12 de junho de 2016

Atos 3.11-26

Quando a Igreja é Uma Bênção Para Todas as Nações
Atos 3.11 a 26

Foco da Nossa Condição Decaída
A igreja existe para revelar Cristo ao mundo. A tentação de buscar a nossa própria glória e interesse é uma das grandes armadilhas do pecado. Nesta mensagem, a partir da estrutura do texto, veremos como o exemplo dos discípulos nos primeiros dias aponta justamente para esta consciência viva do seu papel neste mundo. A igreja precisa manter em mente que o seu papel é o ministério do holofote de apontar para Cristo.


A Igreja é Uma Bênção Para Todas as Nações
Quando Ela Não se Deixa Desviar em Razão do Seu Aparente Sucesso
Pedro e João haviam curado um homem coxo na porta do templo e agora estão lidando com a popularidade advinda deste feito. Mais que lidar com o que as pessoas estão dizendo, eles estão lidando com a inclinação do seu coração.
A população que estava acompanhando aqueles acontecimentos passaram a considerar que o que havia acontecido como um sinal de poder. Era muito comum os judeus se apegarem a sinais como se estivessem vendo as ações de Deus, como nos dias de Moisés, de Elias etc..
No momento em que Pedro havia curado o coxo, disse: Olha para nós (At 3.4).  O homem curado estava acompanhando os apóstolos e a população procurava estabelecer uma relação clara entre o milagre operado e as pessoas que o operaram:
Apegando-se ele a Pedro e a João, todo o povo correu atônito para junto deles no pórtico chamado de Salomão. A vista disto, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo. Israelitas, porque vos maravilhais disto ou por que fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar? (Atos 3.11-12).
À vista disto - Lucas constrói esta cena para mostrar como as pessoas rapidamente buscaram construir uma fé no poder dos apóstolos, fazendo deles o centro e a razão do milagre e para também mostrar como Pedro reagiu àquela atitude da população em forte contraste de entendimento. A palavra que ele usa e que foi traduzida para “a vista disto” é “hidor”, do verbo “horal” que significa: olhar com discernimento. OU seja, o ponto de Lucas é que Pedro havia percebido, feito a leitura do problema.
Porque vos maravilhais e porque fitais os olhos em nós - esta construção sugere que a multidão estava fazendo uma ligação  intensa, pois também queriam olhar para eles do mesmo como o coxo olhou quando foi  curado. A ideia de Lucas é mostrar que Pedro discerniu o perigo de que a fé do povo se apoiasse em homens. Essa não foi a intenção do milagre, ao contrário, o que Pedro disse quando fez o milagre é que a riqueza que era passada ao mendigo era a de Jesus de Nazaré e não de Pedro e João.
Como se fosse pelo nosso próprio poder e piedade - O que Pedro discerniu é que o pecado havia distorcido o entendimento do que realmente havia acontecido, e as pessoas em geral estavam depositando nos homens sua esperança.
Se queremos realmente ser uma bênção para todos os povos da terra, se desejamos ser uma bênção para as pessoas ao nosso redor, se queremos encontrar real significado em nossa vida neste mundo, como igreja e como cristãos individualmente, precisamos ter o discernimento correto de que o poder do Evangelho não é nosso mas de Deus.
Quando alcançarmos qualquer sucesso no ministério, precisamos manter a clareza de que o poder é de Deus, a glória é do Senhor. Cada vez, que perdemos esta sensibilidade correta e começamos a achar que a obra acontece por nós, deixamos de apresentar a Cristo ao mundo e começamos a nos apresentar.
Sem dúvida, a luta acontece primeiro dentro de nosso próprio coração, porque é lá que o perigo realmente se concentra. ÀS vezes, queremos que todos saibam nossas qualidades e nossos feitos heroicos como estas fossem as verdadeiras credenciais do evangelho.
Se desejamos ser relevantes e abençoar as nações não podemos nos deixar desviar pelos nossos aparentes sucessos.

A Igreja é Uma Bênção Para Todas as Nações
Quando Ela Não Perde de Vista Que Dirige Sua Mensagem a Uma Sociedade Transgressora e Inimiga de Cristo
Infelizmente, temos visto uma verdadeira inversão no entendimento do que é o Evangelho. Essa inversão está sendo corrigida neste texto e, ao que  parece, em nossos dias, muitos ainda não atentaram para isto.
Note como é que Pedro corrige este problema. Ele começa apresentando o pecado  do homem contra Cristo como o  propósito de toda a ação cristã.
O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Servo Jesus, a quem vós traístes e negastes perante Pilatos, quando este havia decidido soltá-lo. Vós porém, negastes o Santo e o Justo  pedistes que vos concedessem um homicida (Atos 3.13-14).
Pedro deixa claro para todo o povo que o problema deles não estava primordialmente em uma solução das suas questões sociais, ou mesmo pessoais de saúde, ou qualquer outra coisa, eles precisavam refletir sobre o fato que eles eram rebeldes contra o próprio Cristo.
Se eles desejavam ver a ação de Deus na sua vida, se desejam conhecer o poder de Deus, eles deveriam começar por uma profunda consciência de seus pecados.
Dessarte, matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas. Pela  fé em nome de Jesus é que este mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis, sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós (Atos 3.15-16)
Este é o ponto: o  Evangelho é uma mensagem de acusação contra o pecado e um chamado ao arrependimento. Não podemos distorcer o papel da igreja e do  Evangelho. Não podemos deixar com que os holofotes estejam em nós ou nas nossas necessidades sentidas. Precisamos voltar nosso olhar para a verdadeira necessidade do homem perdido e fazê-lo ver sua miséria e rebeldia contra Deus.
Este nome fortaleceu a este homem - Lucas trabalha com a ideia de que a Igreja prega e vive em nome de Jesus. O NOME de Jesus é a sua autoridade e poder da igreja é de Cristo. Ainda sobre este mesmo milagre, diante das autoridades Pedro diz:
Então, Pedro, cheio do Espírito santo, lhes disse: Autoridade do povo e anciãos, visto que hoje somos interrogados a propósito do benefício feito a um homem enfermo e do modo por que foi curado, tomai conhecimento, vós todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curando perante vós... E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado  entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (Atos 4.8-12).
 O problema da humanidade é que ela busca saídas em outros nomes. A igreja não pode tentar levar o seu próprio nome ao mundo, ela não é a fonte da salvação, ela não pode se deixar levar pela tentação de ser seduzida pelo desejo de estar em evidência.
Da mesma forma não podemos enganar os homens, nem fazê-los dependentes de nós. Precisamos fazê-los ver que precisam se voltar a Jesus. Todas as vezes, que a igreja prefere apresentar a si mesma, ela mostra que não compreende o problema e que está diante de algo que somente o poder de Cristo pode resolver.
Quando a igreja que ser uma bênção para o mundo ela não se desvia do seu papel de mostrar aos homens a sua transgressão e rebeldia contra Deus e seu Cristo.

A Igreja é Uma Bênção Para Todas as Nações
Quando Ela Não Abre Mão do Seu Ministério da Reconciliação
A solução que Pedro dá ao problema segue. Ele tira o foco do coxo e do milagre e volta os holofotes para Deus e a sua obra de redenção.
E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades; mas Deus, assim, cumpriu o que dantes anunciara por boca de todos os profetas, que o seu Cristo havia de padecer. Arrependei-vos, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados (Atos 3.17-19).
Cumpriu o anunciado pelos profetas - Pedro mostra que o trabalho de Cristo é a continuidade do trabalho de Deus. Ele já o fez quando ligou Cristo aos patriarcas, no verso, 13, agora, entretanto, ele liga a obra de Jesus aos profetas e à pregação da redenção. Pedro está dizendo que eles deveriam atentar para a obra de Deus e não para eles, os apóstolos. Eles também estavam apenas servindo a Deus.
Arrependei-vos e convertei-vos - O ponto importante é que e eles deveriam olhar para os seus pecados e sentirem o peso de estarem longe de Deus, por causa da rebeldia do seu coração. O problema deles não era serem curados de suas doenças, mas se converterem a Cristo.
A fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus, o qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de toda as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade (Atos 3.20-21).  
Agora, Pedro apresenta a eles os resultados desta disposição de alma para Cristo. Assim, eles trabalham com o ministério da reconciliação de todas as coisas com Deus. Este é o ponto, esta é a nossa busca, levar tudo cativo, tudo de volta ao princípio, tudo à Cristo.
Note que Pedro trabalha com a ideia de que os tempos de refrigério são uma consequência da centralidade de todas as coisas em Cristo. Assim, a continuidade do texto, com citações do Velho Testamento, mostra que tudo isto é o cumprimento das promessas da Aliança.
Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra (Atos 3.25).
Para ser uma bênção para todas as nações, a igreja precisa viver o  seu ministério da reconciliação e levar tudo ao senhorio de Cristo. Primeiro, a sua própria vida e tudo o que lhe diz respeito e ter a coragem de viver neste mundo na busca da vida dedicada a Deus.


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