4 de janeiro de 2015

Lucas 1.57 a 66

Igreja - Oásis da Graça
Lucas 1.57 a 66

Foco da Nossa Condição Decaída
O propósito desta mensagem é encontrar os corações desejosos de ter uma vida consagrada e lhes mostrar que sua vida precisa ser um oásis da graça neste mundo desértico. Como nos dias de João, Lucas estimula seus leitores a manterem firme sua confissão, esperança, fé e operosidade em meio a um estreito desértico que a vida no mundo sem fé. Os desafios vividos por João Batista são parecidos com os nossos e o mundo para o qual ele veio ser um mensageiro da luz e um oásis da graça de Deus é, em muitas coisas, com o deserto de amor, fé, esperança do século XXI.

Introdução
O mundo para o qual João Batista foi enviado como preparador do caminho do Salvador era um verdadeiro deserto de fé e esperança. O deserto não deve ser compreendido como um lugar totalmente sem vida, mas onde a sobrevivência é mais difícil. Assim também, Lucas nos fala da esperança que algumas pessoas guardavam no coração naqueles dias, fala de Zacarias, pai de João que orava a Deus.
Não sabemos o exato conteúdo das orações deste homem, mas toda a construção de Lucas é realizada para nos mostrar um homem com anseios de Deus, por ter uma mulher estéril e por ser sacerdote em dias do seu turno. O anjo Gabriel lhe dá duas notícias:
“Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de ‘JOÃO’” (Lucas 1.13).
As duas notícias contidas nesta frase do anjo é que Deus haveria de lhe conceder filho, o que já era um grande presente para ele e sua esposa, mas também o Senhor se manifestaria graciosamente sobre a sua vida, pois João significa: “Deus é gracioso”. O fato é que aquela família trilhava o seu deserto quando Deus veio lhe mostrar o “oásis da graça” e lhes visitar com o nascimento de seu filho.
Da mesma forma, Lucas dedica espaço para ouvir Maria, que declara o seu estado de humilhação, quando o Senhor fez brilhar sua misericórdia e fez grandes coisas sobre a sua vida (Lucas 1.46-50).
O que dizer de Simeão e a profetiza Ana que da mesma sorte aguardavam a consolação de Israel e demonstravam vidas no deserto, aguardando o “oásis da graça”.
O ministério de João esteve diretamente ligado ao deserto da Judéia, onde ele se tornou um importante pregador e anunciador do Juízo de Deus e a da chegada do seu Reino.
O menino crescia e se fortalecia em espírito. E viveu nos desertos até ao dia em que havia de manifestar-se a Israel (Lc 1.80).
Sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias no deserto (Lucas 3.2).
Tendo-se retirado os mensageiros, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Is qye se vestem bem e vivem no luxo assistem nos palácios dos reis. Sim, que saístes a ver? Um profeta? Sim eu vos digo, muito mais que profeta. Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. E eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele (Lucas 7.24-28).
Para Lucas, o Evangelho, assim como o Livro de Atos dos Apóstolos, servem como uma alavanca para a consciência da Igreja para que se desperte em saber que é a continuadora do ministério de Cristo até que ele volte. Os apóstolos compreenderam seu chamado e se dispuseram a fazer aquilo para o que Jesus os enviou, até a  consumação dos séculos, isto é, a sua volta.
Lucas pretendia que a própria igreja lesse estes textos e se percebesse ali. Pois, bem, quando ele dedica tanto espaço para a pregação de João Batista, talvez esteja nos conclamando, hoje em pleno século XXI, a trabalharmos pelo reino do Senhor. Talvez Lucas esteja nos mostrando que é possível que em meio ao deserto de fé do século XXI, a igreja seja como João, um “Oásis em meio ao deserto”.
Nos seus dias, João enfrentou todo um sistema ganancioso e pecaminoso e disse: raça de víboras, dividam a capa com quem precisa, comeu gafanhotos, vestiu pelo de camelos e acusou o pecado dos governantes não porque tinha uma posição política contrária, mas porque as pessoas haviam perdido o senso da eternidade. Elas havia se esquecido da Ira vindoura e de viverem para Deus.
A igreja tem o mesmo chamado. Talvez por isso, Jesus nos diz que o menor no reino poderá ser maior que João. Afinal, vivemos sobre os ombros de João. Isto é, sua mensagem é a nossa mensagem e muito mais, temos a Cristo e os apóstolos e séculos de pregação já se passaram e nos deram a oportunidade de sermos a voz para o século XXI.
A Igreja é Um Oásis da Graça no Deserto Quando Ela Sabe Que Sua Missão Deriva de Deus
No texto que separamos, uma das principais discussões era o nome do menino. Os parentes de Zacarias queriam chama-lo de Zacarias, em homenagem ao pai ou a algum antepassado famoso, possivelmente. Esse era o costume, segundo o próprio texto nos diz. Mas, o nome do menino não fora escolhido por homens, mas sim por Deus, que o havia chamado para um missão.
A Isabel cumpriu-se o tempo de dar a luz, e teve um filho. Ouviram os seus vizinhos e parentes que o Senhor usara de grande misericórdia para com ela e participaram do seu regozijo. Sucedeu que, no oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. De modo nenhum! Respondeu sua mãe. Pelo contrário, ele deve ser chamado João. Disseram-lhe: ninguém há na tua parentela que tenha este nome. E perguntaram por acenos, aopai do menino que nome queria que lhe dessem. Então, pedindo ele uma tabuinha, escreveu. João é o seu nome. E todos se admiraram (Lucas 1.57a 63).
Nem sempre percebemos estas pequenas nuances nos textos. Mas a vinda de João ao mundo tinha um propósito e não era servir aos interesses dos homens, mas aos propósitos de Deus.
O anjo Gabriel anunciara a Zacarias que seu filho seria grande diante de Deus e que teria uma vida consagrada aos interesses do Senhor, um nazireu. Ele trabalhará por algo muito maior que apenas uma sociedade melhor, ele lutará para a conversão das pessoas.
Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.  Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento.  Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno.  E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus.  E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado. (Lucas 1.13-17).
Conquanto os parentes e vizinhos de Isabel estivessem bem intencionados em propor um nome para o menino, homenageando o pai, Zacarias. Que aliás era um excelente nome: Deus se lembra. O ponto do Evangelho é mostrar o imperativo de cumprir a vontade de Deus e não a dos homens. Assim como mais tarde, os discípulos fariam quando disseram: Antes importa obedecer a Deus que aos homens.
Para que a Igreja alcance a graça de ser um OÁSIS NO DESERTO, ela precisa ter este senso de missão e saber que sua missão vem de Deus e não dos homens.
Podemos dizer que isso é fundamental para que assumamos realmente um compromisso de consagração da vida a Deus. Isto é, precisamos discernir e cristalizar em nossa mente que estamos aqui para cumprir o nosso papel e cuidar para nos assumirmos compromissos com o mundo e com nossas vontades que sejam obstruidores da nossa missão.

A Igreja é Um Oásis da Graça no Deserto Quando Ela Recebe Sua Missão Com Alegria
Meus irmãos, às vezes nos vemos arrastando como igreja, porque o chamado parece ser muito pesado. Sim, viver no deserto não é fácil, mas quem disse que não pode existir alegria no deserto? Precisamos receber o nosso chamado com alegria.
O salmista diz: servi ao Senhor com alegria. Quando deixamos de compreender que existe alegria em nosso chamado, pela felicidade e o regozijo de termos sido escolhidos para a mais elevada missão, a de sermos sal e luz, de sermos graça em meio à este mundo da desgraça, deveríamos estar contentes: alegrai-vos sempre no Senhor.
Se não há alegria no servir as pessoas não verão o “OÁSIS DE DEUS”. O oásis difere da deserto à sua volta. Ele está no meio do deserto, mas vive um realidade diferente. Ele embeleza, encanta e dá esperança aos caminhantes. A igreja deve ser um lugar de felicidade no serviço.
Lucas nos diz que as pessoas se admiraram da determinação de Zacarias e Isabel e que o louvor foi a marca daquele momento.
Imediatamente a sua boca se lhe abriu, e, desimpedida a língua, falava louvando a Deus (Lucas 1.64).
Quando o anjo fez o anúncio do nascimento de João à Zacarias houve dúvida em seu coração. Por isso, o sinal da firmeza da palavra de Deus foi o cessar de sua voz.
Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a sesu tempo se cumprirão (Lucas 1.20).
Podemos dizer que a incredulidade pode ser a causador da mudez e da tristeza da igreja em seu serviço. Embora tenhamos a certeza de que Deus é real, nossa crença não se cristaliza em uma prática coerente com a nossa fé.
Não há como ser um OÁSIS DE DEUS NO DESERTO DE NOSSOS DIAS, se mantivermos a nossa fé apenas em um discurso e ela não for prática em nossa mente e coração. Estou dizendo que muitas vezes, a verdade que professamos com a boca, não a cremos com o coração.
Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo (Romanos 10.9). .
Precisamos de uma fé que realmente nos faça assumir nosso papel com alegria. Assim que nasceu o menino, a punição pela incredulidade deu lugar ao regozijo e ao louvor na boca de Zacarias. O anjo havia dito a ele que nele, Zacarias, haveria prazer e alegria.
Zacarias havia compreendido a grande missão de seu filho e se sentia parte dela. Assim como Maria que se alegrava em Deus por ser seu instrumento para trazer ao mundo o Salvador, Zacarias também tinha essa perspectiva e o fazia com alegria.
Ele mesmo eleva a Deus um canto cujo tema é a bondade do Senhor e sua alegria na missão de seu filho João. Zacarias foi agraciado por Deus em participar disto, por isso, se regozijava.
Precisamos servir com alegria e redescobrir o prazer de servir a Deus, de ver pessoas se convertendo, casamentos sendo reconstruídos, vidas sendo ajustadas etc.
Precisamos ter com alegria no coração o senso de missão de transformar a terra, evitando o seu apodrecimento e sendo luz em meio às trevas que fazem morrer as pessoas.
Quando a Igreja age com esta alegria ela mostra ao mundo o que é ser UM OÁSIS DA GRAÇA em um mundo com tanta DESGRAÇA.

A Igreja é Um Oásis da Graça no Deserto Quando Ela Compartilha a Sua Visão e Com Isso Provoca Fé e Esperança no Coração das Pessoas
Lucas tem uma clara mensagem para a Igreja dos seus dias, ele a quer sendo testemunha do Evangelho em todas as terras. Zacarias e Isabel tinham compreendido quem seria e qual seria o ministério do seu filho João. Aquele que é a representação da graça de Deus no mundo, traria ao meio do deserto um OÁSIS da graça de Deus.
Zacarias compartilhou esta visão com seus vizinhos e parentes e com as pessoas de todas a circunvizinhança. O texto nos diz que estas coisas foram se espalhando, como elos de uma corrente de fé e todos o s que ouviam, guardavam no coração estas coisas e começavam a nutrir um fé muito esperançosa.
Sucedeu que todos os seus vizinhos ficaram possuídos de temor, e por toda a região montanhosa da Judeia foram divulgadas estas coisas. Todos os que as ouviram guardavam no coração, dizendo: Que virá a ser este menino? E a mão do Senhor estava com ele (Lucas 1.65-66).
Poucas coisas são importantes para que sirvamos ao Senhor e cumpramos o nosso papel como Igreja. Precisamos crer em Cristo e receber a missão que nos dá com a mesma fé. Precisamos servir com alegria e nos tornar uma referência de vida em meio à morte do deserto. Mas, não podemos fazer isso sem uma mensagem viva com conclame ao arrependimento e à fé convertida a Deus.
Zacarias sabia do que estava falando àquelas pessoas, ele anunciava a sua fé com alegria, sabendo sua origem divina, mas as falava com esperança e as pessoas eram contagiadas por aquelas notícias.
O Evangelho é uma proposta de vida eterna que começa com um reconhecimento de nossos pecados. Ou seja, o Evangelho começa admitindo o deserto, mas anunciando a graça abençoadora.
Lucas, descrevendo a chegada de Jesus e o início do seu ministério, quando leu o profeta Isaías na sinagoga, destacou a leitura do Senhor no seguinte texto:
O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor (Lucas 4.18-19).
Isso é graça em meio à desgraça é um OÁSIS EM MEIO AO DESERTO. A igreja é a continuadora desta obra e assim, ela é hoje, o que João foi para o seu tempo, conclamando pessoa   se arrependerem para fazer parte de um reino diferente, da graça.
Porque onde abundou o pecado, superabundou a graça.

Conclusão
Um vida consagrada a viver para a glória do Senhor deve ter como resultado a transformação do mundo ao seu redor. A Igreja precisa renovar o seu desejo de ser um lugar de fé, de esperança, de amor, de luz, de eternidade.
Precisamos discernir a origem divina do nosso chamado e não nos amedrontarmos ou nos submetermos às regras pecaminosas deste mundo. Devemos continuar crendo em um chamado divino para a nossa vida e isso deve nos levar à ação. Não podemos deixar o mundo dizer o que somos, temos de mostrar a eles o nosso chamado divino.
Também precisamos recuperar a alegria do serviço. Meu Deus, às vezes, parece que a igreja é o lugar mais triste do mundo. Não pode, não deve ser assim e se estiver assim a sua vida como igreja de Cristo está errado e precisa mudar.
Precisamos servir com alegria e todos precisam partilhar desta mesma maneira de ver as coisas. Irmãos, fomos escolhidos para a tarefa que os anjos gostariam de entender.
Uma igreja assim definida em seu chamado e feliz por servir a Deus, compartilhará a verdade com mais vigor e transmitirá fé. Tudo pode ser diferente para os que se arrependem e precisamos crer nisto porque foi Deus quem disse.
UMA IGREJA QUE ANUNCIA COM ESTA FÉ, CAUSA ESPERANÇA E VENCEM AS PORTAS DO INFERNO QUE ENCERRAM PESSOAS NA DESGRAÇA.
João significa: Deus é gracioso! A Igreja deve significar isso para o mundo!

Oração
Pai quero entender estas coisas e viver segundo esta esperança que renova a vida onde ela já estava morta!
Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!