27 de maio de 2018

Gênesis 1.27-28

O Propósito Criacional da Família 
Gênesis 1.27-28

(Sermão pregado na IP Vila Gerti – São Caetano do Sul – Por ocasião do Mês da Família – Maio 18)


Introdução
Irmãos, algumas coisas são tão naturais para nós que nem sempre nos damos conta de sua importância ou ainda pior, deixamos de aproveitar o melhor destas coisas, pelo simples fato de convivermos com estas realidade de maneira tão natural, que achamos que estamos fazendo tudo certo, mesmo quando estamos completamente errados. 
Um bom exemplo disto é o “sono”. Quantos de nós acham que “dormir” é uma grande perda de tempo, pois enquanto estão dormindo outros estão aproveitando, ou sendo úteis. Gente que dorme muito acaba perdendo oportunidades, pensam alguns. Mas, contrariando o que muitos pensam, alguns médicos dizem que pessoas que têm um tempo adequado de sono, nem mais, nem menos, são pessoas muito mais produtivas e possuem redobrada capacidade criativa. Como a gente dorme sempre, a gente acha que sabe tudo de sono. Mas precisamos lidar melhor com isto. 
Outra coisa comum que fazemos corriqueiramente e que muitas vezes fazemos errado é: comer. Comer é algo que fazemos todo dia, para não dizer, fazemos ao longo de todos os dias. Alguns, podem até dizer, que comem toda hora. Bem, fazemos isso há tanto tempo na nossa vida que, muitas vezes, nos acostumamos a comer de qualquer jeito, só porque achamos que sabemos tudo de mandar coisa pra dentro. Você já ouviu por aí, que o ideal é comer de três em três horas, comer menos e com mais frequência, comer menos à noite, reforçar a alimentação da manhã etc... Mas fala a verdade, a maioria come de qualquer jeito, como só porque está com fome.
Outra realidade que vivemos cotidianamente e que achamos que sabemos tudo a respeito é “família”. Muitas vezes, o fato de lidarmos com a nossa família desde sempre, achamos que família é algo que pode ser vivenciado de qualquer forma e do nosso jeito. Mas, esta noite, quero propor que façamos uma reflexão sobre O PROPÓSITO CRIACIONAL DA FAMÍLIA. 
Na verdade, assim como o sono tem uma razão muito maior e mais importante que somente dormir e a comida é mais que encher a barriga, veremos esta noite que a FAMÍLIA EXISTE PARA ALGO MUITO SUPERIOR QUE SOMENT VIVER JUNTO E COMER JUNTO E ESTAR JUNTO.
Quero convidar você a fazer uma reflexão da CRIAÇÃO da família e dos propósitos TEOLÓGICOS CRIACIONAIS. Daquilo que Deus desejou que a família humana fizesse e realizasse para a sua glória.    

DEUS CRIOU A FAMÍLIA PARA REPRESENTÁ-LO NA OBRA DA CRIAÇÃO NUMA RELAÇÃO DE COOPERAÇÃO E COMPLEMENTARIDADE

Criou Deus, pois, o homem, à sua imagem à imagem de Deus o criou: homem e mulher (Gênesis 1.27).
Irmãos, nem sempre damos muita atenção a este verso do ponto de vista da exegese. Quase sempre ele é só um trampolim para outros textos bíblicos sobre a família. A gente sobe neles, balança e pega impulso para ir para outros textos e falar sobre a família humana. 
Criou Deus pois o homem à sua imagem – à imagem de Deus o criou– Note a estrutura deste verso, com sua ênfase exagerada no fato de Deus ter criado o homem à sua imagem. Note que existe uma repetição imediata da primeira afirmação. Estamos diante do texto que estabelece o fato de Deus ter sido o responsável pela criação do homem e propositadamente o fez à sua imagem e este é um ponto muito importante do texto. 
O que aprendemos nesta repetição é que o homem foi criado para refletir o seu Criador diante de toda a Criação. Facilmente, os textos bíblicos podem nos mostrar que Deus criou o homem e estabeleceu com ele uma Aliança da Criação, pela qual, Deus continuaria sendo o Senhor de todas as coisas e Rei sobre toda a Criação, mas que usaria o homem para governar a Criação e trazer glória ao seu nome. 
O Salmo 8, é um dos textos que nos ajuda. Ele é um salmo simples, começa com a exaltação da Criação, mas no verso de número quatro, o salmista pergunta qual é o lugar do homem em toda esta estrutura de glorificação que o Senhor criou: a resposta é: 
Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menos do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob os pés tudo lhe puseste (...) Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome (Sl 8.5-9). 
O salmista compreendeu o que estava implícito em Gênesis 1.27, que Deus havia feito o homem para ser seu representante diante de toda a Criação. Ele criou o homem e o fez senhor das obras das suas mãos. Era o trabalho do homem cuidar da Criação para a glória de Deus e o homem o faria por meio de um pacto soberanamente administrado, fazendo as coisas funcionarem do jeito de Deus, cuidando e guardando o jardim para que tudo continuasse funcionando do jeito que Deus estabeleceu. 
Homem e mulher os criou– Esta é a segunda parte do verso 27. Perceba uma coisa: na primeira parte, onde ele faz a repetição, ele registrou: CRIOU “O” HOMEM e repetiu: “O CRIOU”. Mas, nesta segunda parte, que é um complemento ou nota explicativa da primeira e mais importante: HOMEM E MULHER OS CRIOU. 
Deus desejou que ficasse claro que ele havia criado um SER HUMANO para ser o seu representante sobre toda a CRIAÇÃO, mas também desejou que ficasse claro que este ser humano realizaria esta tarefa de cuidar da ordem das coisas de forma COMPLEMENTAR E COOPERATIVA pelo CASAMENTO de qualidades e capacidades diferentes que ele deu quando nos fez HOMEM E MULHER – ZACHAR E NAKAV – macho e fêmea. 
Meus irmãos, a tarefa de GUARDAR E CUIDAR da criação foi dada a “HOMEM e MULHER”. Eles deveriam estabelecer uma realidade de vida COOPERATIVA E COMPLEMENTAR para que juntos, um ajudasse o outro na grande tarefa de TRAZER GLÓRIA À DEUS, quando a Criação continuasse funcionando exatamente do jeito que foi criada para funcionar. 
Tomou, pois, o Senhor Deus ao home e o colocou no jardim do Eden para o cultivar e o guardar (Gn 2.15).
Cultivar e guardar– As duas palavras hebraicas “cultivar” e “guardar” são derivadas dos verbos “avad” e “shamar”, que literalmente significam “servir” e “manter” (Gn 2.15). Estes dois verbos estabelecem as premissas de que o jardim precisava de proteção e cuidados para que mantivesse sua condição ideal de funcionalmente e permanecesse como um lugar plenamente habitável. 
O verbo “avad” (servir) parece indicar que o homem precisava permanecer a serviço do jardim, como se do homem dependesse todo o cuidado para que as condições necessárias à fertilidade e harmonia se preservassem. Por outro lado, o verbo “shamar” (manter) caminha no sentido de responsabilizar o homem de impedir que fatores de desequilíbrio ameacem a continuidade do jardim.
O homem faria esta tarefa em NOME DE DEUS PORQUE FOI CRIADO À SUA IMAGEM, MAS O FARIA DE FORMA COMPLEMENTAR E COOPERATIVA – esse foi o primeiro ensino bíblico sobre o FUNCIONAMENTO DA FAMÍLIA, Deus nos mostrou que tinha um propósito para o homem como seu representante, mas ele cumpriria este propósito em uma relação de unidade com o seu cônjuge, homem e mulher os criou. A família é, portanto, criada para ser o modo como Deus cuidaria da sua criação. Por isso a família é uma estrutura tão fundamental. 


DEUS CRIOU A FAMÍLIA PARA SER O AGENTE ESPALHADOR DA BÊNÇÃO E HARMONIA DO REINO DE DEUS PARA TODA A CRIAÇÃO

E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundo, multiplicai-vos, enchei a terra (Gênesis 1.28a).
Para seguir neste ponto, precisamos pensar sobre o mundo que Deus havia criado e perceber que Deus havia dado ao primeiro casal um privilégio, o de conhecer um lugar perfeito, harmônico, completamente adaptado para que fosse a casa dos seres humanos, o conhecido “Jardim do Éden”. Contudo, quero que os irmãos notem uma coisa sobre este lugar maravilhoso: 
E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado (Gênesis 2.8). 
Jardim NO Éden– sim, uma leitura mais atenta nos fará perceber logo que nem toda a região do Éden era um jardim harmônico e perfeito para a vida humana. Inclusive, no verso 10, reforçando a ideia diz que um rio saía do Éden para regar o jardim e quando chegava no jardim se dividia. Isto é importante para relacionar com o nosso verso 1.28. 
Crescei e multiplicai e enchei a terra– Vamos começar pelo fim – CRESCEI E MULTIPLICAI e ENCHEI A TERRA – me digam irmãos, se Adão e Eva crescessem e multiplicassem e enchessem a terra, logo o jardim ficaria pequeno? Claro que sim... logo haveria escassez de alimento, logo haveria pouco espaço para os que quisessem viver em um paraíso, assim como em São Caetano, aqui a cidade não tem para onde crescer, dizem que é a cidade com a maior e mais perfeita qualidade de vida do Brasil. Vocês que vivem aqui podem me dizer melhor, mas aqui não tem mais espaço, a turma aqui já cresceu e multiplicou tudo o que podia. 
Claro que Deus não planejou que o jardim ficasse para sempre limitado àquela pequena região no Éden, Deus criou o homem e a mulher e lhes deu uma tarefa: ESPALHEM A BÊNÇÃO, A HARMONIA, A HABITALIDADE DO JARDIM, O FUNCIONAMENTO DAS COISAS PARA TODA A TERRA. O homem daria prosseguimento ao trabalho criacional de espalhar o reino harmônico de Deus, onde Deus seria glorificado por todos os novos habitantes, onde todos teriam trabalho, lugar para morar, comida, e tudo o mais para viver em SHALOM. Esta era a missão SHALOMICA DO HOMEM, ESPALHAR A BENÇÃO PARA TODA A TERRA. 
Deus os abençoou e lhes disse– Note mais uma vez o detalhe da construção do texto: DEUS “OS” ABENÇOOU – nós já sabemos que Moises está cuidando muito bem do uso do plural e do singular neste texto. Aqui Deus dá a sua bênção “berakah” a ambos, porque o jardim precisa se espalhar, o reino perfeito, habitável O SHALOM VIVENCIAL deve se espalhar por meio do trabalho COMPLEMENTAR E COOPERATIVO PACTUAL de homem e mulher. 
Deus criou a família para ser AGENTE ESPALHADOR DA BÊNÇÃO do SHALOM, uma missão SHALOMICA. PARA TODA A TERRA.

DEUS CRIOU A FAMÍLIA PARA MANTER A CRIAÇÃO FUNCIONANDO DO JEITO QUE DEUS A HAVIA CRIADO

Sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo o animal que rasteja pela terra (Gênesis 1.28 a).
Você pode estar se perguntando, como o homem faria isto? Claro que Deus sabe muito bem que o homem que ele criou à sua imagem e semelhança é um ser capaz de produzir mecanismos de domínio da natureza, a ciência. O homem foi criado com a capacidade de fazer isto. Esta capacidade está dentro da BERAKAH de Deus, a bênção. 
Sujeitai-a e Dominai - A tarefa humana de existir para a glória de Deus seria evidenciada na continuidade da própria obra criacional, na medida em que o homem seria o responsável por preservar, em nome de Deus e para Deus, o funcionamento natural, organizado e perfeito do jardim que Deus plantara. 
O homem e a mulher, seriam, portanto, os responsáveis por desenvolver condições propícias para que o funcionamento perfeito de toda a obra da criação se mantivesse, como criacionalmente foi criado para ser. O homem seria o provedor de condições para que todos, inclusive os outros seres vivos tivessem condições de viver e realizar o seu papel para a glória de Deus. 
Por isso, o apóstolo Paulo, diz que toda a Criação geme e suporta angústias na expectativa de que o homem seja redimido para a glória de Deus. 
Mar – céu – terra– a função humana não era olhar somente para o seu habitat, somente para o jardim ou para terras cultiváveis, mas olhar com uma visão de Deus para toda a natureza e cuidar para que todos tenham condições de viver de forma equilibrada. 
A família humana era, criacionalmente falando, a ferramenta chave do funcionamento harmônico do mundo. SE vivemos em um mundo tão desequilibrado, com certeza o problema todo está no fato de que perdemos o foco da vida humana e da nossa realidade e papel como família de Deus. 

Conclusão
Hoje preciso concluir esticando um pouco mais teologicamente o texto. Porque este texto que eu li e no qual meditamos, tem a ver com a família, sob as condições perfeitas e originais de retidão e justiça original. 
Salomão nos diz que Deus criou o homem perfeito, mas ele se meteu em muitas astúcias (Ec 7.29). Então, com toda razão você deve se perguntar e pensar: SOB O PECADO SERIA POSSÍVEL ESTA CONDIÇÃO? A resposta é NÃO! SOB O PECADO E VIVENDO DESEQUILIBRADAMENTE COMO FAMÍLIA NÃO CONSEGUIMOS FAZER ISTO. 
Deus prometeu restaurar a família após a queda e isso, por meio da vida familiar de Adão e Eva. Ele olhar para o estrago que o pecado fez e disse a Adão que a saída era que ele e Eva continuassem sua jornada, porque por meio da família é que Deus traria sobre toda a criação a vida novamente. 
Eu sei que a gente vive em família e pouco percebe do projeto criacional de Deus para nossa família e nos esquecemos de que temos de levar o SHALOM DE DEUS PARA TODOS OS LUGARES ONDE ESTIVERMOS. Mesmo depois da queda, quando Deus chamou Noé, ele disse: OS ABENÇOOU e lhes disse SEDE FECUNDOS, CRESCEI E MULTPLICAI-VOS, ENCHEI A TERRA. 
Sua família vive para espalhar paz? Quais são as suas prioridades, comprar uma casa? Comprar um carro? Encaminhar os filhos? Mas, e o Reino de Deus, o Shalom, onde está a paz? 
Precisamos recuperar nossa missão criacional e voltar a ser instrumentos de Deus para que o mundo seja um lugar melhor. Precisamos trazer nossas famílias de volta para os propósitos criacionais originais. 
Deus nos conceda graça e nos ABENÇOE!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!