19 de agosto de 2018

1 Samuel 17.41-51

As Armas e as Lutas do Cristão
1 Samuel 17.41-51



Introdução

Meus irmãos, os autores dos livros de Samuel não quiseram de forma alguma nos oferecer um manual de como vencer gigantes. Tampouco, desejaram ensinar métodos de como se livrar de problemas e dificuldades. Antes, o que desejam que fosse observado é como era o coração de Davi, o homem que Deus escolheu para ser Rei em Israel. 
Foi exatamente esta a palavra de Deus a Samuel quando este foi enviado a Jessé para ungir um Rei. 
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração (1Samuel 16.7). 
Ao longo do seu primeiro livro, o foco é olhar para este Rei escolhido por Deus e suas qualificações para o seu trabalho. Porque a Casa de Davi havia sido escolhida, a partir do próprio Davi, que era um tipo de Cristo. 
O conceito de Rei no velho Israel era muito diferente do que pensavam as diversas nações. O Senhor desejava que Israel tivesse um Rei, esse era um tema já presente nas Escrituras desde a chamada de Abrão e a Lei dada por Moisés. Mas o que projetou a Deus como Rei para o seu povo não seguia o mesmo conceito de poder e dominação que estava presente entre os povos. 
Em geral, os homens mais poderosos, que eram capazes de organizar a subjugação dos demais, estes eram os que sobre os povos dominavam e se tornavam ou eram conduzidos a serem reis. Deus, entretanto, desejou um outro tipo de rei. Para Deus, o rei era um modelo de cidadão do Reino. 
A ideia de modelagem e exemplo é uma estrutura criacional. O ser humano é o único dos seres vivos que aprende a ser o que deve ser por meio de modelos. Diferente dos outros animais, que seguem instintos, os seres humanos aprendem a ser humanos com outros humanos, para o bem e para o mal. 
O Rei em Israel é o modelo de homem de Deus, isso é o que Deus espera do Rei de Israel. Davi era o cidadão segundo o coração de Deus e todos deveriam olhar para ele e seguindo o seu exemplo, viver para a glória de Deus. Deus queria que Israel fosse o modelo de nação santa, de sociedade organizada segundo a Lei de Deus, de povo teorreferente. Davi era o homem modelo desta nação! Deus modelaria o coração de Davi e o faria servir assim. 
Portanto, o Livro de Samuel conta a história deste homem, que serve como um exemplo para nós. Até mesmo em seus momentos mais sombrios, como homem pecador, este Rei, segundo o coração de Deus pode nos deixar lições, de como um homem de Deus volta ao seu Senhor. 
No texto desta noite, Davi nos ensinará não exatamente como se vence um gigante, mas quais são as armas e como lutamos as nossas lutas. Davi nos mostrará como deve ser o coração de um homem de Deus quando enfrenta as maiores dificuldades e até mesmo quando enfrenta uma situação de vida ou morte. 
Quero te convidar a entrar neste texto, olhando para o coração de Davi. Pois é o coração de Davi que Deus está expondo. O que este homem possuía em seu coração é o que precisamos ver revelado. Aliás, este é o processo mais simples da vivencia em provações: DEUS QUER SABER O QUE ESTÁ EM NOSSO CORAÇÃO. 
Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou o deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos (Deuteronômio 8.2). 
Preste atenção sobre o que realmente importa, isto é, que o nosso coração ame a Deus e ande nos seus caminhos. Que nossas escolhas, nossas armas, nossas lutas sejam travadas com Deus e não na força do homem. 

O Homem de Deus Luta Com as Armas Que o Levam à Profundidade da Vida e Não se Deixa Enganar Pela Superficialidade e da Aparência

Vivemos claramente num contexto em que a aparência é tudo. As pessoas investem pesado na sua imagem pública e todos querem aparecer bem nas fotos. Estão aí as redes sociais, onde todos somos bons, intelectuais, capazes e bem resolvidos. Os que não se enquadram não aparecem ou se escondem. Contudo, esta inclinação pós-moderna pela aparência pode ser um subterfugio para esconder quem realmente somos. 
O filisteu também se vinha chegando a Davi; e o seu escudeiro ia adiante dele. Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência (1Samuel 17.41-42). 
O Homem vê o exterior– este é um dos temas que precisa ser tratado neste livro. O que temos diante de nós é que Deus espera uma atitude de força interior dos seus filhos. Precisamos nos preocupar sobre o que somos em nosso coração de uma maneira muito especial. O interior do homem é o local onde nossas verdadeiras guerras começam a ser travadas. Em nosso coração é que começamos a nossas maiores e mais sérias batalhas. 
Vendo a Davi o desprezou- Para Golias, a aparência de Davi destoava sobre o que ele imaginava ser alguém preparado para a guerra. Davi não trazia armas e não parecia um guerreiro. A arrogância de Golias o levou a uma percepção equivocada da vida e daquela batalha. Pessoas superficiais no trato com a vida tentem a cometer sérios erros de julgamento e foi o que aconteceu com Golias. 
Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para vires a mim com paus? E, pelos seus deuses, amaldiçoou o filisteu a Davi (1Samuel 17.43).
Pelos seus deuses – amaldiçoou a Davi– Irmãos, o que influenciava a visão do Golias era que a sua cosmovisão era construída a partir de uma realidade diferente daquela que o Deus Vivo constrói na mente de seus filhos. Golias pensava de uma maneira diferente do que Deus esperava de seus filhos. A grande diferença é que a realidade de Golias era controlada por uma percepção equivocada de mundo. Por isso, a conclusão que ele tinha da realidade era um grande erro. 
Caros irmãos, precisamos tomar muito cuidado com o que realmente controla a nossa visão de mundo. Deus chama Israel a ver a realidade que não está na superfície como uma maneira de se viver. Em outras palavras, tome muito cuidado com a superficialidade das aparências. O cristão não usa armas e luta suas batalhas com os instrumentos da superficialidade. 

O Homem de Deus Luta Com as Armas Que o Fazem Viver Com Deus e Rejeita as Armas e Métodos Mundanos

Um dos grandes perigos da vida neste mundo é que confundamos o que é a nossa vida. Não existimos apenas para sobreviver neste mundo e ou construir nossos sonhos. Estamos aqui para que tudo o que viermos a realizar seja feito para a glória de Deus. Davi compreendia completamente isto. 
Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado (1Samuel 17.45). 
Davi, porém, disse ao filisteu– o texto propõe um contraste de visão de mundo. Davi fez a avaliação de que Golias confiava nas suas armas e no poder de sua própria força. Golias acreditava que sua realidade material era tudo o que poderia decidir aquela batalha. Mas Davi caminhava por fé. Era a sua crença na realidade transcendente de Deus que o movia naquela batalha. 
Eu vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos– Davi tinha uma percepção de que Deus operava na sua realidade e aquela luta não era decidida no campo da simples materialidade, senão que existe um poder que controla os poderes deste mundo. Deus era uma realidade naquela guerra e Davi estava confiante, tinha fé em Deus. 
A quem tens afrontado– Uma das certezas que conduziu Davi nesta batalha era o fato de que Golias estava batalhando contra o Deus Vivo e claramente era Golias que estava em lugar errado e em perigo. 
Não precisamos temer o mundo. Maior é o que está ao nosso lado, diz a Escritura. Não precisamos temer os homens que matam o corpo, mas a Deus que pode nos lançar no inferno. Irmãos a realidade do povo de Deus é que ele caminha neste mundo ao lado de quem realmente pode livrá-lo e cuidar eternamente de sua alma. 
Davi não tinha completa certeza de que iria acertar o Gigante, mas sabia que o Gigante estava do lado errado e ele, DAVI, caminhava ao lado da verdade. Do Deus verdadeiro. Golias afronta este Deus e não poderia se livrar de estar fazendo o que era complemente errado. 
Todas as vezes que nos permitimos usar armas do mundo apóstata, estamos caminhando como Golias e vivendo do lado errado da verdade. O cristão quando empreende a luta da vida, se vale apenas daquilo que o faz estar ao lado de Deus e na companhia do Santo Senhor da Vida.
O Homem de Deus Luta Com as Armas Que Revelam ao Mundo Quem é o Seu Deus

Jesus, no Sermão da Montanha, diz que quando a nossa luz brilha neste mundo, os homens glorificam a Deus que está nos céus. O princípio por detrás desta palavra de Jesus é que Deus escolheu revelar-se ao mundo através da obra que Ele realiza em e através da vida dos seus servos. O modo como vivemos, as armas que usamos para vencer falam muito sobre o Deus que controla a nossa vida. 
NO texto, nos versos 46 e 47 há uma ênfase na ideia de que todos “saberão” quem é o Deus de Davi e o Deus de Israel. 
Hoje mesmo, o Senhor te entregará nas minhas mãos; ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo, às aves dos céus e às bestas-feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel (1Samuel 17.46). 
Toda a terra saberá que há Deus em Israel– Meus irmãos, Davi não lutava apenas para vencer o Gigante. Ele não empreendeu aquele esforço apenas para tornar grande o seu próprio nome. O coração de Davi lutava para que as pessoas soubessem que havia um Deus em Israel. 
Você vive para quem? Quem você deseja que as pessoas conheçam quando olham para você e para a sua vida? Este é o ponto de mudança que precisamos trabalhar. 
Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos (1Samuel 17.47). 
Saberá toda esta multidão que o Senhor salva– Toda a multidão a que Davi se refere parece envolver também o próprio povo de Israel. Davi sabia que o seu povo precisava ser renovado na sua confiança em Deus. A guerra é do Senhor e não somente dos seus filhos. Por isso, Davi sabia que todos saberiam que Deus estava com ele. 
Não com espada nem com lança– as armas que provam que Deus é Senhor tem muito mais a ver com a fé que desenvolvemos neste mundo do que com os instrumentos que o mundo tenta por em nossas mãos. Devemos nos lembrar que Saul ofereceu suas armas, sua armadura e Davi escolheu algumas poucas pedras e sua funda. 
O ponto que precisamos considerar é que Deus é conhecido neste mundo através do modo como nós vivemos para a sua glória neste mundo, pelos métodos que empreendemos para realizar a nossa vida e para vencer neste mundo. A verdadeira vitória que podemos ter neste mundo é a de confiar em Deus, a nossa fé. 
Essa é a vitória que vence o mundo a vossa fé (1João 5.4)   
Deus nos chamou a viver pela fé: O JUSTO VIVERÁ POR FÉ. A fé é o que leva o maligno ao chão.

O Homem de Deus Luta Com as Armas Que o Levam a Vencer e  Prevalecer Contra o Maligno

AS PORTAS DO INFERNO NÃO PODEM PREVALECER CONTRA A IGREJA – Essa expressão de Cristo tem a intenção de ir além da ideia comum de que a igreja irá sobreviver apesar da força do Maligno neste mundo. Ela aponta para o fato de que a força da IGREJA DE CRISTO é suficiente para derrubar as fortalezas do inimigo e levar a Igreja à Vitória contra o mal.
Os versos finais da passagem de que escolhemos para esta noite nos relatam que Davi foi em direção à Golias e o feriu mortalmente. Após derrubar o gigante com sua funda e uma pedra, Davi se lança a cortar a cabeça do Gigante com sua própria espada e diante disto, os filisteus se colocam em retirada. Eles que estavam tão confiantes, viram que há um Deus em Israel e que este fez do jovem ruivo, com uma funda e uma pedra o grande vitorioso. 
Correu ao encontro do filisteu– o verbo hebraico indica uma ação enérgica da parte de Davi, ele não simplesmente foi na direção do gigante, mas correu, se empenhou em alcançar a distância correta para o seu tiro. Não se trata da técnica ou do domínio da funda, mas da disposição do coração do homem que Deus havia escolhido para ser o modelo para todo o Israel. 
Caiu com o rosto em terra– creia irmão, quando um crente tem fé, quando confia no seu Deus e não teme o Maligno e se esforça por viver para trazer glória ao nome de Deus, ele revela ao mundo quem é o SENHOR DOS SENHORES, O REI DOS REIS, ELE REALMENTE MOSTRA QUE EM CRISTO SOMOS MAIS QUE VENCEDORES. O mundo não pode resistir a um homem que luta para a glória de Deus. Ainda que tirem a nossa vida, não podem nos matar, porque quando somos leais, fiéis, nosso exemplo fica vivo. 
Assim, prevaleceu Davi contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e o feriu, e o matou; porém não havia espada na mão de Davi (1Samuel 17.50). 
Não havia espada na mão de Davi– o contraste que o autor queria que ficasse claro é que homem segundo o coração de Deus lutou e venceu o inimigo na força do Senhor e com as armas que o Senhor lhe dera. Sua maior arma, foi o seu coração cheio de fé. Ele não precisou de armas mundanas para vencer, aliás, ele sabia que a vitória de quem está ao lado do Senhor é sempre certa. 
Vendo os filisteus que era morto o seu herói, fugiram– Este é o ponto, meus irmãos, estamos aqui para envergonhar o mundo que jaz no maligno e vencer suas pretensões com a força que o supre. 
Precisamos encarar a grande tarefa de limpar o Jardim de Deus e protege-lo do mal. Precisamos ser a igreja que trará luz às trevas deste mundo maligno. O homem de Deus luta e usa armas que Deus dá com um objetivo: TRAZER LUZ AO MUNDO EM TREVAS. 


Conclusão
A igreja precisa recuperar a ousadia de confiar no caminho do Senhor, precisa retomar a estrada e a simplicidade do Evangelho. Só a Fé, Só a Graça, Só Cristo, Só a Escritura e Só a Deus a Glória!! 
Caros irmãos, precisamos de homens que estejam assim dispostos a fortalecer suas vidas em Cristo e a crescer na fé. Homens e mulheres que estejam dispostos a construir uma relação íntima com Deus. Precisamos de famílias que queiram ser lares que apontem para a glória de Deus. Precisamos de modelos, precisamos de janelas para o Reino de Cristo e isto só pode acontecer através da nossa vida. 
Precisamos de pessoas que queiram ser segundo o coração de Deus e empreendam esforços para que Deus seja exaltado, para que o mal seja lançado fora do caminho do nosso país, homens que não sejam guiados pelo mundanismo da superficialidade, mas estejam dispostos a começar no mais profundo do seu coração um esforço. 
O efeito mais profundo da vitória de Davi foi o reavivamento da fé e do coração de Israel. 
Então os homens de Israel e de Judá se levantaram, e jubilaram, e perseguiram os filisteus até Gate e até às portas de Ecrom... (1Samuel 17.52). 
Estamos falando de contágio de coragem, de força, de virtude. Para isso, alguém precisa tomar a decisão de estar nas mãos de Deus. Você precisa sair do comum e de entre as fileiras tímidas de uma vida dúbia e adentrar o campo da batalha da fé. 

O efeito da vitória de Davi foi a renovação do coração do povo de Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!