15 de outubro de 2017

Malaquias 2.1-9

A Necessidade da Verdadeira Instrução
Malaquias 2.1-9

Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento. Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos,
Introdução
Alguns temas costuram esse livro e formam uma teia de fios entrelaçados. Deus se apresenta como o Pai do seu povo e exige que eles cumpram o mandamento de honrá-lo. Um dos problemas do relacionamento de Deus com o seu povo é que o desprezo para com Deus era uma marca do modo como aquele povo se relacionava com o Senhor.
Aqui nos primeiros versos do capítulo 2, Malaquias retoma este mesmo conceito e o estabelece como uma instrução normativa, uma “mitzvah” (Lei ou Instrução). O profeta destaca duas verdades sobre esta instrução:
1)    Essa instrução é central para o desenvolvimento do trabalho sacerdotal
2)    Essa instrução precisa ser praticada e vivida em profundidade, no coração.
Ser um crente no Senhor Jesus é ser um sacerdote do altíssimo. Lutero, em seus dias, trabalhou fortemente o conceito do “sacerdócio universal de todos os crentes”. Mas, precisamos pensar sobre o fato de que isto não é um rótulo que adotamos como auto-definidores e pronto, está tudo transformado em nós. Um rótulo não é o que define o conteúdo da garrafa. Você pode ter afixado à uma garrafa um rótulo bonito, bem escrito, trabalhado com os dizeres “vinho”, mas o conteúdo da garrafa pode ser um veneno amargo.
A prática da verdadeira instrução é fundamental para a transformação do conteúdo de nossa vida. Necessitamos da verdadeira instrução porque o rótulo de sacerdócio real não resolve o que somos. Somente uma profunda transformação, ocorrida no âmago de nossa alma, de nosso ser mais interior, nosso coração poderá realmente nos credenciar a viver e agradar a Deus.
O ponto que este texto trabalha é o conhecimento de que sem uma profunda transformação provocada pela Lei de Deus em nosso coração, não poderemos jamais honrar a Deus e tudo o que fazemos não passa de um tosco veneno, rotulado como vinho, que em lugar de dar vida e alegria a quem depende de nossa vida para caminhar, trás o amargo da dor e da morte, que é o que define a vida do enganador.
Crentes precisam urgentemente olhar para dentro de si e não buscar nas aparências de vida com Deus algum refúgio. Antes, precisamos trabalhar para realmente ser homens e mulheres que honram a Deus e o servem de todo o coração.
A instrução, isto é, a Lei de Deus, a MItzvah é necessária, precisamos de vê-la cumprindo o papel de aprofundar-se no nosso coração e dar-nos verdadeira vida. Precisamos de um coração disposto, proposto a seguir a Lei de Deus.

Preciso da Verdadeira Instrução Para Não Ser Reprovado
Enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração. Eis que vos reprovarei a descendência, atirarei excremento ao vosso rosto, excremento dos vossos sacrifícios, e para junto deste sereis levados.
Em nossos dias, as pessoas acalentam interesse por discursos de aprovação. Tudo o que se quer ouvir é que as coisas estão bem e que caminham bem. Espero que você esteja pronto e amadurecido o suficiente para olhar para si mesmo e perceber o que está e o que não está bem.
Se não ouvirdes e se não propuserdes no coração dar honra ao meu nome – este é o ponto de partida e a condição sine qua non para desenvolver uma relação verdadeira com Deus. O coração precisa estar cativo da Lei de Deus. A instrução deve ter se aprofundado em nós, se isto não ocorre, o profeta declara que a verdadeira condição é de maldição e não de bênção.
Enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos – Acredito que o profeta esteja retomando o próprio texto do pentateuco aqui. Pois lá em Deuteronomio, as maldições proferidas no Monte Ebal, numa grande encenação da vida, na solene promulgação da lei divina já dizia:
Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Amém (Dt 27.16).   
Eles tinham sido abençoados de muitas formas, sobretudo o seu retorno para sua terra. Agora, porém, suas bênçãos tinham sido transformadas em maldição. O texto é mais enfático ao dizer que “já tem sido amaldiçoadas”, isto é, eles já estavam vivendo a maldição, embora as apreciasse com o bênçãos.
Eis que reprovarei a vossa descendência – eles estavam construindo um vale de dor para sua própria casa e não estavam dispostos a considerar a instrução. Eles estavam deixando a desgraça acabar com sua vida e com a vida de sua família, mas preferiam os rótulos de família feliz a mudar o conteúdo real de suas vidas. Este é um ponto que precisa ser profundamente considerado.
Porque não tendes proposto isto no coração – uma tendência natural em nossa carne é a rebeldia às leis de Deus. Temos uma forte inclinação para negar a nós mesmos a obediência e a fazer caminhos enganosos para os nossos pés. Por isso é que ele diz que o enganador é maldito.
Lançarei excremento – aqui, novamente ele volta ao pentateuco, às instruções a respeito do sacrifício. Quando um novilho era trazido para o sacrifício e as suas partes queimadas no altar, os intestinos e outras partes dos órgãos internos eram queimados, mas a pele e as fezes do animal eram lançadas para fora do arraial, eram consideradas imundas e não podiam ser aproveitadas.
O que o texto de Malaquias está nos dizendo é que Deus está nos mostrando que a falsa adoração, que não é fruto de vidas transformadas pela Lei e de corações transformados na Instrução, são como fezes e precisam ser lançadas fora, porque nenhuma santidade falsa serve para uma vida com Deus. Sua vida pode ter muitos rótulos, mas se são apenas rótulos, mas não são reais no seu coração, você será reprovado.
A instrução é central para que não sejamos reprovados. Precisamos aprender da Lei de Deus e precisamos desenvolver nossa vida com amor pela Lei de Deus. Essa instrução nos dará uma condição de vida real diante de Deus. Precisamos de apego, amor e dar mais atenção à instrução, para não sermos reprovados.  

Preciso da Verdadeira Instrução Para Servir a Deus em Plenitude de Vida
Então, sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança continue com Levi, diz o Senhor dos Exércitos. Minha aliança com ele foi de vida e de paz; ambas lhe dei eu para que me temesse; com efeito, ele me temeu e tremeu por causa do meu nome. A verdadeira instrução esteve na sua boca, e a injustiça não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão e da iniquidade apartou a muitos.
O profeta toma o próprio sacerdote Levi como exemplo. Ele olha para o filho de Jacó e mostra como a instrução esteve no seu coração e como ela o levou a viver e a agradar a Deus. Uma vida plena diante de Deus é aquela que se enriquece no desejo de servir a Deus como principal alvo da existência.
Os filhos de Levi eram considerados como pertencentes a Deus. O próprio Levi, cujo nome significa “Meu Coração”, apontava para alguém que fazia de Deus a sua maior ambição. Os sacerdotes da Tribo de Levi não tinham possessão em Israel. Era a única tribo que não tinha um território, mas todo o território pertencia a eles, mesmo que não fossem donos, porque o que tinham era o Senhor e o Senhor tinha tudo.
Aliança de vida e paz – a vida plena de quem faz de Deus o centro de sua vida é marcada por um compromisso, um pacto de vida e paz. Isto é, Deus promete nos conceder uma satisfação com a vida e uma harmonia no ato de existir que supera tudo o que qualquer riqueza pode nos dar.
Para que me temesse – o temor aqui é um profundo respeito e honra para com o Nome de Deus. Este temor respeitoso, era também uma consideração profunda da seriedade destas coisas e um modo responsável de entender o que significa a santidade do nome de Deus: “...com efeito, ele me temeu e tremeu por cuasa do meu nome.
A verdadeira instrução esteve na sua boca e a injustiça não foi encontrada nos seus lábios – para o profeta só era possível detectar que a instrução que estava na boca de Levi era real, porque nele não foi encontrada injustiça. É uma consequência natural do agir da Lei de Deus em nosso coração. Propor o coração a realmente viver segundo a Lei de Deus é uma poderosa arma para nossa gradual transformação.
Andou comigo em paz e retidão – como é o modo como você anda com Deus. Todos andamos com Deus! Mas muitas vezes, andamos com Deus sendo o tempo todo reprovados, como nossas atitudes engrossando as fileiras das acusações de Deus contra nós. Não brinque com estas coisas, mude sua conduta! A Lei de Deus é uma promotora da paz na relação com Deus, que é provada por meio da retidão que a Lei promove em nossa vida.
Andar com Deus e viver para a sua glória somente são uma proposta real das Escrituras e da Obra que a verdadeira Instrução propõe. A Vida Plena diante de Deus é um desafio e um alvo que deveria nos motivar a saber mais, compreender mais, buscar mais e desenvolver mais nossa relação com a Lei de Deus, com sua Palavra.
   

Preciso da Verdadeira Instrução Para Que Outros Encontrem o Caminho
Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do Senhor dos Exércitos. Mas vós vos tendes desviado do caminho e por vossa instrução tendes feito tropeçar a muitos; violastes a aliança de Levi, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso, também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos e vos mostrastes parciais no aplicardes a lei.
O profeta mostra que este o sacerdote Levi era um homem realmente transformado pela instrução e sua vida era um referencial para todos os que o cercavam. A vida plena produz uma fonte de vida para outras pessoas, esse era o papel de Levi, conduzir outros. Ter vida plena e servir de luzeiro para outros. Este é ponto que é necessário considerar como central para o desenvolvimento de uma verdadeira vida com Deus.
Para que isto seja possível precisamos da instrução. Muitas vezes, queremos transformar pessoas apenas com nossos discursos, mas eles precisam de mais do que apenas palavras, eles precisam ver vida em nós. Somente vidas construídas e lapidadas pela verdadeira instrução podem cumprir este papel.
Os lábios do sacerdote deve guardar a instrução – muitas vezes falamos demais e muitas vezes tudo o que as pessoas podem ouvir da nossa boca é um falatório inútil que nada constrói. Algumas vezes temos o vício de preferir destruir com nossas palavras e resistimos à sabedoria.
Ele é mensageiro - Os lábios de alguém que deseja conduzir pessoas a Deus deve guardar a verdadeira instrução é disso que o profeta está falando, afinal este representante de Deus fala a mensagem de Deus. Mensageiro é um outro conceito importante deste livro e a raiz desta palavra é: MALACH, sim a mesma raiz do nome do profeta, que é O MENSAGEIRO DO SENHOR – MALACHYAH!  
Deus escolheu ser apresentado aos homens de todos os lugares por meio dos seus filhos, mais especificamente, por meio da vida dos seus filhos. Sim, Deus escolheu que fazendo resplandecer sobre nós o seu rosto é que as pessoas o conheceriam. Deus nos usa como seus sacerdotes e o faz por meio da nossa vida. Isto é muito sério, porque é através dos pais que os filhos conhecem a Deus, através do marido que a mulher conhece a Deus e por meio da mulher o marido conhece mais a Deus, etc... O mundo precisa que a igreja reflita o seu Senhor para que Deus seja conhecido... Sim, este tipo de conhecimento é diferente do conhecimento intelectual, que se pode adquirir sabendo coisas da Bílbia, mas o conhecimento que podemos passar por meio de nossa própria vida é mais completo.
Mas vós, vos tendes desviado do caminho – quando vivemos errado nosso caminho, ensinamos errado às pessoas e por nossa causa as pessoas vêem Deus de forma distorcida.
Deus nos torna desprezíveis – Este é um aspecto da passagem que me chama a atenção. Deus havia chamado os seus sacerdotes e acreditado ao sacerdócio diante de todo o povo, da mesma forma, ele o fez com o seu povo diante de todas as nações. Mutias vezes, tudo o que os outros sabiam de Deus estava ligado ao que Deus fazia na vida dos seus filhos, dos seus sacerdotes. Mas, Deus agora lhes tira essa glória e lhes mostra que sem revelar Ele, nós realmente não somos nada. Sem ele, seu sua Lei iluminando a nossa vida, tudo o que fazemos erra o alvo.
Precisamos da verdadeira instrução para que outras pessoas conheçam a Deus através de nossa vida. Esse é o nosso chamado e o verdadeiro propósito da nossa existência.

Conclusão  
Pare um pouco e pense sobre a sua vida. Não há sentido algum se sua vida não reflete a verdadeira instrução, porque se você não tem honrado a Deus com sua vida, você certamente não tem vivido uma vida abençoada e, certamente este é só um sinal de que VOCÊ TEM SIDO REPROVADO.
O outro lado desta situação é que isto implica em você viver DE UMA MANEIRA INCOMPLETA, INFELIZ E SEM ANDAR COM DEUS. Isto certamente faz você caminhar sem o pleno desfrute. Desta forma, o resultado da sua vida é que as pessoas não vêem nada, senão O VAZIO DE UMA VIDA SEM DEUS.
O que pode mudar tudo isto? A INSTRUÇÃO VERDADEIRA PODE MUDAR TUDO ISTO. Você precisa dela, você precisa buscar ser moldado pela Escritura... Ele é vida para você... comece agora a se por na forma de Deus, para que ele te modele, te transforme e produza luz em você e através de você.
Vivendo longe da Palavra isso não acontecerá meu irmão. É preciso ter uma atitude diferente. Enquanto o mundo rejeita as Escriruras e enquanto a maior parte das pessoas negligencia sua leitura, aquele que deseja ser abençoado, que deseja uma vida plena e quer ser usado como luzeiro, se aproxima da Palavra, não perde oportunidade de estudar, não perde a oportunidade de saber o que a Palavra ensina e recomenda. Essa atitude positiva para com a Palavra é o que você mais precisa neste momento.
Lutero - Minha consciência é cativa da Palavra.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!