4 de abril de 2021

Lucas 6.17-19

 A Igreja e a Cura das Almas

Lucas 6.12-16

 

 

Introdução

A ressurreição é um remédio que trata a maior enfermidade da humanidade: a morte da alma. Essa doença é aquela que faz com que a alma humana sinta o horror da “despresença” de Deus. 

Criado à imagem e semelhança de Deus, o homem possui em si um impulso de eternidade que o atrai a Deus, sua alma, até mesmo o seu corpo, são tomados de uma profunda sede dessa presença gloriosa de Deus. 

Assim como a corça suspira pelas correntes das águas, A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando irei e me apresentarei diante da face de Deus? AS minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: E o seu Deus, onde está? (Salmo 42.1-3).

No dia da ressurreição, as mulheres foram ao sepulcro com seus unguentos aromáticos. Elas queriam perfumar a morte de Jesus. Em suas consciências, a morte de Jesus era mais um daqueles acontecimentos horríveis da vida em um mundo caído. Mas, enquanto elas planejavam tratar a morte deste mundo como sempre, Deus já estava trabalhando para mudar todas as coisas. 

A ressurreição de Cristo é o início de uma nova forma de lidar com a realidade. A prisão humana na morte, que afastava o homem totalmente de uma relação com Deus, foi rompida. A morte não mais demarca a estrada única da relação do homem com Deus. Isso vigorou de Adão até Jesus, mas naquele domingo da ressurreição, a morte foi vencida e um novo e vivo caminho se abriu para os homens e, agora, é possível o homem novamente ver a Deus e viver na presença de Deus.

Pela fé, todo judeu que viveu antes da ressurreição, poderia, em seu coração vivenciar essa realidade, antecipadamente, mas a ressurreição de Jesus inaugurou uma nova era: as sombras e os tipos do Antigo Testamento se tornaram realidade histórica. E os efeitos dessa história é uma liberdade verdadeira para a alma humana e uma cura para a sua existência histórica diante de Deus. 

A chamada dos discípulos foi um passo nesta direção. Jesus os chamou a si para que fossem suas testemunhas. Eles seriam os primeiros anunciadores dessa nova era. Eles, a Igreja discípula de Cristo era a mensageira da ressurreição e foi assim que eles começaram a mudança de toda a história. 

No dia em que Jesus chamou os seus apóstolos para se tornarem esses curad’almas ele os convocou a ver a vida de uma outra forma. Ele os ensinou a enxergar o homem como um ser ferido, doente e necessitado e os ensinou também a crer na vida e na cura destas almas.

 

A Igreja Precisa Ir ao Encontro das Almas Enfermas

E, descendo com eles do monte, Jesus parou num lugar plano onde se encontravam muitos discípulos seus e grande multidão do povo, de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidom, que vieram para ouvir a para ser curados de suas doenças. (Lucas 6.17-18).

E descendo eles do monte – Jesus subiu ao monte e chamou os doze para estarem com ele. Estes formavam o primeiro grande time de anunciadores do novo tempo, da nova era de vida em Cristo Jesus. Era necessário que estes discípulos considerassem que o método de Cristo é ir ao encontro dos feridos, dos perdidos, dos que precisam dele. 

Parou num lugar plano onde se encontravam muitos discípulos e grande multidão do povo -  um detalhe interessante é que os doze discípulos perceberam que eles agora tinham uma missão dupla, que tinha uma relação tanto com outros discípulos de Jesus, quanto com uma grande multidão que se aglomerava necessitada. 

Grande multidão – toda Judeia, Jerusalém Tiro e Sidom - Um detalhe que o verso 17 nos dá sobre a necessidade é que ela era total, tanto homens que já buscavam viver próximos a Jesus, como desconhecidos de lugares distantes, todos precisam desta cura e desta mensagem libertadora. 

A igreja com a mensagem libertadora do Evangelho é uma necessidade para toda a humanidade. Embora, muitos não percebam e até relutem com as doenças sentidas em sua alma, a cura está nas veias da nossa fé. Como se o sangue de Jesus, vertido na cruz, houvesse penetrado no próprio sangue da igreja e agora ela fosse o veículo para que essa plasma mudasse a vida das pessoas. 

Acredito que tenhamos perdido de vista essa essencialidade da igreja e do Evangelho. Acho que, num certo sentido, fomos tomados por uma visão de que com unguentos aromáticos conseguiremos tratar a morte que nos cerca. Não podemos desperdiçar nossa vida que representa vida para pessoas. Cada dia que passa e cada oportunidade que perdemos neste mundo de fazer a nossa parte é um tempo a menos e uma chance a menos de mostrarmos e levarmos a cura para as almas feridas e doentes do mundo que nos cerca. 

 

A Igreja Precisa Lembrar Que o Evangelho da Ressurreição é o Método Divino Para A Cura das Almas

...que vieram para o ouvir e para ser curados de suas doenças. Também os atormentados por espíritos imundos eram curados (Lucas 6.18).

Vieram para ouvir e para ser curados de suas doenças – Num certo sentido a alma humana tem uma sede tão profunda de Deus e sentem o horror grandioso da despresença de Deus, que sabem que este mundo não é um lugar saudável. Ao construírem seus templos, ao tomarem seus unguentos aromáticos para perfumar a morte que os cerca, com suas festas, suas alegrias perecíveis etc, eles estão somente nos mostrando essa dor de suas almas, ainda que não saibam exatamente o que estão sentido. O Evangelho é o remédio que precisam receber e o método é o ouvir a Palavra de Deus.

Também os atormentados por espíritos imundos eram curados – Lucas, o médico, compreende que a doença para a qual o Evangelho da Ressurreição era o remédio, não se tratava apenas de efeitos sobre a sociedade humana e o corpo humano, mas era uma doença que alcançava a própria alma e atingia a própria realidade não material da vida humana: a alma. Eles eram homens e mulheres de espíritos atormentados pela malignidade que os afastava de Deus.

Precisamos que cristãos em todo o mundo também enxerguem as coisas neste nível de necessidade de toda a humanidade e que essa necessidade está em OUVIR PARA SER CURADO. Todo crente é um meio para a ministração deste medicamento. Nosso investimento na pregação e na nossa própria vida como veículo desse remédio é uma visão que precisamos ter e ver moldando o modo de ser da igreja. 

 

 

A Igreja Precisa Confiar no Poder da Ressurreição Para Curar Almas

E todos da multidão procuravam tocar em Jesus, porque dele saía poder; e curava todos. (Lucas 6.19).

Procuravam tocar em Jesus – Evidentemente, nos dias de Jesus essa expressão deve ser compreendida como literal, mas agora, após a sua ascensão ao céu, precisamos compreender que é através da materialidade da Igreja e da vida dos cristãos que as pessoas se aproximam do Evangelho. 

Dele saía poder – Devemos lembrar que Jesus havia exatamente dito isto sobre a Igreja: RECEBEREIS PODER AO DESCER SOBRE O ESPÍRITO SANTO E SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS.  O próprio Lucas sabe que está tratando de um Evangelho poderoso para a transformação das nações e para o resgate das nações para a vida na PRESENÇA DE DEUS. 

E curava a todos – Sem dúvida alguma é para todas as nações e para todo aquele que nELE crer que essa cura será ministrada e o Lucas está pronto a mostrar isso para os crentes de sua época e Deus mostra a todos nós Cristãos do século 21 e de todas as eras em que esse remédio foi apresentado aos homens.  

Precisamos confiar que somente o Evangelho tem o poder para curar o mundo. Não podemos, nem por um segundo nos esquecer de nossa missão e do poder que está dado a nós pelo Espírito do Senhor. A omissão de um atalaia é um terrível e completo fracasso, que não podemos nos permitir sofrer. 

 

Conclusão

A igreja não está em fuga neste mundo. A igreja não foi chamada e enviada para proteger somente a si mesma. Uma igreja que foge e uma igreja egoísta são contradições da natureza do que é a vida discipular.

Os discípulos são convocados pelo Senhor para a vida ressurreta, para serem os pioneiros da nova existência na presença de Deus. A doença da “despresença de Deus” é um mal que corrói a alma humana e faz os homens viverem nos mais sombrios corredores da morte. Eles tentam trazer perfumes para sua sepultura, mas seus remédios não tratam a doença, apenas enganam o coração.

O Evangelho do Cristo Ressurreto, a boa nova da vitória de Cristo sobre a morte é a verdadeira boa notícia que todos nós temos. O mundo não está mais preso longe de Deus e impedido pela Lei e pela morte que ela trouxe, mas, agora, a todos que crêem é possível um VIVER NA PRESENÇA DE DEUS, o respirar na presença do Senhor. 

Mas, uma pergunta devemos fazer à IGREJA: quem fará essa obra se não for você, Igreja? Quem poderá ministrar o remédio, se não foram aqueles que conheceram o médico e foram curados? Jesus ressuscitou e nos convocou para essa grande jornada de fé e somente você que creu pode fazer e enquanto você não o fizer, não o viver, o mundo não conhecerá a Cristo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!