6 de agosto de 2009

Aprender com a Paciência de Deus


Paciência - qualidade própria daquele que sabe esperar. Sim, todos nós sabemos que a paciência é uma qualidade a ser desenvolvida por aqueles que decidiram caminhar ao lado de Jesus Cristo.
Aprendendo a Esperar o Momento Certo
Uma boa lição sobre a paciência poderíamos aprender com o próprio Deus. Para nós a paciência é exercitada principalmente nos momentos em que não temos muito a fazer, a não ser esperar. Deus, ao contrário, exercita a sua paciência mesmo tendo sempre a possibilidade de fazer tudo o que Ele quer, contudo, prefere esperar outro momento.
Deus sabe escolher o momento certo para realizar a sua vontade. Verdade é que, para Ele, o tempo não é contado como para nós, mas isso não muda o fato de que Ele tem tempo certo para cada uma das suas ações. Pense na cruz do Calvário, quando deixou seu Filho em agonia por longas três horas (Mt 27.45). O Homem Jesus sofreu, mas seu Pai esperou pacientemente até que tudo, dentro do tempo dos homens, que a Justificação Expiatória se realizasse com perfeição. Devemos aprender a esperar o momento certo.
Aprendendo a Reagir Com Equilíbrio
Também exercitamos paciência quando alguém faz algo contra nós e em lugar de nos lançarmos em lutas, esperamos que o tempo realize a cura da raiva ou nos coloque em condição de equilíbrio para que possamos reagir.
Deus, mesmo sendo tão insultado pelos pecados dos homens, não derrama a sua ira em toda a sua medida. Mesmo reprovando os ímpios, os avisa com muita paciência para que se corrijam e, mesmo quando Ele sabe que isso não acontecerá, não os castiga imediatamente (Rm 9.22) Devemos reagir com equilíbrio à maldade dos homens.

Aprendendo a Perdoar

No caso dos remidos, a paciência de Deus é o que precisamos para alcançar a sua misericórdia e perdão. Afinal, esperou com paciência o dia da nossa conversão, mesmo podendo nos fazer nova criatura a qualquer momento, aguardou o dia certo (Gl 1.13-16). Devemos aprender a perdoar.
Aprenda com a maravilhosa paciência de Deus e desenvolva uma vida mais saudável e coerente com a sua fé em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!