5 de abril de 2020

Marcos 11.1-11

Receba Jesus em Jerusalém
(Culto da Noite – Abril 2020 – IP Tatuapé)
Marcos 11.1 a 11


Introdução
O Domingo de Ramos é a lembrança daquele dia em que Jesus entrou triunfantemente em Jerusalém, sendo recebido na cidade com honras. Contudo, a mesma multidão que levantou folhas de palmeiras e estendeu suas vestes para que ele passasse, foi a mesma que antes de acabar a semana gritaria: CRUCIFICA! 
A despeito disto, os evangelistas exaltam essa entrada triunfal, por duas principais razões: a) cumpria-se a escritura; b) de fato, Jesus fora aclamado verdadeiramente, porque de fato ele era aquele que vem em nome do Senhor. Hosana nas maiores alturas!
A cidade de Jerusalém é um ponto importante para nossa meditação nesta noite. Também nos é importante a expressão final sobre o Templo.
Quando aproximaram de Jerusalém... E, quando entrou em Jerusalém, no Templo (...). Marcos 1.1 e 11
Jerusalém é o foco desta passagem. A cidade de Deus, aquela na qual ele construiu para si uma Casa, uma Morada para o seu Grande Nome. Eu e você precisamos os lembrar de que a Jerusalém espiritual é a Igreja, somo nós, como a morada de Deus. O templo é uma extensão da cidade, a cidade se completa no templo. Veja como o autor diz isto: ENTROU EM JERUSALÉM, NO TEMPLO. 
De fato, o ponto central é que a Jerusalém é a Cidade onde Deus escolheu manifestar a sua glória para ser amado sobre todas as coisas e adorado. Jesus entra nesta cidade para toma-la para Deus, por isso o texto diz: O QUE VEM EM NOME DO SENHOR. 
Jerusalém foi saqueada, tirada da vida com Deus, mas Cristo veio para restaurá-la. Estamos falando de nossa própria vida e muitas vezes, a gente perde a dimensão do que isso realmente significa. Jesus veio a nós, veio morar em nós, veio tomar nossa vida de volta para o Pai, veio limpar a casa e purifica-la para o Pai. 
COMO VOCÊ RECEBE JESUS NA SUA JERUSALÉM, NA SUA VIDA? 
Quero que essas palavras que Marcos nos traz, nos leve a uma profunda reflexão sobre como devemos receber Jesus em nossa Jerusalém, em nossa vida. Certo, que muitas vezes, o recebemos para também crucifica-lo, pois, assim como a Jerusalém dos dias de Jesus na terra, nosso amor é como uma neblina que cedo passa. Mas este amor precisa e pode ser trabalhado e o principal é descobrir como é que ele está sendo recebido hoje em seu coração. 
Precisamos certamente de uma profunda reflexão sobre nossa identidade como CIDADE DE DEUS. Uma profunda reflexão sobre O QUE É A VIDA CRISTÃ! Sobre como eu recebi Jesus em meu coração. 

Receba Jesus
Porque Ele Escolheu Chegar em Jerusalém

Os versos tem como intenção nos mostrar não só o cumprimento de profecias, mas a própria intenção de Jesus e o plano divino para que isso acontecesse, exatamente como aconteceu. Não houve improvisos na chegada de Jesus em Jerusalém, muito menos na Jerusalém da nossa vida. 
Enviou Jesus dois dos seus discípulos e disse-lhes: Ide até a aldeia que aí está diante de vós e, logo ao entrar, achareis preso um jumentinho, o qual ainda ninguém montou; desprendei-o e trazei-o. Se alguém vos perguntar: Por que fazeis isso? Respondei: O Senhor precisa dele e logo o mandará de volta para aqui. Então, foram e acharam o jumentinho preso, junto ao portão, ao lado de fora, na rua, e o desprenderam. Alguns dos que ali estavam reclamaram: Que fazeis, soltando o jumentinho? Eles, porém, responderam conforme as instruções de Jesus; então, os deixaram ir. (Marcos 11.1b-6). 
Achareis preso um jumentinho – Foram e acharam o jumentinho preso – Todo o texto está construído para mostrar que Jesus estava absolutamente sobre o controle da situação. Ele sabia exatamente o que fazer, como e quando. Estamos falando de uma intencionalidade ativa e não apenas uma ocorrência fortuita. Jesus, desde o capitulo 8, deste evangelho já começara a anunciar o que iria acontecer, ele sabia o que Jerusalém iria lhe fazer, tanto no domingo de Ramos, como na sexta da paixão. 
Então, começou ele a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse (Marcos 8.31). 
Desprendei-o e trazei-o – Desprenderam – a situação estava dentro dos planos de Deus, inclusive a ação dos seus discípulos e dos circunstantes. Os discípulos deveriam seguir este curso e neste momento nada os impediria, porque o plano de Deus organizava a realidade para que Jesus entrasse triunfalmente em Jerusalém.
SE alguém vos perguntar: por que... – Alguns dos que ali estavam reclamaram – ninguém os impediria, mesmo os ímpios, mesmo os que nada sabem sobre Jesus. Eles apenas verão o Cristo entrando em Jerusalém. 
Todos estes versos nos mostram como Jesus desejou intencionalmente chegar em Jerusalém. DEVEMOS RECEBÊ-LO PORQUE A CHEGADA DELE EM NOSSA JERUSALÉM É UM PLANO DELE. Ele é o Rei e precisamos e devemos recebe-lo, porque Ele está no controle. 
Isso implica em você ser mais cuidadoso com o seu coração, quando no fundo, você quer que Ele não esteja ali. Quando você acha que Ele estar ali, não está de acordo com os seus planos. Abra a cidade para Cristo e não tenha reservas, entregue-lhe o jumentinho, porque ele o requer, ele é o SENHOR. O SENHOR PRECISA DELE. 
Pense sobre isso, inicialmente, hoje sua vida é a JERUSALÉM e ELE PLANEJOU CHEGAR ATÉ A SUA CIDADE. Nosso Salvador sabe que Jerusalém é uma cidade perigosa para os profetas, mas ainda assim ELE NOS AMOU E NOS AMOU ATÉ O FIM. 


Receba Jesus Rendendo a Honra Que ele Merece Receber

Sem dúvida alguma, o que realmente contou em favor de Jerusalém neste episódio, que fez com que os Evangelistas tratassem este momento de forma extremamente positiva é que a Cidade recebeu Jesus com a honra devida ao seu Nome.  
Levaram o jumentinho, sobre o qual puseram as suas vestes, e Jesus o montou. E muitos estendiam as suas vestes no caminho, e outros, ramos que haviam cortado dos campos (Marcos 11.7-8).
Puseram as suas vestes e Jesus o montou – Este gesto aponta para uma rendição, uma oferta sincera de amor, de dedicação e de entrega. Entrega a Cristo é algo necessário para recebe-lo em sua CIDADE. A melhor maneira de você honrar a Cristo é a sua total e irrestrita rendição. 
Lembre-se, naqueles dias, as pessoas não tinham muitas roupas como nós temos hoje. A roupa era um sinal social, muito mais importante que nos nossos dias, onde ainda vemos isto. Tente imaginar você entregando um terno fino, quem sabe um Armani, para Cristo se sentar sobre ele. Claro, isso é estranho para nós, mas naqueles dias era uma reverência, que apontava para o fato de que os bens e tudo o que uma pessoa tem, pertence aquele Rei, aquele a quem a pessoa honra, acima de tudo. 
Muitos estendia as suas vestes e outros ramos que haviam cortado – duas coisas chamam a atenção, claro é fácil entender que os discípulos tivessem esse gesto, mas muitos no caminho, muitos perceberam que estavam diante de alguém honrado e digno de ser considerado seu Senhor. Muitos não tinham roupas, se não alguns poucos trapos que se cobriam e não poderiam ficar sem eles, então, traziam palmeiras que cortavam e colocavam como que simbolizando suas poucas ou quase nenhumas posses. Não importa o que temos, o que importa é que queiramos honrá-lo com tudo o que temos... 
Também não devemos nos admirar em um começo assim, quando, mesmo nos dias atuais, sentado à direita do Pai, ele comissiona do trono celestial homens obscuros, pelos quais sua majestade é celebrada de maneira desprezível. Calvino tem uma palavra muito dura sobre este ponto: 
Pessoas que nada possuíam receberam Jesus com toda honra, mesmo sendo Jesus o Cristo de Isaías 53, sem beleza e tendo nada para o admirarmos, em dias de sua humilhação. Contudo, Calvino está espantado que ainda hoje, estando Ele glorioso no TRONO, há muitos que não o honram, ao contrário, que o celebram de maneira tão desprezível. 
Precisamos honrar a Cristo, recebe-lo com honra em nossa vida, a honra que é devida ao seu nome. Precisamos que este seja o modo como a nossa vida o honre, permitindo que ele use a nossa vida e tudo o que temos para si e para os seus planos. 
Davi, honrou ao Senhor, comprando de sua riqueza um lugar para a construção do templo: NÃO DAREI AO SENHO ALGO QUE NÃO TENHA ME CUSTADO. 
VOCÊ COMPREENDE AS IMPLICAÇÕES DESTAS LIÇÕES DA ESCRITURA? NÃO AS NEGLIGENCIE!! 
Se você tem vestes que podem ser estendidas, estenda-as e não as negue a Cristo, Se você não as tem, corte as suas folhas de palmeiras para oferecer a Cristo o seu pouco. Não negue a Cristo, nem pela abundância que te torne egoísta, nem pela escassez que te torne mesquinho. 

Receba a Cristo com a Alegria de Quem Sabe Que Ele Vem Para Reinar e o Seu Reino é Justo

Jerusalém dos dias de Jesus tinha suas falhas gritantes, seus erros lastimáveis. Mas a Jerusalém daqueles dias tomou a decisão de Receber Jesus com um coração alegre e disposto, porque eles vislumbraram o REINO DO SENHOR. Claro que eles tinham perspectivas muito errôneas sobre o Reino, o que os levou a cometerem pecados contra o Cristo. Mas, ainda assim, as palavras que eles lançaram a Jesus aqui, nos mostra como Cristo deve ser recebido. 
Tanto os que iam adiante dele como os que vinham depois clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o reino que vem, o reino de Davi, nosso Pai! Hosana, nas maiores alturas (Marcos 11.9-10). 
Todos clamavam: Hosana! – Eles cantam, clamam como no Salmo 118.25. Aqui uma passagem que se inspira nas palavras do povo a Yahweh e ao seu Messias, que salve o seu povo e que traga sobre o seu povo um reino justo e de paz sem fim. 
Bendito o que vem em nome do Senhor – mais uma vez o Salmo 118, fazendo a ligação entre a cidade e a Casa do Senhor. 
Bendito o que vem em nome do Senhor. A vós outros da Casa do Senhor nós vos abençoamos (Salmo 118.26). 
Este é o sentimento com o qual devemos receber Jesus, o de alegria. A nossa alegria não é só porque ele irá destruir os inimigos, mas porque Ele vem reinar de forma poderosa e justa sobre a nossa vida, fazer-nos andar em caminhos planos. 
Bendito o Reino que vem – eles sabem que o mais importante daquele momento é o Reino que pode se iniciar. Eu e você precisamos nos conscientizar que o melhor a nos acontecer nesta vida é a transformação da nossa CIDADE, a nossa VIDA em um lugar onde Cristo, absolutamente reina. 
Um reino como o prometido a Davi: ETERNO, JUSTO E DE PAZ. 
O nosso maior desejo deve ser o de ver isso acontecendo em nós e a vinda de Jesus até nós é a nossa única esperança, por isso o HOSANA NAS MAIORES ALTURAS. Venho o Reino dos Céus sobre nós! Venha das maiores alturar uma VIDA TRANSFORMADA QUE SE MOSTRE EM NOSSA VIDA E MOSTRE A NOSSA VIDA COMO A MORADA DO FILHO DE DEUS. 
Receba com alegria a chance de viver isto! 

Conclusão
Olhando para este texto, não se esqueça de que o modo como você recebe Jesus tem a ver de fato com quem você é!
Não se permita, receber Jesus num domingo, mas rejeitá-lo antes da semana acabar. Não permita que sua vida negue a Jesus o que lhe é devido: TUDO. Faça de sua entrega a Cristo um alvo. Transforme tudo o que você tem e é, em instrumentos da graça de Cristo, por meio do que você mostrará a presença de Cristo em sua vida. 
Por exemplo, permita que suas palavras mostrem que você recebeu Jesus; permita que sua maneira de ganhar vida, mostre que você tem Cristo na sua vida; como você trata sua família; como cuida do seu corpo; como pensa; o que você assiste na televisão; o que vê na internet etc. Honre a Cristo e a mais nada! Que nada mais ocupe o lugar dele na Sua CIDADE!! 
POR FIM BUSQUE A ALEGRIA DE VER A SUA VIDA TRANSFORMADA E SE ALEGRE PORQUE ELE ESCOLHEU VOCÊ PARA FAZER ISTO ACONTECER.
Jerusalém era uma cidade perigosa para Jesus. A mais perigosa cidade para Jesus. Mas ele resolveu ir e entrar em Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!