4 de agosto de 2013

Êxodo 20.12

“Nossos Pais - os primeiros professores do Amor”
Êxodo 20.12

Introdução
Os Dez Mandamentos são a expressão máxima da perfeita vontade de Deus para o seu povo. Neles, encontramos os valores que precisamos desenvolver para uma vida que agrada a Deus.
Quando uma pessoa se aproxima destes mandamentos está também se aproximando de uma fonte de sabedoria e de ferramentas bastante úteis para transformar nosso modo de pensar.
Os Dez Mandamentos apontam para nossas fraquezas, nos fazem sentir a poder do pecado e a feiura da nossa natureza humana sem Deus. Eles nos acusam.
Mas, com o advento da obra graciosa de Cristo, estes mandamentos, deixam de oferecer uma acusação contra nós e começam a nos servir como guias para a vida Cristã. Passam a servir-nos como ferramentas para nos conduzir a Deus.
O quinto mandamento ocupa um lugar muito especial no Decálogo. Paulo identificou sua especial condição, sendo o único mandamento com promessa. É curioso que ele tenha essa especial condição. Por quê?
Também está inserido numa transição importante do decálogo. É um mandamento que está ligando os quatro primeiros que dizem respeito primordialmente ao amor a Deus e os seis últimos que estão diretamente relacionados com o nosso próximo.
Nesta mensagem, procuraremos entender o que esta ferramenta de santidade nos propõe e como este mandamento nos conduz a Deus e como a obediência à sua determinação nos capacita a uma vida mais próspera nesse mundo, nessa terra que o Senhor nosso Deus nos dá.



Amar aos Pais e Aprender a Amar a Deus
Os Dez Mandamentos são uma escola do Amor. Com eles somos instados e conduzidos a amar a Deus sobre todas as coisas, e a mostrar este amor amando ao nosso próximo.
O resultado de uma vida baseada nessa Lei Perfeita tem como resultado final uma disposição total para viver o amor. Por isso, aproximar-se destes mandamentos sempre exigirá de nós a busca de aprender a amar.
No quinto mandamento o Senhor ordena a honra aos pais. Mas o que é honrar aos pais e de que maneira a honra aos nossos pais nos conduz a amar mais a Deus?
Pensemos um pouco em como Deus é nosso Pai e como devemos aprender a honrá-lo. Em Malaquias Deus desaprova Israel mostrando o quanto a honra aos pais deveriam nos conduzir a amar a Deus.
O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? (Malaquias 1.6).
Meus amados irmãos. Quando somos crianças, nossos pais são a ilustração viva mais próxima de Deus para nós. Eles são os nossos genitores, foi deles que nós viemos. Eles também são os nossos provedores e aos nossos olhos eles são tão poderosos.
O quinto mandamento propõe a figura dos pais como uma escola prática do amor, respeito, admiração a Deus. Aprendemos a respeitar a autoridade de Deus, respeitando a autoridade dos nossos pais.
A Bíblia aplica a figura de pai para Deus em muitas circunstâncias, mas também mostra que é exatamente a nossa rebeldia e desprezo contra a figura da autoridade dos pais uma das que melhor exemplificam nossa rebeldia e desprezo para com Deus.
Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim (Isaías 1.2).
Meus irmãos, famílias bem estruturadas são instrumentos benditos para nosso amadurecimento na fé e do nosso amor a Deus. Amar a Deus é o ponto central de uma vida verdadeiramente feliz. Entesourar Deus, nosso Pai, como a coisa mais preciosa para nós é o ponto máximo da verdadeira e profunda felicidade proposta pelo Criador.
Deus nos ajuda a fazer isso, quando nos coloca em famílias onde pais se comportam e agem de tal maneira que fica os mecanismos do amor se desenvolvem de forma prática em nossa vida. Quando amamos nossos pais e os honramos pelo valor que aprendemos a dar a eles, estamos treinando a nossa mente para amar a Deus de forma profunda.
Pais, temos uma grande responsabilidade enquanto tais. Somos chamados a sermos pais de tal maneira que nossos filhos desenvolvam verdadeiros mecanismos de respeito à autoridade, amor àqueles que são provedores e a desenvolverem profunda relação de amor à ordens.

Amar aos Pais e Aprender a Amar ao Próximo
O amor ao próximo é a expressão eficaz de nosso amor a Deus. João fez a ligação entre estes aspectos de maneira muito clara:
Se alguém disser: amor a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê (1João 4.20).
Os mandamentos são resumidos em: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Em outras palavras, podemos dizer que, filhos de Deus devem ter um alto desenvolvimento do amor a Deus. Esse deve ser um alvo para a vida cristã, mas esse amor tem expressão viva no desenvolvimento de uma propensão a amar o próximo que deve se tornar cada dia mais visto em nosso viver.
O quinto mandamento é, então, uma espécie de mandamento de interface. Ele aponta para o nosso amor a Deus, mas também nos concede a melhor maneira de aprender a amar o nosso próximo.
Nossos pais serão por muitos bons anos da nossa vida as pessoas que irão nos incentivar ao amor voluntário. Serão aquelas pessoas com as quais desenvolveremos as capacidades do afeto, da entrega.
Honrar os pais é a melhor maneira de aprender a amar pessoas. Para os pais oferecemos uma afeição que brota da maneira mais simples e verdadeira e, como diz a minha filha Ana, amamos os pais de uma maneira que não dá para explicar.
Pais, devemos ser amáveis. Se queremos que nossos filhos desenvolvam afeto equilibrado pelas pessoas, devemos permitir que nossa paternidade e maternidade ajude nossos filhos a desenvolverem as ferramentas mentais, emocionais e espirituais do amor.
Filhos, o amor aos nossos pais é um dever e não podemos permitir que nada interfira nesse amor. Ele deve sempre crescer, porque nos ensina a amar e respeitar a Deus, mas também é uma primeira escola de como amar pessoas, com seus defeitos, limitações, opiniões contrárias etc.
Mais uma vez, é bom lembrar o valor de lares bem estruturados.

Amar aos Pais e Viver Bem
O quinto mandamento é o único com promessa.
Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terar que o Senhor, teu Deus, te dá (Êxodo 20.12).
Honra teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra (Efésios 6.2-3).
 A promessa deste mandamento não pode ser considerada apenas como uma promessa de uma vida longa no sentido de muitos anos de vida. Estamos falando de uma vida bem-aventurada na terra que o Senhor dá.
Não estamos falando nem só de vida biológica, nem tampouco somente de lugar físico o geográfico. Estamos falando de vida feliz e da nossa história de vida. Paulo incluiu a expressão: “para que te vá bem”.
Amar a Deus e amar o próximo, conforme podemos aprender equilibradamente em nosso lar, é básico para um relacionamento sadio com o mundo ao nosso redor.
Irmãos, estamos falando de princípios basilares do processo do viver. Estamos falando de uma mandamento que indica o caminho de uma vida melhor.
Não sei se é fácil notar a preciosidade desta instrução e o quanto estamos precisando deste equilíbrio do amor entre nós. De qualquer maneira, é em um lar conduzido pela palavra de Deus que estas coisas podem acontecer.

CONCLUSÃO
Será sempre um grande desafio amar. Mas, podemos aprender a fazer isto em nossa própria casa. Por isso, precisamos aprender e valorizar os nossos vínculos familiares.
Como filhos, devemos perceber e receber nossos pais como preciosidades de Deus para toda a nossa vida e, como pais, devemos encarar o dever de fazer o melhor para desenvolver as ferramentas do amor em nossos filhos. 
Aplicação para a Igreja Presbiteriana de Vila Formosa
Como igreja precisamos nos despertar para a importância da família de uma maneira ainda mais clara. Um conjunto de lares saudáveis proporcionará, cada vez mais, condições para que todos possam se desenvolver.
Eu convido e conclamo nossa igreja a se envolver mais com a formação familiar. Grupos familiares são um instrumento que precisamos fortalecer, precisamos nos aproximar, uns dos outros para que isso aconteça.
Oração
Senhor, conceda à tua Igreja lares capazes de ensinar e viver a tua lei.  Abençoa o teu povo!

Em nome de Jesus

Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!