14 de outubro de 2018

Salmo 78.1-8 - 82ºAniversário da IP Ebenezer de São Paulo

A Igreja e a Construção de Gerações Que Amem e Confiem em Deus
Salmo 78.1-8
(82º Aniversário da IP Ebenézer – Outubro 2018)


Introdução
Sou grato a Deus pela vida desta importante Igreja de Cristo em nossa cidade. Com certeza, muitas e importantes tarefas e privilégios Deus concedeu a esta igreja, que ao longo dos anos tem sido uma agência do Reino de Cristo. Desejo aos irmãos que sua caminhada continue sendo rica e muito abençoada, para que esta Igreja siga em frente, servindo como um bom modelo do Reino. 
O Salmo 78 é um Salmo didático (Maskil), este tipo de Salmo tem como função primordial servir como um construtor da memória do povo de Deus e uma ferramenta para formação de um modo de pensar. Ele serve como aquelas armações que são erguidas para sustentar as videiras, para que produzam frutos, aquilo que a Escritura chama da “sebe”. Sim, o Salmo Didático é uma espécie de armadura para que apoiemos nosso pensamento e desenvolvamos nossa vida para o Senhor.
Preguei uma sequência de textos sobre o Reino de Davi e estou ministrando estudos sobre a preparação do povo de Deus para viver debaixo de uma Monarquia e isto facilita muito o nosso entendimento destes salmos. Neste caso, Asafe, o seu autor, que foi um dos mais destacados líderes dos levitas. Ele estava à frente dos levitas que presenciaram um dos momentos mais marcantes do estabelecimento da monarquia, que foi o dia em que a Arca da Aliança foi conduzida à cidade de Jerusalém. 
Em 72 versos neste Salmo, ele conta a história de Israel, recontando-a do ponto de vista de alguém que medita sobre o modo como Deus os libertou do Egito e lhes deu um Rei, no caso Davi. Ele parece ser alguém que está diante de um momento de profunda reflexão sobre a história e percebe que é chegada a hora de uma atitude diferenciada, um momento em que ele analisa a importância de que haja uma maior consistência para que o povo siga, servindo a Deus, aprendendo a viver debaixo do Governo de um Rei Escolhido do Senhor, no caso, Davi e, para nós, em particular, Jesus, o Filho de Davi que está no trono. 
Ao recontar esta história, Asafe nos mostra como Deus, apesar da rebeldia e incredulidade do seu povo, manteve firme as promessas antigas de amar e reunir seu povo sob um governo santo.
Porque o coração deles não era firme para com ele, nem foram fiéis à sua aliança. Ele, porém, que é misericordioso, perdoa a iniquidade e não destrói, antes, muitas vezes, desvia a sua ira e não dá largas a toda a sua indignação (Sl 78.37-38).
A dinâmica deste Salmo, portanto, aponta para este fato central, isto é, o modo como Deus venceu a incredulidade do seu povo e o conduziu a viver debaixo do governo de Davi. 
O ponto fundamental deste Salmo é o que ele propõe como introdução maravilhosa que indica a educação na fé como a principal ferramenta para a construção do caráter do cidadão do Reino, para que aprendamos o modo que Deus espera que seja o nosso viver debaixo do reinado de Davi, isto e, Cristo.
Aos 82 anos de história como Igreja organizada, esta noite, queremos refletir sobre o que estamos vendo e vivendo em nossos dias como Igreja de Cristo. Quero que percebamos, irmãos, que precisamos continuar a olhar para a natureza da nossa igreja como agência de transformação do modo de pensar, que incuta em nossa mente o que é servir a Deus. 
Uma igreja bem sucedida em seu ministério é aquela que, com o passar das diversas gerações, entrega a Deus homens e mulheres mais capazes de confiar e amar a Deus, vivendo por fé.
O que buscamos nestes versos é que nós mesmos saibamos como Deus espera que construamos uma mentalidade coletiva de vida com Deus, que passe de geração em geração.  

Uma Igreja Que Constrói Uma Mentalidade de Amor e Confiança em Deus Precisa Assumir Um Compromisso Ativo Entre Gerações

Estamos lidando com um momento muito difícil para a propagação da fé. Em particular, uma das maiores dificuldades para que isso aconteça é que se instalou em nossa época um certo conflito de gerações. Com o advento da revolução tecnológica, o que passou acontecer é que os pais, em muitos aspectos do desenvolvimento da vida, estão, podemos dizer, aprendendo com os filhos. Isso tem gerado um pensamento enganoso de que as gerações mais novas, não precisem das gerações anteriores, uma vez que o mundo onde viverão superou o modo de vida de seus pais. 
Asafe começa o seu Salmo com um testemunho pessoal. Ele diz toma a palavra e pede a todos que o ouvem que considerem atentamente o que está para dizer. Aqui ele assume um papel de um instrutor e sua mensagem tem o propósito de servir como uma ferramenta para aumentar a capacidade do seu povo de produzir uma mentalidade de servos do grande Rei. 
Escutai, povo meu, a minha lei, prestai ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos. O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez (Sl 78.1-4). 
Estes versículos deixam claro que a construção de uma mentalidade de serviço ao Rei é uma responsabilidade e um COMPROMISSO DE GERAÇÕES. Deus estabeleceu um sistema criacional de condução de mentalidade: GERAÇÕES. 
Escutai povo meu a minha lei- Aqui, Asafe estabelece esse processo como uma LEI. Ele conclama o povo a prestar atenção ao processo que ele está ensinando e diz que este processo é uma TORAH, ISTO É UMA INSTRUÇÃO IMPORTANTE. Ele usa a palavra TORAH, que tinha um significado muito importante para todo o Israel. Isto implica em dizer que o sistema que será apresentado é um recurso que não pode ser ignorado. 
Parábolas (Mashal) e enigmas (Hidot) dos tempos antigos– Aqui ele está usando palavras técnicas que dizem que ele falará ditos de sabedoria, que foi construída na história e precisa ser desvendada. Como se ele estivesse dizendo o seguinte: a história do povo de Deus ensina e precisamos discernir os ensinos da história. Por isso é que isso precisa ser um repasse de gerações. Uma geração aprende com Deus e aprende de Deus e ensina aos seus filhos é UM COMPROMISSO QUE SÓ GERAÇÕES PODEM ENSINAR.
O que ouvimos e aprendemos o que nos contaram os nossos pais– Aqui ele logo mostra a importância da experiência dos pais com Deus na construção da mentalidade dos filhos. Ele diz que sua ferramenta didática é essa: O COMPROMISSO DE UMA GERAÇÃO ENSINANDO A OUTRA A PARTIR D ESUAS EXPERIÊNCIAS. Aqui ele afirma que o COMPROMISSO DE GERAÇÕES EXIGE INTERAÇÃO: Pais tem a responsabilidade e contar, isto é ensinar e os filhos tem o compromisso de OUVIR E APRENDER.
Não encobriremos a seus filhos, contaremos à vindoura geração– Mais uma vez essa responsabilidade é dada, mais fundamentalmente aos pais, que são o ponto de partida da formação da mentalidade dos servos do Rei. 
Os louvores do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez– Aqui ele apresenta o conteúdo que é extraído da experiência dos pais com a história e com Deus. Como Deus se mostrou louvável pelos feitos gloriosos que realizou e como demonstrou o seu amor ao longo da História. 
Logo notamos que a EDUCAÇÃO PARA A FÉ É UM COMPROMISSO MUITO SÉRIO QUE LIGA AS GERAÇÕES. Os pais precisam desta visão de INTÉRPRETES SÁBIOS DA HISTÓRIA COM DEUS  e devem iniciar seus filhos em percebê-la. Os FILHOS, POR SUA VEZ, PRECISAM APRENDER BEM DE SEUS PAIS PARA PODEREM ENSINAR A SEUS FILHOS E DAR CONTINUIDADE À PROPAGAÇÃO DA FÉ.  
Quando uma geração negligencia seu papel, ela rompe um ciclo e o que acontece é uma lacuna de fé. Isto é algo muito sério e que as nossas famílias não poderiam negligencias nunca.

Uma Igreja Que Constrói Uma Mentalidade de Amor e Confiança em Deus Precisa Assumir Um Compromisso Ativo Com Deus 

No verso 5, Asafe parece estabelecer um motivo maior para que sua prática pessoal e para o seu próprio ensino. Como se estivesse dizendo o seguinte: Estou apenas fazendo algo que Deus determinou que eu fizesse: 
Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos (Salmo 78.5).
Ele estabeleceu– aqui ele aponta para Deus, o mesmo que realizou grandes obras de maravilhas de poder no verso 4, ELE, Deus, foi o ponto de partida deste modelo. Isto deveria estar claro para o povo da aliança, como deve obviamente também para nós. DEUS DETERMINOU o caminho como irá formar as novas gerações de crentes: pais ensinam filhos. 
Um testemunho e uma Lei em Israel– Duas maneiras de falar da mesma coisa: a PALAVRA DA LEI. O testemunho aqui tem a ver com a PALAVRA DA LEI DE DEUS como sendo a VERDADE SOBRE A VIDA. E a ideia de LEI, como a fórmula de instrução correta. Aqui devemos compreender que esta é uma estrutura funcional da criação. Meus amados irmãos, quando um PAI ENSINA O FILHO, ele acessa uma ferramenta de formação mental poderosíssima. Pais recebem uma “senha” de acesso ao coração dos filhos e conseguem moldar sua mente de uma maneira distinta de qualquer outro mestre que ocupará espaço da vida do seu filho. 
Ordenou aos pais que transmitissem aos filhos– Pais podem negligenciar o uso desta senha especial para adentrar ao coração do seu filho, mas estarão em desobediência em relação a Deus, porque Deus espera que pais façam este papel. Pais, uma notícia para vocês: DEUS IRÁ COBRAR ISSO! A palavra de Deus é melhor transmitida quando é transmitida pelos pais.
Este nosso compromisso, antes de ser um COMPROMISSO COM AS NOVAS GERAÇÕES é um COMPROMISSO COM DEUS, porque é isso que Deus espera que pais façam por seus filhos. Não podemos perder esta grande oportunidade. Sente com seus filhos e mostre como a sua história com Deus fez diferença para você e, mais, mostre como a PALAVRA DA LEI de Deus te guia na vida, divida essa percepção da vida com seus filhos. Se não fizeram, façam agora, rompam o silêncio, não deixem de cumprir com este compromisso que DEUS ESPERA DE VOCÊ. 
Outro dado, aqui para os filhos presentes, preparem-se o melhor possível, para a tarefa que Deus espera de vocês quando tiverem seus filhos. Pensem sério em se preparar para serem pais e saibam que o mais importante que você fará como um pai cristão ou uma mãe cristã não é ter dinheiro para pagar uma boa faculdade para seu filho, mas se você terá acumulado sabedoria da sua história pessoal para ensinar seu filho, quem é Deus. 

Uma Igreja Que Constrói Uma Mentalidade de Amor e Confiança em Deus Precisa Assumir Um Compromisso Ativo de Transformação do Povo de Deus 

Nestes versos 6 a 8, Asafe parece nos propor uma razão clara para este agir educacional. Fica claro que o propósito é alcançar a ideia de uma geração que seja transformada, que será mais habilitada para servir ao Rei. 
A fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes, para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos e que não fossem, como seus pais, geração obstinada e rebelde e cujo espírito não foi fiel a Deus (Salmo 78.6-8). 
A fim de que a nova geração– Existe um propósito declarado aqui, isto é, que Deus espera que a nova geração seja moldada. Nosso compromisso COM A EDUCAÇÃO PARA A FÉ É SEMPRE A TRANSFORMAÇÃO E A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DA NOVA GERAÇÃO QUE SERVE AO SENHOR. Irmãos, este é o propósito de Deus nos ter escolhido para sermos pais e nos ter dado filhos.
A fim de que a nova geração CONHEÇA– Precisamos transmitir a LEI DE DEUS e fazer nossos filhos CONHECEREM SEUS MEANDROS, SUAS ESTIPULAÇÕES etc. Um conhecimento sério e vivencial com a Lei de Deus, isto é, saber experimentar o mundo de acordo com a Lei de Deus é a grande tarefa educacional e deve ser um ALVO DOS PAIS. 
A fim de que a nova geração TRANSMITA A SEUS FILHOS– Nosso olhar deve estar além da geração dos nossos filhos. Devemos preparar nossos filhos para serem professores da LEI DE DEUS para seus filhos. Meus irmãos, aqui está um propósito especial para a paternidade pedagógica dos pais, garantir que seus filhos estejam habilitados a ensinar a palavra para seus netos e isto implica em conduzirmos nossos filhos a um amadurecimento na fé. 
Estes versos nos chamam a um viver inteiramente transformado, envolvendo futuro, passado e presente (1, 2 e 3), como veremos a seguir: 
1) Para que pusessem em Deus a sua confiança– Aqui Asafe se refere aos filhos e não aos netos, isto investigado à luz do verso 8. Bem, o que é que movimenta a EDUCAÇÃO PARA A FÉ, a CONFIANÇA EM DEUS, OU SEJA A PRÓPRIA FÉ EM DEUS. Aqui Asafe parece indicar que os corações dos nossos filhos precisam estar dispostos a depositarem em Deus toda a sua esperança para a experimentação da vida. Confiança tem um significado de alguém que confia na esperança do que pode Deus fazer em meio à sua história, por isso, dizemos essa proposição nos conduz ao futuro. 
2) Para não esquecerem os feitos de Deus – Irmãos, precisamos levar muito a sério os ensinos da Palavra de Deus e os seus efeitos sobre o que acontece em nosso dia a dia, especialmente tudo o que Deus já fez, já realizou em nossa história e que nos leva a confiar em Deus, uma vez que ele sempre nos mostrou ser fiel e sempre ser suficiente. Neste sentido, esta proposição tem a ver com o que Deus já fez e nos instrui a confiar no fato de que Deus não muda, como ele foi ontem, será sempre.
3) Para que lhe observassem os mandamentos – A obediência é uma decorrência de nossa certeza de quem é Deus, pelo que Ele fez e o desejo de receber o que ele diz que fará, afinal não há um modo de chegar aonde Deus diz que devemos chegar, sem seguir o caminho que ele nos manda seguir. Portanto, o ponto central do argumento de Asafe é que tanto a visão esperançosa do futuro, quando a confiança formada na certeza do passado, são argumentos mentais para moldar o nosso caráter presente.
E que não fossem como seus pais – obstinados e rebeldes– Aqui há uma consideração muito importante. Existem gerações que servem de ponto de inflexão negativa, isto é, a falta de pais que ensinam a seus filhos, pode gerar descendentes que se tornem indolentes com a fé, negligentes e rebeldes contra a Deus, pessoas que vão viver sem Deus no mundo. Israel vivenciou estas coisas, algumas vezes, primeiro no EGITO e depois, em Canaã nos dias dos Juízes, estas pessoas precisaram de 400 anos para retornar a ter a vida de Deus, porque Deus levantou testemunhos em uma geração eu decidiu viver para Deus novamente.
Aqui, irmãos, temos o ponto mais complexo e importante da introdução do Salmo. Estes versos são o ponto de reflexão para o restante do Salmo, pois o que ele irá trabalhar é sobre a dificuldade do povo de Deus para viver como servos do Rei, por causa da sua incredulidade e falta de mentalidade E A CULPA ERA DOS PAIS QUE NÃO ENSINARAM A SEUS FILHOS. 

Conclusão
Estamos em um mês muito significativo para nossa FÉ REFORMADA. Somos aqueles que receberam uma HERANÇA de FÉ que estabelece a PALAVRA DE DEUS COMO A ÚNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA. Irmãos, fomos os filhos que Deus resolveu mudar a inflexão negativa e nos dar uma visão de mundo baseada na Palavra de Deus. Mas esta visão precisa ser transmitida às gerações que virão depois de nós. Portanto, algumas coisas que precisamos pensar e refletir muito seriamente. 
1) Precisamos aprender com profundidade a viver a nossa fé no dia a dia e a experimentar com seriedade os feitos de Deus no nosso dia a dia, à luz da Palavra de Deus. Precisamos aprender a aprender com a Bíblia; 
2) Devemos ter alvos educacionais claros e profundos e mudar o modo de pensar sobre o que é ser pai e mãe e qual é realmente a nossa prioridade;
3) precisamos educar nossos filhos para a maturidade e não para serem crentes infantis, cheios de manias, para que eles não sejam ponto de inflexão negativa para nossos netos; 
4) Apesar de sermos fracos em nossa tarefa, precisamos confiar que ainda dá tempo de fazer algo e mudar, mesmo que tenhamos errado muito e nos tornar um ponto de mudança positiva. 
Nós reformados, não para nosso orgulho, mas para nossa alegria, devemos pensar no fato de que Deus nos escolheu para cuidar da seria permanência da Lei de Deus como fator decisivo para mudança de gerações. EDUCAR PARA A FÉ é o propósito de nosso chamado divino.
Aplicação para a IP Ebenézer de São Paulo
Caros irmãos, essa igreja é muito preciosa para Deus. Nós Presbiterianos do Brasil precisamos que vocês assumam este papel importante que Deus lhes concedeu de protagonismo. Precisamos que esta igreja esteja viva e pronta para ser um modelo para todos nós. 
Deus lhes tem concedido uma bela história e isso os torna ainda mais devedores ao Senhor. Ele tem feito maravilhas em vosso meio e muito os tem abençoado e isto é para que os irmãos tenham bagagem e amor em seus corações para poder conduzir muitos filhos a Cristo. 
Cuidem de suas famílias, cuidem de seu testemunho, cuidem de suas crianças, seu jovens, cuidem uns dos outros e estimulem-se mutuamente à prática das boas obras e estejam prontos para os grandes desafios de Deus para vocês. 
Que o Pai Celestial levante esta igreja como um dos grandes baluartes da vida cristã nesta cidade, para estímulo de todos nós! Parabéns e muitas bem aventuranças na jornada, irmãos. 


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