8 de novembro de 2014

Daniel 6.14-23


Como Um Homem Pode Mostrar Amor Verdadeiro a Deus Acima de Todas as Coisas
Daniel 6.14-23

Foco da Nossa Condição Decaída
Observando a vida e as pessoas de fé. O que percebemos é que, em geral, as pessoas possuem uma grande fé no Senhor, mas o limite desta fé é alicerçado no próprio limite humano. Neste texto, seguindo o exemplo de Daniel, precisarmos aprender a escolher o  “esperar e confiar no Senhor, na salvação que nos dará”. Que seja um tempo de correção do modo como você confia em seu Deus, ou então confesse: o seu deus não é um Deus vivo!

Introdução
O seu Deus é um Deus Vivo? Você realmente confia e espera no seu Deus? Qual é o limite para a sua confiança no seu Deus? Qual é o ponto que se Ele deixar as coisas chegarem você fraquejará?
O texto que vamos ler hoje conta a história de Daniel, quando foi acusado de não obedecer às ordens do Rei Dario, pelo seu interdito real, que proibia qualquer homem, pelo prazo de 30 dias orar a qualquer deus, que não ao próprio rei.
Talvez, se você ou eu, pensássemos: somente trinta dias? Dá pra aguentar sem orar. Aliás, nem precisa de interdito  real para que alguns cristãos da atualidade fiquem sem orar? Ou ainda, eu e você poderíamos pensar o seguinte: Bem, eu sou presbiteriano, sei orar bem discretamente, ninguém vai nem perceber; vou orar debaixo do cobertor, afinal Deus ouve a oração, até a de Ana que orava só mexendo os lábios... E mesmo que eu fosse mais pentecostal, iria orar, só desta fez em silêncio, só eu e Deus.
No verso 10 do capítulo 6, o texto diz o seguinte:
Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, emcima, no seu quarto, onde havia janelas abertas da banda de Jerusalém, três vezes no dia, se punha de joelhos, e orava e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer (Daniel 6.10). 
Quando soube - lá em cima onde havia janelas - como costumava fazer - estas são expressões que descrevem que Daniel não era movido  por medo ou  por ira. Ele não se intimidou e foi orar, onde todos podiam ver e ele não o fez como um protesto, produzido por um sentimento de injustiça, ele fez como costumava fazer. Não havia negociações na fé de Daniel e não havia razões para tal, porque ele confiava e esperava no Deus Vivo.
O outro lado desta história é a atitude do Rei. Um homem que não tinha o temor de Deus e que assinou um decreto do qual ele mesmo se arrependeria mais tarde. Quando os acusadores de Daniel deram a conhecer ao Rei Dario que deveria executar Daniel, seu amigo, o texto diz que ele se lamentou por isso:
Tendo o rei ouvido estas coisas, ficou muito penalizado e determinou consigo mesmo livrar a Danie~; e, até o pôr-do-sol, se empenhou por salvá-lo (Daniel 6.11).
O poder de Dario estava limitado e ele então nada pode fazer por Daniel. Estes dois homens vão enfrentar essa situação em polos diferentes:
Dario, culpado de injustiça,, livre, mas oprimido por seus pecados. Vendo a situação chegar ao limite, apela para um pouco de fé:
Então, o rei ordenou que trouxessem a Daniel e o lançassem na cova dos leões. Disse o rei a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, que ele te livre (Daniel 6.16).
Este homem se angustiará e passará aquela noite pensando em todo o seu futuro e, quem sabe, a mágoa que carregará contra os que enganaram e contra si mesmo, pelo remorso de mandar para a cova dos leões um amigo leal, como Daniel. Ele poderia dizer, mais tarde, eu não tinha nem ideia de que isso iria acontecer, fui enganado e a Lei me obriga. Entretanto, ainda assim, aquela foi para Dario uma noite de grande sofrimento, porque ele não podia confiar e esperar na salvação de Deus como Daniel:
Então, o rei se dirigiu para o seu palácio, passou a noite em jejum e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono (Daniel 6.18).
O outro lado desta história é Daniel. O texto não mostra nenhum lamento, nenhuma palavra de reclamação ou exigências. A morte, mesmo que quase certa, não lhe parecia um dano maior que viver sem falar com seu Deus em oração. Então, é lançado na cova dos leões para experimentar o limite humano, mas não o limite de seu Deus Vivo.
A pergunta que eu faço agora para este texto não é: o que devo fazer para ganhar a libertação das minhas covas de leões pessoais? Este tipo de pergunta é de menor importância. A pergunta mais séria e importante é: COMO DEVO VIVER PARA TER A FORÇA DE MOSTRAR AO MUNDO UM AMOR TÃO VIVO AO MEU DEUS?

Para Mostrar Um Verdadeiro Amor a Deus Comece Com Estilo de Vida Contínuo Com Seu Deus
Quando caminhamos um pouco no capítulo 6, vemos que Daniel era um homem que mantinha um relacionanamento diário com Deus.
AS orações que o levaram para a prisão não eram esporádicas ou fruto de um momento, como boa parte das orações dos crentes deste século.  Daniel mantinha uma regularidade anunciada pela Palavra:
Três vezes ao dia, se punha de joelhos, orava e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer (Daniel 6.10).
Essa preciosa rotina de encontro com Deus era uma das marcas registradas de Daniel. O próprio Rei, por duas vezes, aponta este hábito de Daniel quando diz:
O teu Deus a quem continuamente serves (Dn 6.16 e 20).
Um homem que deseja mostrar um amor maior que tudo pelo seu Deus, deve primeiro passar mais tempo com ele e de contínuo deve se colocar aos pés do Senhor.
No capítulo 9, temos um dos mais maravilhosos exemplos de oração deixados nas Escrituras. É uma oração de Daniel em favor do povo de Deus. Seria interessante que todos nós aprendêssemos a orar como este homem de Deus.
Meus irmãos, quantas vezes declaramos que o Deus é o nosso tudo ou que o desejamos mais que tudo e simplesmente o trocamos por uma namorado, uma partida de futebol, ou um simples nada fazer no dia Senhor?
Infelizmente, o máximo que alguns crentes irão chegar nessa vida é à posição de Dario: O teu Deus... A quem continuamente serves...
No verso 26, depois de testemunhar a grande salvação de Deus na vida de Daniel, Dario só pode continuar dizendo: O Deus de Daniel... Infelizmente, repito, esse é o mais perto de Deus que muitos irão chegar. Alguns dirão: o Deus da minha mãe, o Deus do presbítero tal, o  Deus da Dna fulana de tal etc...
SE você deseja hoje começar a mudar a sua vida e demonstrar que tem um amor verdadeiro por Deus e que este amor está acima de tudo: COMECE A ANDAR CONTINUAMENTE COM DEUS.
Mas não repita mais esta cena:
Do de dentro um homem com o seu Deus. Preso nas mãos dos homens, diante da morte, mas na companhia do seu Deus.
Do lado de fora um homem sem Deus. Livre das mãos dos homens, seguindo sua vida, mas angustiado e sem a companhia de Deus.
Qual deles é você agora?

Para Mostrar Um Verdadeiro Amor a Deus Comece Com Estilo de Vida Santo
Mais uma vez voltando ao começo do capítulo, lemos que Daniel incomodava os outros líderes de Dario.  Ele havia colocado Daniel em uma posição privilegiada e Daniel conseguia se destacar enormentemente em tudo o que fazia.
Pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte sátrapas, que estivessem por todo o reino; e sobre eles, três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes sátrapas dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Então, o mesmo Daniel se distinguiu destes presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente, e o rei pensava em estabelece-lo sobre todo o reino (Daniel 6.1-3).
Mas, estes tais presidentes e sátrapas se levantaram contra Daniel e resolveram acusa-lo de alguma coisas. Queriam encontrar algo em que Daniel pudesse ser acusado. Quem sabe um desvio de verba, algum parente contratado para ser servidor fantasma, alguma verba recebida de alguma empreiteira medo-persa etc. Mas não acharam nada, porque Daniel era um homem de um viver santo.
Então, os presidentes e os sátrapas procuravam ocasião para acusar a Daniel a respeito do reino; mas não puderam acha-la, nem culpa alguma, porque ele era fiel e não se achava nele nenhum erro nem culpa (Daniel 6.4).
Daniel era um homem santo nas suas relações com os negócios, com as pessoas e em tudo o que fazia. Mas o melhor de todos os componentes da santidade de Daniel era que ele era um homem separado para Deus. Ele compreendia que pertencia a Deus. Então a sua santidade não era um mero cumprimento de tarefas sociais, ou mera moralidade. A santidade de Daniel era um direcionamento de vida para Deus e somente para a glória dEle. Os embusteiros, conhecendo o amor de Daniel por Deus, planejaram, então, pegá-lo por meio de sua fé.
Disseram, pois, estes homens: Nunca acharemos ocasião alguma para acusar a esse Daniel, se não o procurarmos contra ele na lei do seu Deus (Daniel 6.6).
Foi assim que as coisas começaram para levar Daniel a ser condenado  pelo Rei Dario à cova dos leões. O rei Dario, depois de uma terrível noite de angústia, vai, logo cedo, à pedra da cova dos leões.
Chegando-se ele à cova, chamou por Daniel com voz triste; disse o rei à Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? (Daniel 6.20).
Aqui temos um homem sem Deus e consequentemente sem fé. Será que o seu Deus poderia ter feito algo? Mas, a resposta de Daniel vem de lá de dentro, trazendo um grande alívio ao coração angustiado de Dario.
O meu Deus, enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem nenhum dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; também contra ti ó rei, não cometi delito algum (Daniel 6.22).
Este texto tem preciosas lições, como por exemplo, a presença do anjo, o que a maior parte dos estudiosos compreendem ser a presença da segunda pessoa da Trindade. Mas, infelizmente temos de nos ater a alguns aspectos específicos do verso.
Daniel, fora encontrado inocente diante de Deus e dos homens. Ele possuía o mérito de receber um bom testemunho até mesmo dos seus inimigos. Mas, principalmente, seu desejo de viver para Deus e seu empenho em não trocar Deus por nada, lhe rendeu o elogio de não ser considerado culpado diante de Deus.
Muitos podem até passar no crivo  dos homens, mas somente os verdadeiramente santos, passam no crivo de Deus.
Dois homens e duas atitudes totalmente diferentes:
De um lado, Dario, um rei idólatra, que não se incomodou em assinar uma escritura ordenando pessoas a confiarem nele como um Deus, um homem que depois de ver o resultado de suas ações, só pôde se angustiar pela injustiça que estava cometendo.
Do outro Daniel, um homem que adorava ao Deus vivo somente, um homem que descansou o seu coração em paz, porque era santo e inocente perante Deus e os homens.

Para Mostrar Um Verdadeiro Amor a Deus Comece Com a Viver Pela Fé
O texto bíblico diz: Sem fé é impossível agradar a Deus. Eu, obviamente, concordo plenamente. Mas, quero ir além e dizer o seguinte: Sem fé é impossível amar a Deus.
Todo o conjunto da obra profética Daniel nos mostrará um homem que viveu pela fé que possuía em Deus. Ele jamais se mostrou temeroso com o que haveria de acontecer, sempre este disposto a confiar no Senhor. Desde o dia em que decidiu não comer das iguarias do Rei, ou quando enfrentou Nabucodonosor na interpretação do seu sonho, ou mesmo ao apontar a derrocada de Belsasar, renegando antes os seus presentes, ele jamais se equivocou com um pensamento vazio de fé. Deus era o seu sustento diário.
Da cova dos leões ele responde ao Rei, sobre a salvação que o seu Deus vivo lhe havia oferecido. O rei se viu tomado de grande alegria por aquilo que ouvira e apressadamente mandou tirar Daniel da cova dos leões.
Então, o rei se alegrou sobremaneira e mandou tirar a Daniel da cova; assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus (Daniel 6.23).
Dario vacilava em confiar no Deus de Daniel, ou mesmo em qualquer outro, afinal, o único em que ele achou que, quem sabe, poderia haver alguma chance era o Deus vivo de DAniel.  A sua declaração, “o Deus vivo a quem continuamente serves” é uma declaração do fracasso de toda a idolatria.
Daniel, por sua vez, diz o texto: creu no seu Deus. Ele foi lançado à cova dos leões e serenamente caminhou para aquele lugar e Deus o abençoara, pois ele creu em Deus.
Da mesma forma agiu Abraão, quando levantou o cutelo para tirar a vida de Isaque, agiria na expectativa de Deus, isso era fé. Volto a repetir: fé não é ter todas as respostas, mas é confiar que Deus as tem. Não saber tudo o que irá acontecer, mas descansar que Deus sabe. Fé não é tornar palpável o futuro, mas considera-lo certo, porque ele pertence a Deus.
Há quem diga que a  libertação de Daniel ocorreu porque naquele horário os leões não estavam com fome. Balela, o verso 24, propositadamente, nos diz que depois quem foi lançado na cova dos leões foram os acusadores de Daniel e suas famílias. Então, completa dizendo que os leões os esmigalharam rapidamente.
A fé nos proporciona a visita constante de Jesus, o anjo da Aliança, aquele que deu a vida por nós, o mesmo que visitou Daniel enquanto fechava a boca dos leões.
O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não fizessem dano (...)  Nenhum dano se achou nele (Daniel 6.22-23).
Fé é descansar no fato de que Cristo cumprirá o seu propósito em nossa vida, para o que ele próprio foi enviado a este mundo.
Eu lhes tenho transmitido  as tuas palavras que me deste, e eles as receberam e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste (João 17.8).
Você só conseguirá amar a Deus assim, acima de todas as coisas e a Jesus Cristo, o Filho de Deus, se tiver fé. Aliás, se você tiver fé como um grão de mostarda, obras ainda maiores que as de Daniel poderão acontecer.
O que poderá acontecer? Serei liberto dos meus leões? Talvez não, mas você deixará um testemunho de que creu em Deus.
Estavam diante da cova dos leões dois homens.
Dario, um homem de uma fé vacilante, que não tinha um Deus vivo a quem confiar a sua vida. Do outro lado, Daniel, que creu em seu Deus.
Mas uma coisa diferente aconteceu desta vez. Dario aprendeu coisas com a fé de Daniel:
Então, o rei Dario escreveu aos povos, nações e homens de todas as línguas que habitavam em toda a terra: Paz vos seja multiplicada! Faço um decreto pelo qual, em todo o domínio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque ele é o Deus Vivo e que permanece para sempre, o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim. Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos leões (Daniel 6.25-27).
SAIBAM QUE UM HOMEM DE FÉ PODE MUDAR O MUNDO.

Conclusão
Você precisa se posicionar diante do seu Deus. Você o ama? A menor pergunta que você poderia fazer agora, como eu já disse, é: o que fazer para vencer leões? A pergunta que todos nós devemos fazer é: O que fazer para mostrar o meu amor por meu Deus?
Comece dedicando tempo e continuidade, constância no relacionamento com Ele;
desperte o seu coração para a pureza devida a Cristo, busque a santificação diante dos homens e Deus;
Viva por fé, porque o justo viverá pela fé. Martinho Lutero o proclamador da REforma Protestante do Século XVI, levantou-se para transformar o mundo, quando refletiu sobre essas palavras: O JUSTO VIVERÁ POR FÉ.

Conclusão para a Igreja Presbiteriana de Vila Formosa
Todos desejamos muitos ter aqui uma igreja grande, alegre, disposta a servir, que seja relevante e importante para o  nosso contexto de século XXI, em São Paulo.
Mas, para que isso aconteça, todos precisamos rever  valores e, principalmente, precisamos rever o nosso amor a Deus.
Quando noto a pouca participação, ou a frequência pífia de alguns; a simples existência de fofocas que causam tristezas; ou ainda quando vejo que muitas vezes, cada um deseja apenas seguir o seu caminho sem se importar com os outros. Ou mesmo, começando em mim, quando percebo meus pecados, minhas falhas pastorais e limitações.
Quando em um dia, como o de ontem, em que comemoramos 497 anos da Reforma Protestante, para o qual alguns de nós se prepararam tanto e ofereceram um excelente programa, mas menos de 50 pessoas atenderam ao nosso convite. Mais ainda, quando vi no vídeo apresentado tantos que já não estão mais conosco.
Quando penso que muitos usufruem de tantos privilégios, mas não contribuem com seu dízimo. Até mesmo uma oração, muitas vezes, encontramos crentes que nunca se lembram de sua igreja e de orar por ela.
Eu penso que  precisamos corrigir muita coisa e acredito que uma nova e profunda reforma deve acontecer e ela só começará quando, individualmente os membros da nossa igreja começarem a ter um encontro com Aquele, que esteve com Daniel na cova dos leões e esteve conosco na cruz, onde ele morreu, para que tivéssemos vida.

Oração
Dá-me um amor por Ti, que me faça vencer os obstáculos e envergonhar os leões. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!