26 de outubro de 2014

Daniel 5.13-31


Quando Deus Pesa Nossas Ações
Daniel 5.13-31


Introdução
A profecia de Daniel se passa no território da Babilônia, onde o profeta de Deus vê uma sucessão de reinos: Nabucodonosor, Belsazar, Dario e depois a própria profecia da queda do Império Medo Persa e do próprio Império Grego, seu sucessor.
Esta grande profecia nos conta que o Reino realmente pertence ao Deus Eterno, o  qual  está preparando o seu reino final, sobre o qual, Daniel é convidado a esperar, descansando o seu coração naquelas promessas do Senhor.
As lições desta grande profecia estão ligadas ao reconhecimento final que todos os homens devem dar a Deus e o modo como todos devem se submeter ao seu governo.
Na passagem que temos diante de nós, vemos o arrogante rei Belsazar, filho de Nabucodonosor. Ele promove um banquete e para tal trás os utensílios de prata e ouro que seu pai havia trazido de Jerusalém, quando derribou o Templo do Senhor. Sua arrogância diante de Deus foi ao extremo, quando ofereceu louvores aos seus deuses, usando  estes santos utensílios do Templo.
A ira de Deus se ascendeu contra Belsazar e, então, um tormentoso acontecimento tomou lugar em meio ao banquete,, uma mão, como de homem, escreveu na parede o vaticínio que somente Daniel foi capaz de interpretar.
MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM - Pesado foste e achado em falta. Diante de um Deus soberano, o que fazer quando ele nos mostra que fomos achados em falta, como devemos agir quando Deus pesa as nossas ações?  

Quando Deus Pesa Nossas Ações Devemos Considerar Que Nossas Forças Não Podem Nos Salvar

A Palavra de Deus é clara aos nos exortar a não confiar em nossa própria força. Israel foi muitas e muitas vees advertido contra sua arrogante confiança em seus planos e forças:
Maldito o homem confia no homem e faz do seu braço carnal a sua força e aparta o seu coração do Senhor (Jeremias 17.5).
Este é, em geral, o erro dos grandes dominadores. Quase todos pensam que seu poder nasce em sua capacidade pessoal. Este é um erro muito comum para quase todas as classes de homens, afinal quando começamos a trilhar o nosso próprio caminho, o nosso coração se aparta do Senhor.
Belsazar deveria ter aprendido com a loucura de seu pai que existe um Deus vivo e verdadeiro, o Altíssimo:
Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo e exalço e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba (Daniel 4.37).
Mas o Rei Belsazar não podia ter um coração para se voltar a Deus, porque pensava que o seu poder é que  lhe conquistava todas as coisas. Até mesmo aquele terrível episódio da mão na parede, ele tentou contornar com sua arrogante pretensão de poder.
Acabam de ser introduzidos à minha presença os sábios e os encantadores, para lerem esta escritura e me fazerem saber a sua interpretação; mas não puderam dar a interpretação destas palavras. Eu, porém tenho ouvido dizer de ti que podes dar interpretações e solucionar casos difíceis; agora, se puderes ler esta escritura e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, terás cadeia de ouro no pescoço e serás o terceiro no meu reino (Daniel .5.15-16).
O rei  imaginou que sua riqueza seria capaz de dominar as consequências da escrita e que seria possível comprar uma previsão, quem sabe positiva, uma profecia favorável aos seus intentos.
Daniel rechaça qualquer possibilidade de manipulação  e diz ao rei que seus presentes, seu poder, sua riqueza toda de nada poderia lhe servir. Sua interpretação não era uma resposta à riqueza do Rei, mas à suprema vontade de Deus.
Os teus presentes fiquem contigo, e dá os teus prêmios a outrem; todavia, lerei ao rei a escritura e lhe farei saber a interpretação (Daniel 5.17).
Quando Deus age na direção de pesar nossas ações devemos recuar e humildemente reconhecer que não podemos lutar contra ele, não podemos intimidá-lo com o nosso poder, nem manipular a vontade do Senhor.

Quando Deus Pesa Nossas Ações Devemos Nos Lembrar Das Lições Aprendidas
Infelizmente nossa mente pode ser guiada tão fortemente por um senso egocentrado que somos capazes de impedir nosso coração de aplicar as lições que aprendemos com a nossa história com Deus.
Belsazar, mais uma vez está sendo chamado a refletir. Agora, o profeta Daniel o conduz pela história de Nabucodonosor e pede a ele que rememore as grandes lições que Deus já havia dado e que poderiam tê-lo feito um homem melhor.
Ó rei! Deus, o Altíssimo, deu a Nabucodonosor, teu pai, o reino e grandeza, glória e majestade. Por causa da grandeza que lhe deu, povos, nações e homens de todas as línguas tremiam e temiam diante dele; matava a quem queria e a quem queria deixava com vida; a quem queria exaltava e a quem queria abatia. Quando, porém, o seu coração se elevou, e o seu espírito se tornou soberbo e arrogante, foi derribado do seu trono real, e passou dele a sua glória. Foi expulso dentre os filhos dos homens, o seu coração foi feito semelhante ao dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses. Deram-lhe a comer erva como aos bois, e do orvalho do céu foi molhado o seu corpo, até que conheceu que Deus, o Altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens e a quem quer constitui sobre ele (Daniel 5.18-21).
Daniel está dizendo que um coração arrogante pode ser curado na medida em que aprende as lições que Deus lhe concede. Belsazar é confrontado com a lição que deveria ter aprendido com a história de sua família, não deveria tê-la negligenciado. Mas, o seu coração autoconfiante o levou para longe do Senhor, o seu coração se apartou de Deus. Lemos nas sagradas escrituras que a arrogância de desprezar o conhecimento de Deus é severamente punida.
De quanto mais severo castigo julgais vpos será considerado digno aquele que calvou aos pés do Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado,  ultrajou o Espírito da graça? Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo (Hebreus 10.29-31).
A Palavra de Deus e suas lições são uma pedra de salvação para todos os que o amam. Deus nos ensina com a própria vida que nos dá. Mas, infelizmente, algumas vezes, nosso coração corrupto e enganoso nos impede de lembrar as boas lições aprendidas.
Até que conheceu que Deus, o Altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens e a quem quer constitui sobre ele (Daniel 5.21c). 
Esta uma lição que muitos dos governantes dos nossos dias deveriam aprender. Hoje foi dia de eleições para a presidência do nosso pais. Não sei ainda o resultado, mas espero que Deus nos dê um governante capaz de aprender esta lição. Assim como eu espero que todo crente aprenda a mesma lição e se lembre dela quando Deus lhe propuser a balança.

Quando Deus Pesa Nossas Ações Devemos Considerar a Santidade das Suas Coisas
Entre os atributos mais preciosos de Deus, sua santidade é colocada em lugar de destaque. Por isso, a santidade de todas as coisas que dizem respeito a Ele.
O texto nos diz que o grande erro de Belsazar foi o de desprezar a santidade da casa de Deus e usar os utensílios para a adoração idólatra. Paulo, na mesma linha, falando sobre a santidade do povo de Deus condena o próprio uso do corpo sem santidade.
Fugi da impureza. Qualquer outro pecado eu uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo (1Coríntios 6.18-20).
Deus nos chamou para uma relação de santidade com Ele, uma relação de vida unida aos seus propósitos para a nossa vida. Até mesmo Nabucodonosor tinha um propósito para existir e este propósito estava escondido em Deus. Belsazar deveria ter considerado a santidade de Deus, mas não humilhou o seu coração e se colocou contra o Deus vivo.
Tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que sabias tudo isto. E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos os utensílios da casa dele perante ti, e tu, e os teus grandes, e as tuas mulheres, e as tuas concubinas bebestes vinho neles; além disto, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida e de todos os teus caminhos, a ele não glorificaste (Daniel 5.22-23).
Belsazar sabia o que devia fazer e não o fez. Ele deixou o seu coração soberbo conduzir o seu coração e com isso se posicionou contra Deus. Esse é um dos mais graves problemas do homem que se afasta do caminho do Senhor e deixa de ouvir os seus conselhos e considerar a sua santidade.
Fomos separados por Deus para viver exclusivamente para ele. Nossa vida está nas suas mãos. Por isso é muito importante que nos deixemos dominar por uma percepção clara da santidade das suas obras e de tudo o que ele propõe para a nossa vida.
Santificai-vos hoje, porque amanhã farei maravilhas no meio de vós - É assim que  Deus nos chama a viver para ele, promovendo uma intensa santidade, isto é, uma vida completamente entregue a Ele para que sejamos tomados por seu poder e possamos vencer todas as grandes batalhas.
Nenhuma escolha que não seja a santidade e que a ela não nos conduz pode ser considerada uma saída para nós.

Conclusão
Belsazar foi pesado, a sua vida foi colocada na balança, mas foi achado em falta. Foi achado em falta porque confiou demais em si mesmo e nos seu poder, foi achado em falta porque desprezou as lições aprendidas de Deus e foi achado em falta porque desprezou o viver em santidade para Deus.
Hoje somos nós que estamos diante da parede e Deus pode estar escrevendo sobre a nossa vida. O que estamos esperando para fazer uma completa revisão e nos voltarmos ao Senhor?
Há mais de um ano atrás, quando escolhi estas passagens para pregar eu pensava o que deveria ser dito sobre um texto como este. Naquela ocasião eu pensava que este texto apontava para o fato de que em dias tão injustos, Deus manifestaria a sua justiça e faria cair os maus.
Hoje, eu penso que este Deus, como disse o  escritor aos Hebreus, julga o seu povo. Este não é um texto que visa a conversão de Belsazar, mas visa o povo de Deus e a total mudança do comportamento daqueles que amam o Senhor. Deus começa a mostrar a sua justiça a partir da sua casa.
Nós é que somos chamados a nos santificar ao Senhor para que ele opere. A profecia de Daniel é uma demonstração desta ação de Deus, afinal, todos aqueles reinos passaram e somente o Reino do Senhor prevalecerá.
A profecia de Daniel termina com a esperança daqueles que se submetem ao Senhor. Assim, novamente quero terminar o sermão lembrando isto:

Mantenha o seu coração firme e caminhe a estrada da vida com Deus. Nenhum dos nossos esforços é vão, aliás, ele é bom e recompensará os seus com bem aventuranças eternas.
Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. Tu porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança (Daniel 12.12-13).

Oração
Senhor, conceda-me a sabedoria necessária para que eu ande na direção certa e tenha a minha vida entregue ao Senhor todos os dias. Proteja-me de meu próprio coração, para que jamais, eu me desvie de ti. Amém.
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!