4 de dezembro de 2010

Salmo 2

Razões Para Refugiar-se em Cristo

Introdução
A necessidade de um refúgio está diretamente ligada à sua compreensão e ou percepção do perigo que está correndo. A Palavra de Deus faz uma ligação concreta entre o Reinado de Cristo e o Refúgio Seguro. Mas, qual é o perigo que corre alguém que procura refugiar-se em Cristo Jesus?
No Salmo 2, a proposta do salmista é que o Reino do Filho de Deus seja considerado um refúgio e aqueles que se submetem a Ele. Este salmo é um clamor a todos os homens que se refugiem no Cristo de Deus, para que sejam preservados. Mas, preservados do quê?
As pessoas buscam refugiar-se em Cristo com propósitos diferentes, pois possuem percepções diferentes do próprio perigo que correm.  Para alguns, ele é apenas um abrigo das tempestades ocasionais da vida. Estes preferem ler o Salmo 46 e buscarem em Deus uma fortaleza que os livre do inimigo.
Outros buscam o refúgio de Cristo apenas para sentirem o conforto de estarem em um lugar de paz. Estes são aqueles que pensam no refúgio como um lugar onde podem conhecer coisas boas, serem ensinados em um caminho novo, no qual, as estradas são melhor pavimentadas, assim evitaram muitos sobressaltos.
Também há aqueles que buscam em Cristo o refúgio contra os ataques de Satanás. Pois, ao lado de Cristo, poderão evitar cair nas armadilhas do Maligno. Assim, buscam no Filho de Deus a segurança contra os males espirituais.
Há um cem números de motivos para que busquemos refúgio em Cristo Jesus. Todos esses motivos dependem diretamente da percepção que temos do perigo que nos cerca. Mas, o Salmo 2, aponta para um perigo, quase sempre negligenciado pelos refugiados, o perigo da insensatez de ser rebelde contra Deus e cair nas mãos do Deus Vivo e da Ira do Cordeiro.
“Beijai o Filho para que se não irrite e não pereçais no caminho”  - com essas palavras, o salmista completa o pensamento que se iniciou no Salmo 1, quando disse que o caminho dos ímpios é de perdição. O maior inimigo, a estrada mais esburacada, o verdadeiro mal espiritual é a incapacidade de amar a Deus de todo o coração e com isso deixar de refugiar-se nEle. Como você tem buscado refúgio em Deus? Isso diz muito sobre o seu futuro. 


REFUGIE-SE EM CRISTO PORQUE VOCÊ COMPREENDE A INSANIDADE QUE É VIVER  EM REBELDIA EM RELAÇÃO À DEUS


REFUGIE-SE EM CRISTO PORQUE VOCÊ COMPREENDE QUE É INCONTESTÁVEL A SUPREMACIA DO REINO DE DEUS SOBRE TODOS OS PODERES DA TERRA


REFUGIE-SE EM CRISTO PORQUE VOCÊ COMPREENDE QUE A PALAVRA DE DEUS É INFALÍVEL E EXIGE SUA SUBMISSÃO


REFUGIE-SE EM CRISTO PORQUE VOCÊ COMPREENDE QUE A VERDADEIRA FELICIDADE É TEMER A DEUS E AMÁ-LO PARA SEMPRE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!