26 de agosto de 2018

1 Samuel 24.1-22 - IP Tatuapé

Aprendendo Com o Coração do Justo
1 Samuel 24.1-22
(Primeiro Sermão após a Assembleia de Eleição - Agosto 2018)


Introdução
Insisto em dizer que precisamos notar que o propósito central destes livros de Samuel é mostrar a necessidade de um Rei. A ideia de um Rei em Israel é muito diferente do que ocorria nas outras nações. O Rei era uma espécie de cidadão modelo. 
Eles precisavam de um Rei não somente para conduzi-los em vitória contra os inimigos, mas necessitavam de alguém que tivesse a disposição de oferecer a si mesmo para viver para Deus, como modelo para todos os irmãos. 
Deus escolheu Davi para ser este homem modelo. Ele não era perfeito, mas buscou com sua vida agradar a Deus. Até mesmo nos dias mais sombrios do seu governo e da sua vida pessoal, Davi soube se humilhar e buscar ao Senhor. Ele realmente, possuía um coração disposto a Deus. 
Foi exatamente esta a palavra de Deus a Samuel quando este foi enviado a Jessé para ungir um Rei. 
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração (1Samuel 16.7). 
Portanto, o nosso foco é olhar para o coração de Davi e aprender a respeito do modo como se dispôs a viver para Deus e ser usado para guiar o povo de Deus, por meio do seu exemplo. 
Os Salmos e muitos deles são de Davi, falam abundantemente sobre homem justo e o ímpio. Eles retratam exatamente a ideia de que Deus tem o coração do justo em suas mãos e o molda conforme seu querer. 
Agir com justiça é uma das qualidades centrais da nossa relação com Deus. Devemos considerar que fazer caminhos justos para os nossos pés é um dos propósito da vida cristã. 
A nossa justiça tem de exceder em muito à dos escribas e fariseus. Somos assim desafiados a perserverar na justiça e jamais permitir que nosso agir nos identifique co nada que seja equivocado diante de Deus. 
O impacto da vida de Davi foi tão grande que sua justiça se tornou símbolo do seu reinado. Não à toa ele foi considerado um tipo do Rei Eterno, o grande modelo de justiça de todos os homens, Jesus. 
Hoje veremos como a justiça de um homem pode ser aprendida por outros. O coração do homem justo é uma vitrine da obra que Deus pode fazer no seio da humanidade e um paradigma a ser imitado. Eu te convido a fazer uma viagem pelo texto para dentro do coração justo de Davi e aprendermos a justiça com ele. 
Em resumo trata-se do episódio em que Davi poupa Saul, quando este entra em uma caverna sem saber que no interior da mesma, Davi e seus soldados estão escondidos. Saul que perseguia Davi para o matar, foi poupado, estão indefesamente lançado às mãos de Davi. NO entanto, por causa do seu compromisso com Jehovah e a sua justiça, Davi abre mão da vingança e se dispõe a poupar Saul. 
O Coração do Justo Nos Ensina a Não Sermos Guiados Pelo Medo ou Ódio dos Outros ou o Seu Próprio

A primeira parte do texto recria o ambiente e denuncia o espírito de perseguição no coração de Saul. Nos primeiros versos, do 1 ao 5, o que notamos é que Davi é instigado, principalmente, por seus companheiros a matar a Saul. 
Saul era um inimigo perigoso e implacável. Não estava de brincadeira na intenção de perseguir a Davi e não escondia o desejo de vê-lo morto. Matar Saul seria uma solução prática para inúmeros problemas. Contudo, Davi escolhe outro caminho. 
Tendo Saul voltado de perseguir os filisteus, foi-lhe dito: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi. Tomou, pois, Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi ao encalço de Davi e dos seus homens, nas faldas das penhas das cabras monteses (1Sm 24.1-2).
Tomou três mil homens e foi ao encalço de Davi e de seus homens– O texto constrói o ambiente deste acontecimento, revelando o grande desejo de Saul de encontrar Davi para mata-lo. Ele está em meio a fortes empreitadas em proteção do Reino, mas há espaço para uma perseguição particular a Davi. Outro ponto é que ele tomou três mil homens escolhidos para fazer este trabalho. Em outras palavras. Saul está se cercando dos melhores homens, pois não quer que Davi e seus homens escapem. O número de três mil é exagerado para quem irá perseguir um pequeno contingente. 
O contexto mostra que a perseguição a Davi já estava em curso antes. Ele a suspendeu para lutar contra os filisteus, mas assim que teve uma oportunidade, voltou a se preocupar com o filho de Jessé. 
Chegou a uns currais de ovelhas no caminho, onde havia uma caverna; entrou nela Saul, a aliviar o ventre. Ora, Davi e os seus homens estavam assentados no mais interior da mesma. Então, os homens de Davi lhe disseram: Hoje é o dia do qual o Senhor te disse: Eis que te entrego nas mãos o teu inimigo, e far-lhe-ás o que bem te parecer. Levantou-se Davi e, furtivamente, cortou a orla do manto de Saul. Sucedeu, porém, que, depois, sentiu Davi bater-lhe no coração, por ter cortado a orla do manto de Saul (1 Samuel 24.3-5).
Os Homens de Davi lhe disseram– Meus irmãos, os homens de Davi estavam diante de uma situação bem simples. O homem que nos persegue para matar está aqui entregue às nossas mãos, vamos resolver nosso problema matando ele primeiro. Davi, porém, não se deixou guiar pelo ódio e o medo dos outros. 
Cortou furtivamente a orla do manto e sentiu o coração– Davi se repreendeu em desejar sentir este poder de acabar com a vida de Saul. Ele a tinha em suas próprias mãos, mas o texto nos diz que o fato de Davi ter sentido este poder, lhe bateu no coração. O verbo que o autor usou aqui indica que Davi sentiu acusar a própria consciência. Ele aqui se repreendeu quanto ao seu medo ou ódio também. 
O coração justo não é guiado por medo ou ódio, nem o seu nem o dos outros. O justo não se vinga a si mesmo, não toma decisões baseadas nos seus interesses, nos seus medos, dos ódios. Irmãos precisamos começar a rever muitas das nossas posições mais simples na vida. Muitas das nossas preferências e muito do modo como tratamos as pessoas e as situações da vida. O justo, é guiado por regras muito mais nobres e ricas. AS molas do agir justo não se dobram ao ódio e ao medo dos homens.
O Coração do Justo Nos Ensina a Sermos Guiados Pela Vontade de Deus e Não a Nossa

A nossa justiça é baseada na retidão da vontade de Deus. Um dos problemas que temos de enfrentar em nossa vida com Deus é a nossa constante tendência a fazer prevalecer a nossa vontade sobre a de Deus. 
E disse aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido do Senhor. Com estas palavras, Davi conteve os seus homens e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul; retirando-se Saul da caverna, prosseguiu o seu caminho (1Samuel 24.6-7). 
Disse aos seus homens: o Senhor me guarde– Claro que Davi aqui declara que sua dependência de Deus para acertar é evidente. Ele pede a Deus que não o deixe ser traído pelo seu próprio coração. Sua vontade, certamente, deve ter cutucado para que matasse Saul e assim resolvesse de vez os seus problemas. Mas aqui, no texto, ele deixa sua consciência também guiar os outros. 
Pois é o ungido do Senhor– Davi não está dizendo nada de espiritual sobre Saul, que sua vida era intocável por causa de algum poder que lhe fora dado, mas exalta a escolha que Deus havia feito. A palavra “Mashiach” (Ungido) indica que Davi não poderia lutar não é contra Saul, mas contra o próprio Deus. Deus havia dado a Saul o reino e somente Deus poderia retirá-lo. Davi está disposto a sacrificar o seu próprio bem estar em favor de honrar a vontade de Deus. Deus é a razão das suas escolhas. 
O coração do homem justo está disposto a viver assim e ser guiado sempre pela vontade de Deus e não as próprias preferências e vontades. Esse tipo de percepção a vontade de Deus e de domínio próprio, marcas do caráter justo, é o que precisamos para impactar o mundo ao nosso redor. O justo vive para Deus e não para si mesmo. 
Por isso, o homem justo escolhe sempre o caminho de Deus e a vontade de Deus como o ponto superior ao qual a sua alma se apega. Um homem que desenvolve este tipo de maturidade está pronto a ensinar outros e a guiar outros. Esse era Davi, o homem reto que viveu para Deus. 
  
O Coração do Justo Nos Ensina Que a Retidão é Suficiente Para Confiarmos na Mudança dos Cenários da Nossa Existência

O medo, muitas vezes, nos impede de fazermos o que é reto, porque, em geral, achamos que as coisas têm uma realidade material e desprezamos a realidade espiritual de Deus. Por conta dessa nossa visão curta, achamos que somente os poderes humanos e naturais é que estão determinando a realidade. Mas é um fato bíblico de que DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS. 
Depois, também Davi se levantou e, saindo da caverna, gritou a Saul, dizendo: ó rei, meu Senhor! Olhando Saul para trás, inclinou-se Davi e fez-lhe reverência, com o rosto em terra. Disse Davi a Saul: por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Davi procura fazer-te mal? Os teus próprios olhos viram, hoje, que o Senhor te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que eu te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a mão contra o meu senhor, pois é ungido de Deus. Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão. No fato de haver eu cortado a orla do teu manto em te matar, reconhece e vê que não há em mim nem mal nem rebeldia, e não pequei contra ti, ainda que andas à caça da minha vida para ma tirares. Julgue o Senhor entre mim e ti, e vingue-me o Senhor a teu respeito; porém a minha mão não será contra ti. Dos perversos procede a perversidade, diz o provérbio dos antigos; porém, a minha mão não será contra ti. Após quem saiu o Rei de Israel? A quem persegue? A um cão morto? A uma pulga? Seja o Senhor o meu juiz, e julgue entre mim e ti, e veja, e pleiteie a minha causa, e me faça justiça, e me livre da tua mão  (1Samuel 24.8-15). 
Saiu da caverna e inclinou-se com rosto em terra– notem irmãos, que Davi deixa Saul ir embora, mas a sua justiça não somente o impede de pecar contra Deus, se não que também o impulsiona a confiar que algo pode mudar naquela situação tão difícil. Todos sabemos que Saul era um homem de espírito perturbado. Davi sabia muito bem que ele não era confiável, pois já o havia tentado matar e tinha essa ideia fixa, essa obstinada intenção. Contudo, Davi deixa a proteção do esconderijo da caverna porque ele sabe que a situação difícil precisa ser mudada, ele se expõe e se lança ao chão, como alguém desprotegido, porque confia que Deus pode usar o seu ato de justiça para fazer algo a seu favor. 
Olha – vê aqui – reconhece que não há rebeldia– enquanto muitos falam mal de Davi para o Rei e o mesmo esteja tão obstinado em matar-lhe ele confia que Deus pode usar este ato de justiça como uma forma de mudar sua circunstância existêncial. Davi sabe que é Deus quem determina os cenários da nossa existência e que Ele lhe promete que se andar retamente, bendito haveremos de ser na cidade, no campo em todos os momentos. 
Este é ponto, DAVI está disposto a crer que DEUS, que controla a realidade, pode mudar tal circunstância e a sua retidão é um ato decorrente de que Deus abençoa os retos de coração. Irmãos isto é fé e o contrário disto é incredulidade!! Não dê outro nome, o contrário disto é IMPIEDADE!! 
Não pequei– ele confia que não pecar é o caminho para a vida que agrada a Deus e que o faz derramar suas bênçãos. Veja como isto pode ser muito diferente de boa parte do modo como tomamos decisões ou escolhemos caminhos nesta vida. Aceite o desafio de ser um homem justo que confia que a justiça é a resposta de quem crê que Deus age.
Julgue o Senhor – Seja o juiz – entre mim e ti– essa é a mola que impulsiona a decisão e Davi: Deus julga. Este é o ponto que Davi tem em mente para que essa situação seja transformada. Deus controla todas as coisas e julga todas coisas. Deus sabe exatamente o que está no coração de Davi e de Saul, Deus sabe o que fazer. Que Deus livre Davi da mão de Saul. 
Você pode ser ver agindo assim? Você pode começar a pensar que sua tarefa é a obediência e a justiça, o resto é com Deus? Você pode confiar e viver assim? Pense muito seriamente, sobre como o coração do justo precisa agir para que possa ensinar algo a alguém.   

Conclusão

Meus amados irmãos, olhar para o coração de Davi é olhar para o coração de um homem como qualquer um de nós. Ele era fraco, pecador, não era o mais forte ou o mais moralmente reconhecido entre os seus irmãos. Os próprios irmãos dele não tinham um bom conceito dele. Mas, Deus o chamou e ele se dispôs a ouvir este chamado e a servir a Deus de coração.
As reações de Davi ao que Deus lhe pedia foi a de seguir o caminho da justiça, da fé, da confiança em Deus. Os seus salmos nos apontam essa realidade. O salmo 37, por exemplo: 
Fui moço e agora sou velho, mas jamais vi o justo a mendigar o pão. 
A nossa caminhada cristã não é a de pessoas perfeitas, mas de pessoas que querem ensinar e aprender umas com as outras e, por esse motivo, precisamos de pessoas que estejam dispostas a servir a Deus e a atender o seu chamado. Precisamos de pessoas que sejam instrumentos de Deus para nos modelar, mas antes, eles precisam ser modelados. Precisamos de gente de coragem e ousadia que queira viver segundo o coração de Deus. 
JUSTOS QUE VIVAM RETAMENTE E ESCOLHAM VIVER PARA DEUS SEGUNDO A JUSTIÇA DO REINO. 
Gente não guiada por medo ou ódio;
Gente guiada pela vontade de Deus; 
Gente que confia que Deus agirá em resposta à sua retidão. 

A CONSEQUÊNCIA DO VIVER JUSTO
O final do texto é como desejo ilustrar o que podemos esperar se vivermos retamente. Podemos esperar que nosso viver reto é poderoso para impactar o mundo em trevas. Saul, com toda a sua arrogância, toda  a sua impiedade, toda a sua inconstância, teve um momento, um rasgo de percepção a verdade e viu na justiça de Davi o próprio Deus. 
Chorou Saul e disse: és mais justo do que eu– isso é o que precisamos mostrar ao mundo, que vivemos para Deus e por isso, vivemos a verdade. O mundo será impactado pela nossa justiça, porque verá Deus, vendo-nos. 
Mostraste com o bem que me fizeste– a nossa justiça tem poder, quando ela é derivada da nossa consciência de Deus. Deus age e promove a nossa justiça. 
Agora sei que será rei e de que o reino será firme em tua mão– estamos falando de Saul o invejoso, o que não quer perder o reino de qualquer jeito? Não, estamos falando do que Deus faz quando a nossa justiça resplandece o caráter do filho de Deus em nós. 

Aplicação à Igreja do Tatuapé
Esse é o desafio, que uma igreja como a nossa igreja aqui aceite o desafio de entregar a este mundo um modelo, um exemplo de vida comunitária justa. Um exemplo de homens e mulheres, jovens, adolescente e até crianças de querem viver retamente para a glória de Deus. Que a nossa igreja aceite o desafio de ser um lugar onde aprendemos e ensinamos a justiça do Reino de Cristo. Temos uma grande tarefa e somente nós, que fomos escolhidos por Deus para a justiça podemos realizar. 
Davi não era o mais forte ou mais poderoso dos filhos de Jessé, mas deixou de cumprir a sua missão. Penso em nossa igreja e que ela não deve se deixar levar pela ideia de que o dever de fazer a obra é das grandes igrejas. 
A retidão é a nossa missão e devemos ousar crer que Deus nos escolheu para que façamos esta obra. Da mesma forma, pense no seu próprio microcosmo, sua vida em família, sua vida na empresa e em outros setores onde você, filho de Deus está. Pense que Deus escolheu você e quer envia-lo ao mundo para ser segundo o seu coração. 
Esse grande bairro, cheio de homens poderosos, assim como essa cidade, tão cheia de perversidade, precisa de nossa luz. Eles não precisam só de mais um punhado de crentes reunindo, eles precisam de justos, vivendo a prática da justiça.
Nós não podemos negar a Deus a nossa vida e a nossa ousadia de fazer a obra do Senhor. Que ele julgue entre nós e o mundo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!