14 de junho de 2020

Atos 2.14-36

A Igreja Exorta Com Ousadia

(Culto da Noite – 14 de junho de 2020 – IP Tatuapé)
Atos 2.14-26


Introdução
Meus irmãos, precisamos considerar o fato em si e como ele se desenrolou. Tente imaginar que aquela igreja, até então, escondida, humilhada pelos acontecimentos, cheia de dúvidas e apenas portando uma promessa, se percebe, de repente, empoderada pelo próprio Deus, pelo poder do Alto. Como você acha que os irmãos estariam se sentindo? Como você acha que tudo aquilo estaria mexendo com suas almas? 
O que vejo neste texto é uma reação absolutamente controlada pelo próprio Espírito. A Igreja não se tornou um poço de vaidades, porque a obra no Espírito jamais faz isto. A igreja não se tornou eufórica e megalomaníaca. Mas o resultado é uma profunda serenidade e seriedade com o momento. A sobriedade do discurso de Pedro e postura da Igreja nos dão a convicção de que a obra do Espírito é singular e transformadora, a ponto de ser controladora dos corações, gerando o resultado mais sublime possível: a glória de Deus. 
O que vejo neste texto, meus amados irmãos, é uma sobriedade madura e não relutante, nem hesitante. Uma igreja disposta a enfrentar estruturas contrárias com a maturidade dos que sabem realmente discernir o momento que vivem, medindo claramente qual é a força do seu agir e importância do equilíbrio, pois sua tarefa é espalhar um reino glorioso, real e absoluto que salva vidas. Não se trata de defender a sua honra, mas de anunciar a verdade aos homens. A ousadia desta igreja proclamadora, que exorta o mundo é nascida de sua consciência clara do chamado e do Deus que a enviara para uma tarefa. 
Quero convidar a Igreja Presbiteriana do Tatuapé e a todos os irmãos, tementes a Deus, que conosco estão neste culto, a pensarmos com toda a seriedade sobre o que realmente é ser igreja e qual o verdadeiro propósito do nosso chamado para a fé. Quero convidar a todos os irmãos, membros da igreja, nossos visitantes e todos os que se compreendem em uma relação com Deus e querem agradá-lo a pensarmos sem hesitação sobre o quanto ainda precisamos nos empenhar por essa obra e dispor mais de nós mesmos, confiando no Deus que está ao nosso lado e nos dando os meios e condições para fazermos diferença neste mundo.

A Ousadia Para Cumprir o Chamado é Fruto de Uma Equilibrada Consciência de Si Mesmo Como Parte e Instrumento do Plano de Deus Para a Salvação de Almas

Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai para as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia. Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão. Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra; sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Atos 2.14-21).

Então, se levantou Pedro com os onze – meus irmãos, como de costume, Pedro está à frente do grupo. No entanto, Lucas faz questão de mostrar essa unidade entre os apóstolos. Ele está nos mostrando que este momento não era apenas o resultado da vontade de um indivíduo, mas de uma IGREJA. O que temos em vista é que a IGREJA compreendia, neste momento, que não eles não eram mais apenas pessoas em separado, mas um CORPO, uma unidade que deveria se erguer em coletividade para caminhar neste mundo, para o qual, agora, sabiam que estavam prontos para servir a Deus e empoderados pelo Espírito Santo de Deus. Esse senso de coletividade era parte da OUSADIA da IGREJA QUE DESEJAMOS ABORDAR AQUI. 
E, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai para as minhas palavras – Pedro assume a postura de advertência e o faz com ousadia. Aquela igreja um tanto acuada depois da ressurreição, os discípulos aparentemente temerosos que Marcos relatara, ou mesmo o Pedro que se intimidou diante da identificação de uma criada no dia do aprisionamento de Jesus, agora, não está mais na defensiva, ao contrário, ela se compreendeu como a ferramenta do Reino e se percebeu usada por Deus. 
Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia. Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel - Este sermão de Pedro não é uma defesa da honra da Igreja, mas uma defesa do Evangelho, da boa nova que está sendo anunciada, por obra do Espírito Santo. Note que é exatamente este o movimento que Pedro faz com a Palavra que toma e anuncia. Ele está dizendo que este acontecimento não é simplesmente o resultado de uma ação humana, mas o resultado da presença do Espírito Santo de Deus entre os homens. 
E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos – o argumento de Pedro é que havia um claro sinal desta presença entre eles e todos eram capazes de perceber. Muito interessante este fato: o sinal fora marcante o suficiente para chamar a atenção da cidade de Jerusalém, mas a Igreja precisou pregar para explicar o sinal. A Igreja anunciando a verdade aos homens: a PALAVRA DE DEUS ordenando e explicando a ORDEM DA REALIDADE, isto é o EVANGELHO. E A IGREJA ESTÁ SENDO USADA POR DEUS PARA FAZER ISTO. 
Notem irmãos, a OUSADIA DA IGREJA aqui, que se levanta para EXORTAR A CIDADE DE JERUSALÉM, vem de uma profunda convicção de que Deus a está usando, por meio do seu Espírito para cumprir a sua vontade e trazer ao MUNDO A BOA NOVA DA SALVAÇÃO DAS ALMAS. 

 A Ousadia Para Cumprir o Chamado é Fruto de Uma Equilibrada Consciência do Significado Poderoso da Ressurreição de Cristo

Varões Israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis; sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos; ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível que fosse ele retido por ela. Porque a respeito dele diz Davi: Diante de mim via sempre o SENHOR, porque está à minha direita, para que eu não seja abalado. Por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; além disso, também a minha própria carne repousará em esperança, porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirá que o teu Santo veja corrupção. Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, encher-me-ás de alegria na tua presença. Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono, prevendo, isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção. A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois, destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvís. Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara: Disse o Senhor, ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés (Atos 2.22-35).

Claro que não temos tempo em uma mensagem para explorar a riqueza profunda desta pregação de Pedro em seus detalhes tão especiais. Vamos pensar no momento em si e na ousadia com que os apóstolos, aqui através de Pedro, enfrentam a Casa de Israel para lhes acusar o pecado e lhes fazer perceber a VERDADE SOBRE JESUS CRISTO.
Varões Israelitas, atendei a estas palavras – Pedro, novamente, os convoca veemente a ouvir a Palavra que será anunciada. Sem restrições, timidez, sem hesitar, ele os convoca a encarar a verdade sobre Jesus, o poder de Deus e as Escrituras. O tema do que irá falar é o poder de Deus em ressuscitar Jesus e o poderoso significado da ressurreição, que elevou Jesus à destra do Pai e a prova seria o próprio derramamento do Espírito. 
Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis – Eles estavam discutindo entre si a respeito dos GAliléus e Pedro, então, lhes apresenta o CARPINTEIRO DE NAZARÉ. Homem que foi aprovado por Deus diante deles e que eles permitiram ser crucificado pela mão dos romanos. Ele tinham de ser acusados em seus pecados e no fato de não terem dado ouvidos ao que Deus lhes falava através dos milagres, prodígios e sinais, além da própria mensagem de Jesus. Como vós sabeis – é uma acusação formal contra as suas consciências. Vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos - Eles sabiam que não podiam permanecer tranquilos, diante do grave erro que cometeram. Veja a ousadia da Igreja, que acredita no PODER DE DEUS PARA RESSUSCITAR JESUS. 
Ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte porquanto não era possível que fosse ele retido por ela – A ressurreição de Cristo e o Cristo ressurreto será a mensagem que a Igreja Primitiva trouxe ao mundo. O poder da ressurreição é um encorajamento e o motivo desta igreja estar tão disposta a enfrentar o mundo para anunciar a Cristo e o seu reino, o EVANGELHO DO REINO. 
Porque a respeito dele diz Davi – A base que Pedro tomará para enfatizar o seu ponto é um raciocínio a partir dos Salmos de Davi. No primeiro momento, ele cita o Salmo 16.8-11, onde Davi fala de forma messiânica à respeito da morte e da ressurreição.
Diante de mim via sempre o SENHOR, porque está à minha direita, para que eu não seja abalado. Por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; além disso, também a minha própria carne repousará em esperança, porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirá que o teu Santo veja corrupção. Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, encher-me-ás de alegria na tua presença. 
Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje – Pedro usa um argumento simples: se Davi morreu e o seu túmulo está entre nós, sobre quem ele estava falando? 
Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono, prevendo, isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção – Pedro aponta para uma conclusão simples e direta: Davi estava falando de Jesus, o seu descendente. Meus irmãos, uma afirmação desta natureza provém de um coração absolutamente CONVICTO DO GLORIOSO SIGNIFICADO DA RESSURREIÇÃO. Notem que Pedro está sendo conduzido pelo Espírito e levando os seus compatriotas e os demais presentes naquela ocasião a refletirem sobre o poder de Deus, agindo na história propondo UM NOVO REINO, o reino do FILHO DE DAVI. 
A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois, destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvís – Pedro retoma o tom ousado de fazê-los perceber o que fizeram, negando a Jesus, pois estavam, resistindo a Deus. E Pedro vai usar um argumento lógico, ligando os pontos do seu SErmão: o Salmo, torna ainda mais claro, quando pensado à luz da profecia de Joel e do acontecimento que eles presenciam do falar em línguas que eles não podiam negar. O que está acontecendo agora é só um desdobramento desta verdade gloriosa DO EFEITO DA RESSURREIÇÃO. 
Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara: Disse o Senhor, ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés – Pedro, então, sepulta qualquer controvérsia, mostrando ousadia ao lembrar que o próprio Davi, em seu Salmo 110.1, já havia falado sobre este assentar à destra de Deus de um SENHOR, que era seu SENHOR.   
O apóstolo Paulo nos alertou para o fato de que devemos crer na mensagem da RESSURREIÇÃO, porque ela é o ponto de SIGNIFICADO DA NOSSA FÉ, sem ela NOSSA FÉ É VÃ. No entanto, devemos ir além: A RESSURREIÇÃO É O FATO DA HISTÓRIA QUE TORNA A REALIDADE ATUAL O REINADO DE CRISTO E DEVE, DE FATO NOS MOVER E NOS TIRAR A INÉRCIA. 
Este reino que proclamamos é construído no PODER DA RESSURREIÇÃO E ESSA É A NOSSA MENSAGEM.

A Ousadia Para Cumprir o Chamado é Fruto de 
Uma Equilibrada Consciência do Necessidade do Arrependimento e da Rendição a Cristo

Esteja absolutamente certa, pois toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez SENHOR e CRISTO (Atos 2.36). 
Não preciso dizer muito para mostrar que a IGREJA DE CRISTO ESTÁ CUMPRINDO OUSADAMENTE A SUA TAREFA DE TESTEMUNHAR AO MUNDO QUE CRISTO É SENHOR. As palavras de Jesus antes de ir aos céus foi: TODA A AUTORIDADE ME FOI DADA NO CÉUS E NA TERRA. Pedro apenas demonstra neste sermão que este é o ponto central de tudo o que devemos pensar sobre a vida e a realidade. 
Esteja absolutamente certa – Pedro os convoca a refletir e ousadamente lhes proclama a VERDADE DA RESSURREIÇÃO e ASCENSÃO de Cristo como um resultado da vontade de Deus, do que eles não poderiam fugir nem um segundo sequer. Por isso, essa palavra lhes compromete com a VERDADE, em aceitá-la ou rejeitá-la. 
Toda a casa de Israel – Pedro não está se dirigindo a um pequeno grupo, ou a qualquer grupo em particular, mas a todos quantos fazem parte daqueles que rejeitaram a Palavra de Deus, rejeitando Cristo. O EVANGELHO É UMA MENSAGEM QUE TODAS AS CONSCIÊNCIAS TERÃO DE ENFRENTAR. 
A este Jesus – Pedro se foca no Jesus, o homem da história, que viveu, morreu e ressuscitou entre os homens. Que andou pelas estradas da Palestina, que comeu e bebeu com eles, que lhes pregou a MENSAGEM DE DEUS, que ensinou à beira mar, que deu vistas à cegos, fez paralíticos andarem e ressuscitou mortos, este Jesus é um termo histórico, portanto, ninguém tem o direito de colocá-lo na prateleira apenas das ideias, mas é preciso levá-lo para a mesa dos fatos, que você tem de encarar se ainda não o fez.  
Que vós crucificastes – todos precisamos encarar, se ainda não fizemos e se já o fizemos precisamos revisitar nossa memória, sobre o fato de que a morte dele tem a ver conosco e com o nosso pecado, com a nossa frieza na fé. Certamente, Pedro sabia muito bem o que significava isto, porque, quando ele foi preso, Pedro fugiu. 
Deus o fez Senhor e Cristo -  Ele é o SENHOR, o FILHO DE DEUS, o CRISTO, O SALVADOR DO MUNDO, O UNGIDO DO SENHOR. Em outras palavras, Pedro está dizendo que ninguém pode fugir dele, ou simplesmente, desconsiderá-lo. Precisamos sim, nos posicionar diante do fato de que o SENHOR DE TODAS AS COISAS é aquele que Deus ESCOLHEU (O UNGIDO) PARA ser o nosso Salvador. Você não pode permanecer sem considerá-lo. 
A IGREJA É OUSADA PARA CUMPRIR A SUA MISSÃO QUANDO COMPREENDE A NECESSIDADE DO ARREPENDIMENTO E A RENDIÇÃO COMPLETA A CRISTO. A começar em nossa disposição de servi-lo, amá-lo, honrá-lo.

CONCLUSÃO
Claro que uma mensagem como esta de Atos 2.14-36 é uma bofetada na Igreja que sequer se empenha em dedicar algum tempo para o Senhor no seu dia a dia, quanto mais enfrentar o mundo para anunciar o Reino... O que foi que aconteceu para que perdêssemos a ousadia e nos tornássemos tão amoldados ao mundo, como se o único reino que importasse estivesse aqui na terra?
Irmãos queridos, membros e visitantes da IP TAtuapé, às vezes, nos vemos mais capazes de defender questões políticas deste mundo com mais ousadia; ou mesmo de lutas denominacionais; que enfrentar o mundo com a PREGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO. 
Nos importamos com coisas pequenas que acontecem em nosso meio e não mexemos nem um dedo para participar a SALVAÇÃO DOS HOMENS E MULEHRES QUE PRECISAM CONHECER O PODER DA RESSURREIÇÃO, E O SIGNIFICADO DO ARREPENDIMENTO. 
Quero convidá-los a não se deixarem enfraquecer nesta jornada – MUITO CUIDDO COM O COMODISMO. Não se permita, simplesmente esquecer de Cristo. A IGREJA PRECISA LEMBRAR QUE ELA É QUEM TEM A CHAVE DO REINO, A PREGAÇÃO DA PALAVRA E A VIDA QUE ABRE AS PORTAS DO REINO PARA ESTE MUNDO. 
A Igreja e sua vida foi salva para que você agora esteja pronto para levar a mensagem da ressurreição, a mesma que alcançou a sua vida, para outros que ainda jazem na sombra da morte. 
TEMOS UM SENHOR NO TRONO E ELE NOS TEM SOB AS SUAS ORDENS. Não deixemos de OUSADAMENTE SERVI-LO NESTE MUNDO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!