21 de dezembro de 2014

Lucas 1.30 a 38

Cristo é a razão para não temer
Lucas 1.30 a 38


Foco da Nossa Condição Decaída

Precisamos confiar naquele que veio para ser o nosso Salvador. Este texto é a mensagem do anjo Gabriel, dada à Maria no contexto do seu temor diante das notícias que estava recebendo. Eu e você precisamos aprender a confiar em Cristo e deixar que a nossa fé lance fora todo o nosso temor. Conhecer Cristo e a sua gloria e poder será de grande importância para você que deseja enfrentar os grandes desafios, especialmente se seus desafios estiverem ligados aos problemas que o pecado produzem na sua vida. 

Introdução

As Escrituras usam muito a expressão “não temas” e, cá entre nós, precisamos mesmo ouvi-las repetidamente da boca de Deus. Afinal, vivemos cercados de coisas que nos causam temor. Essa expressão aparece 366 vezes nas escrituras. Caso deseje, você poderá ouvir a voz de Deus todos dias dizendo a você: “Não Temas”
Mas, curiosamente, a primeira vez que a Bíblia cita o medo, o fez em uma situação bem distinta, porque naquele dia o homem estava com medo de Deus: “E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi” (Gn 3.9-10).
Adão escondeu-se não por vergonha, mas por medo. A voz de Deus aponta em sua mente a santidade do Senhor e fazia-lhe ver seu pecado. Estava nu? Mas ele sempre esteve. Mas, agora sua nudez não podia ser mostrada, ele queria se esconder.
Quando o anjo aproximou-se de Maria lhe disse: “Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus” (Lc 1.30). O medo confundia a sua mente, o que realmente significavam aquelas coisas (Lc 1.29), por isso era preciso que o seu coração sentisse paz.
Encontrar graça - a voz de Deus podia ser ouvida como a voz do amor, porque a graça é amor (Charis). Um amor não merecido, não conquistado, apenas oferecido por Deus por amor. Maria estava diante de Deus e o olhar divino era gracioso sobre a sua vida.
O medo mais profundo de uma alma tem a ver com as coisas eternas. Adão temeu, pois sabia que a voz de Deus o reprovaria. Mas, Maria, ao contrário poderia descansar nessa voz cheia de amor gracioso. A própria Maria engrandeceria a Deus por sua graça: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espirito se alegrou em Deus, meu Salvador” (Lc 1.46-47). O temor, cedeu lugar à alegria!

Transição 
Nesta noite desejamos considerar a necessidade de aprendermos mais de Jesus para que ele seja toda a segurança da fé. Precisamos perder o medo, especialmente o medo de nos aproximarmos de Deus e de vivermos segundo o modelo de vida desafiador, que troca a lógica perversa deste mundo caído por uma regra de vida que visa a santificação e o amor.
Você precisa vencer o medo de servir a Deus. Aprendamos com as lições que o anjo ministrou ao coração de Maria e quem sabe o nosso coração será transformado como o de Maria foi.

Não Preciso Temer Porque Jesus é o Salvador

O coração de Maria ainda estava perplexo. O anjo havia lhe dito que era uma pessoa favorecida, como podia ser. Seu coração temeu, Maria sabia quem era.
O versos 31 são o complemento da palavra do anjo: não temas. Ele estava dizendo que ela não precisava temer porque a graça de Deus havia sido derramada sobre ele, afinal, ela conheceria o seu Salvador.
Eis que conceberás e darás a luz um filho, a quem, chamarás pelo nome de Jesus (Lc 1.31).
Meus irmãos, a ênfase do anjo não é no ato de conceber, mas no nome que teria o menino.
O nome Jesus (Iessus—no grego; Yeshua—no hebraico) tinha um significado muito especial para o judeu. Significava o mesmo que Yhosua (Josué) que é “Jehovah Salva”.
Maria precisava ouvir este “Jehovah Salva”. Pense em como o seu coração se encheu de um grande alívio, quando ouviu dizer que  o problema do pecado estava vencido, porque Deus era o seu Salvador.
Adão viveu isto também, quando estava escondido e perdido entre as árvores do Jardim, nú, sem o que dizer a Deus e o Senhor lhe prometeu vencer a serpente e tudo o que havia ocorrido, já que um filho seria dado e venceria a serpente.
Este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar (Gn 3.15)
Isto e aprofundou tanto dentro do coração de Maria que ela louvou ao Senhor dizendo:
Minha alma engrandece ao Senhor, meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador (Lc 1.46-47).
NÃO PRECISAMOS TEMER, NÃO PRECISAMOS NOS ESCONDER, JESUS É O NOSSO SALVADOR. PODERMOS SAIR DOS NOSSOS ESCONDERIJOS E LOUVAR O SENHOR POR ISTO. 

Não Preciso Temer Porque Jesus Reina

O anjo Gabriel continua apresentando sua mensagem à Maria. Os versos 32 e 33, agora centram-se na figura de Jesus. Era muito importante que Maria tivesse uma noção clara do que representava Jesus.
Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo - A primeira coisa que Maria deveria saber, para que sua alma fosse tranquilizada é que o seu Salvador não seria como um Josué, ou um Moisés, ou um Rei Davi, pois estes grandes homens eram meros homens. O Jesus, a quem ele a geraria era  maior que qualquer um antes dele. Ela deveria saber que ele era o Filho do Altíssimo.
Isto apontava para a natureza divina de Cristo, para o seu poder eterno, para a sua glória e para o fato de que exerceria poder e autoridade vinda do fato de que não se tratava de um salvador meramente humano e limitado.
Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó e o seu reinado não terá fim - O anjo mostra a Maria que ele nascerá homem e será o  cumprimento de um plano eterno. Ele cita várias profecias que falavam deste plano messiânico. Ou seja, tudo estava sob o controle de Deus e tudo estava planejado, inclusive o fato de Deus desejar usar a vida de Maria.
Todos precisamos recuperar essa visão gloriosa do Jesus que governa sobre nós. Precisamos entender que a vida não é um mero acaso e que não somos escolhidos por nada. Somos feitos filhos de Deus porque Ele tem um  propósito. Isto era o que estava tomando conta do coração de Maria era isso o que anjo queria que ela pensasse para que o seu medo desse lugar a fé, à entrega.
NÃO PRECISAMOS TEMER QUANDO DESCOBRIMOS QUE DEUS TEM UM PLANO PARA NOSSA VIDA E JESUS REINA ABSOLUTO SOBRE TUDO.

Não Preciso Temer Porque Jesus Vence as Minhas Limitações

Na ultima parte do nosso texto, veremos que o diálogo entre Gabriel, o anjo, e Maria será controlado por uma pergunta de Maria.
Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? (Lc 1.34).
O medo de Maria ainda persistia quando ela olhou para si mesma e para as suas possibilidades. Ainda que agora ela já tivesse tão grandiosas informações sobre o Salvador e sobre o seu governo eterno, ela tentou entender como coisas tão gloriosas podem acontecer na vida de pessoas tão pequenas.
Muitas vezes, nossa fé se apequena porque temos muita dificuldade de compreender como Deus pode fazer qualquer coisa usando a nossa vida. Na verdade, sabemos muito sobre nossas limitações a ponto de saber que será difícil fazer qualquer coisa, se tivermos de contar com nossas capacidades. Especialmente porque sabemos que somos inconstantes, muitas vezes também, infiéis.
Gabriel se volta para Maria e lhe responde nos seguintes termos. Será uma obra do Espírito Santo, o poder o Altíssimo é que vai realizar, é por isso que o menino será chamado Filho do Altíssimo.
Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho do Altíssimo (Lc 1.35).
O que anjo está enfatizando para Maria é que ela poderia vencer qualquer dúvida. Porque as limitações dos homens podem e serão superadas pelo poder de Deus.
MARIA podia estar pensando e se algo der errado e eu não fizer a minha parte direito. Aliás, para ela, já estava começando mal, afinal nem marido ela tinha ainda. O anjo está mostrando para Maria que o importante era a fé e o descansar no Senhor.

Algumas vezes, Deus precisa repetir para nós a mesma coisa: “Eu sou o Todo-poderoso, não tem nada a ver com o que você faz, mas com o que eu quero fazer por meio de você”.
O anjo usa o exemplo de Isabel, que Maria já sabia que estava grávida, depois de ter chegado à velhice, o que era surpreendente.
E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam estéril (Lc 1.36).
O anjo está ilustrando o poder de Deus, buscando tirar as dúvidas do coração de Maria. Ele conclui o seu pensamento com uma das mais gloriosas declarações da Bíblia. Uma das declarações mais consoladoras e curadoras do nosso medo:
Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas (Lc 1.37).
Maria precisava considerar que Deus vence todas as nossas limitações, ele supera até as nossas imperfeições. Podemos confiar inteiramente que Ele fará o que disse que faria.
Ela confirma essa mudança em seu coração quando louvou dizendo:
Porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada, porque o Poderoso fez grandes coisas. Santo é o seu nome (Lc 1.48-49).
Só um Deus como o nosso Deus pode fazer que vazos de barro, como nós, sejam usados como recipientes da sua glória.
VOCÊ NÃO PRECISA TEMER, APENAS VEJA DEUS AGINDO, MUDANDO A SUA VIDA. PORQUE VOCÊ PODE SER LIMITADO, MAS ELE VENCE AS SUAS LIMITAÇÕES.


Conclusão

Maria encerra este diálogo com o anjo com fé e entrega. Ela não tem mais nenhum medo em seu coração. Ela confia no Salvador, no seu governo poderoso e no seu ilimitado poder que vence as nossas limitações e diz:
Aqui está a serva do Senhor, que se cumpra em mim conforme a tua palavra (Lc 1.38).
Aqui estou tua serva - Estou a serviço do Senhorpírito do Senhor ungiu e enviou-me. Jesus discernia sua participação clara na obra de construção do Reino. Ele tinha de si mesmo uma clara visão dos propósitos instrumentais de Deus na sua vida.
Que se cumpra em mim conforme a tua palavra - A submissão de Maria é confiante em Deus. É entrega confiante e não temerosa.
Eu concluo perguntando a você é assim que você está disposto a servir e se entregar?
Confie! Não permita que suas próprias imperfeições ou pecados te retirem o privilégio de ser usado pelo Senhor. NO fundo, o que você precisa é confiar menos em você e mais em Deus. Ele é o Salvador e não você. Ele tem o poder e não você. O nome dele é que é Santo e não o seu.
Hoje, se desejar você pode lançar o medo. O mesmo medo que fez Adão fugir e que faz você fugir. Deus tem uma promessa de vida. E você pode agora se levantar e definir que irá servir a Deus.
Que se cumpra em minha vida conforme a tua palavra.



Aplicação Para a Igreja de Vila Formosa

Meus irmãos, estamos chegando a mais um final de ano e eu sei que muitos estão vivendo sob grande medo. Tem suas vidas incertas e caminham com dificuldade na fé.
O melhor para você que tem muitos medos e caminha com dificuldade na fé não é se esconder. Não corra para trás das árvores do jardim, não diga para Deus, tive medo ...estou nú!
Aceite o desafio este ano de confiar no Senhor. Lance o seu pão sobre as águas, como disse Salomão. Confie que Ele é quem te Salva, quem te redime, quem cobre sua vergonha.
Ele governa, que realmente se torne o Senhor da sua vida. Vivemos em uma mentira, quando dizemos que Deus governa a nossa vida, quando nossos interesses e medos, nos governam mais que  a vontade de Deus ou o seu prazer.
Quero desafiá-los a confiar que ele é quem pode realizar e superar suas limitações. Pois ele os deseja integralmente e para isto você precisa ser humilde e entregue à ele.

Oração
Eis aqui o teu servo (a tua serva), que se cumpra em minha vida conforme a tua palavra.

Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!