Princípios Fundamentais da Vida de Um Homem Que Anda Com Deus
Enoque não era um ser humano dotado de poderes sobrenaturais. Enoque tinha apenas um senso muito claro da presença e importância de Deus na sua vida. A frase do verso 24 é muito curta para definir a biografia de um homem, mas o suficiente para dizer algo a respeito de uma pessoa que encontrou o melhor desta vida e que alcançou o mais elevado privilégio que se pode dar a um ser humano: ser tomado por Deus para estar com Ele.
Vivemos em um tempo de pouco comprometimento com as causas divinas. Na verdade, em geral, os homens, mesmo os cristãos convictos, se distraem com o mundo ao seu redor e não se deixam absorver pela necessidade de desfrutar da Glória de Deus.
Aqueles poucos que conseguirem abstrair a realidade de Deus e de sua glória, aplicando-a a cada centímetro de sua extensão existencial, marcarão esse mundo de uma maneira diferente. Na verdade, ganhamos a nossa nova vida de Deus, pois por ele fomos feitos seus filhos. Não obstante, no que tange ao andar humano, parece em contrapartida do nosso novo nascimento, devemos dar a nossa vida a Deus. Isso só acontece quando nossa afeição por nosso Pai é verdadeira e se aprofunda.
Foco da Nossa Condição Decaída
Estimular o crente a uma vida mais voltada para Deus. Confirmar a necessidade de que nos tornemos pessoas distintas de nossa própria geração e mostrar aos crentes que é possível ser mais que um filho do Reino, é possível andar com Deus.
Introdução
A história de Enoque é introduzida exatamente como a história de qualquer um dos outros descendentes de Sete, filho de Adão. Ou seja, ela não apresenta nenhuma variante no seu início, nem parece ser imposta com a necessidade de ser considerada invulgar. A Bíblia simplesmente nos informa, no verso 18, que Jerede gerou a Enoque, quando tinha 162 anos.
Uma pergunta que me faço ainda hoje é, sendo a história da vida de Enoque uma das duas únicas em toda a Escritura a falar de um homem que não passou pelo aguilhão da morte, o outro foi Elias, por que tão poucas linhas são destinadas à biografia de uma vida tão extraordinária?
Particularmente, sinto a necessidade de encontrar algumas respostas para essa questão, mas confesso que ainda não tenho como satisfazer minha inquietação nesse sentido.
O próprio Moisés, autor do pentateuco não dá tanto destaque ao patriarca antidiluviano, senão descrever sua biografia de maneira diferente da dos demais de sua ascendência e descendência até Noé. Possivelmente, comecemos a nossa resposta aqui.
A Vida de Um Homem Que Anda Com Deus Não se Baseia em Nenhum Mérito Pessoal de Origem ou Realizações Humanas
O contexto da História de Enoque não nos mostra um homem com grandiosas realizações pessoais. Somos capazes de ler nas pequenas biografias das "toledotes" (genealogia) iniciais alguns homens que se destacaram por seus feitos incomuns.
Dentre os filhos de Caim, por exemplo, temos a anotação a respeito de Jabal, Jubal e Tubalcaim (cap.4.20 a 22). O nascimento do primeiro filho de Sete, Enos, é anotado com o destaque especial da "Invocação do Nome de Deus" (Cap.4.26). Mas quanto ao mais, não existiu nenhuma menção especial a alguma atitude particular de Enoque. Talvez, seja uma particular característica desse quinto capítulo de Gênesis, omitir os feitos pessoais dos filhos de Sete, mas parece que a única explicação possível era que, todos eles não tinham feito nada em sua vivência, que merecesse um destaque maior que "ser da família que invocava o nome do Senhor".
Mesmo assim, você poderá notar que o que torna um homem capaz de se distinguir dentre os de sua geração e andar com Deus não é sua capacidade invulgar de realizar algum grande e marcante feito.
Dentro desse ponto, quero destacar aquilo que já comentei, ou seja, a história de Enoque é introduzida na genealogia como qualquer uma outra. Ele não foi concebido de uma maneira distinta dos demais, disso apenas se menciona que o seu pai foi Jerede e que ele teve outros irmãos e irmãs, exatamente com os seus ascendentes.
Os Fundamentos da Vida de Um Homem Que Anda Com Deus não estão estabelecidos em seus próprios atos gloriosos, não é isso que garante que um homem de fato anda com Deus ou sequer esteve com Ele por um instante.
Não estou dizendo que homens que façam grandes coisas não possam andar com Deus. Eu estaria contrariando o que a própria Palavra diz, por exemplo acerca de NOé, pois dele também afirma a Escritura: Noé andava com Deus (Cap.6.9). E este NOé, neto de Enoque, marcou a história como sendo o homem da obediência prolongada a Deus, distintos de seus contemporâneos. Ele foi o escolhido de Deus para a salvação da humanidade, quando Deus julgou a terra por causa da crescente pecaminosidade do homem.
Na verdade, Noé andava com Deus, antes mesmo de construir a Arca. E a construção da arca não foi o seu mérito pessoal, mas a sua tarefa nessa vida. Homens que andam com Deus não fundamentam a sua vida com Deus em suas realizações pessoais, mas em Deus.
A Vida de Um Homem Que Anda Com Deus é Fundamentada no Desejo de Agradar a Deus
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus - é assim que o escritor aplica o ensino que a vida de Enoque deixou: devemos viver e agradar a Deus, Esse é o fundamento básico da vida de quem anda com Deus: viver para agradar a Deus.
Existem muitíssimo textos bíblicos que pontuam sobre essa premissa, direta e indiretamente. Em 1 Tessalonicenses 4.1, esse é justamente o propósito do apóstolo Paulo quanto aos ensinos que passa aos crentes de Tessalônica.
Enoque andou com Deus e o devemos descobrir que para isso, ele esteve sua vida toda interessado no que Deus achava dele. Você pensa assim?
Quando você decidir que viverá realmente para a Glória de Deus, desejo que se lembre desses conceitos: nada do que vier a fazer o fará por sua própria capacitação, não busque os seus méritos nessa empreitada, pois você não os encontrará. Também lembre-se de que ninguém viverá para a Glória de Deus se o fizer apenas em alguns momentos da vida. Ao contrário, quando você decidir que irá viver assim, deverá fazer uma aliança com seus olhos, com suas mãos, com seus pés e com seus pensamentos, de que se inclinará a fazer sempre, o tempo todo, somente aquilo que agrada a Deus. Este é o conceito que desejo que você se lembre a seguir, ou seja, que tudo o que você fizer tem um único objetivo: a Glória de Deus. Por fim, desejo que você busque entregar-se a Deus e nEle confiar o destino final de sua vida. Não busque o sucesso dos homens, mas busque ser bem-aventurado para com Deus.
Aplicação
Creio que tem chegado o tempo em que os crentes brasileiros poderiam compreender melhor o evangelho e a proposta do Reino de Jesus Cristo. Acho que poderíamos nos disciplinar para essa nova perspectiva, renunciando o materialismo e o egocentrismo do qual temos sido feito cativos.
A Reforma que precisamos hoje, talvez não esteja tanto nas doutrinas, embora muitas doutrinas espúrias tenham invadido o meio evangélico, para mim, a Reforma de que mais necessitamos tem a ver com o caráter e o propósito do nosso cristianismo.
Infelizmente, em nossas igrejas temos nos preocupado fundamentalmente com o número de membros e a necessidade de ver essa membresia crescer. Outra preocupação que tem ocupado quase todo espaço da nossa preocupação é o crescimento material de nossas congregações. Nos esforçamos pelos projetos de construção, reforma, aquisição de imóveis e aumento do caixa.
Não estou dizendo que essas não sejam preocupações legítimas, que não devamos nos ocupar com elas. O que penso ser o problema é que essas coisas estejam ocupando toda a nossa preocupação e nos esqueçamos de que Deus está promovendo a redenção das pessoas e não dos prédios, que a grande preocupação do Senhor é em ter a fidelidade do seu povo e não a quantidade de membros da igreja.
O ministério pastoral, assim como o próprio compromisso eclesiástico de cada membro da igreja, deve ter como foco a nosso andar com Deus e o desenvolvimento de um tipo de cristão por excelência, que é capaz de viver para Deus e tendo prioridade no Reino de Cristo em sua vida.
Acho que o mundo já se cansou da igreja sem verdadeira piedade. Ela se tornou em mais uma parte da sociedade e deixou de ser um lugar onde as sandálias são retiradas, por se tratar de solo santo.
Vivemos em um tempo de pouco comprometimento com as causas divinas. Na verdade, em geral, os homens, mesmo os cristãos convictos, se distraem com o mundo ao seu redor e não se deixam absorver pela necessidade de desfrutar da Glória de Deus.
Aqueles poucos que conseguirem abstrair a realidade de Deus e de sua glória, aplicando-a a cada centímetro de sua extensão existencial, marcarão esse mundo de uma maneira diferente. Na verdade, ganhamos a nossa nova vida de Deus, pois por ele fomos feitos seus filhos. Não obstante, no que tange ao andar humano, parece em contrapartida do nosso novo nascimento, devemos dar a nossa vida a Deus. Isso só acontece quando nossa afeição por nosso Pai é verdadeira e se aprofunda.
Foco da Nossa Condição Decaída
Estimular o crente a uma vida mais voltada para Deus. Confirmar a necessidade de que nos tornemos pessoas distintas de nossa própria geração e mostrar aos crentes que é possível ser mais que um filho do Reino, é possível andar com Deus.
Introdução
A história de Enoque é introduzida exatamente como a história de qualquer um dos outros descendentes de Sete, filho de Adão. Ou seja, ela não apresenta nenhuma variante no seu início, nem parece ser imposta com a necessidade de ser considerada invulgar. A Bíblia simplesmente nos informa, no verso 18, que Jerede gerou a Enoque, quando tinha 162 anos.
Uma pergunta que me faço ainda hoje é, sendo a história da vida de Enoque uma das duas únicas em toda a Escritura a falar de um homem que não passou pelo aguilhão da morte, o outro foi Elias, por que tão poucas linhas são destinadas à biografia de uma vida tão extraordinária?
Particularmente, sinto a necessidade de encontrar algumas respostas para essa questão, mas confesso que ainda não tenho como satisfazer minha inquietação nesse sentido.
O próprio Moisés, autor do pentateuco não dá tanto destaque ao patriarca antidiluviano, senão descrever sua biografia de maneira diferente da dos demais de sua ascendência e descendência até Noé. Possivelmente, comecemos a nossa resposta aqui.
A Vida de Um Homem Que Anda Com Deus Não se Baseia em Nenhum Mérito Pessoal de Origem ou Realizações Humanas
O contexto da História de Enoque não nos mostra um homem com grandiosas realizações pessoais. Somos capazes de ler nas pequenas biografias das "toledotes" (genealogia) iniciais alguns homens que se destacaram por seus feitos incomuns.
Dentre os filhos de Caim, por exemplo, temos a anotação a respeito de Jabal, Jubal e Tubalcaim (cap.4.20 a 22). O nascimento do primeiro filho de Sete, Enos, é anotado com o destaque especial da "Invocação do Nome de Deus" (Cap.4.26). Mas quanto ao mais, não existiu nenhuma menção especial a alguma atitude particular de Enoque. Talvez, seja uma particular característica desse quinto capítulo de Gênesis, omitir os feitos pessoais dos filhos de Sete, mas parece que a única explicação possível era que, todos eles não tinham feito nada em sua vivência, que merecesse um destaque maior que "ser da família que invocava o nome do Senhor".
Mesmo assim, você poderá notar que o que torna um homem capaz de se distinguir dentre os de sua geração e andar com Deus não é sua capacidade invulgar de realizar algum grande e marcante feito.
Dentro desse ponto, quero destacar aquilo que já comentei, ou seja, a história de Enoque é introduzida na genealogia como qualquer uma outra. Ele não foi concebido de uma maneira distinta dos demais, disso apenas se menciona que o seu pai foi Jerede e que ele teve outros irmãos e irmãs, exatamente com os seus ascendentes.
Os Fundamentos da Vida de Um Homem Que Anda Com Deus não estão estabelecidos em seus próprios atos gloriosos, não é isso que garante que um homem de fato anda com Deus ou sequer esteve com Ele por um instante.
Não estou dizendo que homens que façam grandes coisas não possam andar com Deus. Eu estaria contrariando o que a própria Palavra diz, por exemplo acerca de NOé, pois dele também afirma a Escritura: Noé andava com Deus (Cap.6.9). E este NOé, neto de Enoque, marcou a história como sendo o homem da obediência prolongada a Deus, distintos de seus contemporâneos. Ele foi o escolhido de Deus para a salvação da humanidade, quando Deus julgou a terra por causa da crescente pecaminosidade do homem.
Na verdade, Noé andava com Deus, antes mesmo de construir a Arca. E a construção da arca não foi o seu mérito pessoal, mas a sua tarefa nessa vida. Homens que andam com Deus não fundamentam a sua vida com Deus em suas realizações pessoais, mas em Deus.
A Vida de Um Homem Que Anda Com Deus Não é Limitada a Alguns Esparsos Momentos, Mas se Consolida na Constância do Seu Andar
A espiritualidade do homem moderno está cada vez mais restrita a alguns momentos com Deus. Percebemos que o nosso contato com o Senhor, muitas vezes sede lugar para outros aspectos da nossa vida, como o trabalho, o lazer e o progresso social. Sabemos que isso não é bom, sabemos que isso não combina com os desejos de Deus para a sua e para minha vida.
Quando olhamos para o texto de Gênesis sobre Enoque, apesar da nossa tradução Revista Atualizada ou mesmo a Revista Corrigida (boas versões) não procurarem destacar esse aspecto, gostaria de lhes mostrar algo no texto que foge um pouco nossa percepção.
Como em todos os outros casos, o verso 21, já introduz a personagem Metusalém (o homem de vida mais longeva registrada na Bíblia) e o faz, como todos os demais, apartir de Enoque: Enoque viveu 65 anos e gerou a Metusalém. Em seguida, no verso 22, como nos demais biografados anteriormente, temos a seguinte informação: Depois que gerou a Metusalém, viveu 300 anos e teve filhos e filhas. A distinção de Enoque é feita no início desse verso, quando diz: Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou...
Talvez fique meio escondido um fato e eu gostaria de ressaltá-lo: Enoque não andou com Deus apenas depois que gerou Metusalém, mas Enoque andava com Deus e, depois de 65 anos que andava com Deus, gerou a Metusalém e continuou vivendo com Deus, pois o verso 24, que dá conta de que a carreira terreal de Enoque foi encerrada por Deus, destacando que o patriarca andava com Deus.
Devemos aprender muito sobre isso! Devemos aprender que a expectativa de Deus conosco não é que realizemos grandes coisas para que o nosso nome fique marcado na história, nem tampouco que vivamos de alguns grandes momentos de espiritualidade. Pelo contrário, o que Deus espera é que o nosso andar seja constante.
Esse é um Princípio Fundamental da Vida de Um Homem Que Anda Com Deus: ele anda sempre.
Ter tido filhos e filhas depois de Metusalém denota que Enoque não possuía outras grandes atividades extras que o tornavam excepicional para Deus. Tampouco o viver comum do homem Enoque era diferenciado por uma constante busca de Deus. Veremos mais a frente o que era determinante para essa busca.
Ter tido filhos e filhas depois de Metusalém denota que Enoque não possuía outras grandes atividades extras que o tornavam excepicional para Deus. Tampouco o viver comum do homem Enoque era diferenciado por uma constante busca de Deus. Veremos mais a frente o que era determinante para essa busca.
Como texto sobre a vida de Enoque é curto, muito pouco detalhado sobre qualquer outro fato sobre sua vida, dependemos muito de um outro texto da Escritura para compreender melhor o que girava em torno de Enoque e o que significou os dizeres a respeito de sua vida de constância na companhia do Senhor.
Enoque é pouquíssimo citado na Bíblia. Excetuando-se duas biografias, em 1 Crônicas e Lucas, onde é citado de forma comum, como todos os demais. Temos duas citações que conferem algum conhecimento extra sobre o patriarca fora do livro de Gênesis.
A que eu destaco é a pequena carta de Judas, onde Enoque é citado como um profeta. Na verdade, Lucas está principalmente citando um livro muito usado pelos judeus, cuja autoria é atribuída a Enoque. Não posso entrar no mérito dessa autoria, particularmente, não defendo que tenha sido o próprio Enoque que o tenha escrito, mas considerando o que disse Judas, podemos notar que Enoque, nos seus 365 anos de vida terreal, esforçou-se por mostrar às pessoas ao seu redor que Deus "não se agrada" com a desobediência.
O outro texto, mais fácil de procurarmos aplicações sobre a vida de Enoque é do desconhecido escritor da Carta ao Hebreus, que diz: Pela Fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes de sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus (Hebreus 11.5). Enoque é pouquíssimo citado na Bíblia. Excetuando-se duas biografias, em 1 Crônicas e Lucas, onde é citado de forma comum, como todos os demais. Temos duas citações que conferem algum conhecimento extra sobre o patriarca fora do livro de Gênesis.
A que eu destaco é a pequena carta de Judas, onde Enoque é citado como um profeta. Na verdade, Lucas está principalmente citando um livro muito usado pelos judeus, cuja autoria é atribuída a Enoque. Não posso entrar no mérito dessa autoria, particularmente, não defendo que tenha sido o próprio Enoque que o tenha escrito, mas considerando o que disse Judas, podemos notar que Enoque, nos seus 365 anos de vida terreal, esforçou-se por mostrar às pessoas ao seu redor que Deus "não se agrada" com a desobediência.
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus - é assim que o escritor aplica o ensino que a vida de Enoque deixou: devemos viver e agradar a Deus, Esse é o fundamento básico da vida de quem anda com Deus: viver para agradar a Deus.
Existem muitíssimo textos bíblicos que pontuam sobre essa premissa, direta e indiretamente. Em 1 Tessalonicenses 4.1, esse é justamente o propósito do apóstolo Paulo quanto aos ensinos que passa aos crentes de Tessalônica.
Enoque andou com Deus e o devemos descobrir que para isso, ele esteve sua vida toda interessado no que Deus achava dele. Você pensa assim?
A Vida de Um Homem Que Anda Com Deus é Um Espetáculo Para o Mundo e Preciosa Para Deus
Muitos cristãos, ao longo da História, se notabilizaram por viver de maneira íntegra e completamente identificada com Deus. Inúmeros exemplos nos deixam um legado maravilhoso de estímulo.
Em se tratando o mês de outubro o "mês da Reforma Protestante" podemos exemplificar com nomes como John Huss, George Wycliff, Martinho Lutero, João Calvino, John Knox e tantos outros que fizeram a história da Reforma ganhar contornos de piedade e entrega cristã. Lembro-me das palavras de Calvino: "Meu coração ofereço a Ti Senhor, pronta e sinceramente".
O texto que abordamos para a mensagem desta noite nos comunica essa mesma verdade sobre a vida de quem se dispõe a andar com Deus. Pois o texto nos diz que: Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.
É verdade que o texto fala pouco sobre a vida de Enoque entre os seus. O máximo que podemos extrair do texto é que ele teve filhos e filhas, como já abordamos anteriormente, o que indica que tinha uma vida normal, como a dos outros contemporâneos.
Verdade também é que a grande diferença que se tenciona mostrar no texto é que ele viveu entre os seus de maneira ser como qualquer outro homem, entretanto, decidiu que viveria para agradar a Deus.
Caso, o texto que temos em Judas seja mesmo de um livro que conta a vida de Enoque, podemos dizer que ele viveu para Deus, mas não se esqueceu de exortar aos demais que assim o fizessem. Entretanto, ao que vemos no transcorrer da narrativa, entrando no capítulo 6, sua mensagem não fora ouvida.
A vida de Enoque era um espetáculo para os seus contemporâneos, que não se aperceberam que ali, teriam um modêlo maravilhoso de como viver e agradar a Deus, de quem se haviam afastado. Nâo obstante, preferiram seu viver vazio e não atentaram para a graça que lhes era concedida na vida daquele homem.
Às vezes, é assim que será com aqueles que procurarem viver para Deus: serão pouco valorizados, outras tantas vezes, serão perseguidos como disse o apóstolo Paulo a Timóteo. Entretanto, vidas desse calibre não precisam do reconhecimento dos homens, aos quais são colocados como espetáculo, pois, na verdade, quem lhes pesa o valor é o próprio Deus.
A vida de um homem que anda com Deus tem sempre um fim maravilhoso e é isso que nos interessa saber.
Conclusão
Aplicação
Creio que tem chegado o tempo em que os crentes brasileiros poderiam compreender melhor o evangelho e a proposta do Reino de Jesus Cristo. Acho que poderíamos nos disciplinar para essa nova perspectiva, renunciando o materialismo e o egocentrismo do qual temos sido feito cativos.
A Reforma que precisamos hoje, talvez não esteja tanto nas doutrinas, embora muitas doutrinas espúrias tenham invadido o meio evangélico, para mim, a Reforma de que mais necessitamos tem a ver com o caráter e o propósito do nosso cristianismo.
Infelizmente, em nossas igrejas temos nos preocupado fundamentalmente com o número de membros e a necessidade de ver essa membresia crescer. Outra preocupação que tem ocupado quase todo espaço da nossa preocupação é o crescimento material de nossas congregações. Nos esforçamos pelos projetos de construção, reforma, aquisição de imóveis e aumento do caixa.
Não estou dizendo que essas não sejam preocupações legítimas, que não devamos nos ocupar com elas. O que penso ser o problema é que essas coisas estejam ocupando toda a nossa preocupação e nos esqueçamos de que Deus está promovendo a redenção das pessoas e não dos prédios, que a grande preocupação do Senhor é em ter a fidelidade do seu povo e não a quantidade de membros da igreja.
O ministério pastoral, assim como o próprio compromisso eclesiástico de cada membro da igreja, deve ter como foco a nosso andar com Deus e o desenvolvimento de um tipo de cristão por excelência, que é capaz de viver para Deus e tendo prioridade no Reino de Cristo em sua vida.
Acho que o mundo já se cansou da igreja sem verdadeira piedade. Ela se tornou em mais uma parte da sociedade e deixou de ser um lugar onde as sandálias são retiradas, por se tratar de solo santo.
Este sermão foi pregado na Igreja Presbiteriana de Vila Formosa no dia 04/10/2010
ResponderExcluirEssa mesma mensagem foi revisada no final e entregue ao povo de Deus na Igreja Presbiteriana Águia de Haia no dia 30 de outubro, um culto em gratidão a Deus pela Reforma Protestante.
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