6 de maio de 2018

Hebreus 4.14-16

CONFIANÇA NA GRAÇA
Hebreus 4.14-16

Introdução
Mais uma vez, a Carta aos Hebreus é um convite a uma vida próxima de Cristo. Meus irmãos, precisamos ouvir este convite, porque nossa falha em viver de forma piedosa e apegada é uma das razões para as profundas guerras que travamos diariamente em nosso coração e alma, que nos fazem intranquilos, inseguros, tão sem paz. 
Nos capítulos 3 e 4, o tema foi os efeitos danosos da incredulidade. Entre estes efeitos danosos, a inconstância e naturalmente a falta de descanso na alma. Os que se aproximam de Cristo por meio da sua Palavra, entram em uma atmosfera de fé que os leva a construir uma mente que aprende a descansar. 
O contrário, isto é, a incredulidade na palavra de Cristo, no seu poder, na sua presença gloriosa e sua suficiência, impede o homem de entrar nesta atmosfera de descanso. 
E contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes? Vemos, pois que não puderam entrar por causa da incredulidade (Hb 3.18-19). 
Por isso, o autor insiste em seu texto que ninguém endureça o coração. Não se fechar para ouvir Cristo é fundamental para entrar em uma condição de alma descansada. Veja o capítulo 3.7 e o 4.7. 
Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, seguindo o mesmo exemplo de desobediência. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discenir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas (Hb 4.11-13). 
Ao final do capítulo 4, nos nossos versos para a meditação desta noite, o autor está propondo uma razão superior para que a vida cristã seja apegada a Cristo, o governo de sua graça, que é uma das maiores bênçãos da vida Cristo, pois é por graça que somos levados a descansar em Cristo. 
Considere atentamente neste texto esta razão superior para descansar em Cristo.

Descansamos na Graça Porque a Graça nos deu um Sumo Sacerdote no Céu
Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão (Hb 4.16). 
A base do descanso que a nossa alma precisa para viver bem, existe uma confiança extrema em Cristo, no fato de que ele assumiu o controle absoluto de todas as coisas, especialmente o controle de tudo o que diz respeito à nossa salvação. 
Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus – esta descrição do autor tem a finalidade de revelar a grandiosidade da segurança, da paz que precisamos considerar como sendo a nossa segurança. Jesus não é um sacerdote, descendente simplesmente de Arão, ou um filho dos homens, estamos falando de uma representação pelo FILHO DE DEUS. Ele é a razão da nossa confiança, da nossa segurança, esperança, convicção de que não há o que temer. 
Como grande sumo sacerdote que penetrou nos céus- Em segundo lugar, nesta expressão ele aprofunda a ideia de glória e segurança ao dizer que este grande representante é o nosso GRANDE SUMO SACERDOTE (arquieréa megan) – o que é quase o mesmo que dizer “o mais-maior” dos sacerdotes (o que a gente não diz, por ser uma construção muito ruim na nossa língua). A figura do sumo-sacerdote aplicada a Cristo, pressupõe em sua ascensão, o Senhor, primordialmente vai trabalhar nossa Salvação. Jesus não vai fazer trabalho administrativo do Reino, não assume o governo, preocupado com as forças de segurança dos anjos, ele assume o controle de tudo para garantir que sua vida será resgatada do Império das Trevas. Irmãos, nós precisamos considerar esta prioridade de Cristo para repensar nossa prioridade e nossa segurança. 
Conservemos firmes a nossa confissão– Aqui, ele reforça a ideia de manter a proximidade e a confiança em Cristo. Precisamos descansar no trabalho de Cristo, seguindo em nossa vida com confiança em Cristo. A palavra “confissão” aqui é “confirmar a crença”, dar um testemunho da verdade. Conservar firme (kratomen) é ficar em uma posição constante, sem vacilo. 
Construa essa maneira de ver a sua vida em Cristo, construa uma mentalidade que é preciso confiar em uma obra sobrenatural que Cristo faz por você no céu. Ele é o seu sumo sacerdote, não é um trabalho qualquer, feito por um qualquer, é um governo poderoso contra o Império do Pecado, para que você seja realmente salvo das trevas. Você precisa entender que o Rei dos Reis trabalha para que você seja salvo... confie e mantenha essa confiança. Não seja tão inconstante, não se dobre para o pecado tão facilmente. 
A graça de Deus é uma obra que não olha para o que você oferece para te libertar do pecado. 

Descansamos na Graça Porque a Graça nos deu um Sumo Sacerdote que Verdadeiramente Sabe a Nossa Necessidade
Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado (Hb 4.15). 
Quando nós olhamos para nossa própria natureza pecaminosa e vivemos o dia a dia de nossa fé, muito facilmente desanimamos. O desânimo na vida do crente, quase sempre, tem uma relação direta com o fato de que sabemos que ainda estamos muito longe de onde já deveríamos estar. 
Aqui, o texto nos socorre, dizendo que podemos manter a nossa confissão e que ela ainda está valendo mesmo quando não somos tão bons, quanto sabemos que poderíamos ser. 
Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas– Meus irmãos, o autor da carta aos Hebreus compreendeu a importância desta psicologia da prisão do pecado e dos seus efeitos sobre nós. Se voltarmos um pouco na história do apóstolo Paulo, ele nos dá um exemplo claro disto. 
Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro e sim o que detesto. (...) Desventurado homem que sou! Quem pois me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas segundo a carne, da lei do pecado. Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 7.15; 24-25; 8.1). 
Meus irmãos, o texto nos socorre mais uma vez ao nos mostrar que a obra de Cristo é suficiente para vencer o pecado que ainda age em nós. A mesma intranquilidade que Paulo sentia, pode ser a sua, mas a mesma segurança que ele tinha na graça de Cristo deve ser a sua. O texto nos diz que Jesus é um Sumo Sacerdote que pode nos socorrer em nossas fraquezas. Ele tem este poder (Dinamis). 
Antes, ele foi tentado em todas as coisas – O mais interessante do modo como ele constrói este conforto é que Jesus não usa de compaixão de uma forma distante, mas ele sabe claramente o que sentimos quando pecamos e como o pecado age para nos tirar a paz, o descanso. Aqui, ele enfatiza que “ele foi tentado, em todas as coisas”. Isto ele já havia dito antes, no capítulo 3, verso 18. 
O que a tentação faz? Este conceito é importante. Vou retomar uma mensagem que fiz neste texto. 

CONCEITO DE TENTAÇÃO
Acredito que precisamos aqui falar um pouco sobre um conceito mais profundo do que é “ser tentado”. A Escritura qualifica o papel do Diabo, Satanaz, a antiga serpente, como sendo ele o TENTADOR (PEIRAMÓS).
Vou propor uma visão mais profunda e diferenciada de “Tentação”. Na verdade, em geral, entendemos como “tentação” todo o ato que procura nos persuadir a pecar. De fato, a tentação é isto. Mas quero ir um pouco além. 
Para mim, o pecado é o ato de errar o alvo da existência. Fomos criados para a glorificar a Deus, como dizem os nossos Catecismos e para desfrutar da sua presença na realidade. Essa é a verdadeira vida: VIVER E PERCEBER E SABOREAR A PRESENÇA DE DEUS EM TUDO, isto é plenitude de vida. Bem, pecado é justamente existir e não ter este encontro constante e bem fazejo. Viver no mundo de Deus sem Ele. 
A tentação é todo o ato que quer provocar um modo de vida em que Deus é banido da nossa vida. A tentação é todo estímulo a qualquer ato vivencial sem Deus. Portanto, quando vou a um restaurante e desfruto de excelente comida, mas meu coração fica infrutífero para perceber o amor, a bondade, a presença e a glória de Deus e me alegrar nEle com as coisas que me dá, estou diante de uma grandee tentação. 
Jesus Cristo foi tentado à nossa semelhança– o Diabo, o tentador, também tentou Jesus. Ele levou Jesus e procurou fazê-lo viver as delícias do mundo sem Deus: prometeu-lhe riquezas sem Deus; prometeu-lhe vida sem Deus; prometeu segurança sem Deus... Jesus, em tempo algum cedeu à qualquer ideia de uma existência sem Deus: 
Não só de pão viverá o homem; ao Senhor te Deus adorarás e só a ele darás culto; não tentarás o Senhor teu Deus
Nestas respostas, que geralmente identificamos como centralidade das Escrituras, o que vemos é a centralidade de Deus na vida de Cristo. Irmãos, este é o ponto. Cristo Jesus foi tentado à nossa semelhança, mas em tempo algum, viveu sem Deus.

Mas sem pecado-  Essa expressão tem como finalidade nos mostrar que Jesus é varão aprovado e por isso mesmo tem o direito de fazer a nossa expiação e perdoar o nosso pecado. 
Meus irmãos a graça age em nosso favor de uma maneira maravilhosa! Deus sabe muito bem quem você é e quem eu sou! Ele sabe exatamente que não conseguimos, que fracassamos, mas não desiste de nós. O AMOR DE DEUS É MARAVILHOSO!! QUE GRANDE DEUS É O NOSSO DEUS! Jesus faz toda a obra por nós, mesmo sendo nós ainda pecadores... ele nos salva e não desistirá de nos salvar. Por isso, é que devemos viver perto dele! Vejamos o verso 16.

Descansamos na Graça Porque a Graça se Faz um Valor Constante Para a Nossa Vida
Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna (Hb 4.16). 
Como uma espécie de conclusão necessária ou uma atitude necessária devemos olhar para Cristo e para o real estado de nossa condição como FILHOS DA GRAÇA SOBERANA.
Acheguemo-nos confiadamente(pros-erchometas) – quero destacar esta convocação – Esta é uma convocação para vir para perto, aproximar-se, manter uma posição ao lado para viver em companhia de alguém. Ele completa essa enfatizando que é como ir viver ao lado de alguém que te oferece total e completa segurança, você vai para perto e sente seguro ali. 
Junto ao trono da graça– curiosamente, ele substitui a figura de Cristo pelo TRONO DA GRAÇA. Evidentemente, ele sabe que quem está no Trono é Cristo, porque ele é o sumo sacerdote que penetrou nos céus na sua ascensão. Ele sabe que o Reino é de Cristo, mas prefere nos mostrar que este governo é marcado pelo REINADO DA GRAÇA. 
Veja como Paulo define isso: 
Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor (Rm 5.20-21).
A fim de recebermos misericórdia e acharmos graça– era comum na Igreja primitiva os irmãos se comprimentassem com “misericórdia e graça” ou “graça e paz”. O autor aos Hebreus enfatiza que Deus sabe como precisamos de ajuda e como a sua graça é abundante e reina sobre a nossa vida. Ele sabia que este conforto é necessário e precisamos. Você precisa saber que esta graça sempre estará disponível e pronta para agir soberanamente sobre a sua vida. 
Para socorro em ocasião oportuna– a graça soberna jamais será impedida de agir a seu favor e te alcançar. Nada pode impedir que a obra da graça se complete na sua vida. Isso deve fazer a diferença para você. Você precisa confiar, mas precisa viver perto para que o desfrute desta graça seja mais consciente e mais vivo no seu coração, produzindo DESCANSO PARA A SUA ALMA.

Conclusão
Evidentemente precisamos de uma atitude de vida mais próxima e mais apegada à Cristo, uma vez que ele é nosso SUMO SACERDOTE e que seu trabalho é nos dar a segurança mais absoluta da nossa salvação e nos levar ao descanso da alma. 
Ele sabe que você precisa e sabe exatamente como você se sente e te socorre de um modo como em toda a tentação que você sofre ele tem suporte e socorro para você. Ele sabe o que você precisa para ser fiel. Portanto fique firme na sua confissão! 
Desenvolva mais piedade, mais proximidade, mais vida com Deus. Tenha vergonha de ser tão pouco dedicado, entregue... Irmãos, não há motivo para que o pecado, seja o seu, seja o dos outros, te afaste. ISSO É SÓ DESCULPA!! Nossa fé aponta para o GOVERNO SOBERANO DA GRAÇA QUE AGE EM NOSSO FAVOR.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!