28 de agosto de 2016

Atos 18.24-28

A Missão Com Excelência
Atos 18.24-28

INTRODUÇÃO
Na minha opinião, o relato de Lucas sobre a segunda viagem missionária tem como foco principal mostrar como a mensagem do Evangelho produzia um profundo impacto e transformação nas cidades onde chegou. O fato é que também nas cidades relatadas, o número dos que se erguiam contra o Evangelho era sempre muito grande.
O relato de Lucas se fixa em uma cidade muito importante,  Corinto. Ali, Paulo permaneceu  muitos dias, um ano e seis meses, e em sua companhia duas pessoas que seriam muitíssimo importantes para Paulo: Áquila e sua esposa Priscila, os quais o acompanharam, depois de Corinto, até Éfeso, quando ele resolveu voltar para Antioquia, deixando-os ali.
Lucas, antes de relatar sobre a terceira viagem missionária, apresenta mais uma personagem importante da Igreja naqueles dias, Apolo. Este judeu, nascido em Alexandria, no norte da África, no Egito, é tomado por Lucas como um exemplo do crescimento da Igreja que não era uma prerrogativa somente de Paulo. Talvez a intenção de Lucas em nos contar esta breve história do grande pregador Apolo, tenha a ver com o início da carreira de um homem que seria um dos grandes fortalecedores da Igreja de Corinto, uma das mais importantes da história da Igreja Primitiva.
A principal característica do ministério de Apolo era a excelência de seu trabalho como pregador do Evangelho. Tanto se tornou importante e tão grande foi a qualidade do seu ministério que na epístola aos Coríntios, Paulo diz que ele conseguia dividir as afeições dos crentes daquela cidade com o próprio Paulo, o fundador, Pedro ou Cefas, o grande líder do cristianismo inicial e até mesmo com Cristo. Você consegue imaginar o que significa que este jovem pregador conseguiu realizar, considerando o fato de que: não era de Jerusalém, não era de tradição ortodoxa do judaísmo, tinha vivido longe do grande centro da fé cristã, entre outras limitações?
O breve relato de Lucas sobre o ministério de Apolo é muito útil para conhecermos um pouco desta impressionante trajetória ministerial, mas também para que colhamos algumas lições sobre o que pode nos tornar crentes que vivem a sua vida a serviço do reino com excelência. Espero que você esteja disposta a não somente pensar curiosamente acerca de Apolo e sua vida, mas a refletir muito sobre o que tem definido a sua relação com o Reino de Cristo e a missão de tornar Cristo conhecido neste mundo.

A Missão é Realizada Com Excelência Quando Conciliamos Conhecimento e Amor
Quando olhamos para o breve relato de Lucas acerca de Apolo, notamos que uma das características que se destacam do ministério deste pregador alexandrino é que a missão, por seu intermédio, era realizada com conhecimento e amor.  
Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Era ele instruído no caminho do Senhor, e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João (Atos 18.24-25).
Nesse meio tempo - O ponto de contato para que essa expressão tenha sentido é a chegada de Paulo à Éfeso, quando deixou Áquila e Priscila ali e partiu rumo à Antioquia, sua base missionária.
Chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo – Lucas não explica a razão de Apolo ter deixado Alexandria e seguido em direção à Ásia, sua explicação sobre o fato de ser judeu, nascido em Alexandria, parece ter o propósito de nos mostrar a distância que o Evangelho já havia alcançado e o quanto a Igreja já estava apresentando seus frutos em vários lugares.
Eloquente e Poderoso nas Escrituras – depois, portanto, desta rápida apresentação da cena, Lucas começa a focar na pessoa e no ministério de Apolo. Ele começa por definir elementos preponderantes do modo como Apolo servia ao Evangelho e as primeiras características que descreve é que ele era um HOMEM ELOQUENTE, isto é, conhecedor daquilo que falava (logios) e PODEROSO NAS ESCRITURAS, que era o outro lado da moeda, que tratava as Escrituras com um ânimo de alma, que o fazia extremamente persuasivo na pregação, apresentação da Palavra de Deus (dinatos graphais).
Lucas constrói a sua descrição, dando ainda mais informações sobre Apolo e todas são  uma espécie de variações destas duas primeiras.
Instruído no caminho – (katekemenon odon kurion) – alguém que tinha sido iniciado e se tornado capaz de falar a respeito do caminho, que era como as pessoas se referiam ao cristianismo prático daqueles dias.
Fervoroso de espírito – (zeon pneumati) – que traduz a ideia de ser alguém que transbordava a vida no Espírito.
Falava e ensinava com precisão -  (elalei, edidasken, akribos) – era um excelente pregador e mestre do caminho, que apresentava Jesus às pessoas com precisão, ou podemos dizer, de forma crítica, propondo os argumentos certos para que todos possam conhecer a sua fé em Jesus Cristo.
Caros irmãos, gostaria muito e seria até possível passar várias horas falando sobre os pormenores destas qualidades de Apolo e o que podemos fazer, apenas buscando e praticando estas qualidades valiosas do ministéro de Apolo. Entretanto, deixe-me apresentar um pequeno resumo do que eu acredito que Lucas está nos dizendo sobre este poderoso ministro de Cristo: ELE REALIZAVA A MISSÃO EXCELÊNCIA PORQUE A FAZIA COM CONHECIMENTO E AMOR.
Ele conseguia reunir duas qualidades que, em geral, as pessoas separam. Enquanto alguns dizem que o conhecimento atrapalha o amor e outros que o excesso de empenho emocional atrapalha a razão, Apolo unia estas duas coisas para fazer a obra de Deus com excelência.
Quero falar sobre estes dois erros. Primeiro, aquele dos que pensam que a melhor maneira de amar a Deus é fazer tudo de forma espontânea, seguindo sua intuição pessoal, sem isso de buscar conhecimento, porque a letra mata. Quero afirmar que aquele que diz que ama a Deus e não  busca conhece-lo está praticando a pior forma de falso amor, que é um amor que procura ignorar quem realmente Deus é, e deixa construir em seu coração uma imagem egocentrada do próprio Deus.
O outro lado da moeda é muito parecido. Afinal, aqueles que dizem conhecer a Deus com exatidão, conhecendo teologia e detalhes sobre a Bíblia e não é movido a uma intensa afeição interior de amor ao Evangelho e não se emociona ao ver uma criança aprendendo a orar, ou uma conversão do pecador, da qual os anjos fazem festa, este tal realmente conheceu  tudo, menos a Deus. Porque, a boa teologia não é a que tem respostas na ponta da língua, mas aquela que quebranta o coração.
A MISSÃO É REALIZADA COM EXCELÊNCIA QUANDO JUNTAMOS AMOR E CONHECIMENTO.

A Missão é Realizada Com Excelência Quando Estamos Dispostos a Servir à Verdade de Deus e Não a Nós Mesmos
Conhecendo apenas o batismo de João - Lucas aponta uma limitação da pregação de Apolo. Afinal, embora o grande pregador alexandrino se aplicasse em fazer tudo com amor e conhecimento, de forma apaixonada por Jesus, ele ainda tinha uma teologia que precisava ser lapidada. Aparentemente, este é um tema unificador entre esta passagem e a que se segue no capítulo 19. Pode ser que isso explique um pouco porque este homem veio até Éfeso, afinal, ali também havia uma comunidade de pessoas que tinham a mesma tradição de fé que apolo (At 19.1-2).
O problema da teologia de Apolo é que ele não conhecia exatamente a obra e o ministério do Espírito Santo. Lembrando que Lucas está escrevendo a respeito da agenda do poder do Espírito Santo na progressão do Evangelho, faz sentido que esta história esteja posta nestes termos.
Voltando ao nosso texto, aqui, mais uma vez, entra em cena um requisito que parece indispensável para fazer a obra do Senhor: a modéstia e a humildade de alma.
Ele, pois, começou a falar ousadamente na sinagoga. Ouvindo-o, porém, Priscila e Áquila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus (Atos 18.26).
Priscila e Áquila - Meus irmãos, antes de qualquer coisa, vale a penas mencionar estes irmãos e o seu papel. Quando Paulo chegou em Corinto, este casal foi de grande valia no ministério de Paulo. Eles não eram exatamente os protagonistas da pregação, mas sua missão era dar suporte a Paulo e a todos os pregadores que chegaram depois, Silas e Timóteo, em particular. Agora, estes irmãos, demonstram de novo a mesma humildade, tomando aquele jovem e eloquente pregador para o instruir na fé cristã.
Tomaram-no consigo - Estes irmãos não são tomados de inveja porque aquele que nem sabe nada sobre o Espírito Santo está pregando e fazendo “sucesso” na sinagoga. Eles querem apenas ver aquele homem de Deus aperfeiçoado no seu ministério.
Com mais exatidão expuseram o  caminho  de Deus – o ponto que podemos e precisamos destacar é que Priscila e Áquila cumpriam uma missão maravilhosa e isto faziam com humildade, eles conduziam pessoas a Cristo, eles não buscavam promoção pessoal, os holofotes ou coisa do tipo. Eles sabiam que aquele homem deveria cumprir um papel ministerial e era o  seu intento participar com a sua parte, instruí-lo e fizeram o melhor do que era o seu próprio dom.
Apolo – temos de perceber o papel de Apolo neste momento. Eu o comparo a Timóteo, num certo sentido. Pois, do mesmo modo como Timóteo se submetia ao que era necessário para que a obra fosse cumprida e alcançasse o melhor resultado, também Apolo estava disposto a aprender e a submeter-se à instrução para que seu ministério fosse mais completo.
Todo o “sucesso” inicial de Apolo e toda a atenção que teve de muitas pessoas e a até a aprovação do próprio Deus, não fez de Apolo um homem impermeável ao saber. Isto ele deveu a um coração humilde, pronto para servir.
Na verdade, APOLO ESTAVA SUBMISSO À VERDADE DE DEUS E NÃO A SEUS PRÓPRIOS INTERESSES PESSOAIS. A MISSÃO É REALIZADA COM EXCELÊNCIA QUANDO A VERDADE DE DEUS É O NOSSO ALVO E NÃO A NOSSA PROMOÇÃO PESSOAL, AFINAL SOMOS SERVOS DA VERDADE E NÃO O CONTRÁRIO.
A Missão é Realizada Com Excelência Quando a Nossa Ambição é Tornar Cristo Conhecido
Vocês sabem que o REv. Giancarlo, está passando uns dias no Brasil. Vocês também já sabem da grande admiração que tenho por ele. Quero dizer que não somente pelo pastor Gian, mas por muitos missionários e pela história de pessoas que deram a vida pelo Evangelho, uma das que mais me impressiona é a vida de Simonton e eu recomendo a leitura do seu Diário, do qual faço uma pequena citação na mensagem pastoral do boletim de hoje.
O que me impressiona, dentre outras coisas, nos missionários é a sua determinação e desprendimento. Vocês conseguem imaginar o que uma mulher como a irmã Esther Guedes, com sua inteligência e capacidade organizadora seria capaz de realizar em termos de uma carreira pessoal? Ou o que um homem como Giancarlo, poderia realizar como pastor em uma das nossas igrejas locais, ajudado pela sua carismática esposa Adriana?
Mas estes servos de Deus, tem um horizonte mais elevado que a maior parte de nós. Na verdade, não estou dizendo que eles são melhores do que eu ou você, mas que sua visão da obra lhes concede um privilégio, o de ver além dos muros, que nos fecham.
A MISSÃO É REALIZADA COM EXCELENCIA QUANDO É FEITA COM A AMBIÇÃO DE TORNAR CRISTO CONHECIDO.
A ambição de tornar Cristo conhecido é uma mola propulsora do ministério cristão de qualquer pessoa. O que percebemos neste texto e em todo o livro de Atos é este mover de todos na direção de fazer Cristo conhecido.
Querendo percorrer a Acaia, animaram-no os irmãos e escreveram aos discípulos para o receberem. Tendo chegado, auxiliou muito aqueles que, mediante a graça, haviam crido, porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus (Atos 18.27-28).
Você consegue ver o que Apolo tinha em mente e qual era o horizonte do seu ministério?
Querendo percorrer a Acaia - Corinto, que era a cidade onde Apolo desenvolveu este grande ministério da Acaia, foi o lugar onde Paulo foi levado ao tribunal por causa da fé e onde, Sóstenes foi espancado por ser um amigo de Paulo. Apolo não está incomodado com o problema que havia acontecido em Corinto, ele sabe que o Evangelho de Cristo Rei é a mensagem que mudará o coração dos Corintios, então ele vai para onde o perigo está, onde também está a bênção. O ponto aqui é fazer Cristo conhecido e não a preocupação com segurança, riqueza ou qualquer outro valor desta vida.
Animaram-no os irmãos – escreveram aos irmãos – auxiliaram muito os que haviam crido por causa da graça – nestas expressões, Lucas proporciona que vejamos que a obra do Senhor é feita por uma série de pessoas com o mesmo interesse pessoal: tornar Cristo conhecido. Eles o fazem porque tinham a consciência clara do papel da graça como a força transformadora.
Corinto pode ser uma cidade perigosa, mas o Evangelho de Deus é o poder para a transformação, a graça de Deus é poderosa!! Aqueles irmãos sabem que o seu empreendimento é na graça baseado.
Apolo publicamente – por isso aquele homem de Deus não pregou de forma reservada, mas se expunha publicamente com a mensagem de Cristo.  
A EXCELENCIA DA MISSÃO DEPENDE DIRETAMENTE DESTA VISÃO E PERCEPÇÃO DE TORNAR CRISTO CONHECIDO.

Conclusão
Eu não tenho dúvidas de que deveríamos repensar o que é que fazemos neste mundo com excelência. Talvez a sua excelência esteja só para o trabalho, com o qual você se sustenta, para a sua saúde, ou para a sua formação pessoal etc.
Acredito que sei  os motivos porque em muitos casos as pessoas não fazem a obra de Deus com excelência, deixando os restos para Cristo. Acredito que seja só porque, NÃO CONHECEM A DEUS, NÃO AMAM A DEUS, NÃO BUSCAM SERVIR À VERDADE e NÃO TEM NO SEU HORIZONTE DE VIDA TORNAR CRISTO CONHECIDO.
Acredito que melhor conclusão é você quem pode fazer. VOCÊ FAZ A MISSÃO DO SENHOR COM EXCELÊNCIA?

Oração
Ajuda-me a fazer a tua obra, não relaxadamente, mas com excelência.

Amém

Um comentário:

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!