27 de outubro de 2019

Salmo 119.25-32

O Caminho da Alegria da Alma na Palavra
(IP Tatuapé – Outubro 2019 – Culto da Noite)
Salmo 119.25-32

Introdução
Desde o Salmo Primeiro um dos grandes temas da coleção de livros dos SALMOS é o CAMINHO DO JUSTO em contraste com o CAMINHO DOS ÍMPIOS. O CAMINHO DO JUSTO é bem-aventurado, enquanto o CAMINHO TRILHA O ÍMPIO é de morte. 
Ainda no Salmo Primeiro, o JUSTO não constrói o seu caminho com o ímpio, antes ele o faz segundo o MEDITAR DA PALAVRA DE DEUS.  O Salmo 119 se insere neste contexto. Ele também quer tratar sobre a CONSTRUÇÃO DO CAMINHO DO HOMEM DE DEUS, e o faz a partir da completa submissão, confiança e orientação da PALAVRA DE DEUS. 
Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração, não praticam a iniquidade e andam nos seus caminhos (Salmo 119.1-3). 
Na estrofe que vamos ver nesta noite, que começa no verso 25 e se estende até o 32, observaremos uma dupla ênfase: A ALMA e o CAMINHO. Procuraremos entender como o SER MAIS PROFUNDO pode aprender a trilhar o caminho da bem aventurança. Neste trecho o Salmista está desejoso que o Senhor produza em seu coração a mais completa virtude de amor ao CAMINHO DA PALAVRA. 
Eis uma oração que tem faltado em nossos dias, aquela em que pedimos a Deus que nos ajude e nos esclareça o seu caminho. Aquela oração que busque o revitalizar do amor pela Palavra de Deus e o sentimento de entrega e confiança nela. 
Todos os que quiserem que sua ALMA desfrute em profundidade das MARAVILHAS propostas para os que andam SEGUNDO A LEI DE DEUS, devem procurar a mesma consciência deste autor e de seus pedidos nesta estrofe. 

Para Que Nossa Alma Encontre a Bem-aventurança Precisamos Que Deus nos dê a 
Percepção do Caminho da Palavra 

A fome a sede de justiça que Jesus disse que geraria a bem-aventurança não é uma capacidade intelectual que nasce de uma terra apodrecida pelo pecado. Este fruto só pode nascer se Deus tratar a terra do nosso coração, corrigir os elementos espírituais que alimentam a nossa vida interior. 
Como um agrônomo, conhecedor do solo e dos minerais que servirão para fazer crescer a plantação e dar frutos, assim Deus é o especialista em tratar o nosso coração. O salmista está consciente de que a VIDA BEM AVENTURADA nasce em coração transformado, numa terra adubada pela PALAVRA DE DEUS.
Minha alma (Nephesh) está apegada ao pó – O primeiro passo é a avaliação correta do solo onde nasce a vida humana, o solo do coração, o interior do homem. O salmista usa a palavra NEPHESH, prefere que pensemos no ser mais profundo ele, na verdade vai além do coração, como se quisesse apontar para as profundezas de quem é e ir além de qualquer possibilidade humana. O tratamento que ele propõe vai ao âmago de quem é. Ele faz um diagnóstico: A MINHA ALMA ESTÁ APEGADA AO PÓ. O conceito por detrás desta expressão é que a minha alma está misturada na terra, sim aquilo que é o mais profundo de quem eu sou está acabada, juntada àquilo é sem valor, em outras palavras: MINHA ALMA PARECE MORTA – NO PÓ. 
Vivifica-me segundo a tua palavra – Então, após fazer este diagnóstico ele olha para o único que pode lhe dar um remédio que altere seu estado de morte, putrefação da alma. Ele olha para Deus e clama que sua ALMA SEJA TRAZIDA À VIDA segundo a Palavra de Deus. Aqui ele está lembrando que foi a VOZ DE DEUS, a SUA PALAVRA FALADA AO PÓ, que trouxe o homem à existência, a partir do pó. Lá no Gênesis, quando Deus fez o homem ele soprou nele o FÔLEGO DA VIDA, ele que era somente pó E O HOMEM PASSOU A SER ALMA VIVENTE, isto é: NEPHESH RAIAH, e aqui ele usa de novo: RAIAH – vivifica-me! Deus tem o poder de ordenar a vida sobre nós, segundo a sua PALAVRA. Esse era o pedido do Salmista nesta estrofe. 
Eu te expus os meus caminhos – ele diz que foi claro com Deus, ele apresentou o diagnóstico de morte em seus caminhos e isto equivale a uma confissão. Por isso ele está pronto para fazer a sua petição ao Senhor. 
Faze-me atinar com os caminhos dos teus preceitos – Ele está pedindo para que a sua alma o seu ser mais interior tenha percepção do CAMINHO DA PALAVRA, os caminhos dos preceitos, estabelecidos e propostos pelos preceitos do Senhor. Naturalmente o homem se desvia dos caminhos do Senhor, quando ele encontra estes caminhos e os percebe neles o SENTIDO, então esta é uma obra que o salmista compreende que é de Deus. 
Meditarei nas tuas maravilhas – claro a consequência disto é uma mente que encontra as maravilhas do Senhor, que percebe a vida de uma outra forma e anda de uma outra forma. 
Precisamos que Deus nos desperte da morte de uma alma que apodrece dentro do nosso corpo, sem luz, sem vida, sem direção e sem sentido e por meio da PALAVRA Deus lance luz, nos proporcione um remédio que nos tira do estado de morte e nos traga à vida. PRECISAMOS QUE ELE NOS DÊ ESSA PERCEPÇÃO.         

Para Que Nossa Alma Encontre a Bem-aventurança Precisamos Que Deus nos dê a 
Força que Vem da do Caminho da Palavra 

A condição do homem sem Deus não é boa, a condição da alma sem luz também nós. Claro que um dos maiores desafios para a sociedade dos nossos dias é a profunda angústia em que vivemos. Não estou dizendo apenas das doenças ligadas ao campo das emoções, estou falando da completa falta de sentido em que a Sociedade Ocidental descobriu após o seu repúdio à Palavra de Deus. 
Minha alma de tristeza verte lágrimas – existe uma tristeza que é muito pior que aquela produzida pela DEPRESSÃO decorrente dos desequilíbrios químicos hormonais do corpo. Martin LLoydd Jones, o pastor médico da côroa inglesa, um dos mais profundos escritores e teólogos do Século XX, escreveu um elucidante livro sobre  A DEPRESSÃO ESPIRITUAL. Ali, o doutor-pastor DIZ QUE A DEPRESSÃO ESPIRITUAL é a perda de sentido existêncial, quando a Alma não consegue saber o valor da vida e para quem vive. O salmista diz que sua ALMA VERTE LÁGRIMAS POR CAUSA DA TRISTEZA QUE SE APROFUNDA NA SUA MORTE.
Fortalece-me segundo a tua palavra – Então, ele clama pedindo que a força venha do Senhor. Como uma planta, sentido a sede provocada pela escassez da água e a falta dos nutrientes que dá às suas raízes e estrutura se revigora quando água é lançada sobre as suas raízes e logo se ergue, se recompõe, o salmista espera que a Palavra de Deus o recomponha e o fortaleça. Você precisa que Deus produza em você essa força vinda da PALAVRA, que o seu espírito se anime na Palavra do Senhor e a sua vida mude completamente com a Palavra.
Afasta de mim o caminho da falsidade – O caminho do engano é aquilo que a doença faz com você, quando tira o seu apetite, seu desejo por alimento e te faz mentirosamente se sentir satisfeito. Essa falsidade que entorpece a alma é aquela que faz o HOMEM ERRANTE ACHAR-SE CERTO, o homem fraco, pensar-se forte e aquele que está vivendo à sombra da morte, achar que tem vida.
Favorece-me com a tua lei – o salmista clama a Deus que lhe conceda o seu favor por meio da lei, dando-lhe a direção da vida, fortalecendo sua alma com os nutrientes da sua palavra, fazendo o sentir a necessidade do caminho reto, projetado pelos mandamentos da Lei de Deus, que leva o homem a uma estrada de vida e não de morte. 
Deus é o único capaz de fazer a PALAVRA PRODUZIR ESTA FORÇA E PRECISAMOS CLAMAR PARA QUE GRACIOSAMENTE NOS MOSTRE ESTE FAVOR, MESMO QUE NOSSA ALMA ESTEJA MORTA E CHEIA DA TRISTEZA ENGANOSA DA MORTE.

Para Que Nossa Alma Encontre a Bem-aventurança Precisamos Que Deus nos dê   
Apego ao Caminho da Palavra 

Depois que o homem atina com o caminho da vida, o caminho da Palavra ele não pode esquecer que é sempre possível o CÃO VOLTAR AO SEU VÔMITO. É sempre possível que nos sintamos fortes após a ação da PALAVRA, mas que nos esqueçamos de perserverar no caminho de Deus. 
Aos teus testemunhos me apego – na última parte da estrofe ele vai buscar no APEGO À PALAVRA DE DEUS a certeza de um CAMINHO CONTÍNUO NA BEM AVENTURANÇA. Ele faz um contraste com o início da estrofe. Ele no início disse que a sua alma estava apegada, misturada à terra da morte. Aqui, agora, ele busca o apego à Palavra da Vida. 
Não permitas, Senhor, seja eu envergonhado – Ele pede que este seu novo estado não seja envergonhado. Ele pede a Deus que o mantenha vivo, para que seus caminhos revelem vida e em tempo algum ele permita que a MORTE SE MANIFESTE NOVamente. O salmista espera que a vida com Deus seja contínua e pede a Deus que não deixe acontecer o contrário nunca. 
Percorrerei o caminho dos teus mandamentos – a parte que lhe cabe é percorrer o caminho dos mandamentos do Senhor, ele promete ao Senhor que se esforçará por viver na presença iluminada da Palavra. Ele afirma que esse é o seu desejo, então ele pede a Deus que não o deixe desviar deste alvo, trazendo-lhe a força para seguir neste projeto, aumentando este apego. 
Quando me alegrares o coração – Ele sabe que é a alegria de andar no caminho do Senhor que lhe dará o vigor à fé, ou seja, a capacidade de compreender a vida que há no caminho do Senhor. Então, aqui ele está pedindo que o seu coração, a sua alma sinta essa alegria, a alegria da PALAVRA DE DEUS, que transforma, que muda a nossa vida, que nos leva a nos sentir vivos quando fazemos aquilo que agrada a Deus. 
Meus irmãos, só Deus pode nos dar este apego, que nos faz misturar com a vida da Palavra, faz a palavra percorrer todas as veias da nossa fé, irrigando a nossa alma com a alegria do caminho do Senhor. 


Conclusão

Continuo pensando sobre o quando deixamos de desfrutar da vida cristã e das suas grandes bênçãos pela nossa maneira fraca de desenvolver nosso cristianismo. Sinto falta dos homens e mulheres, dos presbíteros e pastores, diáconos e demais irmãos que amam profundamente a Lei de Deus. 
Mas eu tenho uma esperança, de que o Senhor há de nos vivificar e há de nos dar de volta a presença de homens de fé, com simplicidade, que não busquem ser apreciados pelos homens, mas antes, desejam ser agradáveis a Deus. Estou certo de que no tempo certo e no lugar certo Deus trará de volta o amor à Palavra que muda os corações e nos tira deste patamar onde estamos vivendo misturados à morte no pó, para um lugar alto e seguro, onde a vida de Cristo se manifesta de forma simples e verdadeira na Igreja. 
Precisamos orar irmãos e pedir a Deus que faça isso que o salmista pedia para acontecer na sua vida. Precisamos que ele nos liberte e nos traga de volta à vida de fato. Não vá para casa para viver a mesma morte que tem conduzido tantos à tristeza, mas tome uma decisão, a decisão de trilhar o CAMINHO DA BEM AVENTURANÇA DA PALAVRA RESTAURADORA DE DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!