13 de agosto de 2017

Gálatas 4.8-20

Cuidado Com o Falso Evangelho Que Não Te Faz Parecido Com Cristo 
Gálatas 4.8-20

Introdução
O tipo de fé que os crentes da galácia estavam vivendo era uma negação do Evangelho e Paulo está ocupado em lhes mostrar isto. Neste capítulo, ele toma a ideia de que eles estavam perdendo o valor da vida como filhos e vivendo como escravos.
Neste trecho, capítulo 4, versos 8 a 20, ele se mostra perplexo sobre o que estava acontecendo com eles e como haviam perdido os valores do Evangelho da graça, transformando a boa e doce comunhão com o Pai em uma fé de ritos e obediência destituída de vida.
Na última mensagem que preguei falei de um cozinheiro que é capaz de fazer a melhor comida e nos dar o mais puro e perfeito paladar para saborear o melhor e perceber o melhor daquela maravilha culinária. Agora, entretanto, Paulo parece estar se referindo a pessoas que comem a melhor comida e sentem o gosto errado, sentem um paladar totalmente diferente, possuem uma falha tão grave que não somente não conseguem se alimentar corretamente, mas o efeito daquele alimento lhes é danoso e prejudicial.
Na verdade, Paulo está falando de uma possibilidade que pode ser vivida a qualquer tempo e por qualquer um de nós. A possiblidade de que Paulo está falando é a de que sejamos tomados de um tipo de relação com Deus que transforme a nossa vida como filhos de Deus em um árido e frio tipo de religião, baseada em rituais que nos fazem parecer crentes, mas escondem a frieza e a distância que temos em relação a Deus.
O sentimento que Paulo tem no coração é o de perplexidade, mas principalmente o de frustração. Ele era um pregador que desejou ardentemente que o Evangelho produzisse uma igreja vibrante, cheia de temor e amor a Deus, uma igreja humilde, que se entregasse a uma relação viva com Deus como filhos que viviam um amor profundo do seu Pai. Eles, porém, tinham se tornado em uma igreja cheia de rituais e de pouco amor, ao contrário, os elementos que tomaram ênfase entre eles havia produzido uma igreja legalista e cheia de intrigas e facções, que ele chamará, mais à frente na carte de “obras da carne”.
Quais os sinais que eles davam desta mudança? Este trecho que separamos para nossa meditação parece trabalhar com estes sinais. Aqui, o apostolo Paulo levanta os fatos que servirão mais à frente para sua conclusão a respeito do que eles precisam fazer.
Quero aproveitar este texto para também nos fazer olhar para nós mesmos. Esse é o ponto principal para nós, irmãos. O que nós precisamos fazer é voltar para nós mesmos o olhar e usar estes sinais que Paulo aponta para averiguar se eles também estão presentes em nossa vida. Precisamos começar a pensar sobre o que realmente é a nossa vida com Deus e se não deixamos o Evangelho da graça se deteriorar e passamos a viver um evangelho sem graça, sem Deus, sem amor e ainda pior, um evangelho que em lugar de nos abençoar e ajudar está estragando quem nós somos e nos tornando em algo bem diferente do que Deus quer que sejamos.
Quero olhar para este texto como quem procura um diagnóstico e sinais de um problema sério para que possamos tratar a doença, antes que ela acabe com a nossa saúde. Vamos pensar sobre isto juntos agora irmãos.
O ponto de partida de Paulo era a sua linha de chegada. Sim, na verdade, Paulo tem uma meta e avalia o que estava acontecendo e como é que os crentes da Galácia estavam naquele momento e avaliava o que havia de errado pelo distanciamento entre a trajetória deles e o alvo que havia.
Paulo diz que o seu ministério era A MODELAGEM DO CARÁTER DE CRISTO NA VIDA DELES e notava que havia distorções que estavam distantes deste objetivo.

Até ver Cristo formado em vós – este era o alvo do apóstolo Paulo, entretanto o que estava acontecendo que Paulo não via este Cristo neles, que sinais eles davam desta distorção?

Tome Cuidado Com Um Evangelho Sem os Sinais de Um Deus Vivo

Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses que, por natureza, não o são, mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós tenha eu trabalho em vão para convosco (Gálatas 4.8-11).
Neste primeiro trecho o que temos é uma primeira constatação sobre o que estava acontecendo com aqueles crentes, eles haviam transformado o Evangelho da Graça em um projeto ritualístico escravista de fé baseada em obras humanas.
Outrora servíeis a deuses que não são – Paulo usa a história da maior parte daquelas pessoas antes de conhecerem o amor de Deus. Eles serviam a deuses que descobriram que eram falsos, meros rituais vazios de qualquer sentido. O Evangelho das obras humanas e da auto-justiça faz da relação com relação uma relação parecida com uma fé idólatra que despersonaliza Deus.
Como estais voltando aos rudimentos fracos e pobres - Num evangelho em que Deus é um mero expectador sem vontade e tudo está baseado no homem e nas suas obras, Deus não é diferente de uma fé idólatra em um pedaço de madeira. Irmãos, precisamos notar se há em nós sinais de que tiramos a personalidade de nosso Deus.
Eles haviam tirado a personalidade de Deus naquele novo evangelho que estavam vivendo baseados em si mesmos. Deus não era uma pessoa, um Pai que precisava ser considerado, cujo amor era vivido, vivenciado, experimentados, apreciado, mas um protocolar atendedor de pedidos e observador de fidelidade.
Guardais dias, e meses, e tempos, e anos – A confiança baseada na fidelidade de Deus e no amor de Deus havia sido transformada em uma lealdade deles a seus rituais. Você talvez tenha perdido isto e suas orações passaram a ser uma mera obrigação que faz você simplesmente ficar contente em ter vindo ao culto, mesmo que não tenha se encontrado com Deus e não tenha ouvido ele falar, ou ainda se contenta em fazer de conta que estava vivendo uma fé, que não faz sentido algum, porque você está frio e distante.
Quais são os sinais que sua fé está emitindo? Por acaso, você está destituindo Deus de personalidade na sua religiosidade baseada em você?

Tome Cuidado Com Um Evangelho em Que a Vaidade Substitui a Verdade

Sede qual eu sou; pois também eu sou como vós. Irmãos, assim vos suplico. Em nada me ofendestes. E vós sabeis que vos preguei o evangelho a primeira vez por causa de uma enfermidade física. E, posto que minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo, não me revelastes desprezo nem desgosto; antes, me recebestes como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus. Que é feito, pois da vossa exultação? Pois vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os próprios olhos para mos dar. Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade? (Gálatas 4.12-16).
Paulo fala de um processo de mudança tal que os levou de uma postura de amor em relação à Paulo à um antagonismo que beirava as raias da discórdia. Sim, o inicio do Evangelho que Paulo lhes pregou apontava para uma relação não baseada na glória humana, mas na verdade de Cristo, agora, entretanto, eles estavam rejeitando Paulo, em busca de um Evangelho de valores humanos que buscava agora o favor humano e não mais a verdade.
A enfermidade não nos afastou porque Cristo nos unia – a enfermidade de Paulo não é relatada e provalmente não saberemos do que se tratava. Em geral, se fala que Paulo parecia ter sofrido muito em virtude da luz que lhe cegou os olhos no dia em que se converteu. Possivelmente algum tipo de ferida que lhe marcava a face, algo que deixava uma marca visível. Mas este é um terro de pressuposições,que não queremos trilhar.
Bem o fato é que Paulo diz que, a sua enfermidade não foi um empecilho e bem que poderia ter sido e não foi! Justamente porque o que havia conquistado aqueles crentes era a verdade de Cristo sobre a sua condição de pecado e o perdão que, apesar do pecado, Cristo lhes oferecia. O Evangelho da Graça não aponta para valores do homem, mas o amor de Deus. Agora, entretanto, eles estavam mudando de matriz de evangelho e buscando um evangelho baseado na sua perfeição pessoal, portanto, agora o Evangelho de Paulo não servia mais.
Que é feito da vossa exultação (makarismos) – O que aconteceu com vocês, que eram capazes até mesmo de tirarem os olhos para darem a mim, agora passaram a buscar valores humanos? Paulo se lembra que a grande alegria, a grande bem aventurança deles era a VERDADE, a mensagem o Evangelho que foi pregado, Cristo era a VERDADE QUE ELES AMAVAM.
Agora a sua exultação na graça não existe mais? Este é um sinal que precisamos começar a notar se está determinando a nossa fé. O que é realmente que estamos buscando? Glórias humanas, reconhecimento, valores em nós? Quando a VERDADE ASSUME UMA FUNÇÃO SECUNDÁRIA E DEIXA O LUGAR DE SER O PRINCIPAL MOTIVO DE FÉ, sendo substituída pela vaidade, este é um sinal de que CRISTO NÃO ESTÁ MAIS SENDO MODELADO EM NÓS.
Irmãos precisamos recuperar a centralidade e a força da VERDADE na condução de nossa fé. Pode acontecer, com o passar do tempo, que outros valores se tornem mais determinantes para nossa vida e substituam a força da verdade como modeladora da nossa conduta. Interesses pessoais talvez possam falar mais auto e um evangelho mais parecido com os nossos gostos, pode ser mais proeminente em nossa visão. Enfim, podemos estar buscando uma VERDADE mais modelada a nós mesmos que um VERDADE MODELADORA DO CARÁTER DE CRISTO EM NÓS.
TErieis arrancado os olhos para mos dar – agora somos inimigos – Paulo está dizendo que o caráter deles era modelado pela verdade de tal forma que seriam capazes de vencer qualquer repugnância que uma enfermidade poderia lhes causar para amar, alguém como o próprio apóstolo. Agora, no entanto, essa repugnância pode ter se tornado efetiva, na medida em que o Evangelho que fala do pecado, conforme Paulo o pregava e que apontava para a feiura da alma que precisa ser corrigida não pode ser mais ouvido e nem é bem vindo.
Quando a verdade se torna incômoda precisamos de uma revisão pessoal séria. O caráter de Cristo, quando é modelado em nós pela verdade, precisa trabalhar os valores desviados de nossa alma. O que precisamos não é de um evangelho de vaidades e elogios falsos. Precisamos de uma fé verdadeira, de uma palavra que nos movo na direção certa, que nos ofereça um caminho verdadeiro.

Tome Cuidado Com Um Evangelho Que Não Está TE Levando na Direção do Caráter de Cristo

Alguns interesses humanos estavam se sobrepondo aos interesses de Deus e do Evangelho de Deus. Aqui na Carta aos Gálatas, Paulo parece indicar que algumas pessoas estavam se valendo da posição que tinham na Igreja para convencer a igreja em favor de seus planos de poder pessoais.
Os que vos obsequiam não o fazem sinceramente, mas querem afastar-vos de mim, para que o vosso zelo seja em favor deles (Gálatas 4.17).
Paulo, no entanto, não busca dos galátas o agrado ou algum benefício pessoal. Ele, na verdade, busca ver neles formado o caráter de Cristo.
Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós (Gálatas 4.19).
Este deve ser o grande alvo de nossos ministérios uns para com os outros. Como pais, irmãos em Cristo, filhos da Igreja, líderes, membros, dizimistas... qualquer que seja nossa função, posição, privilégio etc... no reino, o nosso compromisso é fazer deste lugar, da igreja da nossa irmandade uma agência modeladora do caráter de Cristo.
O Evangelho existe para nos fazer parecidos com Cristo e, portanto, filhos do altíssimo. A grande alegria, o grande desfrute que a verdade nos oferece é a verdadeira transformação de nosso caráter, limpeza pela verdade.
Paulo não quer só agradar, fazer amigos, ter adeptos do seu ministério, Paulo quer ver filhos parecidos com o Pai, modelados segundo a imagem do Filho Unigênito. Este prazer é o maior e único prazer que o Evangelho tem como objetivo...
Por isso, Paulo está disposto a lhes escrever carta tão dura, corretiva, mesmo que no íntimo ele queria poder ser menos severo, contudo, a sua perplexidade, quanto ao que estava acontecendo era que eles estavam se afastando do caráter de Cristo.
Irmãos, amados, a IPB tem uma história que começou em 12 de agosto de 1859 com Simonton. O Diário de Simonton conta algumas das esperanças que ele nutria nos eu coração. Talvez ele nunca tivesse imaginado o que viria a ser a Igreja Presbiteriana do Brasil, que começara tão humildemente na publica profissão de fé de duas pessoas no Rio de Janeiro ou em uma pequena reunião na Rua Nova de São José, no centro da Cidade de São Paulo. Deus, porém, sabia o que ele buscava: DEUS ESTAVA MODELANDO FILHOS PARA SI E PREPARANDO UM POVO PARA SER IGUAL A CRISTO.
Quando você olha para você é isso que você vê. TOME CUIDADO QUANDO OUTRAS METAS TOMAREM O LUGAR DE CRISTO NA SUA VIDA CRISTÃ. Frequentar cultos para não nos parecermos com Cristo é um erro. Cantar louvores só para mostrar que sabemos cantar e não sermos transformados no caráter de Cristo é como olhar no espelho sem se ver.
Quando você realmente buscar a Deus e começar a ver o caráter de Cristo sendo modelado na sua vida, então terá realmente encontrado o Evangelho. Nada poderá substituir a verdade, nada pode tomar o lugar do caráter de Cristo na sua vida. Qualquer outra busca, é vã.

Conclusão
Que quero te fazer um convite! Quero te convidar a pensar muito sobre o que é EVANGELHO PARA VOCÊ E QUAIS OS VALORES QUE TEM NORTEADO A SUA FÉ.
Eu pergunto o quanto a você a respeito do quanto você está empenhado em ENCONTRAR UMA RELAÇÃO PESSOAL COM UM DEUS VIVO. Quanto da sua fé realmente tem a ver com um Deus vivo, que fala ao seu coração, que ouve sua oração, que fala com você e aponta o caminho? O quanto seu Pai é realmente Pai para você?
Quero lhe perguntar qual é a função e o lugar da Verdade na construção da sua fé. Você é alguém que realmente abrirará mão de si mesmos e de suas certezas para seguir na direção que Cristo lhe chama a seguir.
Quero esta noite te convidar a pensar sobre isto! Pensar sobre o fato de estar tentando construir uma vida onde o seu caráter esta sendo modelado por você e não pela verdade do Evangelho.
Gente de bom caráter é possível encontrar até mesmo fora do Cristianismo e até no paganismo e em outras modalidades. O que buscamos não é só gente honesta, capaz de trabalhar e viver de forma adequada. Embora estas sejam coisas que esperamos de todos os crentes, o que realmente buscamos tem a ver com o caráter de Cristo modelado nos crentes.
O quanto o Evangelho faz você mais parecido com Cristo? O quanto de Cristo já está formado em você? Este é o seu alvo? Nesta noite, repense os valores que estão te guiando e não se deixe enganar. Nada pode ser mais importante que, a cada dia mais, você ser um filho que agrada ao seu Pai Celestial, como Jesus Cristo, o Filho no qual o Pai tem todo o prazer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!