29 de dezembro de 2012

Mateus 2.1 a 23

Confiança Na Palavra de Deus é a Base de Uma Vida  Vitoriosa Com Cristo

Q
uando pensamos em projetos para um novo ano, em nossa coração sempre pontuamos sobre as realizações e metas que desejamos alcançar. Fazer planos é uma necessidade tanto emocional quando social, afinal, precisamos saber aonde queremos chegar para que saibamos como ir.
Em geral nossos planos não preveem derrotas, mas contam com a possibilidade da vitória. Evidentemente, ninguém fica planejando como é que irá perder e sim como ganhar.
A meditação neste texto nos fez perceber como o Evangelista estimulou os crentes de sua época a seguirem em frente em um propósito de uma vida vitoriosa com Cristo. Pois todo o Evangelho de Mateus culmina na importante necessidade que os discípulos tinham de crer na pessoa e obra de Cristo, afinal seriam os anunciadores deste modelo de vida, centrada no Reino de Deus, que havia chegado entre os homens e sido estabelecido.
O que Mateus está fazendo nas primeiras páginas do seu Evangelho é estabelecendo a grande base da vida vitoriosa no Reino de Cristo, que é a confiança inexorável na Palavra de Deus. Nos primeiros capítulos do Evangelho uma constante repetição da Palavra dita por meio dos profetas, servirá de base fundamental para que os crentes se convençam da mensagem apresentada sobre o Messias.
Por isso, hoje focaremos neste texto não a história acontecida dos magos, ou da perseguição dos infantes, mas como estes e outros acontecimentos tiveram com o pano de fundo o cumprimento da Palavra de Deus.
Hoje traçaremos nossa mensagem perguntando: Por que devo confiar na Palavra de Deus e por que ela é a base de uma vida vitoriosa com Cristo Jesus?

A Palavra de Deus é a Base de Uma Vida Vitoriosa Com Cristo Porque Deus Trabalha Para Fazê-la Cumprir
Nem sempre consideramos adequadamente o propósito das ações de Deus. Ele trabalha para cumprir a sua Palavra.
Pode parecer um pouco egocêntrico da parte de Deus fazer tudo com o propósito de cumprir a sua Palavra. Afinal, isso pode sugerir uma espécie de auto-afirmação.
Para que não pensemos nestes termos, é necessário lembrar-se constantemente de que Deus não trabalha para cumprir a sua Palavra apenas por que tem um desejo de agradar a si mesmo, mas porque a sua Palavra é Perfeita.
A Palavra do Senhor não é apenas mais uma palavra em meio as outras, Ela carrega a perfeição da sabedoria perfeita de Deus, ainda que isto pareça uma redundância. Ou seja, Deus a faz cumprir porque sua Palavra estabelece o caminho perfeito para todas as coisas e seria incompatível com Deus Ele não realizar aquilo que é perfeito.
No texto, veremos alguns exemplos de como Deus trabalha para que sua Palavra Perfeita seja cumprida. Esta amostragem aponta para uma rotina comum do Novo Testamento e um método dos seus escritores, que é sempre usar a Palavra Profética de Deus como atestado da verdade e motivo para a confiança.
Mateus está mais ou menos dizendo aos seus leitores que deveriam continuar pregando o Evangelho em todo o mundo porque a autoridade de Cristo é comprovadamente autoridade vinda da vontade de Deus, pois sua vida, morte e ressurreição foram anunciadas, assim como o seu nascimento.

Considere Que Para Cumprir a Sua Palavra Deus Trabalha Com Precisão
É impressionante que leiamos em Mateus 2.6, o texto de Miquéias 5, que aponta para a cidade de Belém como o local do nascimento do Salvador. Jesus nasceu em Belém porque José fora alistar-se, com sua família e justamente, naqueles dias se completou o tempo da gravidez e Maria deu à luz.
Eles foram obrigados pelo imperador romano a comparecer ao recenseamento. Deus fora preciso em sua palavra a respeito do local do nascimento de Jesus.
Eu e você devemos confiar na Palavra do Senhor, mas devemos considerar que ela é precisa em todos os seus apontamentos, quer a nosso respeito, quer a respeito das coisas ao redor de nós.
Confiar na Palavra de Deus e na precisão de seus ensinos, bem como de seus conselhos é um dos passos mais importantes para uma vida vitoriosa com Cristo Jesus. Devemos sempre considerar que Deus sabe exatamente o que e como irá fazer as coisas.
Neste caso, não somente escolheu a cidade de Belém para o nascimento de Davi, mas também determinou que naquele determinado tempo e local Maria estaria por ali, prestes a dar a luz. Uma precisão maravilhosa, que ressalta como Deus dirige todas as coisas com absoluto controle sobre tudo.

Considere Que Para Cumprir a Sua Palavra Deus Trabalha Mesmo Em Meio a Circunstâncias Ruins
A precisão de Deus para cumprir a sua Palavra não pode ser obscurecida nem mesmo pela maldade dos homens, ou qualquer outra circunstância aparentemente adversa.
Duas citações são muito importantes, verso 15 e verso 18. Nestes dois casos a intencionalidade dos homens, no caso Herodes, não pode impedir o cumprimento da vontade de Deus.
Primeiramente, já o profeta Jeremias pontuou sobre este sofrimento que se abateria sobre todo o povo de Deus. Evidentemente, todos nos lembramos também da matança dos infantes no Egito e a salvação oferecida a Moisés.
Note que as intencionalidades da maldade humana não foram suficientes para impedir que Deus realizasse o cumprimento de sua palavra, ao contrário, o texto até nos diz que o levante de Herodes contra os infantes, motivara José a ir ao Egito para que se cumprisse as Escrituras, conforme o profeta Oséias.
O cativeiro Egípcio, o cativeiro Babilônico, o Império Medo-Persa, Romano e até mesmo a interferência de Satanás no Éden, são forças capazes de fazer com que os planos precisos e perfeitos de Deus se frustrem, ainda mais aqueles que Ele nos deu a conhecer em sua Palavra.
Não existe nada capaz de fazer com que Deus se arrependa ou seja limitado em cumprir a sua Palavra a nosso respeito. Confiar nela, sem olhar para os ventos das circunstâncias é um passo seguro para a uma vida vitoriosa com Cristo.
Crentes temerosos e que se fazem duvidosos por causa das intempéries da vida, não conseguem seguir a Cristo em todos os caminhos de forma madura e confiante. Evite isto.

Considere Que Para Cumprir a Sua Palavra Deus Trabalha no Tempo Certo
Todos conhecemos a frase de Salomão: há tempo para tudo! E muitos repetimos: Tudo acontecerá no tempo certo. Sim... Isto é verdade e quero acrescentar a isto: o tempo certo é o tempo de Deus e não o nosso.
Para cumprir a sua palavra, conforme anunciado pelo profeta Isaías, no tempo certo José e Maria retornam à Galiléia, à cidade de Nazaré. Se nada disso tivesse acontecido, talvez José e Maria tivessem se fixado em Belém e lá tivessem estabelecido a vida do menino.
Tudo foi feito de um modo tal e num tempo certo para que se cumprissem as Escrituras. Deus não brinca com o tempo das realizações dos seus propósitos. Ele não se apressa, também não se atrasa. Ele age na hora certa!
Aprender a aguardar no Senhor, segundo o tempo que Ele tem para dispor as coisas é passo muito importante para andar vitoriosamente com Cristo. Viver ansioso como quem não compreende que Deus tem o tempo certo é viver sem paz no coração e, por outro lado, angustiar-se a ponto de precipitar-se nos levará a cometer muitos pecados e feridas em nós e nos outros.
Seja sábio e descanse no tempo de Deus. Bom é aguardar pelo Senhor. 

Conclusão
Todos sabemos muito bem que devemos andar com Cristo. Mas devemos fazer isto de uma maneira que glorifique o seu nome e isso não acontecerá se o fizermos apenas baseado em nossas pretensões pessoais e arranjos próprios, precisamos nos apegar à Palavra de Deus e deixar que Ele nos guie durante todo o ano.
Não importa o ponto em que estamos ou as circunstâncias ao nosso redor, tampouco importa a nossa urgência, devemos confiar na precisão da Palavra do Senhor que sabe o que irá fazer e como; também devemos continuar confiando quando as circunstâncias forem difíceis e até mesmo alarmantes; e, por fim, esperemos o tempo dEle, pois, a seu tempo, nos salvará e nos remirá.
Durante este ano de 2013 faça um propósito de vida de confiar mais na Palavra de Deus. Isso é andar com Cristo e isso é viver vitoriosamente!  Hoje, o último domingo de 2012 é somente mais um dia, entretanto, pode ser tornar em um dia memorável se este dia se tornar em um dia de fé, no qual nós decidimos que iremos caminhar em temor à Palavra do Senhor.
Vamos nos lançar nas mãos do Senhor. Mateus estará nos ensinando a viver para este reino e, a observar como ele começou, logo aprenderemos que não existe vida no Reino sem a vida pela Palavra. Eu pergunto, você deseja isto para a sua vida? Deseja viver vitoriosamente com Cristo?
Então... Eis aqui a Palavra do Senhor caminhe mais perto dela este ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!