7 de agosto de 2016

Atos 14.1 a 7

Os Desafios de Quem Deseja Atrair Pessoas a Cristo
Atos 14.1 a 7

FCD
Neste texto perseguiremos os elementos desafiadores que Paulo enfrentou na pregação do Evangelho. Aquele apóstolo, deixou todas as coisas da sua vida para empreender uma jornada missionária para espalhar o conhecimento de Cristo entre os  gentios e esta jornada foi cravada por diversas circunstâncias adversas, que só deram ao  seu ministério mais caráter e força. Descobrir estes elementos poderá nos ajudar a perceber que precisamos aprender a vencer desafios que nos impedem seguir adiante atraindo pessoas a Cristo. Portanto, vamos nos exortar a seguir adiante na nossa tarefa de trazer às pessoas o conhecimento de Cristo, mesmo diante de importantes e aparementemente, intransponíveis desafios.  
 
INTRODUÇÃO
A história que lemos nestes versos se passa durante a chamada “Primeira Viagem Missionária”. Paulo e Barnabé são enviados pela igreja de Antioquia da Síria, passam pela terra natal de Barnabé, Chipre e dali são encaminhados para o continente na região da Cilícia, na Ásia  Menor, até a cidade de Antioquia da Panfília.
Nesta cidade, os missionários viram o poder maravilhoso do Evangelho. No segundo sábado de sua permanência ali, quase toda a cidade foi à sinagoga para ouvir o Evangelho. Isso gerou inveja dos dirigentes judeus, que com a ajuda de algumas mulheres da alta sociedade antioquena e das lideranças em geral do povo, expulsaram Paulo e Barnabé do seu território.
Paulo e Barnabé seguiram para outra cidade da região: Icônio. Esta era uma cidade importante da rota de comércio romana. Ali, da mesma forma, eles pregaram o Evangelho a judeus e gentios e muitas pessoas foram atraídas a Cristo e da mesma forma, como vemos no texto, houve perseguição.
A obra missionária de Deus, através do apóstolo Paulo, em particular, é um dos mais belos exemplos bíblicos de vida cristã e atitude no Reino de Cristo. O que fez um homem que tinha tudo deste mundo à sua disposição, deixar todas a sua boa vida, suas oportunidades de lado para empreender uma carreira de ser um pregador da Palavra e um instrumento para atrair pessoas a Cristo?
Porque nós, com muito mais facilidades à nossa disposição, muito mais ferramentas ao nosso alcance, não temos o mesmo impulso de fé para atrair pessoas a Cristo? Porque, em geral, estamos tão indisponíveis para cumprir este papel?
Devo lembrar que estamos no mês de agosto, no qual  celebramos o aniversário de 157 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil. Poderíamos dizer coisas semelhantes ao que dissemos de Paulo, a respeito do jovem de 26 anos, Ashbel Green Simonto. O que move um servo de Deus a viver e morrer pelo Evangelho, com a finalidade de atrair pessoas a Cristo? O que nos falta para tal ventura de vida?
Vamos a este texto esta noite com a seguinte pergunta: quais os desafios que precisamos vencer se queremos atrair pessoas a Cristo? Vamos pedir a Deus que nos faça  enxergar e viver um padrão de vida cristã que nos transforme de meros frequentadores de igreja em espalhadores de uma nova maneira de viver: o viver cristocêntrico.

QUEM QUER ATRAIR PESSOAS A CRISTO PRECISA TER CONSCIÊNCIA DE QUE NOSSA LEALDADE A CRISTO É PROVADA QUANDO SEGUIMOS EM FRENTE SUPERANDO DESAFIOS E OPOSIÇÃO
É uma grande ingenuidade e imaturidade cristã imaginar que empreender uma jornada de vida cristã com o propósito de espalhar a cultura cristocêntrica será uma grande viagem de diversões e só haverá coisas positivas a serem cultivadas. Precisamos nos conscientizar daquilo que o próprio Jesus disse: o mundo vos odiará, porque primeiro odiou a mim.
Em Icônio, Paulo e Barnabé entraram juntos na sinagoga judaica e falaram de tal modo, que veio a crer grande multidão, tanto de judeus como de gregos. Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram os ânimos dos gentios contra os irmãos (At 14.1-2).
Com certeza, houve um momento de grande alegria para Paulo e Barnabé na cidade de Icônio. Afinal, grande multidão veio a crer em Jesus. Muitos judeus e muitos gregos foram atraídos a Jesus. O texto diz que esta foi uma resposta positiva à intrepidez de Paulo e Barnabé na pregação da Palavra de Deus.
Eles fizeram o mesmo que haviam feito em Antioquia da Pisídia, foram à sinagoga da cidade e anunciaram a Cristo. Aqui não registra o seu sermão, mas mostra claramente que Deus trouxe muitos à luz para crer em Cristo. NO entanto, a construção do texto, mostra que a intenção de Lucas era principalmente nos mostrar a oposição que se levantou neste episódio.
É claro que as conversões são mais importantes que a oposição. Mas Lucas tem a intenção de instruir a Igreja, a Teófilo (ler o capítulo 1.1 a 4), aqueles que amam a Deus, que nosso amor a Cristo e nossa lealdade à verdade é provada principalmente quando seguimos em frente, quando enfrentamos oposição e grandes desafios.
Um padrão de vida fugidia, sempre escapando à responsabilidades, desviando o caminho para rotas de vida menos traumáticas, pode ser um erro que estamos desenvolvendo ao longo dos anos. Muitos cristãos não aceitam o fato de que o seu chamado não é para uma vida tranquila emoldurada em festividades religiosas. Estes, preferem o comodismo de ver as coisas acontecendo de longe e não querem envolvimento. Dizem em seu coração que não querem se machucar, então não querem relacionamentos verdadeiramente sérios com a igreja e os outros irmãos. Têm medo de se colocar em risco.
Um Evangelho fácil e seguro é o que desejam estes cristãos comodistas. Mas este não é o padrão de quem atrai pessoas a Cristo. O padrão de quem atrai pessoas a Cristo é o padrão de Cristo. Pessoas que encaram a vida com realidade, na realidade das lutas que é o viver espontâneo e verdadeiro. O desafio de estar onde está a bênção e a oposição.
Vocês acham que Paulo não sabia dos efeitos da pregação do Evangelho. Ou acham que o ele disse aos ouvintes que eram desprezadores de Deus e que isso seria recebido só com alegria:
Notai, pois, que não vos sobrevenha o que está dito nos profetas: Vede, ó desprezadores, maravilhai-vos e desvanecei, porque eu realizo, em vossos dias, obra tal que não crereis se alguém vo-la contar (At 13.40-41).
Paulo estava ciente de que estaria propondo uma grande bênção, mas enfrentando um grande desafio. Não é fácil enfrentar a vida cristã, mas precisamos pagar o preço por isto, para atrair pessoas a Cristo, precisamos também vencer os desafios de atrair oposição e superar.
Provamos nossa lealdade a Cristo não somente quando pregamos a verdade,  mas quando somos corajosos para seguir em frente quando somos expostos a situações difíceis e preferimos a luta, à fuga.
QUEM QUER ATRAIR PESSOAS A CRISTO PRECISA FIRMAR SUA FORÇA NÃO EM SI, MAS NO FATO DE QUE DEUS É QUEM VAI FAZER A OBRA
O apóstolo Paulo tinha uma força e uma segurança no seu chamado que parecem inacabáveis. Mas o que lhe dava forças para atrair pessoas a Cristo com a pregação do Evangelho, mesmo sabendo que muita oposição iria se levantar, é o fato de que Paulo sabia que Deus é quem faria a obra através dele.
Entretanto, demoraram-se ali muito tempo, falando ousadamente no Senhor, o qual confirmava a palavra da sua graça, concedendo que, por mão deles, se fizessem sinais e prodígios (At 14.3).
Apesar da experiência ruim de Antioquia e de vê-la se repetindo em Icônio, Paulo e Barnabé ainda permanecem muito tempo naquela cidade. Nesta primeira viagem missionária foi o maior período de permanência de Paulo em uma cidade.
Ele se dispôs a permanecer ali, porque percebeu que Deus estava agindo, oferecendo ao seu ministério a possibilidade de pregar ousadamente. Os sinais e prodígios que fizeram era somente uma maneira de Deus lhes mostrar e mostrar a todas as pessoas que a força do Evangelho não estava em Paulo e na sua pregação, mas no próprio Deus, que era o Senhor da obra.
Talvez seja esta falta de consciência de Deus que nos limite tanto e nos torne tão tímidos, ou tão ineficientes na ação de atrair pessoas a Cristo. Talvez as pessoas também vejam pouco da presença de Deus em nós.
De fato, quando Deus realizava prodígios por meio dos seus enviados, o que ele estava mostrando na vida daqueles homens é que eles estavam vivendo na presença de Deus e tinham Deus a seu lado.
Foi o professor de Paulo, o sábio GAmaliel que aconselhou as principais autoridade religiosas de Jerusalém a serem cuidadosas no trato com os discípulos, quando disse:
Se esta obra vem de homens perecerá, mas se é de Deus, não podereis destruí-los (At 5.38-39).
Saber que Deus está agindo em favor da sua obra é o verdadeiro motivo por detrás da coragem de Paulo e não ter esta mesma consciência pode ser a razão por detrás de tanta desconfiança da nossa parte e tanto medo de seguir em frente.
Não podemos confiar em nossa capacidade de fazer as coisas certas ou de manter a igreja no caminho. Temos de confiar em Cristo, que é o Senhor da Igreja que a conduzirá. Sem dúvida temos uma grande responsabilidade, porque é por nosso intermédio que Cristo faz a sua obra, mas no final, a nossa segurança de êxito não está em nós, mas nEle.
QUEM QUER ATRAIR PESSOAS A CRISTO PRECISA TER A DISPOSIÇÃO DE CONTINUAR SEMPRE
Há um ditado popular que diz: cão que foi mordido por uma cobra, tem medo até de linguiça. A ideia é que se sofremos com alguma coisa, temos a tendência de evitar qualquer coisa que se aproxime daquilo que nos fez sofrer. Acredito até que esta é uma maneira sábia de pensar, mas não pode ser aplicada totalmente à vida, porque sempre haverá circunstâncias em que é necessário se expor aos mesmos enfrentamentos. Esse é o caso de Paulo no final deste trecho.
Mas dividiu-se o povo da cidade, uns eram pelos judeus, outros, pelos apóstolos. E, como surgisse um tumulto dos gentios e judeus, associados com as suas autoridades, para os ultrajar e apedrejar, sabendo eles, fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia e circunvizinhança, onde anunciaram o Evangelho (At 14.4-7).
Pode ser que em alguma situação particular o mais sábio seria dar um tempo, mas não para a tarefa de atrair pessoas a Cristo. Paulo e Barnabé estavam dispostos a seguir em frente pregando o Evangelho.
Eles perceberam que a situação estava fugindo ao controle e que haveria grande dano, talvez para a própria igreja que estava nascendo em Icônio. Paulo e Barnabé vão para Derbe e Listra. E quando vão para esta região, o texto de Lucas aponta que o seu objetivo não era se livrar do problema somente, eles não foram e resolveram dar um tempo até a poeira baixar, eles seguiram pregando o Evangelho.
O desafio de seguir adiante no Evangelho é mais relevante quando enfrentamos os problemas e decidimos continuar o trabalho da fé, atraindo pessoas a Cristo.
A  disposição de continuar a obra de atrair pessoas a Cristo é uma das mais atraentes qualidades de um Cristão. Essa força que nos faz persistir vem de Deus e é uma amostra segura da presença de Deus na nossa vida. Mais que isso, a prova de nossa convicção e a nossa convicção faz outras pessoas convictas também.
Conclusão
O Evangelho não é apresentado somente quando pregamos a palavra. Atraímos pessoa a Cristo mais eficientemente quando nossa vida, diante dos desafios, revela que estamos prontos para pagar o preço que nossa fé exige.
O que Lucas propõe aos seus leitores, certamente caminha na direção de que as pessoas precisam sentir em nós que realmente amamos a Deus e a melhor maneira de fazê-lo é superar as dificuldades para fazer o que Deus quer que façamos.
Esta noite, voltaremos nosso olhar para a mesa do Senhor e para o seu sacrifício e eu sei que não existe melhor exemplo do que o de Jesus que venceu todos os desafios para cumprir a obra do Pai e foi assim que nos salvou.
Oração
Ajuda-nos, Senhor, a viver na força do seu poder e a atrair pessoas a Cristo, com uma vida dedicada e voltada para ti.

Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!