7 de fevereiro de 2016

João 3.16-21


A Forte Atração da Luz de Cristo

Uma Igreja Olhando Para Cristo

João 3.16-21


(Sermão Pregado na IP Vila Formosa em 07 de fevereiro de 2016)



Foco da Nossa Condição Decaída
Este texto nos exorta a não negligenciar as trevas que podem fazer nosso coração andar longe de Deus. Antes, ele nos exorta a pensar no amor de Deus, a seriedade das coisas que dizem respeito à eternidade e a nos aproximar da luz que emana da cruz de Cristo para sermos iluminados. 

Introdução
Nesta sequência de mensagens no Evangelho de João tenho insistido em seguir o tema do “olhar para Jesus”, que se inicia neste Evangelho na fala: “vimos a sua glória”. Terminamos nossa última mensagem lendo o texto que apontava para a Serpente de Bronze que curava os Israelitas enfermos que olhassem para ela. No versículo 14, de João 3, temos a informação que o Cristo da Cruz era esta imagem curadora que todos deveriam olhar.
Nesta noite, veremos o texto de João 3.16-21 e queremos ver nestes versos o poder de atração de Jesus Cristo e encontrar nestes versos as razões para olharmos e sermos atraídos pela LUZ QUE EMANA DELE.
Gosto muito do texto de João 12.32. Naquele texto, uns gregos pedem para ver Jesus e o mestre até ignora suas perguntas para lhes dizer que estava chegando a hora do Filho do Homem ser glorificado. Uma voz do céu responde dizendo: EU JÁ O GLORIFIQUEI! E todos muito espantados sobre aquilo ouvem Jesus dizer:
Não foi por mim que veio esta voz, e sim por vossa causa. Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo (João 12.30-32).
Todos serão atraídos para a cruz do julgamento. Uns para serem banhados pela LUZ que vem da cruz e por ela serem libertos de suas trevas e outros, para sua desonra, pois rejeitaram a luz e ela mostra agora suas faces sombrias.
Caros irmãos, o convite do Evangelho é sempre para que você esteja do lado certo, quando estiver focando a cruz e sendo iluminado por ela. Hoje, mais uma vez, queremos apresentar este convite, incentivando sua fé em Jesus e a sua decisão de ser atraído por Cristo para a LUZ.
Então, vamos olhar para este texto e ouvir o que ele diz sobre COMO OLHAR PARA CRISTO E SER ATRAÍDO POR SUA LUZ.
Para Ser Atraído Pela Luz Que Vem da Cruz de Cristo - Olhe Para Ela Pensando no Amor de Deus

O conectivo “porque” é a introdução de uma belíssima explicação da afirmação dos versos anteriores e precisamos retomar sua leitura para entender isto:
E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna (João 3.14-15).
NO verso 16, portanto, temos uma explicação do porque isto seria feito por Jesus: porque Deus amou o mundo de tal maneira...
Todas as razões ligadas a salvação dos homens tem uma conexão direta com a vontade salvadora de Deus esta vontade tem como fonte: O GRANDE AMOR DE DEUS. João nos convida no verso 16, a pensar seriamente na fonte do processo de salvação, isto é, o amor de Deus.
Amor abrangente - o amor de Deus não estava vinculado a uma nação apenas. O capítulo 1 nos dá a introdução este tema quando nos diz que: ...ele veio para os seus e estes não o receberam, mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. João escreve para um grupo que tinha um grande número de gregos e outras nacionalidades e deixa isto muito claro. Eles não deveriam ver Jesus como uma propriedade dos judeus ou uma fé judaica, mas uma fé que era de todos. Pois o Deus que amamos não é somente de Israel, é de todos, porque o Israel de Deus não é somente os da carne, mas o que nasceram do Espírito.
Amor fora do comum - “de tal maneira” é a tradução de um termo grego que significa “deste modo”, como se o autor estivesse explicando algo que já havia dito, que eu  acredito que tem a ver com o fato do Espírito aplicar a obra da salvação a quem ele quer, segundo as razões de Deus e não dos homens. Este amor de Deus é fora do comum, ele não salva porque eu sou bom, mas ele me ama assim mesmo.
Amor cujo preço é alto - Deu seu filho unigênito - evidentemente a ideia de João é deixar claro o custo do amor de Deus para o próprio coração de Deus.
Amor com propósito - não pereça mas para que tenha vida eterna - desta forma, o que o crente deve pensar é que Deus tem um propósito ao enviar Jesus para a sua vida e lhe mostrar a sua luz é que haja comunhão eterna entre você e Deus.

É necessário meditar em tudo o que está envolvido no amor de Deus se queremos olhar para A CRUZ E SERMOS SALVOS POR SUA LUZ.

Para Ser Atraído Pela Luz Que Vem da Cruz de Cristo - Olhe Para Ela Sabendo da Seriedade do Que Está Envolvido Sobre a Vida e a Morte Eterna

Infelizmente, as pessoas começam a tratar coisas importantes como se fossem secundárias. Especialmente quando nos tornamos crentes e começamos a ter contato com as coisas próprias da fé, começamos a trata-las como corriqueiras e pouco importantes. Na verdade, não é que paremos de dar-lhes o verdadeiro crédito, mas é que perdemos a noção do seu valor.
Um homem trabalha em uma joalheria como lapidador de pedras. Ele sabe o quanto vale um diamante que está em suas mãos para receber o tratamento adequado para atingir o grau de luminosidade que valoriza a pedra. Mas, ele faz isso durante toda a sua vida e mesmo que seja muito responsável, vai para a sua casa todos os dias como qualquer outra pessoa, porque aquilo era somente o seu trabalho, nada mais.
João se esforça em mostrar aos crentes de seus dias que o Evangelho que eles receberam para seguir era a mensagem que faria diferença para toda a vida deles. Eles estiveram diante da vida e da morte, quando estiveram diante da Cruz e Cristo os havia escolhido para a vida, então deveriam seguir à diante na sua fé.
Porquanto Deus enviou o seu  Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele (João 3.17).
O sentido da palavra “mundo” aqui é muito discutido. Mas prefiro entender o que João está celebrando diante dos seus leitores a partir do próprio contexto. Ele, como já frisei, está se referindo a um grupo enorme de pessoas que não eram judeus e que precisavam olhar para Cristo e perceber o amor de Deus manifesto por aqueles que não eram povo e foram feitos filhos de Deus.
Os judeus achavam que o Messias viria para julgar todas as demais nações porque não eram judeus. Mas João está dizendo que ele não veio julgar as coisas desta forma, ele veio ao mundo, no caso, à nações do mundo inteiro, com o propósito de que o “mundo” fosse salvo.
Os leitores de João precisavam compreender o que estava em jogo quando a Cruz foi levantada e a sua luz os atingiu. Uma mudança gloriosa no modo como eles poderiam se posicionar diante de Deus.
Veja que João ainda explica um pouco mais, como se dissesse assim: as pessoas são salvas não porque são judias, ou filhas de Abraão segundo a carne, mas porque são filhas de Abraão, segundo a fé (sendo esta uma linguagem mais paulina que joanina): todo o que crê.
Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do  unigênito Filho de Deus (João 3.18).
Para os seus leitores era necessário que compreendessem o que está em jogo e o que Deus fez para que sua salvação fosse realizada em Cristo. Precisamos meditar no valor e no significado profundo a cruz, especialmente nós, que nada temos a ver com o povo judeu.
Mas também os judeus que haviam crido em Jesus. Porque, na religião judaica, no final das contas, a posição oficial em relação à Cristo era que a morte dele na cruz era para um ladrão e não para o Messias. Mas, muitos judeus, homens e mulheres, creram no Senhor e isto fez toda a diferença.

Para Ser Atraído Pela Luz Que Vem da Cruz de Cristo - Olhe Para Ela Pensando em Ser Liberto das Suas Trevas
Os versos 19 a 21 são explicativos desta dupla realidade exposta nos verso 18: “os que crêem e são salvos” e “ os que não crêem e já estão julgados”. O modo como João apresenta esta explicação não acredito que tenha a ver com uma acusação contra os que não crêem, mas serve de alerta para seus ouvintes para que saibam as razões porque muitas vezes não queremos andar para a luz.
Deste o início do Evangelho ele apresentou Jesus como sendo a luz que ilumina todo o homem. Mas também ele apresentou o tema da rejeição. NO entanto, no capítulo primeiro a certeza de João sobre a luz é que as trevas não podem prevalecer com a sua chegada.
O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más (João 3.19). 
Para João, o ponto central desta afirmação é que ele já havia afirmado a rejeição de Jesus e explica porque: os homens não amaram a luz porque a luz de Jesus aponta para sua malignidade, que não queriam que ficasse evidente.
A razão porque a luz os incomoda é que a luz  deixa evidente seus erros.
Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras (João 3.20).
Precisamos de uma autoconsciência a respeito de nós mesmos. Não somos melhores que todos os ímpios que foram condenados, porque também nós resistimos à luz.
Aqui, acredito, que devamos fazer uma leitura do ponto de vista de um alerta e não de uma acusação. Os que rejeitam a luz o fazem por causa de suas obras, porque não querem que se evidenciem quem realmente são, mas muitas vezes, estes somos nós que procuramos nos esconder de nós mesmos.
A contrapartida do verso 20 é o verso 21, onde João fala dos que se aproximam da luz.
Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus (João 3.21).
Eu me pergunto: minhas obras são sempre assim? Daí eu acredito que se queremos ser iluminados pela cruz de uma maneira que a sua Luz nos Ilumine, precisamos olhar para ela com o desejo de que nossas trevas sejam dissipadas.
A luz, mesmo quando aponta para nossas falhas e as deixa evidentes, nos proporciona o doce gosto da paz de Cristo que ilumina os que nele crêem.

Conclusão
Aprendi nestes poucos anos de ministério que ninguém deve negligenciar suas próprias falhas. Antes precisamos ter a simplicidade de olhar para cruz para sermos curados.
A cruz deveria sempre nos atrair por este poder transformador e deveríamos servir à causa da cruz, mostrando às pessoas o quanto elas podem também ser curadas.
Deveríamos pensar mais seriamente no que é o amor de Deus por pecadores e o que representa em termos de eternidade a posição que assumimos diante da cruz. Precisamos desejar que ela ilumine nossas trevas e arranque de nós tudo aquilo que não está de acordo com o Caminho da Verdade e a vontade de Deus.
Você já parou para meditar qual é a sua dificuldade com a luz? O que é que te impede de uma vida de comunhão contínua? O que irá fazer, dizer que o problema é dos outros? Vasculhe o próprio coração, meu irmão! Não se deixe seduzir pelo caminho fraco de jogar a lanterna sobre os defeitos dos outros, mas deixe a palavra iluminar o seu próprio rosto.
Mesmo que o contemplar do seu rosto lhe cause a tristeza e a dor de quem vê o que não queria, deixe que isto cause o que você mais precisa: SER ATRAÍDO PARA VIVER NA LUZ DE CRISTO.

Oração
Deus, apenas me mostre quem sou e me ajude a ser parecido com seu filho. Que a beleza de Cristo se veja em mim.
Em nome de Jesus! Amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!