29 de março de 2020

Marcos 4.33-34

Por que Ele Quer Falar Conosco? 
(Culto da Noite – Março 2020 – IP Tatuapé)
Marcos 4.33-34


Introdução
Você já se perguntou: Por que Deus quer falar comigo? Você tem ideia? Deus falou na criação: haja luz! Façamos o homem! Certamente morrerás! A voz aterradora de Deus foi ouvida no alto do Monte Sinai, quantos ouviram ficaram amedrontados. A Bíblia nos exorta a não negligenciarmos Aquele que fala. Ela também nos diz: nestes últimos dias nos fala pelo seu Filho. 
Bem, que Deus fala: Ouve ó Israel... Eu e você sabemos, mas por que Ele deseja falar comigo e com você é a pergunta. 
No texto desta noite, vemos que a PALAVRA DE DEUS tem uma função didática. Deus fala, para nos ensinar, mas o que o move em nossa direção? O texto pode nos dar pistas sobre esse motivo de Deus falar e eu quero, junto com você, olhar para este texto com essa pergunta e pedir a Deus que fale comigo. 

Deus Fala Para Que a Palavra nos Conceda Uma Mente Capaz de Compreender o Processo de Redenção Que se Opera em Nós

Meus irmãos, notem que Marcos está redigindo um texto explicativo. Ele não está repetindo as palavras de Jesus, mas está propondo uma reflexão sobre tudo o que havia acontecido. Aquele moço, que havia se permitido deixar a viagem missionária com Paulo e Barnabé, agora, mais amadurecido é capaz de refletir sobre quem foi e o que desejava Jesus. 
Com muitas parábolas semelhantes lhes expunha a palavra
Muitas parábolas semelhantes – estas parábolas que foram alistadas aqui tinham uma ligação clara com o Reino dos Céus, a Palavra de Deus e a vida dos crentes. Marcos está nos dizendo, portanto, que ele tinha interesse forte em construir em nossas mentes uma convicção a respeito destas três coisas.
AS parábolas eram um instrumento de ensino fantástico, elas, quando compreendidas, levavam os ouvintes a compreenderem de forma prática os ensinos, fazendo ligações claras para a sua mente. 
Jesus deseja que nossas mentes construam uma relação clara e importante sobre o valor do Reino dos Céus, a Palavra ordenadora de Deus e a nossa vida como resultado disto tudo. 
Há muitos crentes que não percebem o que realmente está acontecendo na sua relação com Deus. Há muitos crentes que não prestam atenção no que Deus está dizendo. 
ELE ESTÁ SEMPRE FALANDO! ELE ESTÁ FALANDO QUANDO A PALAVRA É PREGADA, MAS TAMBÉM ESTÁ FALANDO COM A SUA VIDA. DEIXE A PALAVRA SER O ÓCULOS PELO QUAL VOCÊ INTERPRETA A SUA VIDA. 
Muitos que ouviram as parábolas não entenderam, porque achavam que Ele falava de outros, de coisas... mas no fundo tudo o que Ele te fala tem a ver com VOCÊ. Este é o ponto: MAS ÀS VEZES, VOCÊ NÃO QUER OUVIR. 
Não queremos ouvir as coisas que nos contrariam, que nos indicam nossos erros e quebram as nossas certezas e convicções que construímos sozinhos. De vez em quanto ele rompe essas nossa seguranças, nos põe nus e desprotegidos, então ELE NOS FALA. Para que você compreenda que Ele está interessado em você! Em você e na sua vida. Ele quer que o Reino se construa em você e usa a sua Palavra para isso. 
Isso não é maravilhoso de se pensar? 

Ele Fala Conosco Por que Nos Conhece e Sabe Como Falar Para Que Ouçamos
Nosso bom Senhor nos conhece bem. Ele sabe como falar conosco. Ele sabe qual é a linguagem que entendemos. Por isso, é Ele quem fala conosco. 
Um dos princípios de comunicação mais básicos e ter uma clara noção de quem são os seus ouvintes. Ele, sabe muito bem quem somos e sabe como falar com o nosso coração. 
Conforme permitia a capacidade dos ouvintes
A capacidade dos ouvintes – Marcos deve ter ouvido algumas vezes Jesus falar. Ele era somente um jovem, talvez ainda não pudesse compreender todo o significado das Palavras que lhe eram oferecidas. Mas, agora, ele compreende que sempre que Ele havia falado, estava lá: o significado estava lá. Era possível compreender, foi o meu coração, talvez tenha pensado Marcos, que não quis ouvir. 
Devemos lembrar que Jesus afirmou que muitos ouviam e não compreendiam. Na verdade, o significado da Palavra está lá, ele sabe falar para que o ouçamos, mas muitas vezes, não deixamos que essa voz nos conduza. Várias vezes no Apocalipse, ele repetiu o que disse aqui também na parábola do semeador: QUEM TEM OUVIDOS OUÇA. 
O que Ele diz ao nosso coração, saibam todos, que temos condições de ouvir, temos capacidade para ouvir. O que precisamos avaliar é se temos disposição para permitir que a compreensão deste ouvir altere nossos pensamentos sobre nós mesmos, sobre a vida e tudo o mais. 
Não resista à voz do que lhe fala! Ele te fez lembrar de quem você é? Ouça... não negligencie. Não lance aos porcos a pérola que lhe foi dada. Não deixe os espinhos sufocar a palavra, não permita que o inimigo a roube de você. Deixe ela fazer você morrer e te fazer nascer de novo. 
Ele fala conosco porque sabe o que falar e como falar para que a vida nasça e renasça todo dia em nós. Não importa as circunstâncias é sempre possível ser um novo homem, uma pessoa melhor, alguém que se parece mais com o que Ele espera que sejamos. 

Ele Fala Conosco Porque Somos Seus

Tente imaginar o coração de João Marcos ao chegar a estas conclusões e pensar sobre sua própria vida. Imagine como aquele filho de Deus, reagiu ao pensar sobre o fato de que, embora, por um tempo, ele também tivesse ferido o Senhor, agora estava ali, pondo para fora tudo o que aprendera de Cristo. OU imagine, Pedro, em suas reminiscências pensando do mesmo modo. Agora pense em você: APESAR DE QUEM VOCÊ É, E DE COMO, MUITAS VEZES, NÃO O VÊ E SE ESCONDE DA SUA VOZ, ELE FALA CONTIGO PORQUE VOCÊ É DELE. 
E sem parábola não lhes fala; tudo, porém, explicava em particular aos seus próprios discípulos 
Explicava tudo em particular – um amor pessoal, que o leva até o quarto do seu coração, onde ele, que te conhece muito bem, fala com você. Ele prega para a multidão, espalha a mensagem, lança semente em vários corações, mas para os seus filhos, para as suas ovelhas, ele as coloca dentro do coração. 
Seus próprios discípulos – parece redundante, mas é uma forma proposital de se escrever no Koinê, o grego dos apóstolos, sob influencia da mente judaica: repetir palavras de sentido próximo para construir a ideia ênfase: meu, meu próprio. Seus, seus próprios. 
De fato somos dEle e Ele tem esse sentimento. Marcos identifica isso em Jesus, o seu senso de cuidado com os seus, com aqueles que o Pai havia lhe dado. João Marcos está pronto para admitir que Ele lhe falou ao coração, porque Ele o comprou na Cruz e não o deixaria longe. 
Assim eu e você podemos pensar sobre isso. Ele está nos falando porque somos dele. Ele se deu por nós, Ele se fez homem por nós; Ele morreu e ressuscitou por nós! Ele FALA CONOSCO!  


Conclusão
Claro que o que eu preciso me perguntar agora é: O QUE ELE ESTÁ FALANDO COMIGO?
Lembre-se: Ele sempre procurará construir na sua mente uma clara visão do REINO, DA PALAVRA e DE VOCÊ MESMO. Procure sempre ouvir o que tudo o que Ele diz, quer na Palavra, quer sem Palavras, a você sobre uma destas coisas. 
Não se esqueça, VOCÊ IRÁ COMPREENDER, basta agora, permitir que seu coração se quebrante, que não se eleve. A soberba nos faz ouvir só o que queremos e deixamos de ouvir a sua voz. Os fariseus erraram assim... acharam que não poderiam aprender nada com um carpinteiro. Bem, mas aqueles que ouviram, disseram: ninguém jamais falou como ele. Ele tem autoridade. 
Você é dEle e Ele sempre falará a você. Ele sempre te buscará e o melhor é se render a Ele. Renda-se ÀQUELE QUE DOS CÉUS TE FALA. 


Oração
Desejamos ouvir a sua voz e fazer o que Senhor quer. Que nos use para sermos um instrumento da tua palavra para redenção do mundo ao nosso redor. Que possamos viver como Igreja do Tatuapé para espalhar essa mensagem que nos foi falada, porque Aquele que é tudo em todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!