As Regras do Altar e a
Vida Cristã – Princípios Para Um Relacionamento Verdadeiro Com Deus
Ezequiel
43.18-27
Introdução
Preciso repetir um pouco do que já disse na última semana para que todos
estejam bem situados em nosso texto. O profeta Ezequiel viveu em um perído
extremamente difícil da vida do povo de Deus. O juízo do Senhor havia recaído
sobre a nação santa, que havia abandonado a fidelidade ao seu Deus e agora
estava exilada na Babilônia.
O profeta Ezequiel está entre os filhos exilados que foram transportados
para regiões interioranas do império Babilônico, às margens do Rio Quebar. Ali,
Ezequiel teve um série de gloriosas visões e ele compreendeu duas coisas muito
importantes. A primeira delas é que Deus estava no controle da história, mesmo
em meio a tempos tão turbulentos e difíceis. As visões de Ezequiel revelam o
controle soberano e sobrenatural de Deus sobre todos os acontecimentos, por
isso, suas visões incluem seres gloriosos e cenas supranaturais.
A segunda coisa importante que Ezequiel destaca em suas visões era a
centralidade do problema entre Deus e o seu povo: a adoração. Ele percebeu que
o coração do problema estava no mais íntimo relacionamento de Deus com o seu
povo, que se realizava no coração do povo, que era o verdadeiro culto a Yahweh
e que havia sido maculado, com a insinceridade do coração do povo de Deus.
Por isso, dentre as gloriosas visões do profeta, o livro nos revela a
mais dura de todas as realidades a ser encarada: a Glória de Deus havia deixado
o templo e isto significa o fim da proximidade e o fim da comunhão entre Israel
e o seu Deus.
O profeta considera que todo o exílio era fruto do juízo de Deus por que
seu povo não amou Yahweh de coração e o trocou por outros amores. Ele deixou de
ser importante e significativo para o seu povo e, por isso, Deus os havia
deixado e os levado para o cativeiro para experimentarem a vida longe e sem
comunhão. Isso é muito duro e esta é a realidade de muitos crentes.
O profeta, a partir do capítulo 40, tem uma nova visão sobre o templo e
agora a sua restauração. Neste novo grupo de visões, o profeta vê uma mudança
de tom na profecia, que havia começado no capítulo 37, quando profetizando
sobre os ossos secos, o profeta os viu se levantar e começou a perceber a
intenção de Deus de jamais abandonar o seu povo para sempre.
Este é o contexto do texto que temos diante de nós. O ponto central da
nossa vida com Deus está na tela de nossa mensagem. NO capitulo 43, dentro do
templo, o profeta é levado a olhar a parte mais interior do Templo, o lugar
mais sagrado e importante, o lugar onde está o ponto primordial e mais absoluto
do relacionamento entre Deus e o seu povo: o altar do sacrifício. Na mensagem
do último domingo, meditamos sobre a centralidade, pureza e relevância deste
relacionamento que olha par ao Oriente, para Cristo.
Na primeira parte do capítulo, vimos uma ênfase na “Lareira de Deus” e
na importância da totalidade do sacrifício, da entrega da vida a Deus. Na
segunda parte do capitulo, veremos com mais detalhe, não tanto a descrição e a localização
do altar, mas o sacrifício que nele é oferecido.
Queremos pensar muito sobre a profundidade do nosso relacionamento e
encontrar aqui princípios para a nossa vida com Deus. Não podemos oferecer a
Deus qualquer coisa ou a vida de qualquer jeito. Existem princípios que regulam
a nossa aproximação com Deus e que devemos considerar atentamente para que
nossa vida com Deus siga na direção certa.
Boa parte do problema que vivemos no contexto do relacionamento entre
Deus e os homens é que boa parte dos crentes acredita que pode realmente ter um
relacionamento com Deus baseado em si mesmos e que o Senhor receberá qualquer
coisa que ofereçam diante dele.
Quero te convidar a deixar de lado este orgulho absurdo que está
mantendo você longe de Deus e de uma plena e verdadeira comunhão com o seu pai.
Quero convidá-lo a ouvir este sermão sem as naturais proteções e objeções que
você construiu contra a Palavra de Deus, quero convidá-lo a ficar diante do
espelho da Palavra e permitir que a Palavra te mostre o caminho, seus erros e
acertos, sua vida como um todo para que no mais sua vida desfrute de um
relacionamento restaurado com o Senhor.
Deus Tem Profundo Interesse
Em Que Você Tenha Um Relacionamento Verdadeiro Com Ele
E o SENHOR me disse (...) Eu
lhe serei propício, diz o SENHOR DEUS. (Ezequiel 43.18a e 27c).
Nosso primeiro ponto de
observação nasce de uma percepção literária desta seção. As visões do Templo
começam no capítulo 40. Em todos os momentos até esta parte do texto, Ezequiel
é guiado pela mão de Deus que o conduz na visão por meio de “um homem com aparência
de bronze”.
Em visões, Deus me levou à terra de Israel e me pôs sobre um monte muito alto; sobre este havia um como edifício de cidade, para a bando do sul. Ele me levou para lá, e eis um homem cuja aparência era como a de bronze; estava de pé na porta e tinha na mão um cordel de linha e uma cana de medir (Ez 40.2-3).
Toda a estrutura da visão é
conduzida pelas ações e descrição deste guia, que explicava o projeto do templo
e fazia suas medições. Como falamos em nossa última mensagem nos versos 1 a 17
deste capítulo, o foco central destas visões é mostrar que Deus iria restaurar
a relação profunda entre Ele e seu povo, por meio de uma nova aliança, ligada à
restauração da adoração.
Sempre o “homem de bronze” é
quem conduz e explica todas as coisas ao profeta. Até mesmo no momento em que o
altar foi descrito e sua centralidade proposta, foi assim que o profeta foi
conduzido e orientado.
Então, o homem me levou à porta, à porta que olha para o oriente (Ez 43.1).
O SENHOR ME DISSE: Agora, entretanto,
uma nova maneira dinâmica é introduzida no texto. Ela começou no verso 6, mas é
aqui no verso 18 que se torna definitiva: O SENHOR ME DISSE.
E o Senhor me disse: Filho do homem, assim diz o Senhor Deus: São estas as determinações do altar, no dia em que o farão, para oferecerem sobre ele holocausto e para sobre ele aspergirem sangue (Ez 43.18).
DIZ O SENHOR DEUS - Da mesma forma,
notamos um recurso literário importante no verso 27, que é o fechamento do
texto com a expressão. DIZ O SENHOR DEUS. Este recurso é uma espécie de
quiliasmo hebraico, isto é, o uso de capsulas de assunto, fechadas por
expressões semelhantes. O que destacamos aqui é que existe uma força neste
texto apontando para o fato de que Yahweh Adonai, o Senhor Deus, intentava que
o profeta compreendesse que neste momento estamos diante de uma palavra direta
do Senhor, que desejava que seu povo fosse restaurado.
Irmãos, precisamos compreender
o que está por detrás deste recurso, que é algo tão importante que
consideremos: DEUS ESTÁ PESSOALMENTE INTERESSADO EM QUE TENHAMOS UM
RELACIONAMENTO ÍNTIMO E VERDADEIRO COM ELE
A restauração deste profundo
relacionamento tem em Deus o seu principal interessado. Isto deveria ser
significativo para mim e para você e deveria comunicar muito sobre a importância
das coisas que fazemos com este propósito.
Precisamos considerar com mais seriedade
o fato de que Deus trabalha para que o amemos profunda e verdadeiramente. Isso
muitas vezes se perde no emaranhado de coisas que acontecem na nossa vida e o
no modo como deixamos Deus de lado e nos interessamos muito mais por outras
coisas que pelo Senhor.
Algumas vezes, parecemos lutar
contra Deus e desejar muito mais a vida sem ele. Muitas vezes, parecemos ter
mais prazer na vida quando Deus não está nela, do que quando nos lembramos de
que existimos e fomos comprados para pertencer somente a Ele.
Não obstante, a verdade
permanece e você não pode e não consegue muda-la: DEUS ESTÁ PRIMORDIALMENTE
INTERESSADO EM RESTAURAR O RELACIONAMENTO COM O SEU POVO E A NOS FAZER AMÁ-LO,
PARA O NOSSO PRÓPRIO BEM.
Dar-vos-ei coração novo, porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espíito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis (Ez 36.26-27).
Deus Está Interessado Em Uma
Relação Verdadeira Que Tenha Permanente Atenção da Nossa Parte
Mais uma vez precisamos de um
olhar para a estrutura do texto. Ele começa apontando sobre as ofertas do
primeiro dia, versos 19-21. Despois se refere ao segundo dia, tomando como o
exemplo, versos 22-24. Por fim, o texto fala de que este cerimonial deveria se
seguir durante todo o siclo semanal, verso 26 e por fim, reiniciando o siclo no
verso 27.
Tendo eles cumprido estes dias, será que, ao oitavo dia, dali em diante, prepararão os sacerdotes sobre o altar os vossos holocaustos e as vossas ofertas pacíficas; e eu vos serei propício, diz o Senhor Deus (Ez 43.27).
Claro que há muitos detalhes
que não vamos poder tratar em nossa mensagem desta noite. Estes versos são
muito ricos e suas descrições apontam para princípios importantíssimos para que
nossa vida realmente agrade a Deus e desfrute de intimidade. Uma das coisas
importantes aqui é dizer que Deus deseja que este relacionamento verdadeiro e
íntimo seja permanente e receba sua constante atenção e preparo.
Algumas vezes, parecemos
desprezar a importância da cotidianidade da manutenção da fé e quase sempre nos
tornamos crentes de momentos. Momentos de devoção, momentos de adoração e
momentos de arrependimento. Ao contrário desta vida interrompida e fracionada,
o que lemos nas Escrituras é a ideia de constância, permanência e rotineira
atenção.
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor e na sua Lei medita de dia e de noite (Salmo 1.1-2).
Os sacerdotes que se chegam a mim – aqui
o profeta usa um tempo verbal importante: sacerdotes que se chegam e não param
de se achegar a mim. Esta intenção do texto aponta para ideia de que este
trabalho deveria ser ininterrupto.
Assim farás purificação e expiação - Eles
deverão ser puros e purificados, por isso a ideia de que o sangue seja
aspergido em toda as partes do altar, sobre os quatro chifres, sobre os quatro
cantos, na bora ao redor daquela grande mesa de sacrifício.
Note que este gestual aponta
para ideia de totalidade, sacralidade total. Precisamos desta visão de vida
completa consagrada ao Senhor. Precisamos redescobrir a sacralidade da vida e a
inteireza de nosso relacionamento com Deus como um ponto central de nossa
relação viva com ele.
Sim, entre os elementos que
precisamos trabalhar melhor é o conceito de que sacralidade da vida toda. Como
dizia o grande Abraham Kuyper, não existe um centímetro quadrado de todo o
universo que Deus não diga: me pertence. Da mesma forma, nem um minuto sequer
da vida do crente, pode ser vivido para outro que não para aquele que é o dono
da nossa vida.
Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si mesmo. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos e se morremos para o Senhor morremos, quer pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor (Romanos 14.7-8).
Há outros aspectos de inteireza
apontados no texto, dos quais destacamos alguns:
a) A palavra holocausto – indica a queima total das partes do sacrifício, exceto o que era
imundo;
b) Sete dias – a totalidade do siclo semanal, que era um conceito temporal muito
importante para os judeus, isto é, eles sabiam que todos os dias precisavam de
vida com Deus.
Do dia oitavo em diante – aqui, o
profeta está falando de algo importante aqueles homens e mulheres, que
aguardavam voltar para sua terra e desejavam a restauração. Esta expressão liga
o compromisso de se consagrar a Deus com a idei de continuidade da aliança.
Isto aponta para a percepção de
que Deus deseja uma continua realidade de comunhão com os seus filhos. Isto
precisa estar na sua mira vivencial! Precisa fazer parte da sua ambição de vida
e assumir protagonismo em seus planos.
A atitude de fidelidade a Deus
é vista em nossa constância. Pelo profeta Oséias Yahweh acusou seu povo de ter
um amor passageiro, pouco apegado à constância:
Que te farei, ó Efraim? Que ter farei, ó Jacó? Porque o vosso amor é a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa (Os 6.4).
Se a constância na fé, a
perseverança e cotidiana busca de Deus há uma profunda fenda na sua vida e a
qualquer momento ela poderá te arrebentar. Você precisa buscar na cotidianidade
da relação com Deus um completo relacionamento com Ele. Portanto, isto não é só
falta de maturidade e não é um problema menor de falta de tempo, mas pode ser
um sinal grave de uma grande enfermidade espiritual que pode se alastrar.
Deus está interessado em que
sua relação com ele seja VERDADEIRA E PERMANENTE.
Deus Está Interessado Em Nos
Dar Um Relacionamento Verdadeiro, Permanente e Permeado de Uma Profunda Paz
Tendo eles cumprido estes dias, será que, ao oitavo dia, dali em diante, prepararão os sacerdotes sobre o altar os vossos holocaustos e as vossas ofertas pacíficas; e eu vos serei propicio, diz o Senhor Deus. (Ezequiel 43.27).
Precisamos compreender o
objetivo final de Deus. Ele não deseja ser atendido, não é esse o seu objetivo,
não é isso que motiva o Senhor. Deus deseja nos SER PROPICIO. Isto é, Deus
deseja estar com seu rosto voltado para nós e ter um relacionamento de paz
conosco. O apóstolo Paulo escreveu sobre este conceito em Romanos 5.1:
Justificados, pois, mediante a
fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5.1).
Holocaustos e ofertas pacíficas – estes dois
atos de sacrifício apontam para a queima total pelos pecados e a manutenção de
nossa vida cotidiana, como já tratamos antes. Mas eles apontam também para um
relacionamento de aceitação da parte de Deus. Deus não somente nos assiste
realizar atos e julga se estão corretos, ele está interessado em recebe-los e
se alegra nisto.
Eu vos serei propício – isto indica a
intenção de Deus de ser favorável em nos receber, por meio do cumprimento das
leis do altar. Isto é, Deus deseja que acertemos o caminho, porque deseja nos
receber em sua casa. O caminho é Cristo e o altar é a cruz, mas precisamos nos
preparar para andar neste caminho e para carregar a cruz e as suas marcas.
A propiciação era o alvo
principal do sacrifício e do próprio altar, da Lareira e do derramar do sangue.
Tudo o que Deus objetivava ao dar ao profeta esta visão não era a reconstrução
do Templo, mas a restauração desta relação de paz entre ele e o seu povo.
Todo o texto foi estruturado
para mostrar a Ezequiel e a todo o povo de Deus que eles precisavam grandemente
focar nesta relação com Deus. O problema em geral que os levou ao exílio é que
eles buscavam uma paz falsa, baseada na
força do homem, quando so reis fizeram aliança com Egito e não confiaram no
Senhor. Agora, entretanto, quando Deus retirou deles este orgulho e esta
presunção egocentrada, ele lhes promete ser o Senhor e fazê-los andar na sua
lei. Deus trabalhará para nos libertar de nós mesmos e nos tornar seus filhos
absolutamente seus...
Livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias, farei vir o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fomo sobre vós. Multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que jamais recebais o opróbrio da fome entre as nações. Entao, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; tereis nojo de v´so mesmos por causa das vossas iniquidades e das vossas abominações. Não é por amor de vós, fique bem entendio, que eu faço isto, diz o Senhor Deus. Envergonhai-vos e confundi-vos por causa dos vossos caminhos, ó casa de Israel. Assim diz o Senhor Deus: No dia em que eu vos purificar de todas as vossas iniauidades, então, farei que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares desetor. (...) Como um rebanho de santos, o rebanho de Jerusalém nas suas festas fixas, assim as cidades desertas se encherão de rebanhos de homens, e saberão que eu sou o Senhor (Ez 36.29-38).
Este é o mundo que Deus deseja
nos dar, cheio de shalom, completamente harmônico e repleto de pessoas que amam
o Senhor, este é o foco de sua vida com Deus, busque isto como um ideal.
Conclusão
Esta é o propósito desta visão:
A RESTAURAÇÃO DA NOSSA VIDA ÍNTIMA COM DEUS, EM VERDADE, CONTINUIDADE E PAZ.
Veja a descrição da bem aventurança que Deus deseja nos dar em Ezequiel 47.6 a
12.
A beleza desta visão é a
restauração que Deus deseja fazer na nossa vida. Precisamos de uma atitude
positiva em relação a isto e precisamos nos lembrar das regras de pureza e
dedicação do altar.
Recupere urgentemente o seu
amor por Deus, aplicando à sua vida de relacionamento com ele estes três
princípios: Submissão à vontade dele; contidianidade e alvo.
Busque desenvolver uma vida com
Deus que lhe permita realizar tudo com uma clara atenção para o que realmente
agrada a Deus ou não; tente agilizar sua vida diária para incluir nela, mais do
que leitura bíblica e oração, mas um compromisso de promover a glória de Deus
em tudo e sempre; por fim, não se esqueça de que você não existe apenas para
si, mas para fazer parte de algo grande, de um mundo shalomico da paz de
Cristo, que um dia voltará justamente para consolidar estas coisas.
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