29 de março de 2015

Lucas 19.41 a 44

Lágrimas Sobre a Cidade
(Lucas 19.41 a 44)


Foco da Nossa Condição Decaída
A igreja de Cristo precisa aprender a chorar por causa da destruição  que o pecado fez no jardim de Deus. Principalmente, precisamos aprender a chorar pelo estrago que o pecado ainda faz na Cidade de Deus, pela qual Ele deu o seu Filho. Quando aprendermos a chorar por causa da ignorância dos que se afastam e resistem à Palavra de Deus, estaremos realmente aprendendo o que é ser cristão.

Introdução
Um olhar de Cristo sobre a cidade de Jerusalém o levou às lágrimas! Você já parou para pensar que estamos falando da cidade mais privilegiada deste mundo? Para esta cidade, este povo, esta terra, Deus enviou os seus profetas, que incansavelmente anunciaram a eles os dias da paz de Jesus. Entretanto, eles mataram os profetas.
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir teus filhos como a galinha ajunta os do  seu próprio ninho debaixo  das asas, e vós não o  quisestes! Eis que a vossa casa vos ficará deserta. E em verdade vos digo que não mais me vereis até que venhais a dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor (Lucas 13.34-35). 
Mas quem é a cidade de Jerusalém? Estamos falando daquela Jerusalém de Herodes, a raposa? De Pilatos o romano? Dos fariseus, saduceus, zelotes e todo o Sinédrio? Estamos falando daquela cidade ou podemos falar de uma outra Jerusalém?
Quando enfrentamos um texto como este, precisamos antes de tudo descobrir quem é Jerusalém. Esta noite, Jerusalém pode ser São Paulo. Esta cidade grande, que da mesma maneira tenta sufocar a Palavra de Deus. Mas esta Jerusalém está tão distante quanto aquela outra.
Mas, podemos ir além e pensar em Jerusalém como “menina  dos olhos de Deus” e considerar a Igreja como a nossa Jerusalém. A nossa própria vida é Jerusalém. A pergunta é: o que na nossa Jerusalém leva Jesus a chorar?
Você tem coragem de enfrentar este texto e pedir a Deus que restaure a minha e a sua Jerusalém? Então, eu quero te convidar a entrar neste texto com um coração quebrantado e pronto para ouvir e ver Jerusalém restaurada.

Jesus Derrama Lágrimas Sobre a Cidade Quando Ela Está Com a Mente Fechada Para a Paz
Curiosamente, nem todos os cristãos trabalham em favor da paz ou a cultivam em seu coração. Por incrível que pareça, encontramos, depois de tantos séculos da morte de Jesus, aqueles que ainda mantém a sua mente fechada para a paz.
O texto caminha na direção de nos informar  que Jerusalém  se recusava a colocar em seu coração.
Ah! SE conheceras, por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! (Lucas 19.42).
O lamento de Jesus tem uma razão: a falta do conhecimento é busca da paz por parte de Jerusalém.
Ah! Se conheceras - baseada apenas na palavra grega “ei”, que é uma partícula de dúvida. Temos traduzido para o português este sentimento que parece espanto, mas é uma constatação. Como se Jesus estivesse dizendo: uma vez que você não conhece. Entre as piores constatações da vida de alguém que segue Jesus é identificar que ela nada sabe a respeito da paz que Jesus Cristo oferece a todos por ser seu Salvador.
O que Jesus lamenta é que Jerusalém não foi capaz de perceber que ele era o seu Salvador. Ele sabia que, em alguns dias, a cidade clamaria por sua crucificação. Este lamento, o  seu choro nada tem haver com este infortúnio, mas com o fato de que a única saída da vida de Jerusalém, seria por ela rejeitada.
Por ti mesma, ainda hoje - Uma construção incomum no grego nos mostram uma ênfase na própria pessoa. NO caso, na própria Jerusalém, que se completa  por uma ideia de urgência: ainda hoje ou simplesmente “no dia em que deverias”.
Jesus está apontando para o fato de que Jerusalém ainda viria a crer, mas somente depois do tempo passado, depois de muita luta e ou sofrimento. Jesus está dizendo que o tempo da oportuna visitação é hoje. Pois a salvação é um assunto urgente.
Mas, infelizmente, não foi urgente para os homens  daquela Jerusalém, como não o é para muitos da Jerusalém de hoje. Quantas e quantas vezes, são os que dizem servir a Deus que nada sabem sobre a paz e nunca pensam na urgência de arrumar a vida com Deus.
O que é devido à paz - essa tradução parece esconder um pouco o seu  sentido. A ideia é a seguinte: Jerusalém ignorava o que é relativo à paz, o que é que traz ou carrega a paz.
Eles não conseguiram discernir quem realmente era Jesus Cristo e o fato de que ele era o caminho da paz, pois era o “Principe da Paz”. Jerusalém não conseguiu ver naquele homem, montado em um jumentinho, um verdadeiro rei. Embora, parecesse tê-lo escolhido como seu Rei durante o caminho “Bendito o que vem em nome do Senhor’.
Cantar e estender roupas para que o rei entre pode não ser tudo, é preciso compreendê-lo  e recebe-lo como Rei da Paz no seu coração.
Jesus chora quando nos tornamos fechados para a paz. Por isso, quando você se torna repreensível é quando busca no conflito o seu caminho e se esquece da paz. Sempre que nosso coração busca na destruição o seu caminho de afirmação estamos provocando lágrimas em Jesus. Isso pode acontecer no modo como você resolve as crises em casa, como se manifesta nos problemas da empresa ou como discute com o vizinho sobre política. Sempre que o nosso coração revela-se iracundo, pouco propenso à concórdia, inclinado a fazer um juízo destruidor de tudo, estamos provocando essa tristeza  no coração daquele que deu sua vida para que tivéssemos paz.
Um cristão sem paz é uma contradição de termos e não devemos permitir isso.
Jesus Derrama Lágrimas Sobre a Cidade Quando Ela Está Insensível Para Ver
Jesus Cristo tem uma terrível constatação sobre Jerusalém, pois ele não somente lamenta que ela não tenha conhecido ou reconhecido tudo que é próprio da paz, mas também tinha se tornado uma cidade insensível à verdade de Deus.
Mas isto está agora oculto aos teus olhos - três palavras são muito significativas nesta frase de Jesus. Agora—oculto—olhos.
Agora - Jesus diz que no momento mais importante do seu ministério, no ponto alto da vida de Cristo como Salvador do mundo, quando todo o poder do mal seria destruído, na sua morte e ressurreição, Jerusalém estava insensível.
Na vida cristã o tempo que mais importa é HOJE. Muitas pessoas vivem do ontem e procuram no ONTEM algum relacionamento significativo com Deus. Bem, é importante que tenhamos uma história com Deus, mas precisamos ter esta história continuando HOJE.
Para outros tantos o importante é o  futuro. Sempre planejam que irão servir a Deus e se propõem a ser as melhores pessoas que Deus espera no futuro, mas não existe nenhum FUTURO se não houver um HOJE.
Oculto - a palavra grega usada por Lucas para registrar este ensino de Jesus é “ékribeh”, que vem da raiz de um verbo conhecido no português: “kripto” - donde temos a nossa palavra kripta, que indica algo fechado, selado. Jerusalém tinha sido endurecida de coração para ver que Jesus era a sua paz. Por isso, em menos de uma semana, haveriam de escolher Barrabás em lugar de Jesus.
Ter um coração insensível para ouvir Deus é um mal mais destruidor que qualquer outra epidemia a que possamos nos expor. Porque quando perdemos a sensibilidade para a ouvir a voz de Deus, quando nos fechamos, quando deixamos nossos ouvidos fechados diante da verdade do Senhor, estamos provocando o surgimento das trevas sobre nossa vida e isso só o pecado pode fazer, por isso, é mais perigoso que qualquer outra epidemia.
Olhos - Na verdade, Jerusalém estava diante de Jesus e ele estava olhando para a cidade, mas a cidade estava cega para ele. Um pouco antes, o texto de Lucas nos fala de um cego que ficava na beira do caminho à entrada de Jericó. Aquele cego gritou bem alto:
Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim” (Lucas 18.38).  
Em geral, os judeus consideravam a visão um dos principais sentidos dados ao homem. Para muitos, a cegueira tinha de ser resultado do pecado (veja o texto em João 9.1 a 3)
Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais, mas foi para que se manifestem  nele as obras de Deus (João 9.1-3).
Quando Jesus fala que o olhos de Jerusalém estavam fechados, estava lhes falando sobre as trevas que lhe  cegaram o entendimento. Comparando com o Cego, que viu a majestade do Filho de Davi, foi justamente o Rei dos Judeus que eles pregaram numa cruz.
Precisamos de muita atenção para nossa percepção espiritual das coisas. De como Cristo está se tornando comum para nós e de como podemos cometer o erro de mandar soltar na nossa vida à Barrabás e mandar crucificar Jesus.
Lembro-me de uma pantomima da mocidade, em que Jesus fora recebido por alguém com muita alegria em sua casa. Mas, quando Jesus queria saber o que estava sendo lido, ou quando Jesus queria saber o que aconteceria em uma festa, para que ele não o seguisse, não o importunasse, a personagem de Jesus era crucificado simbolicamente. Veja como o escritor aos Hebreus refletiu essa preocupação no seu texto.
Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo, pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado (Hebreus 3.12-13).
Acredito que você tenha entendimento suficiente para saber que é possível que sejamos a Jerusalém de Deus, mas estejamos cegos  e insensíveis para ele. Quando isto acontece, com certeza, somos reais motivos para as lágrimas de Jesus.

Jesus Derrama Lágrimas Sobre a Cidade Quando a Ela Parece Não se Preocupar Com a Sua Destruição
Há algum tempo atrás assisti um programa de televisão sobre predadores assustadores. No programa, vários animais são apresentados e o seu sistema de captura de presas. Entre eles, aqueles que se disfarçam e seduzem suas presas, com cores, odores e outros tantos recursos de atração. As presas, atraídas pelo engodo do seu caçador, são abocanhadas, envenenadas, ou simplesmente se vêem enroladas em teias.
Entre os piores assassinos da natureza, como dizia o programa, eles apontam a gibóia. Ela como que hipnotizando a sua presa, começa a enrolar-se sobre o corpo do animal capturado, que não percebe, mas está sendo esmagado, triturado, a cada nova volta que o poderoso dorso da gibóia se enrola sobre a presa. Sem perceber, morre, asfixiado, paralisado pela falência de todos os órgãos internos que são esmagados. Ao final, resta à predadora engolir e digerir a presa morta.
O que Jesus está nos dizendo nesta passagem é que Jerusalém não estava percebendo é justamente o que a sua incredulidade, sua insensibilidade estava fazendo é tornando-a uma presa para os seus inimigos.
Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação (Lucas 19.42-43). 
Na construção destes versos podemos fazer uma seguinte divisão: virão dias - inimigos cercarão - inimigos destruirão.
Virão dias - Com esta expressão profética, Jesus parece apontar para uma realidade certa e não duvidosa. Assim como profetas do Velho Testamento, Jesus está trabalhando com um elemento resultando. Ou seja, porque vocês não reconheceram a oportunidade da visitação VIRÃO DIAS.
Teus inimigos te cercarão e te apertarão - Veja que o ponto de Jesus é que a destruição de Jerusalém não será de um só golpe, mas será como o abraço de uma gibóia. O cerco de trincheiras irá se tornar cada vez mais apertado.
E arrasarão os teus filhos dentro de ti - Agora, o alvo da destruição não é somente diminuir e apertar, mas retirar da história a história de Jerusalém. Arrasarão a cidade e tudo o que implica em seu futuro, os filhos da cidade.
Não deixarão pedra sobre pedra - Todo o vestígio da cidade, quererão os inimigos, apagar da face da terra. A destruição completa, não deixando sequer o registro passado de sua história.
A insensibilidade do povo de Deus para as coisas do Reino é um passo largo para a sua destruição. Essa é a grande razão do lamento de Jesus. Ela não sabe nada sobre a paz e está insensível para as coisas do reino e estas serão as razões de sua destruição.
Quando nossos olhos estão insensíveis para a nossa destruição ela nos cega e nos encurrala e de repente, todos nossos órgãos vitais estão falidos. Era disso que Jesus estava falando para Jerusalém.
Quando paramos de nos preocupar com a nossa vida cristã, ou quando não nos importamos com o Reino, com a Igreja, com sua continuidade na terra e permitimos que os inimigos levantem suas trincheiras sobre nós e nossos filhos, ISTO TRÁ LÁGRIMAS A CRISTO.
A nossa falta de investimento nas coisas espirituais e nossos excessos de investimentos nas coisas temporais pode ser um sinal dessa Jerusalém lamentável que temos no mundo atualmente. Dessa igreja que não consegue seguir com o cristão no dia  dia e desta fé que não é determinante para os casamentos, criação de filhos, criação de políticas pessoais ou públicas.
Eis a razão de muito choro na casa de Deus. Eis aí, mais uma vez, Jesus chorando à vista de Jerusalém. E tudo isto é resultado de uma única falha: NÃO RECONHECER A OPORTUNIDADE.

Conclusão
Podemos sim olhar para este texto e  enxergar a nossa própria realidade como Povo de Deus e Cidade Santa do Senhor. Jesus Cristo, nosso Rei adentrou os portões e agora é nosso momento de ouvi-lo. O que ele nos diz esta noite?
Se Deus está falando para você: você não sabe o que é paz! E você identifica que a sua vida é assim. Você é alguém que não sabe usar as ferramentas da paz, você é alguém que não consegue fazer da paz uma marca... Então, você pode e deve buscar a Deus e pedir esta paz. Jesus nos disse o seguinte:
A minha paz vos dou... Não turbe nem se atemorize.
Mas você também pode nesta noite estar percebendo que há uma insensibilidade para as coisas espirituais no seu modo de viver. Você identifica que suas escolhas são determinadas por outras premissas, porque as verdades do evangelho estão ocultas do seu dia a dia, você vive como se fosse cego. Bem, você pode fazer como o cego de Jericó e clamar:
Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim...
Pense em seus filhos, pense em sua igreja e perceba que o nosso mundo fecha o cerco. Leis são aprovadas que tentam calar o evangelho; em lugares deste mundo é guerra e o terror que tentam calar o evangelho... E nas universidades a filosofia, na sociedade a política, na mídia, a mentira e a permissividade e no dia a dia, o consumismo... Todas estas forças são um cerco, que muitas vezes pode estar mais fechado que pensamos e algumas vezes, levam à falência nossos órgãos internos mais vitais, como a fé, o amor, a compaixão, o domínio próprio, a simplicidade, a verdade.
Peça a Deus que lhe dê vida e lliberdade.
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
Aplicação
Uma palavra aos pais: Nossas escolas estão nas mãos de uma mentalidade cada vez mais anticristã. O papel da família tem se tornado não só importante, mas imprescindível. Voltem a falar da fé em suas casas e voltem a viver para Deus em seus lares, porque seus filhos estão entre as trincheiras dos inimigos que almejam acabar com qualquer vestígio da nossa fé. Veja a Europa e veja que os jovens estão preferindo viver na matança do terrorismo, porque o cristianismo faliu no  seio das famílias europeias, que trocaram Cristo pelo Barrabás da intelectualidade e do dinheiro.
Uma palavra aos jovens - Vocês serão os alvos da destruição. Eles tentarão convencê-los de que é possível um cristianismo sem Cristo, sem Bíblia, um cristianismo ético. Mas lutem contra o Maligno, mantenham o foco em Jesus, não permitam que seus corações sejam insensíveis e vocês sejam destruídos.
Uma palavra para a liderança da igreja - Precisamos voltar a ensinar as pessoas pessoalmente e nos lares, meus irmãos. Precisamos voltar a estabelecer padrões de cuidados espiritual com oração e busca dos perdidos. Sobretudo, a liderança precisa aprender a chorar pela perdição dos homens, das ovelhas de Cristo. Não podemos nos escudar em: as portas do inferno não prevalecerão sobre ela... Porque essa verdade, só é aplicável à uma igreja que corajosamente enfrenta o mundo, pois haverá uma igreja corrompida como a de Laodicéia e a maior parte das igrejas do Apocalipse revelam uma tendendência à degradação espiritual.
Visitantes - Para aqueles que hoje estão nos visitando, quero dizer que este é o nosso intento e por isso queremos que você conheça melhor a Cristo, ou seja, nós buscamos manter uma fé Cristã que realmente mude a nossa vida e se você deseja o mesmo venha andar conosco. O que não podemos é permitir que o mal que cresce no mundo nos tome e nos torne iguais a tudo o que já vemos lá fora. O chamado de Cristo é para que sejamos luz.
Aplicação
Senhor, conceda paz ao teu povo, que se chama pelo teu tome, à Cidade de Deus que está no mundo.
Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!