20 de maio de 2017

Romanos 1.16-17

O Justo (Jovem) Viverá Pela Fé
CARACTERÍSTICAS DE UMA NOVA REFORMA PARA O SÉCULO XXI
Romanos 1.16-17
(Pregado no Dia do Jovem Presbiteriano – Universidade Presbiteriana Mackenzie – 20 de maio de 2017)

Introdução
Antes de começar nossa meditação, preciso conceituar o que acho grandemente importante: definir o que é Evangelho.
Evangelho é a boa nova. Uma mensagem que fala aos homens o que é a verdade, isto é, que fala de que este mundo não pode ser compreendido e desfrutado sem que Deus seja o centro dele. O Evangelho, como disse o profeta Isaías é boa nova que afirma: NOSSO DEUS REINA!!
Quão formosos são sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação e diz a Sião: O teu Deus reina (Is 52.7).
Trata-se de um lugar comum nos estudos históricos da Reforma Protestante lembrar que Lutero foi desperto para a necessidade de reformar a igreja cristã quando leu a carta aos Romanos, em particular o capítulo 1, verso 17.
O mundo para o qual Lutero levou sua mensagem de Reforma girava em torno de um cristianismo mórbido, baseado na ganância humana, sustentado por um sistema corrompido de doutrinas que criou uma graça barata, sustentada nas obras humanas, onde a graça de Deus era administrada pela mediação do clero e de seus ensinos.
Romanos 1.16 e 17 foi uma bomba atômica, ou melhor ainda, uma dinamite (dunamis) de Deus no coração de Lutero. Por obra do Espírito Santo, os olhos do devoto monge agostiniano foram abertos e o mundo cheio de trevas se tornou iluminado. Deus o chamara poderosamente das trevas para a luz e agora o levaria a VIVER PELA FÉ.
Meus jovens presbiterianos, humildemente eu desejo que esta noite, este mesmo poder de Deus se derrame sobre nós. Desejo que Deus nos use para ser o mensageiro de uma mensagem para explodir o mundo em trevas que cercam muitos jovens e levar-lhes a perceber que as trevas de nossos dias voltaram a encobrir a superfície da terra e até mesmo o mundo evangélico e em muitos sentidos as famílias cristãs.
Acredito que seja necessário que novamente o Senhor levante Jovens Martinhos Luteros em nosso século XXI. Com certeza, nossos desafios, em muitos sentidos, são parecidos com os de Martinho Lutero. Afinal, assim como no século XVI, há 500, a maioria está cega e caminha em um terreno minado sem se aperceberem de que estão vivendo nas sombras. Contudo, penso que há uma diferença essencial nas trevas que nos cobrem, pois acredito que elas sejam bem mais espessas, pois até mesmo os cristãos, muitas vezes, estão enganados.
No século XVI, as pessoas tinham uma espécie de percepção errada da Escritura, pois dela viviam longe. Mas, na fila do pão, ou aguardando a carruagem, nas tabernas, as pessoas podiam perguntar se os santos eram ou não verdadeiros, se as indulgências levavam ou não ao céu, mas muito poucos, tinham qualquer dúvida comum sobre Deus. Em nossos dias, o que temos é um quadro apologético diferente. No século XXI, as pessoas discutem nos bancos das universidades, nas escolas de ensino médio e até mesmo nos bancos do ensino fundamental se o homem veio do macaco ou de um aminoácido. As trevas de nossos dias são tão espessas, que os homens nem mais se perguntam sobre o que perguntavam no século XVIII: Deus existe ou está morto?
EM NOSSOS DIAS PRECISAMOS DE UM POVO QUE MOSTRE AO MUNDO QUE SABE VIVER NO MUNDO DE DEUS, DO JEITO DE DEUS.
Esta noite, desejo graça de Deus para compartilhar com OS JOVENS PRESBITERIANOS sobre a necessidade de uma NOVA REFORMA e convoca-los a VIVER PELA FÉ. Espero poder falar das CARACTERÍSTICAS DE UMA NOVA REFORMA PARA O SÉCULO XXI.

Oração
Senhor Deus, és o Senhor da História e nós cremos que ages historicamente para revelar em seus filhos a sua glória. Pai, são tantos estes jovens que estão diante de tua Palavra esta noite, ajuda-nos a VER e DESPERTA-NOS para CRER e VIVER de maneira corajosa no teu mundo, do teu jeito. Pai, abra os céus sobre nós e derrama vida em nossos corações por meio do rico benefício da Tua Palavra. Em Nome de Jesus, o Senhor! Amém.

A Nova Reforma do Século XXI Será Realizada Por Meio de Justos (Jovens) Que Assumam Um Compromisso Ousado de Anunciar a Todos a Boa Nova da Verdade

Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego
O apóstolo Paulo tinha planos ousados de anunciar o Evangelho na Espanha. Ele, por conta deste plano, deseja expor aos crentes de Roma o seu conceito sobre o Evangelho, para que eles compreendam a visão de Paulo acerca das verdades que ele anuncia.
Por isso - Ele se apresenta como um anunciador do Evangelho de Deus, especialmente enviado para levar a verdade aos gentios, a mesma verdade sobre a vida anunciada pelos profetas, depositada em mãos dos judeus e que agora tinham sido reveladas aos gentios. Ele se refere a esta verdade como sendo “um mistério” oculto desde os tempos eternos, mas que na ressurreição de Jesus foi destina a ser pregada a todos os homens, primeiro ao judeu, mas também ao grego. Por isso, ele se apresenta agora para ser encaminhado nessa obra missionária. Por isso, o nosso texto é introduzido pelo termo “por isso”.  Ele disse no verso 15, que estava pronto para anunciar o evangelho até mesmo nas regiões de Roma.
Não me envergonho do Evangelho (epaiskhinomai) – Paulo reconhecia que o mundo ao qual estava apresentando o Evangelho via sua mensagem de uma maneira obtusa e não a compreendia. Quando ele disse “não me envergonho” estava afirmando a ideia de que não tinha nenhum medo em se identificar com a mensagem do Evangelho. O próprio Evangelho (euanghelion) era uma notícia na qual Paulo confiava. Ao definir a mensagem a ser pregada como “evangelho de Deus”, Paulo identifica essa mensagem com a mensagem dos profetas (verso 2), ele está falando do “Evangelho do Reino”, o mesmo anunciado por aqueles que proclamavam ao homem em rebeldia: O SENHOR REINA!! Evangelizar é o mesmo que dizer: DEUS EXISTE, DEUS REINA, ESTE MUNDO É DE DEUS!! Paulo não tem medo de se identificar com essa mensage!!
Irmãos, meus caros jovens, homens justos tem que se levantar com ousadia em nossos dias para assumir este compromisso.

A NOVA REFORMA DO SÉCULO XXI SERÁ REALIZADA POR JUSTOS QUE ASSUMAM O COMPROMISSO COM A BOA NOVA DA VERDADE: GRITE A TODOS OS LUGARES: MEU DEUS REINA!!!

Poder de Deus Para Salvação de todo aquele que crê – Aqui Paulo está dizendo que este compromisso é baseado em um entendimento de que o projeto de Deus é trazer todos os homens, judeus e gregos, das trevas para a luz. Este é o sentido mais importante da ideia de salvação: da morte para a vida. Claro que aqui precisamos definir o que é “poder de Deus para a salvação”, que é o mesmo que dizer que é o poder e a vontade de Deus de trazer o homem de viver em mundo de mentira e morte, para um mundo de Deus, o mundo de verdade. Viver na verdade é viver no mundo de Deus do jeito de Deus, isto é VIDA.
Precisamos de justos que assumam compromisso de anunciar com ousadia este conceito, BASEADO NA BOA NOTÍCIA: DEUS REINA!!!
A NOVA REFORMA DO SÉCULO XXI TEM ESTE DESAFIO PARA VOCÊ... PRECISARÁ DE PESSOAS DISPOSTAS A NÃO SE ENVERGONHAR E NÃO SE INTIMIDAR DE ASSUMIR ESTE PADRÃO DE ENTENDIMENTO DA EXISTENCIA... ESTE É O NOSSO DESAFIO NA ACADEMIA, EM UMA UNIVERSIDADE COMO ESTA, NOS BANCOS DAS ESCOLAS, NAS IGREJAS, NAS EMPRESAS, NA CIENCIA E NO DESENVOLVIMENTO DAS CIENCIAS MATEMÁTICAS, SOCIAIS PSICOLÓGICAS... PRECISAMO DE CONTRAPONTO DA VERDADE, NESTE MUNDO DE MENTIRA E O PODER PARA ISTO VEM DE DEUS...

A Nova Reforma do Século XXI Será Realizada Por Meio de Justos (Jovens) Que Conheçam os Valores de Uma Nova Ordem de Vida Baseada na Boa Nova da Verdade

Visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho de fé em fé
Há pouco tempo fiz um estudo que se propunha a uma analise cristã sobre o desenvolvimento da arte. Temos bons livros sobre isto e, com certeza, “A Morte da Razão” de Francis Schaeffer é uma leitura obrigatória para o jovem crente. A arte pode ser uma maneira muito interessante de se perceber uma coisa fundamental na vida humana, que é o fato de que podemos ter muita elaboração teórica sobre a vida, mas no final das contas, o que realmente importa é: TODOS PRECISAMOS VIVER DE ALGUM MODO.
Quando Nietzsche propôs a “morte de Deus” e sublinhou com tons bem definidos a linha do desespero, isto é, um modelo filosófico que propunha o nada como resposta para vida, o que realmente aconteceu posteriormente foi que a sociedade também perdeu valores sólidos para a vida e como o importa é viver de algum modo, o homem moderno e agora pós-moderno ou ainda ultramoderno, é um ser em desespero, em busca de algum modo e não encontrando.
Mas isto não é novo! Paulo sabia que este processo iniciou com a entrada do pecado no mundo, quando a morte passou a reinar e a penumbrar a alma humana. O capítulo 1 de Romanos, a partir do verso 18 é um quadro sobre esta realidade:
Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem (Rm 1.32). 
Este verso é a conclusão de um trecho de uma descrição caótica de como os homens passaram a viver, por isso a ênfase na ideia de praticar e aprovar os que procedem, notem que é a ideia de um modo de vida. Que mesmo sabendo que não é bom, preferem insistir no erro. Paulo identificou essa morte presente no homem. Portanto, Nietzsche não foi o inventor da linha do desespero, nem conseguiu realmente matar Deus, mas foi apenas mais um a definir o que era a morte do homem, que era a morte de Deus para o homem.

Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho – O uso que a Paulo faz do termo “justiça” é bem peculiar. A justiça de Deus, como ele diz aqui é mais que apenas a retribuição final de Deus ao agir humano, Na verdade, a ideia de justiça na Bíblia está diretamente ligada ao modo justo de viver. Em geral, as Escrituras trabalham com o “andar em justiça”, que é o equivalente a viver de acordo com a Lei de Deus.
Aqui em Romanos, esta ideia está bem presente no uso que Paulo faz da Palavra de Deus. Por exemplo, no capítulo 6, ele diz: oferecer o corpo como instrumentos de justiça. Isto aponta para a ideia de não viver de modo ímpio, como o modo como é descrito no capitulo 1, detendo a verdade pela injustiça e cometendo abominações.
O evangelho é uma boa nova, isto é, a revelação de um modo de vida, baseado na verdade. A estrutura da criação é teocêntrica e teorreferente, ou seja, na verdade, vivemos no mundo de Deus. Este é um ponto muito importante para Paulo. A justiça que Paulo está propondo é equivalente a VALORES DE UMA VIDA BASEADA NA BOA NOVA DA VERDADE.
Meus jovens, precisamos de servos de Deus que tenham a CORAGEM, A OUSADIA DE CONHECER OS VALORES DE UMA NOVA ORDEM DE VIDA BASEADA NA VERDADE. Precisamos ter no horizonte de nossas ações a proposta de LEVANTAR UMA NOVA ORDEM DE VIDA, BASEADA NO EVANGELHO, NA VERDADE. PRECISAMOS APRENDER A VIVER NO MUNDO DE DEUS, DO JEITO DE DEUS. NOSSO DEUS REINA!!

De Fé em Fé (pisteon pistin) – Com esta expressão Paulo está propondo um amadurecimento. De fé em fé, ou literalmente, da fé para a fé. Ou seja de um estágio de entendimento para outro. Podemos crescer, aprender e desenvolver modelos de vida baseado numa ciência, num conhecimento que se desenvolve para construir uma visão de mundo baseado na verdade, isto é, NUM CONHECIMENTO DO MUNDO DE PARA DEUS PARA UM CONHECIMENTO MAIOR DO MUNDO DE DEUS, DO JEITO DE DEUS. NOSSO DEUS REINA!!

A Nova Reforma do Século XXI Será Realizada Por Meio de Justos (Jovens) Que Resolvam Viver Pessoalmente os Valores da Boa Nova da Verdade Custe o Que Custar

Como está escrito: O justo viverá por fé
Quando chamou os seus discípulos, Jesus lhes disse: vós sois a luz do mundo e não se pode esconder esta luz (...) brilhe a vossa luz diante dos homens para que veja as vossas boas obras e glorifiquem a Deus que está nos céus. Precisamos lembrar sempre que a melhor maneira de pregar o Evangelho é viver o a BOA NOVA. A luz que queremos fazer brilhar neste mundo não brilhará se nós não formos lâmpadas de luz viva.
Paulo declara a necessidade de conhecer a Deus, mas este conhecimento deve nos mover ao compromisso de VIVER A BOA NOVA. Por isso, no capitulo 11, ele declara sua alegria pela PROFUNDIDADE DO CONHECIMENTO DE DEUS. Mas completa a necessidade de que isso produz efeito em nós:
Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos, pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.1-2).
O Justo viverá por fé – Paulo está citando Habacuque aqui, o mesmo profeta que propôs que o povo de Deus viva de um modo altaneiro, ainda que a figueira não florescesse, isso como o resultado de um sonoro: AVIVA A TUA OBRA SENHOR NO DECORRER DOS ANOS E TORNA-A CONHECIDA.   
Estamos precisando de uma NOVA REFORMA QUE SÓ ACONTECERÁ QUANDO ENCONTRARMOS JOVENS LUTEROS QUE ESTEJAM DISPOSTOS A VIVER SEGUNDO O PADRÃO DE UMA NOVA ORDEM, BASEADA NA FÉ, NA VERDADE, VIVER NO MUNDO DE DEUS PARA DEUS, DO JEITO DE DEUS.
Meus irmãos, o nosso desafio não é conhecer um novo método apologético para apresentar as nossa ideias. Nós precisamos de uma estrutura de plausibilidade, isto é, precisamos de um cem número de pessoas vivendo este novo modelo baseado na premissa da realidade de que o mundo não está andando aleatoriamente, mas tem um Senhor. Precisamos de jovens dispondo suas vidas para viver sua fé.
O justo viverá por fé é a proposta de Paulo para contrapor o modo de vida sem Deus. O justo desenvolverá sua percepção de mundo baseada na premissa lógica da existência de Deus e terá a coragem de viver as implicações disto.
Nossa cultura apóstata não somente tem colocado Deus de lado, ela tem negado a existência de Deus. Temos enfrentado um inimigo, na minha opinião, muito mais complexo que o que enfrentaram Calvino, Lutero e Zwínglio. PRECISAMOS DE UMA NOVA REFORMA E ELA VAI ALÉM DOS DEBATES, PENTECOSTAIS, TRADICIONAIS, CALVINISTAS E ARMINIANOS. ESTAMOS NA ARENA DO QUE VIVEM PARA A GLÓRIA DE DEUS E OS QUE PERDERAM A ESPERANÇA NA VIDA.
Mas para que criemos um espaço crível para a nossa perpectiva, PRECISAMOS TER A CORAGEM, A OUSADIA DE VIVER PELA NOSSA FÉ. SE VOCÊ É UM JOVEM CRENTE, TEM DE ASSUMIR SUA FÉ NA ACADEMIA, NAS CIENCIAS SOCIAIS, NA FÍSICA, MATEMÁTICA, NA PSICOLOGIA E EM TODAS AS ÁREAS, NA FAMÍLIA, NO TRABALHO, NO COMÉRCIO, NA POLÍTICA.
PRECISAMOS DE UMA GERAÇÃO DE FILHOS DE DEUS, DISPOSTOS A VIVER A NOVA ORDEM DE VIDA BASEADA NA VERDADE, NA BOA NOVA DA VERDADE.

CONCLUSÃO

Meus jovens irmãos!
Desejo de todo o meu coração ver dias de UMA NOVA REFORMA. Não baseada em movimentos estéticos, como cultos cheios de teatralidade plástica.
Desejo ver uma geração de jovens comprometidos com a pregação ousada e profunda da verdade.
Desejo ver uma geração de jovens comprometidos com os valores baseados na verdade, uma nova ordem social, que leva pessoas a viverem no mundo de Deus do jeito de Deus.
Desejo ver uma geração que resolva viver pela fé, isto é, esteja disposta a pagar o preço que custar para viver sua fé em todas as suas implicações.
Mas precisamos estar prontos. Porque como nos dias de Lutero, também hoje teremos inimigos terríveis. Inimigos que não querem e não cederão facilmente. Mas, como nos dias de Lutero, o que precisamos ter é CORAGEM PARA VIVER COMO UM CALVINO E PRODUZIR BENS E VALORES BASEDADOS NA VERDADE, precisamos do coração e da força de um LUTERO, CAPAZ DE INFLUENCIAR UMA NAÇÃO E A CORAGEM DE UM ZWINGLIO, PARA BATALHAR PELA FÉ, SE NECESSÁRIO NA ARENA DE GUERRA. PRECISAMOS DE UM NOVOS JONATHANS EDWARDS, NOVOS DANIEIS, NOVOS KNOX, NOVOS JOSIAS, NOVOS SIMONTONS... ETC...
Precisamos e queremos preparar vocês para ser essa geração. Mas para isto, vocês precisamo estudar com fé e se preparar para servir com fé. Precisamos usar e viver neste mundo de Deus do jeito de Deus. Precisam ter a coragem para dizer a todos o que crêem e como crêem. Tem surgido muitos pastores preparados para esta nova tarefa, precisamos agora de homens e mulheres para entrar nas fileiras desta nova reforma e viver para Deus nas diversas áreas da vida.
Não podemos deixar este mundo presos nas trevas, mas somos a luz, a vida, a verdade e aqueles que PODEM SE LEVANTAR PARA UMA NOVA REFORMA, BASEADA NA BOA NOVA DA VERDADE.  
NOSSO DEUS REINA!!!


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