Nossa Condição Decaída
Ter uma visão da glória e poder do reino de Cristo deve nos conduzir à segurança e paz, mesmo em tempos de aparente descontrole, principalmente quando o mal parecer maior que o bem.

Introdução
Neste ponto uma mudança no tom da profecia pode ser mais claramente identificado. Até o capítulo 6, o que temos uma rápida descrição histórica da evolução de Daniel nas cortes babilônicas e medo. O final do capítulo 6, nos mostra este clímax:
Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa (Daniel 6.28).
A ênfase desta descrição histórica é apontar para o fato de que Daniel testemunhara que a mão de Deus havia estabelecido reis e os destituído, segundo o seu querer.
No capítulo 7, dá-se início a uma etapa da profecia mais voltada para as revelações de Deus aos seu profeta. Agora, então, a profecia deixa o seu aspecto mais genérico de descrição histórica e passa a ter uma característica de mensagem mais pastoral para o povo da aliança, que estava em cativeiro nas terras babilônicas.
Essa mensagem pastoral para o povo da Aliança visava mostrar a todo o povo da Aliança um certeza: Deus estava no controle dos reinos e a paciência da espera era uma virtude que deveria ser cultivada no coração dos filhos do pacto.
O trecho que separamos para esta meditação age nesta direção ao apresentar ao povo da Aliança a visão do profeta sobre o que viria acontecer na plenitude dos tempos, quando poderosos reinos teriam passado e o Reino do Filho do Homem seria iniciado pelo  poder de Deus.
Imagine que esta mensagem foi entregue ao povo da aliança nos dias em que tinham perdido casas, pátria, seus reis estavam cativos, e tudo isso, porque haviam desobedecido a Deus  e deixado de andar nos seus caminhos.
Alguns pensavam que Deus os havia abandonado, outros que ele tinha sucumbido às forças malignas da Babilônio ou dos impérios medo e persa. Enfim, o profeta vem alentar o povo de Deus e mostrar que deveriam se manter firmes, porque estes reinos estavam passando e o Reino do Senhor iria se estabelecer.
Eu e você precisamos ouvir essa mensagem hoje. Precisamos ter discernimento para os dias mais sombrios, quando todas as coisas parecem caóticas, sem controle, sem direção, parecendo esconder Deus de nossos olhos.
Assim como o  salmista, clamava ao dizer: até quando, Senhor? Podemos descansar como o próprio salmista que orava e confia na graça do Senhor. Assim como Asafe não entendia como o mal podia prosperara tanto, mas descansou quando lhe foi revelado que Deus está no controle do poder dos ímpios e os destruirá.
O compositor, em excelência disse: O reino deste mundo já passou, a ser de nosso Senhor e de seu Cristo!
Descanse e considere o que é necessário pensar em dias confusos, sob o domínio do mal.

Quando Tudo Parecer Confuso e Sob o Domínio do Mal Confie Na Justiça de Deus
Os versos 9 e 10, apontam para uma nova cena na profecia. Até aqui ele descreveu, por meio de imagens vivas de quatro grandes animais, a sucessão de poderosos reinos. Mas, agora, uma nova cena domina o cenário: um trono é posto diante de Daniel e nele estava sentado uma figura chamada “Ancião de Dias”.
Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente. Um rio de fogo manava e saia diante dele; milhares e milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele, assentou-se o tribunal, e se abriram os livros (Daniel 7.9-10).
Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de dias se assentou - fica notória a mudança da cena e é proposital essa mudança. Em meio à descrição dos reinos humanos e seu poder, abruptamente Deus leva Daniel a ver o que realmente está acontecendo, enquanto os reinos da terra se sucedem: ele está no seu santo monte, ele está no trono.
Ancião de Dias com vestes brancas, cabelos brancos perfeito - Deus é descrito pela figura de um ancião de dias de vestes brancas e cabelos brancos. A sabedoria, a santidade e a eternidade se destacam nessa descrição. Deus deve ser considerado segundo essas qualidades para que o povo da aliança repouse sua segurança em algo sólido (eterno), puro (santo) e justo (sabedoria).
Fogo no trono, rio de fogo - O fogo carrega justamente essa ideia de justiça implacável e a ideia de umrio de fogo que sai do trono, aponta para uma justiça ativa, que flui do trono sobre todos.
Milhares de miríades - os exércitos celestiais, sob as ordens de Deus, com certeza sobrepujam todas as forças dos caldeus, medos, persas, gregos, romanos e qualquer outro grande exército que marchar sobre a face da terra.
Essa cena visava contrastar com a turbulência e violência de todos os reinos que se sucederam nas primeiras cenas, inclusive com aquele último animal, feroz que devorava tudo.
Quando todas coisas parecem estar fora do controle e você se perde, às vezes, até mesmo diante do progredir do mal, confie na justiça que sai do trono do nosso Deus. Ele está no seu santo trono, ele está no controle absoluto de todas as coisas. Enquanto as coisas  parecem incontroláveis nesta terra, Deus está regendo com justiça os povos.

Quando Tudo Parecer Confuso e Sob o Domínio do Mal Confie No Controle de Deus Sobre Todos os Acontecimentos
Isto nos leva aos versos 11 e 12. Eles fazem uma ligação entre o que Daniel vira e ouvira antes no quarto animal e o que estava acontecendo diante do trono de Deus.
Então estive olhando, por causa da voz das insolentes palavras que o chifre proferia; estive olhando e vi que o animal foi morto, e o seu corpo desfeito e entregue para ser queimado. Quanto aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio; todavia, foi-lhes dada prolongação de vida por uma prazo e um tempo (Daniel 7.11-12).
Por causa das isolentes palavras - Esse ponto faz a ligação. Na verdade, isto aponta para o fato de que as coisas que os imperadores, governantes, reis, presidentes, autoridades fazem contra o Senhor e o seu povo não passarão impunes.
O poderoso reino descrito na figura do quarto animal, geralmente apontado como sendo o grande Império Romano, teria um dos seus líderes agindo insolentemente contra o povo de Deus e, naturalmente, contra o próprio Deus. 
A questão que importa ao povo que ouvira essa  mensagem não era qual seria este império, mas que Deus estava no controle dos acontecimentos e pronto a vingar o seu povo e agir coibindo qualquer insolência. Mesmo os mais insolentes abusos, como nos dias atuais, contra o povo de Deus, estão pesando na balança de Deus, assim como o foi o Império Caldeu e tantos outros. Deus pode ter limites largos para a sua paciência, mas em tempo sua justiça se voltará contra a insolência. Lembro-me do famoso episódio do Titanic: “Nem Deus afunda este navio”.
O corpo desfeito, entregue para ser queimado, foi lhes tirado do domínio - Todas essas expressões apontam para o fato de que o caminho dos ímpios perecerá. Precisamos cuidar de não andarmos na impiedade, pois mesmo que pareçam os ímpios estarem em dianteira ou vencendo a batalha, Deus é quem está no controle de todas as coisas e quando ele quer, despedaça estes reinos, como é possível fazer com um graveto seco.
Desfazer o corpo é uma maneira de destacar que, a força daquele animal e a sua confiança nos seus músculos, no poder de sua força muscular, pouco representa para Deus, que pode desfazê-lo em cinzas. Curiosamente, devemos nos lembrar do próprio incêndio em Roma e do declínio deste império ímpio.
Prolongação de vida por um prazo - mesmo que Deus esteja contando os dias destes impérios e planejado dar cabo a cada um deles, Deus controla o prazo que ainda se mantém no poder e o povo da aliança deveria saber que este prazo, sob o controle de Deus, é sempre menor do que imaginam os homens.
Jeremias havia predito 70 anos de cativeiro, e o povo poderia confiar nisto. Mas, quando eles olhavam os gigantesco poder que lhes havia conquistado, nem dava para acreditar que se desfaria em tão pouco tempo. Deus apenas estava lhes garantindo que deixassem, que mesmo o grande poder dos maus, pode em um pequeno segundo desmoronar, como hoje, lembramos a queda do muro de Berlim, com o fim de um dos mais duros governos ditatórias da Europa (09 de novembro de 1989).
Abriram-se os livros - Esta cena é repetida no  livro de Apocalipse, capítulo 20. Aqui, o juízo equilibrado de Deus é o ponto mais confiável desta existência. O Senhor está pesando todas as coisas na balança do seu juízo.
Quanto todas as coisas parecem fora do controle, quando o agir dos inimigos da cruz parecer incontrolável, quer na sua maldade ou na sua insolência. Lembre-se que Deus está no controle direto dos acontecimentos e não deixará impune os seus inimigos.

Quando Tudo Parecer Confuso e Sob o Domínio do Mal Confie em Jesus a Quem Foi Dada a Glória Sobre Todas as Coisas

Nos versos 13 e 14, entra em cena uma nova personagem: um como o Filho do Homem. Que espetacular visão: o Filho do Homem! Daniel  vira antecipadamente o Dia de Cristo e glória do seu poder.
Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem, o seu domínio é domínio  eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído (Daniel 7.13-14).
Eu estava olhando e eis - Novamente uma mudança de cena que da mesma forma apresenta uma inclusão inesperada. Agora, desta vez, tudo acontece diante do próprio trono de Deus. Ou seja, tudo era a parte gloriosa do plano do Deus Vivo.
Vinha nas nuvens um como o Filho do Homem - O Novo Testamento consagrou o uso desta expressão para se referir à Cristo. O próprio Jesus Cristo usou a passagem de Daniel para se referir a si próprio e ao dia de sua segunda vinda: O Filho do homem virá nas nuvens.
O ponto inicial da visão do Filho do Homem é que tudo o que ele recebe, o recebe das mãos do próprio Ancião de Dias. O governo de Cristo é derivado do governo de Deus.
Foi-lhe dado domínio e o glória - Às vezes, não percebemos o que está acontecendo aqui. Estamos tão acostumados com a nossa fé, nossos louvores, nossas pregações etc e não percebemos o que realmente está acontecendo.
Daniel viu e anteviu a glória de Cristo. Ele conheceu o poder que o Filho do Homem recebeu do Pai. A glória, o domínio, o reino. Precisamos desta visão para nós, ainda hoje, ainda esta noite. Precisamos nos lembrar de quem é aquele que hoje é o Senhor entronizado.
Para que os povos o servissem - infelizmente, em nossos dias, perde-se a visão da glória de Cristo e consequentemente nosso único e soberano Senhor está sendo negado. A Igreja que hoje canta tanto a glória de Cristo, pouco se importa com a verdade desta glória, a ponto de não compreender que o seu  papel é servir e não ser servido.
É lamentável que isso esteja acometendo nossas igrejas e nos levando a um tipo de vida que nada tem a ver com aquela que deveria realmente ser. 
O seu domínio é eterno - meus irmãos, muitas vezes, ficamos encantados com este mundo e com suas glórias. Por isso, muitas vezes, perdemos de vista o reino que está sendo trazido em Cristo e escolhemos o  que é transitório.
Assim como aqueles reinos antigos passaram, este século e suas filosofias irã passar. Somos chamados a viver o padrão de Cristo e aguardar a manifestação do seu Reino. Somos chamados para esperar neste poderoso Senhor.
O reino de Jesus não será destruído, mas permanecerá para sempre. Então pense, isso faz muita diferença!
Quando todas as coisas parecerem confusas, o mal parecer vitorioso, o pecado parecer estar dominando as coisas, nossos olhares devem ser despertados para olhar para Cristo e confiar, descansar e esperar nele.

Conclusão   
Muitas coisas podem parecer fora de controle, mas jamais devemos pensar que isso seja verdade. Em toda a história da humanidade, Deus tem revelado o seu braço poderoso.
A destruição dos impérios antigos e a vinda de Jesus em meio ao Império Romano e o modo como um poderoso império perseguiu a igreja e Deus a preservou, devem nos fazer pensar no governo do Senhor.
Devemos buscar a Jesus e à sua presença. Podemos descansar e esperar nele sempre. Ele é poderoso  para nos guardar e guardará sua Igreja essa é a nossa certeza.
Mas, há algo importante a pensar. Você está agindo como alguém que espera em Cristo. Você está se submetendo a Cristo? Este é um ponto de equilíbrio que precisamos buscar.
Hoje, Cristo pode nos pesar em sua balança, como seria nossa situação. Aproveite o seu prazo, diante de Deus e recolha  sua vida nas mãos do único que pode lhe dar vida eterna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!