4 de outubro de 2015

Nahum 1.1 a 10


Quando a Mensagem Sobre a Ira de Deus se Torna Mensagem de Conforto Para Mim
Nahum 1.1-10



Foco da Nossa Condição Decaída
A voz de Deus na Profecia de Nahum é um convite para conhecer a grandeza da salvação que Deus oferece ao seu povo. A mensagem do profeta nos convoca a refletir sobre o conforto que devemos desfrutar quando nos refugiamos em Deus e na sua vontade. Nessa mensagem, somos instados a confiar no amor de Deus  por nós e em sua providência que trabalha a nosso favor. Que isso nos sirva como tranquilizador em todos os momentos, principalmente nos dias de crise e incertezas.

Introdução
O profeta Nahum é pouco conhecido em nossos dias. Sua profecia, considerada muito dura, é também tratada com certa reserva em nossas leituras bíblicas, que geralmente são direcionadas para passagens que trabalham com mensagens mais amenas e discursos onde mais rapidamente capitamos mensagens positivas.
Nahum era o nome de um profeta que não foi citado em nenhuma parte da Bíblia senão na sua própria profecia. Era natural de Elcós, que possivelmente era um vilarejo próximo de Jerusalém, mas há até mesmo os que o identificam como um morador de regiões de deportação, podendo ser a cidade de Al Qosh que ficaria no atual Iraque, próximo à cidade de Mosul, que recentemente fora conquistada pelo Estado Islâmico.
Quanto à origem ou sua cidade de nascimento, logo percebemos que não é parte importante para o entendimento  desta profecia. Mas devemos atentar muito bem para o NOME DO PROFETA. Nahum, significa, CONFORTO ou CONSOLO, tem raiz no vocábulo Naham, de onde também vem o nome Nehemias, palavras que eu prefiro escrever com o “h” antes da vogal, apenas para enfatizar a ideia de “naham”. . Apesar da mensagem de Nahum ser uma palavra de vingança contra a cidade de Nínive e o povo assírio, por causa do seu comportamento opressor contra o povo de Deus, esta profecia tinha o intuito de revelar ao povo da Aliança a natureza da compaixão de Deus e de sua misericórdia absoluta para com aqueles que são seus.
O povo de Deus deveria ouvir e ler esta profecia tendo em mente um Deus que guarda a Aliança, mesmo que tenha de conduzir o seu povo ao exílio para lhe ensinar o caminho da humildade, para converter o seu coração.
A profecia trata da queda de Nínive, capital do grande Império Assírio. Este grande império foi o responsável pela deportação de Israel, o reino do norte, que fora levado para o exílio. O profeta Habacuque destaque a ferocidade com que este povo marchava para suas conquistas. O profeta Isaías fala desta nação que seria usada por Deus para corrigir seu  povo e como era uma nação muito autoconfiante (Isaías 10). Jonas, por sua vez, nos revela nas entrelinhas de seu descontentamento com os ninivitas, o quanto esta nação era detestada pelos israelitas, embora sua profecia tenha mostrado que a misericórdia de Deus é capaz de agir também fora de Israel.
No século VII a.C. os assírios haviam se tornado uma potência mundial, tendo conquistado terras desde suas bases na terra média entre os rios Eufrates e Tigre até o Egito e a grande cidade de Tebas, citada na profecia como “No Amon” (Nahum 3.8). Portanto, em seu caminho todas as nações se rendiam e na sua sede de conquista nada parecia detê-la. Mas, a Assíria tinha um inimigo resistente em meio a tudo isto, o povo de Judá, que não fora levado ao cativeiro, pois, nos dias do Rei Ezequias, quando cercaram Jerusalém e outras cidades para os levar cativos, Deus agiu assombrosamente e desbaratou o exército assírio por meio de uma ação sobrenatural, registrada no Segundo Livro dos Reis, capítulo 19, nos versos 35 a 37. Sobre este maravilhoso episódio, o profeta Isaías foi o portador de uma das mensagens mais belas do amor de Deus por aqueles que são dele:
Pelo que assim diz o Senhor acerca do rei da Assíia: Não entrará nesta cidade, nem lançará nela flecha alguma, não virá perante ela com escudo, nem já de levantar tranqueiras contra ela. Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; mas nesta cidade não entrará, diz o Senhor. Porque eu defenderei esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi (Isaías 37.33-35).
Este povo cruel tinha um único limite: Deus. Este é o centro da mensagem de CONSOLO do profeta Nahum e isso era o que Israel precisava considerar, mesmo em meio ao desterro para o exílio. Precisamos atentar nesta profecia como quem busca ouvir a voz de Deus em meio ao turbilhão de barulhos ao redor, aguçando o ouvido para poder ouvir a beleza do som do amor de Deus. Nestes textos, em que Deus fala de sua ira contra o poderoso inimigo assírio, existe uma mensagem de amor que precisamos ouvir.
Afinal, muitas vezes, nos vemos na mesma situação de Israel. Embora não estejamos vivendo em meio ao exílio provocado pela guerra ou pela perseguição, muitas vezes, nos sentimos como quem se vê aprisionado por muitas situações, que aparentemente caminham na contramão das promessas que Deus nos fez em sua Palavra. Precisamos sim afinar nossos ouvidos nestas horas para podermos ouvir a Deus.
A mensagem sobre a IRA de Deus revela muito mais que a vingança do nosso Senhor. Ela fala diretamente para nós que poderíamos muito bem estar no lugar da Assíria, mas fomos escolhidos para ser o povo que o Senhor ama.
Nas Escrituras, muitas vezes, somos chamados a pensar positivamente a respeito da Ira de Deus e de como conhecer sobre ela pode nos dar elementos vivos para que nossa fé aumente e amadureça. Por isso eu te convido a pensar a respeito desta MENSAGEM SOBRE A IRA DE DEUS E COMO ELA PODE PRODUZIR CONFORTO PARA O NOSSO CORAÇÃO.
A Mensagem Sobre a Ira de Deus Pode Produzir Conforto Para o Meu Coração Quando Eu Descubro Que a Ira de Deus é Resultado do Seu Caráter Reto em Relação à Desobediência dos Homens

Sentença contra - Já dissemos aqui que a mensagem de Nahum é uma profecia contra a cidade de Nínive, que representa a arrogância do povo assírio, auto confiante. O profeta apresenta sua mensagem como uma SENTENÇA. Poderia ser recebida como uma profecia dita em forma dura, como uma palavra de maldição, no sentido de ser uma palavra de alerta contra.
Esta sentença, segundos os primeiros versos do capítulo 1, era baseada não num mero capricho de Deus ou num sentimento revanchista, mas no caráter reto de Deus que não poderia aceitar o pecado.
O Senhor é Deus zeloso e vingador, o senhor é vingador e cheio de ira - Nahum estabelece o caráter reto do Senhor como a razão de sua sentença contra os pecados de Nínive. Embora, Deus tenha chamado os assírios para serem o cetro do poder, ele não os inocenta na medida em que eles próprios mantiveram o seu coração egocentrado, achando que tudo o que lhes acontecia de prosperidade na terra era fruto exclusivamente de seu poder pessoal, além disso, os assírios trataram sem misericórdia o povo de Deus, para os quais serviram de ferramentas para a transformação. Por este comportamento era que estavam sendo alvos desta sentença.
Zeloso e vingador apontam para duas faces de uma mesma moeda no que diz respeito ao fato de Deus usar os assírios para transformar Israel por meio do exílio. A primeira face tem a ver com Israel, o povo da aliança. Deus é zeloso, o que aponta para o seu caráter absoluto de amor e cuidado para com o seu povo. O vocábulo “Kanoh” (zeloso) poderia ser também traduzido por ciumento, no sentido positivo da palavra, que denota um amor cuidadoso do Senhor.
Estes primeiros versos do profeta Nahum são escritos em forma de poesia e uma das coisas interessantes na construção poética deste capítulo é o uso da sonoridade das palavras. No texto bíblico temos duas palavras conjugadas que dão uma sonoridade importante: “El Kanoh Veh Naqham Jehovah” - Deus Zeloso e Vingador é Jehovah.
Kanoh e Naqham promovem uma sonoridade que tem como função mostrar a proximidade das duas características, embora apontem para atitudes diferentes. Pois Naqham aponta para a vingança de Deus que nasce de seu cuidado ciumento com o seu povo.
Reserva indignação para os seus inimigos - O caráter reto de Deus é demonstrado em favor do seu povo, no fato de que ele não trata com menosprezo a dor do seu povo, nem deixa escapar o juízo contra aqueles que são os seus inimigos. A “indignação” ou “ira” é o resultado do fato de Deus não suportar que os homens ajam com o coração endurecido, pois corações endurecidos e não submetidos a Deus despertam a Ira do Senhor.
A revelação desta indignação do Senhor contra o pecado deveria nos conduzir a refletir sobre o fato de que o caráter do Senhor é reto. Os que lhe obedecem a palavra devem descansar porque o Senhor há de cumprir todas as boas palavras lavradas para aqueles que ouvem a sua voz e a praticam. Nesta profecia, Nahum está dizendo ao povo da aliança que, muito embora, pareça demorar a reação do Senhor, ela virá e isso indicaria para Israel algo muito importante: “O PECADO NÃO COMPENSA”.
O Senhor é tardio em irar-se e jamais inocenta o culpado - Tais palavras devem nos levar ao conforto a partir do fato de que as coisas, no tempo certo haverão de se ajustar e toda a injustiça será cobrada pelo reto juiz que não tergiversa. Deus não se esquece de estabelecer o juízo. A retidão do seu caráter não permite.
Neste caso, o alerta é duplo: PORDEMOS CONFIAR NO CARÁTER DE DEUS E QUE NOSSA CAUSA HÁ DE SER JULGADA E NOSSOS INIMIGOS DEVERÃO SER PUNIDOS POR SEUS PECADOS, MAS TAMBÉM DEVEMOS NÓS MESMO DE TOMAR CUIDADO PARA NÃO NOS TORNARMOS REPROVÁVEIS DIANTE DO SENHOR.

A Mensagem Sobre a Ira de Deus Pode Produzir Conforto Para o Meu Coração Quando Eu Descubro Que a Ira de Deus é Realizada Por Que Deus é Poderoso Para Julgar os Homens

O Senhor é tardio em Irar-se, mas grande em poder - quantas vezes, diante de perseguições e da arrogância dos inimigos da cruz nosso coração ficou pequeno e nos sentimos reféns inseguros da situação. Quantas vezes, eu e você nos sentimos aparentemente desprotegidos e à mercê dos nossos inimigos? Muitas vezes, o agir de Deus em nosso favor pareceu demorar além da conta.
O profeta entendia que era necessário que Israel jamais duvidasse de Deus e confiasse no fato de que Deus é poderoso para cobrar a conta em favor do seu povo. Não se trata de ter alegria na destruição dos inimigos, mas não deixar o coração desfalecer por viver situações em que as saídas parecem ser poucas.
O profeta, segue com alguns versos ilustrando o poder de Deus em fatos da natureza que apontam para este grande poder de Deus.
O Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. Ele repreende o  mar, e o faz secar, e mingua todos os rio; desfalecem Basã e o Carmelo, e a flor do Líbano se murcha. Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta diante dele, sim o mundo e todos os que nele habitam (Nahum 1.3-5).
O poder de Deus faz com que o mais impetuoso vento não pode lhe deter e todas as nuvens são como a poeira que se levanta do pé dos viajantes. Eles eram testemunhas de como os rios secavam em algumas estações e os montes mais vistosos em vegetação, assim como as planícies também passam por temporadas de seca. Os vulcões e os terremotos eram resultados do poder de Deus.
O mundo e todos os que nele habitam - O profeta promove um pensamento sobre o poder de Deus que deveria levar o coração dos filhos do povo de Deus a pensarem que Deus estava por detrás de todos os grandes acontecimentos da existência. Inclusive, os homens e os seus intentos, incluindo os assírios ou qualquer outra nação. Tudo está debaixo do controle do poder de Deus, que há de trazer todas as ações dos homens a juízo, pois tem poder para reunir todos na terra para isto.
A Ira de Deus é uma mensagem que aponta para o poder de Deus para julgar toda a impiedade dos homens. O povo de Israel precisava saber que tudo o que estavam sofrendo não era algo fora do controle de Deus e para seu conforto, deveriam confiar nisto.
Quem pode suportar a sua indignação? E quem subsistirá diante do furor da sua Ira? A sua cólera se derrama como fogo, e as rochas são por ele demolidas (Nahum 1.6).
O apóstolo Paulo, em Romanos 1.18, nos diz que a Ira de Deus se revela do céu contra toda a impiedade e perversão dos homens e no capítulo 9, fala que Deus quis dar a conhecer o seu poder, revelando sua Ira, para que isso fosse motivo de nossa gratidão por que sua ira passou sobre nossas cabeças e recaiu sobre a cruz da graça de Cristo Jesus.
Que diremos, pois, se Deus querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, que para glória preparou de antemão, a fim de que também desse a conhecer as riquezas de sua glória, em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão (Romanos 9.22-23).
O povo de Deus deve considerar este grande poder de Deus para manifestar a sua Ira e julgar os pecados dos homens, tanto quanto devem considerar que fomos salvos da ira, por causa do mesmo poder que se manifestou zeloso para conosco, por causa da graça de Deus. Neste sentido, a mensagem da ira é conforto e consolo para nós que cremos.

A Mensagem Sobre a Ira de Deus Pode Produzir Conforto Para o Meu Coração Quando Eu Descubro Que Deus é o Único Refúgio Onde Posso Me Proteger

No verso 7, o profeta muda o tom de seu discurso, faz uma afirmação positiva sobre o amor de Deus. Até aqui, le demonstrou o poder da Ira de Deus e sua ação contra toda a impiedade. No caso dos Israelitas era necessário que entendessem que sua única saída era justamente confiar no Senhor como refúgio.
Nos dias do profeta Isaías o reino do norte tornou-se aliado de Rezim, rei da Síria (não confundir com Assíria) e se uniram contra a cidade de Jerusalém. O profeta vai ao encontro do Rei Acaz e lhe diz que não se intimide diante destes dois inimigos, que confiasse em Deus e o sinal da presença de Deus em Judá seria o nascimento de um filho da virgem, o Emanuel. Mas Acaz se negou a ficar somente confiado no Senhor e procurou aliança com o os assírios. Este acordo de Acaz com o Rei da Assíria trouxe o poder assírio para a região de Canaã e Israel foi levado ao exílio e, logo, a própria cidade de Jerusalém sofreria com o cerco dos assírios, seus “aliados”. Quem faz aliança com o pecado, logo será sua presa, pense nisto
Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que executam planos que não procedem de mim e fazem aliança sem a minha aprovação, para acrescentarem pecado sobre pecado! Que descem ao Egito sem me consultar, buscando refúgio em Faraó e abrigo à sombra do Egito (Isaías 30.1-2).
Nenhum refúgio é seguro se não for em Deus. Eles não deveriam se refugiar apenas do poder dos seus inimigos, mas deveriam aprender a se refugiar para não serem alvos da própria Ira de Deus.
O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam (Nahum 1.7).
A mensagem do profeta levanta a retidão do caráter de Deus como a origem de sua indignação contra a impiedade dos inimigos, impiedade esta que o próprio povo de Deus também trazia em seu coração, por isso, tinha sido levado ao  exílio, contudo, diferente do ímpio, o  povo de Deus poderia agora se refugiar no próprio Deus para se proteger de serem eles próprios alvos da indignação de Deus.
O Senhor é bom - a profecia exalta a bondade de Deus o que aponta para a sua fidelidade pactual, ele cumpre suas promessas e guarda os seus. A mensagem sobre a Ira de Deus deve ser vista sob o prisma de quem é guardado dela, por causa do próprio caráter reto daquele que guarda a aliança.
É fortaleza no dia da angústia - Fiquei maravilhado em ver o paralelo deste verso com os versos anteriores. Perceba que na expressão “o Senhor é bom”, vimos o destaque para o caráter reto da fidelidade pactual do Senhor e agora, na expressão “fortaleza” destacamos o poder de Deus. Assim como o caráter reto de Deus é visto no fato de sua ira se voltar e manifestar contra os que se negam ouvi-lo e obedecê-lo e o seu poder de executar sua ira, da mesma forma, em paralelo, o seu caráter reto e o seu poder agem em favor do seu povo.
Conhece os que nele se refugiam - Neste ponto, a mensagem sobre a Ira de Deus que se desvia de nós é o maior consolo para qualquer pecador. O ponto central é nos refugiarmos em Deus. Quando a profecia usa a expressão “conhece”, devemos destacar o caráter distintivo do amor eletivo de Deus, que sabe fazer a distinção entre os que são dele e nele se refugiam.
Conclusão
Pensemos nos versos 8 a 10 como uma conclusão desta perícope selecionada para nossa meditação. Primeiro, quero que fique claro para você o que expusemos até aqui.
Tome os seguintes resumos: a Ira de Deus revela o seu caráter reto, portanto, Deus não deixará impune o pecado, isso nos serve de consolo primordialmente porque podemos esperar que Deus haverá de nos livrar de todos os que nos oprimem. Lembre-se também que falamos sobre o poder de Deus para executar juízo, ou seja, devemos considerar primordial que a Ira de Deus não é um mero revanchismo, mas uma ação concreta que revela o poder de Deus para julgar, lembrando-nos sempre de que fomos libertos da Ira também por causa do seu poder.
Por fim, pontuamos sobre o importante fato de que a mensagem da ira de Deus deve nos servir de alerta para que busquemos nele o refúgio, porque este sim é o grande poder ameaçador para todo homem. O poder dos maus é pequeno e temporal, mas o poder da ira de Deus tem consequências eternas.
Espero que estas pontuações estejam claras para os irmãos. Elas são muito importantes. Mas precisamos ir além dos resumos em nossa conclusão. Por isso, vamos aos versos 8 a 10.
Com trevas o Senhor perseguirá os seus inimigos - A Assíria estava satisfeita com seu poder temporal e com a “luz” que imaginava ter sobre os homens na terra. Mas não percebia que seu comportamento suscitava a ira de Deus e a afastava daquele que estava acima do seu poder temporal. Aproveite para aprender com o erro da Assíria e não deixe o seu coração se satisfazer em nada, absolutamente nada que não seja compatível com a sua busca pelo Senhor. As trevas serão sempre a marca de quem tenta vencer sem Deus, que se constituem inimigos de Deus, na medida que fazem do seu braço mortal a sua força.
Que pensais vós contra o Senhor - algumas vezes, inadvertidamente nos posicionamos contra Deus. Procuramos soluções contrárias à vontade de Deus ou desprezamos o  caminho que Ele propõe em sua palavra. Muitas vezes, como Acaz, desprezamos o conselho de Deus e buscamos refúgio em quem não  pode nos guardar, às vezes, nos refugiamos em nosso próprio pecado. Isso é pensar contra Deus e colocar-se em oposição contra ele. Lembre-se da retidão do caráter de Deus e do poder que tem de levantar sua Ira, tome cuidado para não agir como a Assíria.
Eles se entrelaçam com os espinhos e se saturam de vinho - Tome cuidado se você pensa que é possível se esconder de Deus. Entrelaçar-se com os espinhos não te salvará, pois Deus sabe a diferença entre o justo e ímpio, entre o que teme a Deus e o que não teme. Não é possível se esconder de Deus. O outro lado desta advertência é que não adianta fazer de tudo para esquecer que esta é a verdade. Não significa que porque você não deseja pensar nas consequências de seus atos que eles não as terão e que elas não sobrevirão sobre você. Ainda que você pareça se divertir como os que bebem, não é possível afugentar a ira de Deus só por meio do desprezo a ela.
Estamos falando de coisas muito, muito sérias e que todos nós deveríamos meditar em suas implicações diárias para a nossa vida. A mensagem sobre a Ira de Deus deve produzir um comportamento cheio de temor e por isso mesmo se tornar em uma mensagem de conforto para todos os que verdadeiramente desejam encontrar refúgio em Deus.