29 de abril de 2018

Hebreus 3.12-19

O QUE FAZER PARA VENCER A INCREDULIDADE
Hebreus 3.12-19

(SERMÃO PREGADO NA I.P. LAPA – Abril de 2018 - Manhã)


FOCO DA NOSSA CONDIÇÃO DECAÍDA
Este texto apresenta um importante alerta contra a instalação da incredulidade que perverte o coração e nos afasta de Deus. Nesta mensagem, o texto nos convoca a uma unidade protetora baseada no auxílio mútuo dentro do Corpo, visando a prevenção dos desvios da fé. Acredito que este sermão aponta para a necessidade de considerar que a seriedade da incredulidade, pois ela pode se instalar mesmo os corações dos crentes, quando estes não atentam para as promessas de Deus e suas obrigações para com ele. Assim, esta mensagem será muito útil para reanimar a igreja a viver a vida de fé com mais intensidade e pureza.

Introdução – levando a sério a incredulidade
A Carta aos Hebreus tem sido nosso texto dos últimos domingos. Este é o meu terceiro sermão neste precioso material e tenho me quebrantado diante da certeza de que uma das maiores necessidades de nossos dias é do surgimento de igrejas dispostas a pagar o preço da fé e fidelidade a Deus.
Nos dias deste autor, o problema que ele identificou foi o do enfraquecimento gradual da vontade cristã de servir a Deus. Os problemas, as perseguições, os espinhos da vida, as preocupações deste mundo, o maligno, todas estas coisas se juntaram para dilapidar a fé cristã. Vários textos da Carta nos remetem à necessidade de uma postura de fé que se firme na confiança absoluta e extrema em Deus.  
Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando, firmemente, para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus (Hebreus 12.1-2).
Irmãos, a cruz de Cristo tem de significar algo mais para nós que somente o tema de nossos hinos dominicais e canções gerais. O governo de Cristo sobre todas as coisas deve apontar para um motivo muito mais elevado de vida, que apenas oferecer-nos conteúdo para nossos discursos.
Evidentemente, quando olhamos para a fraqueza da nossa conduta como igreja, logo percebemos a importância de uma exortação tão poderosa como esta de Hebreus. Basta um sobrevoo sobre as listas de prioridades que estabelecemos e facilmente percebemos que estamos muito, mas muito aquém da palavra deste texto: desembaraçando-nos de todo peso do pecado corramos com perseverança.

INCREDULIDADE – no trecho que temos diante de nós nesta manhã, o tema que abre e fecha a sessão é “incredulidade”. “Pistis” – é a palavra grega para “fé”. Jesus é o Autor e Consumador da nossa “pistis” (fé). Mas o trecho do capítulo 3.12-19, abre e fecha alertando a igreja contra o surgimento da “apistia” (incredulidade).
Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste de Deus (Hb 3.12). 
Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade (Hb 3.19).
Tende cuidado, irmãos - A incredulidade que o autor está tratando não está no coração do ímpio, não está na casa dos descrentes, não está longe da igreja, mas está acontecendo e deve ser prevenida no CORAÇÃO DOS IRMÃOS.

Tendo cuidado - jamais aconteça haver em vós – a seriedade do tema pode ser notada no uso das expressões “tende cuidado” (Blepete) e “jamais” (mepote). Estas palavras são de uma força exortativa muito intensa. O “tende cuidado”, poderia ser traduzido por “note bem” ou “veja bem” – fiquem de olhos bem apertos para não deixar acontecer. E o “jamais” é a junção de suas palavras, a negação “meh” isto é: não; e a palavra “sempre” (pothe) – a idéia desta expressão é um “nunca” (não sempre) muito enfático, como quem diz: mantenha os olhos muito abertos para nunca, jamais aconteça haver em vocês um “kardia ponero apistia” – um coração malvado incrédulo.

Um coração perverso de incredulidade (Kardia ponero apistia) – um coração maligno que se revele na incredulidade, ou na incapacidade de revelar a fé.
Caros irmãos, precisamos levar em consideração que muitas vezes, esta realidade da apistia (incredulidade) está muito presente em nós. Podemos continuar falando das coisas de Deus, podemos continuar fazendo coisas para Deus, podemos continuar pensando que somos de Deus, mas quando vasculhamos as caixas pretas do nosso coração o que vemos é fé inconstante, malignidades, desprezo pelas coisas de Deus, amores pelas coisas deste mundo etc.

O que Deus quer de nós é que nos desembaracemos de todas estas coisas e sigamos a carreira de fé que nos está proposta. Esta manhã, quero ver neste texto alguns elementos identificadores desta incredulidade e como vencer a incredulidade do nosso coração, que nos afasta de experimentar uma vida de plenitude de fé, como podemos ler na grande galeria do capítulo 11.

O que fazer para vencer a incredulidade?


Para Vencer a Incredulidade Precisamos Urgentemente Fortalecer a Unidade do Corpo de Cristo

Pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a gim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado (Hb 3.13).
Já ouviram falar de pessoas “desigrejadas”? Certamente sim! Este é um movimento muito forte em nossos dias. Também temos um movimento muito forte de “individualismo cristão”, isto é, um grupo cada vez mais crescente de “crentes carreira solo”, isto é, pessoas que fazem o possível para se isolar, não querem conversa, vêm aos cultos sozinhas, voltam sozinhas e querem viver com Deus e sozinhas, não querem conhecer pessoas, não querem dividir suas vidas, pensam numa salvação individual com implicações meramente individuais. Claro que a salvação é individual, mas o método do seu desenvolvimento é coletivo e foi Deus quem planejou. Mas os “crentes carreira solo” não pensam assim e são muitos hoje em dia.
Conheci uma moça que era uma “cantora gospel”. Ela cantava muito bem e se apresentava como uma “missionária”. Então, apresentava-se como alguém cujo ministério itinerante era ir às igrejas para louvar ao Senhor. Eu recebi a sua mensagem de apresentação e perguntei qual era a igreja da irmã, ela me disse que era a igreja de Jesus em todo lugar. Eu pensei, tem cada denominação com nome diferente, então, inocentemente escrevi, mas de onde? Ela respondeu: de todo lugar! Eu perguntei, como assim: ela disse, eu não pertenço a nenhuma igreja eu sou uma missionária de todas! Ela queria dizer que não tinha nenhum vinculo com um grupo local, não tinha nenhuma igreja que a identificava como sendo parte daquele lugar, ela era uma crente carreira solo, neste caso, literalmente.

Exortai-vos mutuamente - O texto diz outra coisa sobre o que é que previne a incredulidade, ele fala que o surgimento de coração perverso e incrédulo se previne por meio do trabalho e ajuda de uns para com os outros. Por isso, precisamos aprender a valorizar a igreja onde congregamos e a ter elevada consideração uns para com os outros, pois os meus irmãos de caminhada são as ferramentas que Deus vai usar para prevenir que eu me afaste dele e que a incredulidade de instale no meu coração.
Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é o costume de alguns, antes, façamos admoestações tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima (Hb 10.24-25).
Irmãos, isso não foi dito por engano, não é força de expressão e não é propaganda de classe de catecúmenos. Isso não é estratégia de fidelização, isso é a sabedoria de Deus agindo por meio de todos!

Durante o tempo que se chama hoje – com essa expressão fica claro que o autor da carta não está falando de uma coisa banal, mas de uma atividade que deve ser levada a sério. A atitude de mutualidade do cuidado é um ato urgente. Não podemos para programar o que vamos fazer no próximo ano para unir a Igreja, ou um evento de unidade para corrigir problemas no mês que vem. Ao contrário, estamos tratando da importância de prevenir a increduilidade HOJE! Não amanhã, não depois, não no culto especial, não na programação da mocidade... tome atitude agora! HOJE!
IRMÃOS PARA VENCER A INCREDULIDADE PRECISAMOS URGENTEMENTE TRATAR E FORTALECER A UNIDADE DO CORPO DE CRISTO.

A fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado – porque a fragilidade da nossa unidade no corpo, nos levará rapidamente ao endurecimento de coração. Essa é uma experiência comum na igreja e muitos já vivenciaram isto. Ficaram dois ou três meses sem participar do ensaio do coral, de repente já não estavam mais à vontade com o ministério de cantar. O pecado não é uma brincadeira de mal gosto, o pecado é um inimigo mortal que tenta nos embaraçar e nos desviar do caminho. O pecado, dizia apóstolo Paulo, parece que tem vida próprio e tenta nos dominar.

PARA VENCER A INCREDULIDADE PRECISAMOS URGENTEMENTE FORTALECER A UNIDADE DO CORPO DE CRISTO.


Para Vencer a Incredulidade Precisamos Perseverar Com o Vigor do Início da Jornada
Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos (Hb 3.14).
Todos os anos, na cidade de São Paulo, temos a corrida de São Silvestre. Por acaso, os corredores passam na porta da minha casa. É uma grande festa, além de ser uma corrida importante do calendário mundial. Temos os corredores de ocasião, pessoas que vão para a largada e que sabem que não chegarão nem perto de ganhar a corrida.
Por outro lado, temos os maratonistas profissionais, um grupo de elite. Estes não estão brincando, estão ali para ganhar a corrida! Eles não correm por festa, correm pelo prêmio que só os que chegam ao pódio podem levar.
Uma das características destes que correm pelo prêmio é que eles conseguem manter um ritmo acelerado do começo ao fim da prova. A nossa São Silvestre é uma corrida curta, não chega a ser uma maratona de 42km, ela é uma corrida de 15 km, para um maratonista profissional um tiro mais curto. Claro, eles conseguem manter um ritmo acelerado do começo ao fim, ao contrário dos demais, eles são capazes de ganhar velocidade ao final da prova, na chegada à Avenida Paulista.

Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme até o fim – antes de entrar na questão da perseverança, quero chamar a atenção para o início deste verso. O autor está nos dizendo que a nossa identificação com Cristo está diretamente ligada à nossa capacidade de perseverar. Paulo nos convocou a correr na direção do prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus. Este autor disse que existe uma carreira proposta para nós e devemos empreende-la olhando firmemente para Cristo.

Guardar até o fim a confiança – não podemos diminuir as passadas, ao contrário, quanto mais o tempo da vinda se aproxima, precisamos revelar mais da nossa fé a este mundo. Precisamos aprender que perseverar é ir até o fim com vigor.

Que no princípio tivemos – a fé que recebemos no início é potencialmente boa, mas precisa ser desenvolvida e isto ocorre no percurso de nossa caminhada de fé, de nossa corrida na direção de Cristo. Seguir para o alvo sem perder a direção dada pela fé que no início recebemos. A perseverança e o amadurecimento na fé são tópicos da vida que estão ligados.
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros em nada deficientes (Tg 1.2-4).
Bem-aventurado o home que suporta com perseverança, a provação, porque, depois de ter sido aprovado, receberá a cora da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam (Tg 1.12). 
Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa (Hb 10.35-36).
A incredulidade é vencida quando mantemos a nossa vocação em Cristo Jesus e perseveramos na nossa fé. VENCEMOS A INCREDULIDADE QUANDO PERSEVERAMOS NO NOSSO PRIMEIRO AMOR. Este primeiro amor era o vigor do início da nossa jornada!

Para Vencer a Incredulidade Precisamos dar Ouvidos à Voz de Deus Lutar Contra Tudo e Todos Aquilo Que nos Afastam de Ouvir Deus

Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação. Ora, quais os que, tendo ouvido, se rebelaram? Não foram, de fato, todos os que saíram do Egito por intermédio de Moisés? E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos cadáveres caíram no deserto? E contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes? Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade (Hb 3.15-19). 
Se ouvirdes a sua voz não endureçais o vosso coração – o autor está certamente se referindo ao Êxodo e usando a visão do Salmista no Salmo 95, que diz que Deus esteve desgostado com o seu povo que o provocou em Meribá, que o tentou por causa de água, que não teve fé para confiar que Deus iria leva-los até o final daquela jornada. Ter um coração duro aqui é o mesmo que ter um coração incapaz de crer em todas as promessas de Deus, de confiar no que Deus diz.
Claro que este é um dos problemas mais claros no meio cristão de hoje, em nossas igrejas também, a falta de pessoas que estejam dispostas a realmente ouvir Deus. Nem paciência com os sermões, ou estudos bíblicos, nem procurar o conselho da Palavra de Deus querem. Desejam realizar a vida à parte da voz de Deus, este é um problema seríssimo.

Os quais tendo ouvido se rebelaram – a questão, irmãos, não é que não ouviram o que Deus lhes havia falado, mas preferiram seguir noutra direção, pois eram rebeldes. Alguns textos expressam muito claramente o desgosto que Deus tem com seus filhos quando estes o ouvem com corações duros. Mas acredito que um dos mais tristes relatos podemos encontrar no profeta Jeremias, quando ele foi visitar o oleiro. Ali, diante do trabalho constante do oleiro, Jeremias recebe a palavra de Deus que aponta ao povo o caminho do arrependimento e o retorno à Deus. Mas veja o que povo responde a Deus:
Convertei-vos, pois, agora, cada um do seu mau proceder e emendai os vossos caminhos e as vossas ações. Mas eles dizem: Não há esperança, porque andaremos consoante os nossos projetos, e cada um fará segundo a dureza do seu coração maligno (Jr 18.11-12).
Vocês não vêem com tristeza quando isto acontece entre os nossos jovens, que preferem a promiscuidade do mundo à santidade de Cristo? Vocês não vêem com tristeza quando isto acontece entre os casais que preferem optar pelo divórcio a lutar pelo casamento? Vocês não se entristecem quando isto acontece na liderança da igreja, quando preferimos o mundo a tomar a nossa cruz? Vocês não ficam tristes quando isto acontece no nosso dia a dia, com uma facilidade enorme, basta haver um jogo importante do campeonato, ou um capitulo importante da novela, ou uma nova oportunidade de negócios, às vezes ilegal? Vocês não vêem tudo isto com tristeza?

Contra quem? – De quem Deus está falando? Não é dos ímpios, nem dos filhos do Egito. Está falando do seu povo, o mesmo povo que viu o Mar Vermelho se abrindo, que viu Deus os protegendo dos carros de faraó, que viu Deus agindo nas pragas do Egito. Kardia poneros apistiai – Perverso coração incrédulo – era o do seu povo. Essa é uma grande tristeza! Veja que o texto é um lamento, um choro contra a incredulidade.

Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade -  Deus é afastado do nosso coração e a consequência disto é que não podemos desfrutar do verdadeiro descanso que há na comunhão com ele. A incredulidade nos impede de realmente viver as bênçãos do reino de Cristo e da sua beleza. O autor da Carta aos Hebreus está trabalhando com estas verdades e nos mostrando que precisamos lutar contra a incredulidade porque ela nos afasta da comunhão com Deus.

Um dos principais termômetros da sua fé é a sua capacidade de descansar e viver bem não importando a situação. Enquanto a sua fé não for fortalecida, enquanto houver sinais de incredulidade e imaturidade em você, não haverá o desfrute de uma plena vida com Deus.

PARA VENCER A INCREDULIDADE PRECISAMO LUTAR CONTRA TUDO E TODOS QUE NOS AFASTAM DE UMA PLENA COMUNHÃO COM DEUS.

Muitas vezes, isto implica em amigos, prazeres, vícios, manias, hábitos, gostos e maneirismos da nossa vida de fé, os quais, em lugar de nos ajudar a aproximar de Deus são potencialmente danosos à nossa comunhão com ELE. Precisamos de uma atitude de coragem, ousadia, para nos desembaraçar do peso do pecado, que tenazmente nos assedia.

Conclusão
Quero concluir com três propostas de vida que você pode meditar sobre a sua validade e importância.

PRIMEIRA - ATITUDE DE SERIEDADE EM RELAÇÃO À IGREJA. Você deve começar a considerar qual o seu papel na igreja e qual o papel da igreja na sua vida. Deve valorizar a comunhão do corpo e perceber a importância de fazer parte de uma igreja séria, dedicada à palavra de Deus, um igreja com história contínua de fidelidade a Deus. Isto me leva à segunda atitude.

SEGUNDA – ATITUDE DE PERSEVERANÇA – claro que ser um cristão é difícil. Ser dedicado, intenso, verdadeiro, perseverante, tudo isto indica que deveremos dedicar atenção, tempo e qualidade. Mas isto é o que precisamos para seguir a Cristo. Não será possível seguir a Cristo se não perseverarmos. Nosso amadurecimento e a manutenção da nossa fé, está diretamente ligada à nossa perseverança. Nosso amor a Cristo será demonstrado, revelado e aprofundado, quanto mais perseverarmos.

TERCEIRA – ATITUDE DE RESPEITO À VOZ DE DEUS – Uma das grandes bênçãos que Deus nos deu quando nos salvou em Cristo Jesus é a restituição da nossa capacidade de ouvir a voz de Deus. O Espírito Santo nos faz saber que é Deus quem está falando. Ele fala com o nosso espírito que estamos ouvindo a voz do Pai e que somos filhos de Deus. Contudo, precisamos parar e pensar sobre tudo o que ouvimos de Deus e precisamos saber que resistir é uma loucura.
Caro irmão, não se permita ouvir Deus e viver vazio desta palavra. Domine tudo que se opuser à voz de Deus no seu coração. Preconceitos, endurecimentos e até mau conselhos. Se alguém sentar-se ao seu lado na igreja e fizer de tudo para que você não ouça a voz de Deus, repreenda-o, mude-se de lugar e mostre para o seu Deus que você quer ouvir a Ele. Uma atitude de respeito para com a voz de Deus a gente demonstra especialmente com aquilo que a gente vai fazer depois que a ouve.

Que Deus nos abençoe para ouvi-lo e obedecê-lo. QUANDO TOMAMOS ATITUDE DE VIDA COM DEUS, A INCREDULIDADE NÃO É CAPAZ DE NOS ATINGIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!