11 de dezembro de 2016

Ageu 2.15-19

“O Ponto de Virada Para Uma Vida de Adoração”

Ageu 2: 15-19



No vigésimo quarto dia do nono mês, no segundo ano de Dario, veio a palavra do Senhor por meio do profeta Ageu.

O vigésimo quarto dia do nono mês, no segundo ano do Rei Dario da Pérsia, foi um momento de grande importância dentro do contexto da profecia de Ageu. Neste dia, as bases do templo estavam totalmente lançadas e a construção prosseguia célere para a sua conclusão.
O profeta Ageu tem uma mensagem de exortação em dois sentidos. Primeiro, ele exorta, corrigindo o povo, para que não confie demais na própria santidade e se dispa de qualquer orgulho, porque o templo não pode, sozinho, sem a ajuda de Deus, trazer santidade à terra e aos corações. Ao contrário, a pecaminosidade do homem é tão impregnada na alma humana que pode sim, com sua imundícia, contaminar tudo e tornar tudo impuro.
No texto desta noite, dos versos 15 a 19 do capítulo 2, o que temos é uma exortação positiva. Na verdade, uma exortação no sentido grego da palavra: levantar, trazer para cima.
O que Deus deseja é que seu povo perceba o ponto de virada do seu relacionamento do Senhor. O ponto de virada foi o dia 24 do nono mês, no segundo ano do Rei Dario, o persa. Neste dia, Deus havia corrigido a inclinação do coração do seu povo e sua construção estava ligada a Deus.
Precisamos perceber os pontos de virada da nossa vida com Deus e precisamos ouvir a voz de Deus que nos chama a aproveitar estes momentos para uma relação de amor e prazer em Deus, não se importando mais com as circunstâncias.
Olhando para estes versos de hoje, vamos buscar exatamente esta percepção do que é um ponto de virada, de quando é que começamos um novo relacionamento com Deus e o que fazer com isto.

Para perceber que estamos em um ponto de virada na nossa vida com Deus, precisamos nos tornar em filhos que tem sensibilidade para entender os movimentos do Senhor na nossa vida.

Agora, pois, considerai tudo o que está acontecendo desde aquele dia. Antes de pordes pedra sobre pedra no templo do Senhor (Ag 2.15).
Em nossa última mensagem nos versos 10 a 14, começamos falando sobre este verso e informamos que ele é uma espécie de ponto de partida da profecia, afinal ele coloca o tom com que o povo deveria encarar o que está acontecendo.
Considerai tudo o que está acontecendo desde aquele dia – No texto original temos uma frase mais simples: agora, considerai este dia – é preciso fazer uma revisão imediata do que está acontecendo ao redor de nossa história. É preciso fazer profundas avaliações sobre nossa condição diante de Deus e do que Deus está fazendo.
O profeta Ageu convoca o povo a olhar o vigésimo quarto dia do nono mês do segundo ano de Dario como um momento especial. Eles deveriam perceber que Deus havia movido algo no espírito deles, como nos diz o capítulo 1:
O Senhor despertou o espírito de Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito do restante de todo o povo; eles vieram e se puseram ao trabalho da Casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus, ao vigésimo quanto dia do sexto mês (Ag 1.14-15).
Apenas três meses depois que Deus começou a trabalhar no coração deles, eles já lançaram os alicerces e estão adiantados na obra, porque Deus estava operando em seus corações. ESTE MOVER DE DEUS PRECISAVA SER CONSIDERADO.
QUANDO DESEJAMOS ENTENDER A NOSSA VIDA COM DEUS E OS PONTOS DE MUDANÇA E APROFUNDAMENTO NESTE RELACIONAMENTO PRECISAMOS APRENDER A PERCEBER E VALORIZAR O QUE DEUS ESTÁ FAZENDO. PRECISAMOS DE SENSIBILIDADE PARA PERCEBER OS MOVIMENTOS DE DEUS NA NOSSA VIDA.
Antes de pordes pedra sobre pedra no templo do Senhor - Erramos muito quando não temos este tipo de sensibilidade ou desprezamos o agir de Deus. Acontecem coisas maravilhosas, espantosas mudanças em nosso coração e somos as pessoas que menos desfrutam delas.
Nos dias de Jesus, sinais e maravilhas de Deus aconteceram entre os homens que conviveram com Jesus, mas os fariseus e outros líderes religiosos não conseguiram ter esta sensibilidade. Foi NIcodemus, um dos líderes de Israel quem disse a Jesus: Ninguém pode fazer estes sinais se Deus não for com ele. Simeão, um ancião piedoso, foi sensível o suficiente para perceber que aquela criança, em suas mãos no templo para o simples gesto da dedicação, era a salvação de Israel que chegara ao mundo.
O profeta percebeu que esta sensibilidade deve ocorrer antes deles construírem para que possam desfrutar do processo de toda a obra de Deus. Precisamos perceber a glória do processo da nossa santificação e não somente sonhar com os seus resultados. Crentes muito pragmáticos, não conseguem perceber os valores entrincheirados nas fissuras do processo de construção da nossa vida com Deus, portanto, não podem se alegrar em Deus, mesmo nas dores que o processo pode acarretar.
VOCÊ PRECISA DESPERTAR SUA SENSIBILIDADE PARA PERCEBER OS PONTOS DE MUDANÇA DA SUA VIDA COM DEUS E DESFRUTAR DAS COISAS QUE DEUS TE DÁ COM MAIS ALEGRIA E DESPERTAMENTO. APROVEITE BEM OS PONTOS DE VIRADA DE SUA VIDA COM DEUS.

Para perceber que estamos em um ponto de virada na nossa vida com Deus, precisamos nos libertar dos deuses do passado que controlam a nossa experiência.

Antes daquele tempo, alguém vinha a um monte de vinte medidas, e havia somente dez; vinha ao lagar para tirar cinquenta, e havia somente vinte. Eu vos feri com queimaduras, e com ferrugem, e com saraiva, em toda a obra das vossas mãos; e não houve, entre vós, quem voltasse para mim, diz o Senhor (Ag 2.16-17).
Antes daquele tempo - Existem pessoas que são controladas pelos deuses do passado. Às vezes controladas por suas feridas do passado e não conseguem seguir em frente, outras vezes, controladas pelos fracassos, mas também pelos sucessos etc.
Estas pessoas, estão sempre tomando o passado como o ponto de partida e chegada da sua vida. Em muitos casos, as pessoas são ensinadas a viver assim. Qualquer coisa que controle a nossa vida, não importa o quê, se não for o que Deus diz, é um processo idolátrico que precisa ser abandonado.
O profeta aponta para o passado e mostra como a relação deles com Deus era de reprovação. Isto talvez tivesse marcado sua vida e fizesse com que parassem de servir a Deus, afinal,  poderiam pensar, quem garante que as coisas serão diferentes.
Verdade, temos que apresentar, que os versos 16 e 17 são uma transição necessária para o final da perícope, onde Deus mostrará que essa realidade não é mais o que controlará a vida deles. No entanto, é necessário que eles parem para ver o passado, mas se libertem desta condição.
Experiências de escassez – o desejo deles era sempre frustrado. Não conseguiam alcançar suas expectativas com a vida, com as coisas. Na verdade, havia um relacionamento equivocado entre eles e Deus e, naturalmente, nada poderia lhes satisfazer a sede da alma. Já tocamos neste ponto, em uma mensagem no capítulo 1, versos 1 a 11. Eles viveram dias complexos de muita falta de completude na alma, MAS DIAS RUINS, ASSIM COMO DIAS BONS, PASSAM E DEPOIS QUE PASSAM NÃO PODEM MAIS NOS DETERMINAR O QUE FAZER, DEVEM APENAS SERVIR DE PONTO DE REFERENCIA.
Experiências de fracasso – o profeta os faz lembrar que Deus estava agindo o tempo todo para propor uma mudança no relacionamento, mas eles sempre resistiam. Deus os feriu, assoprou o produto da sua mão, não lhes dava descanso à alma e ainda assim ELES NÃO SE VOLTAVAM A DEUS, este FRACASSO ERA O PIOR POSSÍVEL.
Era importante que lembrassem isto, mas era importante que começassem a perceber que isso é possível ser mudado. QUANDO DESEJAMOS PERCEBER QUE NOSSA VIDA ESTÁ EM UM PONTO DE VIRADA COM DEUS, DEVEMOS NO DEIXAR GUIAR POR DEUS E NÃO PELOS DEUSES DO PASSADO DE EXPERIÊNCIAS PASSADAS.
É comum pessoas recuarem em uma vida de santificação e dedicação ao Senhor, quando são guiadas pelo que já aconteceu e dizem: JÁ ME DECEPCIONEI DEMAIS. Outro ponto é quanto impomos estas coisas uns sobre os outros, como se as nossas experiências do passado e os nossos erros, fossem algum tipo de marca que jamais pudesse ser mudada pelo poder de Deus.
Precisamos nos despertar para a vida abundante que Cristo nos oferece hoje. Lembre-se de Pedro, quando estava determinado pelo seu erro de negar Jesus, ele sequer olhava para o Mestre, mas o Mestre não se determinou por isto, conferiu a Pedro o mais alto privilégio: PASTOREAR AS SUAS OVELHAS.
Acho que faz muito sentido para mim aquele pensamento de Cristo que diz o seguinte:
Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão NO ARADO, olha para trás é apto para o reino de Deus (Lc 9.62).

Para perceber que estamos em um ponto de virada na nossa vida com Deus, precisamos confiar que realmente Deus está no controle de todas as coisas e tudo faz para nosso bem.

Considerai, eu vos rogo, desde este dia em diante, desde o vigésimo quarto dia do mês nono, desde o dia em que se fundou o templo do Senhor, considerai nestas coisas. Já não há semente no celeiro. Além disse, a videira, a figueira, a romeira e a oliveira não tem dado os seus frutos; mas, desde este dia, vos abençoarei (Ag 2.18-19).
Considerai – O verso 18 é uma espécie de refrão da mensagem profética. A atitude que Deus requer é de reflexão, de se assentar no coração as coisas da vida como a vida está acontecendo.
Vigésimo quarto dia do nono mês – o ponto desta expressão é que Deus propõe uma reflexão sobre a realidade e não um mero exercício intelectual, perdido em muitos pensamentos platônicos. A ideia de Deus é que eles pensem exatamente na data em que terminaram as fundações e percebessem que o ponto de virada tinha algo a ver com o fato de que eles tinham dado início a um novo processo, com a atitude positiva de construir e ir adiante na construção.
Dia em que se fundou o templo – sem dúvida o ponto de virada não era mais algo que tinha a ver apenas com a inclinação deles para cuidar apenas dos próprios interesses, mas algo tinha acontecido no coração deles que agora eles estavam cuidando de coisas superiores e valores maiores, que tinham uma intima ligação com a reconstrução de uma vida com Deus.
Não há sementes, não há frutos, mas eles tem um Deus -  Acredito que este é ponto principal desta passagem. Como já disse anteriormente, os versos anteriores são uma preparação. Toda a passagem é estruturada pela ideia de considerar aquele dia e as coisas que estavam acontecendo naquele dia. No verso 19, entretanto, o que eles são chamados a pensar é que eles ainda não podem contar com o produto da terra, nem sementes nem frutos estão disponíveis, o ponto é que eles deveriam ainda assim perceber que agora, eles têm comunhão com um Deus que lhes é favorável e não mais o assoprador das riquezas.
Desde este dia, vos abençoarei – Existe um ponto de mudança do nosso relacionamento com Deus e nós PRECISAMOS CONFIAR EM DEUS DE QUE ELE ESTÁ PROMOVENDO ISTO. O que este texto está propondo é que Deus seria a resposta para a vida destes homens, dali em diante.
O PONTO DE VIRADA ACONTECE REALMENTE QUANDO ESTAMOS DISPOSTOS E DESCANSAR EM DEUS E NÃO NAS CIRCUNSTÂNCIAS.

Conclusão

Os dias de Ageu, Zacarias, Neemias, Esdras, Zorobabel, Josué, os dias do retorno do exílio era um grande ponto de mudança na vida daqueles homens e mulheres, que passaram 70 anos e viram os dias do juízo de Deus contra os pecados do povo, contra a sua idolatria.
A vida com Deus é sempre um possibilidade de mudanças. Você precisa de sensibilidade que tudo o que Deus faz é produzir circunstâncias e trabalhar para que o seu coração seja transformado.
Caro irmão, você precisa buscar uma retomada de uma vida completamente entregue a Deus. Em sua vida também é necessário haver um ponto de virada, um dia 24 do nono mês do segundo ano do Rei Dario, o persa. Você precisa de rever e perceber o que Deus tem feito e você não pode ser mais guiado pelo passado. PARE DE USAR O PRÓPRIO PASSADO PARA TENTAR SE DESCULPAR DE NÃO SE ENTREGAR A DEUS.
Confie em Deus, note que tudo o que ele faz é te libertar de você mesmo e te mostrar que é possível servir a Deus e viver em confiança nele. Aliás, a melhor maneira de viver a vida é desfrutar da companhia de Deus, mesmo quando não há frutos visíveis nas árvores. Saber que Deus está lá é o que você precisa.
Então, não se demore em perceber e se deixar guiar por um novo paradigma de relacionamento com Deus. Note que é isto que ele está fazendo e não vá para casa sem começar a desfrutar disto. Este ponto de virada é tudo o que você precisa para recomeçar.
Aproveitando que você está se aproximando do final do ano, seria interessante que você pensasse nisto.  Mas isto, meu irmão, é tão importante que não é sábio esperar até o final deste mês, aliás, como hoje pé dia 11, acho que não é bom nem esperar chegar o dia 24 deste mês. Acho que você deve voltar hoje a ter um relacionamento com Deus.

APLICAÇÃO PARA A IPBVF

Membros da IPBVF. Todos vocês que quiserem viver para Deus e ter um relacionamento diferente com ele e servi-lo mais intensamente, mais constantemente, quero lhes convidar para caminhar diferente neste ano de 2017. Estamos precisando de vocês e precisamos trabalhar mais. Está difícil dar conta de tantas coisas e fazer com que a igreja funcione, com você tão encostado, tão distante, tão frio.
Precisamos que se envolvam no sustento financeiro da igreja, precisamos que você esteja disposto a fazer um trabalho nesta reconstrução e por a mão na obra. Você precisa colocar a suas pedras sobre outras pedras nesta obra e sei que você está ouvindo e compreendendo a palavra se você estiver disposto a servir.
O que eu posso dizer que vai ser diferente?

DESDE ESTE DIA DEUS TE ABENÇOARÁ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!