25 de janeiro de 2014

Marcos 2.1-12

Em Busca da Verdadeira Prioridade da Igreja

(Mensagem na Igreja Presbiteriana Independente de Arthur Alvim - São Paulo - por ocasião do aniversário da Igreja)

Foco da Nossa Condição Decaída

O coração humano tende a perder a teocentricidade como elemento fundamental da vida. POr isso, as circunstâncias podem gerar distrações e a nossa fé se dissipar em preocupações secundárias. Neste texto, Jesus Cristo nos dá uma lição a respeito da "prioridade da igreja" como agência proclamadora do perdão de Deus. Recuperar essa visão é uma luta constante contra a nossa própria natureza que exasperadamente nos afasta do foco.

Introdução

O homem foi para que a sua existência produzisse a glória de Deus. Não somente através da sua própria vida, mas por meio da sua ação no mundo, o homem foi capacitado a fazer tudo para que o nome de Deus fosse glorificado e sentir alegria e prazer nisto. 
O pecado injetou em nosso coração uma nova prioridade, uma mudança de paradigma existêncial e passamos a viver para outro deus, o próprio "ego". Para alimentar o "ego" o homem passou a viver para si mesmo e Deus se tornou um instrumento deste modelo de vida egocêntrico. 
No texto que temos em mãos, Marcos está propondo à igreja dos primórdios do cristianismo que não desista do elevado propósito de viver sob o governo de Cristo. A ideia de "autoridade" de Cristo, como Senhor é evidente. Sendo ele o Filho de Deus e o resgatador da humanidade, deve ser nossa prioridade nos render a ele. 
Marcos, incentiva seus leitores a não temerem as dificuldades, em particular, a grande perseguição que sofriam da parte das forças imperiais de Roma. Ele os convoca a mentalizar a Cristo e quem ele é para ser o fator de motivação.


Nossa Prioridade é a Busca do Bem Alheio

Dias, depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa. Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra. Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados (Marcos 2.1-5)
Enquanto o coração caído busca seus próprios interesses, o realinhamento do coração humano produzirá uma nova prioridade de interesses: a busca do bem alheio. O raciocínio do coração caído é que em primeiro lugar vem o meu interesse e, se possível, o interesse alheio. O raciocínio do coração redimido é que o interesse do outro é minha prioridade. O apóstolo Paulo escreveu sobre esse tema na Carta aos Filipenses:
Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros (Filipenses 2.3-4)
Quatro homens desejavam ver a Cristo. Era a sua prioridade naquele momento. Entretanto, eles tinham um amigo paralítico, que estava acamado. A única chance deste paralítico ver Jesus era se alguém o levasse. E aqueles homens não pensaram nas dificuldades que teriam para priorizar aquele amigo necessitado. 
Evidentemente o foco de Marcos é mostrar que Cristo pode alcançar qualquer pessoa. Mas era necessário que o paralítico fosse a Cristo e isto só ocorreu porque alguém priorizou o que era alheio. 
Para que priorizassem o bem do seu amigo acamado, aqueles homens superaram algumas barreiras. 

Eles priorizaram o alheio vencendo a necessidade pessoal - o texto nos diz que muita gente concorria para ver Jesus. Chegar cedo e encontrar um lugar perto ou em posição de poder ouvir Jesus poderia ser uma justificativa para priorizarem a si mesmos, mas eles venceram a necessidade pessoal para servir o seu amigo. Enquanto não diminuirmos em nosso desejo de auto-satisfação não exerceremos a verdadeira prioridade da Igreja. 

Eles priorizaram o alheio vencendo aparente obstáculos intransponíveis - Quando chegaram à casa de Jesus, havia tanta gente, que não era possível se aproximar. Eles poderiam desistir, ficar do lado de fora, voltar para casa e vir noutro dia mais cedo... No entanto, eles fizeram o que poderia ser considerado uma loucura, um ato desesperado... Eles descobriram o telhado, calcularam o lugar exato e lá foram, desceram o leito com o paralítico ao lado de Jesus. É muito fácil fazermos as coisas que estão à nossa mão, com facilidade. Recolher produtos para a cesta básica, ou realizar um programa evangelístico na Igreja. Mas estamos prontos a vencer outros obstáculos para levar Cristo a outras pessoas? 

Eles priorizaram o alheio vencendo a barreira da falta de fé - O verso 5, nos informa que Jesus observou aquele momento de uma maneira diferente de todos os demais. Talvez, as pessoas estivessem pensando: que loucura! O que está acontecendo? Quem pensam que são? Mas, Jesus, diz o texto: observou a fé: "vendo-lhes a fé..." . O que de fato motivava aqueles homens em sua desesperada busca pelo seu amigo? Eles tinham fé! Eles sabiam que aquele homem precisava de Jesus e, então, se esforçaram por levá-lo a ele. Todos eles confiavam em Cristo e sua fé os motivou a vencer tudo. 

Quando a Igreja realmente tiver verdadeira fé no seu Cristo. Quando ela desenvolver um senso de prioridade da pregação do evangelho para as ovelhas perdidas de Israel. Ela cumprirá a sua missão, ela viverá segundo sua prioridade. 

Nossa Prioridade é Buscar a Libertação dos Homens Perdidos

Filho, os teus pecados estão perdoados. Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu coração: Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que é Deus? E Jesus, percebendo logo por seu espirito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Porque arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados - disse ao paralítico: eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para a tua casa (Marcos 2.5-11).

O fato de vivermos em uma sociedade que priorizou o egocentrismo e fez do "hedonismo" e seus derivados o seu ídolo máximo, influenciou a Igreja evangélica, que passou a pensar nos desejos do coração caído como a sua prioridade. 
Igrejas com programas de culto lúdico, cada vez mais centradas na busca da felicidade humana em padrões determinados pelo próprio homem; mensagens baseadas no psicologismo, na auto ajuda, na teologia da prosperidade. 
Na busca de relevância para este mundo, nos desviamos de nossa verdadeira prioridade. Não viemos para servir como uma casa de espetáculos da religião, ou do bem estar para este mundo. A igreja foi chamada para uma tarefa de luta contra a força anti-teocêntrica do pecado. 
No texto, o que vemos é um exemplo desta infeliz distorção do valor da verdadeira religião. Paulo nos disse que  um dos problemas dos crentes judeus era sua ênfase na busca de sinais. 
Porque tanto judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria dos Deus (1 Coríntios 1.22-24). 
Os judeus que estavam reunidos na casa de Jesus tinham a grande oportunidade de aprender preciosidades sobre o Reino, sobre a vida e todo o desejo do Pai para as suas vidas e estavam ali. Entretanto, eles não perceberam a verdadeira prioridade de Cristo no mundo: redimi-los do pecado. 
Paulo dizia o mesmo, eles priorizavam os milagres, os gregos a sabedoria, mas a prioridade da pregação do Evangelho é apresentar a cruz de Cristo e o perdão que dela emana. 
Caros irmãos, podemos nos envolver em muitas tarefas neste mundo. Podemos ter escolas, hospitais, atendimento social, psicológico etc... Mas todas essas tarefas não podem substituir a necessidade que temos de priorizar a mensagem que anuncia a todos que Deus, em Cristo está reconciliando consigo o mundo. 
Jesus deixou clara essa intencionalidade, quando disse: "para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados - disse ao paralítico: Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para a tua casa". Meus irmãos, Jesus deixou claro o propósito dos seus milagres: anunciar que Deus enviara o seu Filho para cumprir o propósito eterno de salvar homens do seu pecado. 
O quê? Nossa geração não gosta de ouvir falar sobre os seus pecados? Vamos perder público? Vamos atingir poucas pessoas? Será que a melhor maneira de avisar a todos a respeito de uma perigosa tempestade que está se aproximando é falando para eles sobre as propriedades maravilhosas da água? 
Se homens não nos virem preocupados com a salvação eterna deles, não entenderão o que é o evangelho e para que serve a Igreja. Se eles acharem apenas que a Igreja é importante para o equilíbrio social, familiar, psicológico, não buscarão a DEus arrependidos de seus pecados. 
Nossa prioridade máxima é anunciar aos homens que é necessário se arrepender dos pecados hoje e buscar a Deus. Esse senso de urgência na busca do perdão de Deus permeia o Evangelho de Marcos e as Escrituras, em particular o Novo Testamento. 

Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: o tempo está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho (Marcos 1.15). 
Então, saindo eles, pregavam ao povo que se arrependesse; expeliam demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo-os com óleo (Marcos 6.12-13). 
Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis como Deus. E, nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus, porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação (2 Coríntios 5.18 a 6.2). 
Está claro nas Escrituras que não estamos aqui porque o mundo é lindo e maravilhoso e o ser humano é admirável. Estamos aqui porque o pecado condena o homem e o aprisiona. Estamos aqui para proclamar a libertação que há no sangue de Jesus e que não há outro caminho. Não viemos para construir prédios, ou competir com outros grupos religiosos, viemos em nome de Cristo clamar aos homens que se reconciliem com Deus, esse é o nosso verdadeiro ministério.

Nossa Prioridade é a Busca da Glória de Deus

Entrão, els se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim! (Marcos 2.12)
A pregação do arrependimento não é um fim em si mesmo. O que é arrepender-se? E por que é importante? 
O problema humano é a sua busca cega pela auto-glorificação. A busca do próprio prazer ou interesses, nada mais é que a progressão do pecado original, aquele em que Adão tomou do fruto porque desejou assumir o papel de Deus, e dizer para si mesmo o que é o bem e o mal. O homem mudou a plataforma de sua criação original. Ele tinha sido criado para glorificar a Deus em tudo, quer na sua existência, como através de tudo o que viesse a realizar. Entretanto, como nos dias da torre de Babel, o homem buscou servir a si mesmo: "...tornemos célebre o nosso nome" (Genesis 11.4).
Arrepender-se é voltar-se para Deus. Arrepender-se é admitir que Ele é a sua prioridade e que você existe para Ele. Arrepender-se é negar-se a si mesmo e buscar a Deus. Arrepender-se é aceitar que Ele é digno de toda glória. 
O texto encerra esta perícope com o resultado daquele milagre e do seu ensino. Jesus propõe uma nova maneira de Marcos nos conduz a atenção para o alto. Não se trata mais do que aconteceu com o paralítico, mas daquele que tem autoridade para perdoar pecados. 
Acredito que muitos apenas se admiraram do milagre, pois jamais teriam visto algo parecido. Mas, com certeza, estava entre eles o homem que tinha autoridade para nos conduzir de volta a Deus. 
Dar glória a Deus é resultado de uma mente capaz de discernir a sua grandeza. O texto diz o seguinte: 

A ponto de se admirarem - O verbo "ecsistemi" (admirar) no texto é colocado na forma passiva. Foram conduzidos à admirarem, ou se maravilharem. Deus abre a mente do homem a perceber sua grandeza, isso é o arrependimento, isso é o que a liberdade do pecado produz. 
Enquanto o homem vive sob o domínio do pecado, sua mente fica em trevas, ele não pode contemplar ou discernir o seu caminho. Mas, quando Deus nos liberta, ele nos conduz para ele. 
Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi precisamente para este fim que Cristo morreu e ressurgiu; para ser Senhor tanto de mortos como de vivos (Romanos 14.7-9). 
A glória de Deus é a nossa prioridade, mas é resultado dela também. Quando nos engajamos na busca da prioridade verdadeira da Igreja, Ele é glorificado, porque os pecadores se encontram com Jesus, ele perdoa os seus pecados e a nova dos crentes produz a glória de Deus. 
Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus (Mateus 5.16). 
Precisamos de uma igreja que enxergue com maturidade o fato de que está neste mundo para conduzir todas as coisas na direção de que Deus seja glorificado em tudo. 


Conclusão

Uma inversão de valores e prioridades tem sido o grande mau da ação da igreja neste mundo. Cada vez mais, nos dedicamos à causa de construir reinos pessoais e deixamos de lado nossa ligação vital com o Filho de Deus que deu a vida por nós. 
Nos dias de Marcos, a igreja se via atônita, pois o mundo que a cercava estava contra a sua causa e tornaram difíceis a sua caminhada na terra. Marcos percebe a necessidade de provocar na Igreja uma reestruturação de suas prioridades. 
Hoje pudemos ver três aspectos que nos ajudam a pensar sobre a verdadeira prioridade da Igreja. Priorizar o serviço aos outros; Priorizar a salvação dos perdidos; Priorizar a glória de Deus. 
Desejo que esta querida igreja entenda essa mensagem e se motive a buscar essa prioridade na sagrada Escritura. 

Buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6.33)



.
 
 


quanto o coração caído busca seus próprios interesses, o realinhamento do coração humano produzirá uma nova prioridade de interesses: a busca do bem alheio. O 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!