29 de agosto de 2009

Os Misericordiosos Alcançam Misericórdia


Como nosso Pai, Deus deseja que desenvolvamos um caráter parecido com o Seu. No Sermão da Montanha, Jesus Cristo define com profundidade o caráter dos seus discípulos. Nas chamadas “Bem-Aventuranças”, ele propõe resumidamente as principais características do caráter cristão.

Dentre as virtudes do caráter cristão, Jesus destaca a “Misericórdia”: Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia (Mateus 5.7). O destaque desta virtude não é encontrado apenas neste texto de Mateus, antes, o Velho Testamento aponta a misericórdia como uma das virtudes cardeais a serem desenvolvidas por Israel como prova de que realmente a nação pertencia ao Senhor: ...o que é que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o seu Deus (Miquéias 6.8).

Jesus, ao ensinar que os misericordiosos alcançarão misericórdia, não propôs um sistema de trocas, no qual, Deus ficasse refém de nossas obras para poder agir em nosso favor. Ao contrário disto, afinal, sabemos que a misericórdia de Deus manifestou-se em nossa vida, mesmo quando nós menos fizemos juz a ela. Na verdade, essa parece ser a essência da misericórdia, isto é, manifestar amor e cuidado quando tudo exigir que sejamos inflexíveis e ásperos.

Quando nos tornamos pessoas mais misericordiosas, começamos a descobrir também o que Deus teve de vencer, em relação à nossa insesatez e pecado, para ser misericordioso conosco.
Os homens sem Deus, não conseguem avaliar que o sol que nasce sobre nós, ou a chuva que cai, o alimento que vem a mesa... são obras da providência e misericórdia de Deus. Eles não sabem ou não meditam em nada, quando estas coisas lhes acontecem.

Mas, àqueles, que descobrem o valor da misericórdia e sabem que fazer coisas boas para quem merece rigor e inflexibilidade, a mínima bênção de Deus é motivo de render graças ao SENHOR. Isso é alcançar misericórdia, pois é alcançar o discernimento que Deus cuida de nós, porque a sua misericórdia dura para sempre!.
(imagem: Good Samaritan de George Frederich Watts - 1904)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!