3 de novembro de 2019

1 Reis 17.1-16

A Providência de Deus Tem os Seus Modos e Caminhos – Mas Sempre Manifesta o Poder Divino
(Culto da Noite – Novembro 2019 – IP Tatuapé)
1 Reis 17.1 a 16

Introdução
Um homem como o profeta Elias é uma raridade no mundo dos homens. Elias foi um homem forjado para uma época muito difícil. O povo de Israel estava vivendo em reinos separados, havia uma deserção e muita idolatria em Israel, de repente, aparece um homem que assusta a todos, por sua dignidade diante de Deus, sua coragem em favor da fé no Deus Vivo e pelo seu caráter contundente. Este homem foi forjado para enfrentar a idolatria e o próprio poder maligno de corações dominados pela ganância. 
O ministério de Elias é um fenômeno, que ocorre poucas vezes na história do mundo. Semelhante ao seu tempo e ao que Deus fez neste momento, talvez só encontremos nos dias de Jesus e seus milagres. Este homem de Deus é quem reaparece no Monte da Transfiguração, representando o testemunho bíblico de todos os profetas. Ele não escreveu nenhum livro, mas sua história marcou a História dos homens, como um tempo em que a voz de um homem podia ser considerada como a VOZ DO HOMEM DE DEUS. 
A forja que forjou esse precioso instrumento de Deus foi a própria relação com Deus. No texto que veremos em espelho esta noite, olharemos para o início do ministério de Elias e notaremos que houve uma certa temática presente durante toda a sua jornada profética: ELIAS FOI UM PROFETA QUE SE RELACIONAVA COM DEUS APRENDENDO QUEM ERA DEUS POR MEIO DOS ATOS PROVIDENCIAIS DO CRIADOR. 
Aprender de Deus por meio da sua Providência e o modo como Ele graciosamente forja a nossa fé, na espera, na angústia, na libertação, na bênção é um dos modos de alcançar a maturidade. Sem dúvida alguma, precisamos aprender mais sobre O VIVER DEBAIXO DA PROVIDÊNCIA DIVINA E SOB A SUA DEPENDÊNCIA CONSTANTE. 

Precisamos Aprender Que Nos Momentos Em Que a Escassez é a Face Visível da Providência Divina Um Homem Precisa Estar Pronto Para Estar Diante da Face de Deus

Então, Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra (1 Reis 17.1). 
Elias entra na história sendo enviado por Deus a comparecer diante de uma das cortes mais corruptas do quadro de reis do Norte a dinastia de Acabe. Ele vai ao rei e sabe que não será fácil, a ponto do Senhor lhe ordenar, após trazer esta palavra dura ao rei, para ele se afastar ir a um lugar retirado. 
Tão certo como vive o Senhor – Elias tinha uma consciência clara de que sua fé em Deus não era apenas uma ideia religiosa de sua mente ou que aprendera. O Deus a quem serve é verdadeiro e está vivo. Sua palavra revela que ele tem confiança no que Deus havia lhe dito que faria e não se omite em dizer isto ao Rei. 
Perante Cuja Face eu Estou – enquanto Deus revela os seus planos e vai executar sobre o povo de Israel o seu juízo por causa dos seus pecados, enquanto a mensagem que Elias está apresentando vai se cumprir terrivelmente trazendo fome, este homem de Deus não se assusta, ele diz ao Rei: EU ESTOU DIANTE DA FACE DE DEUS. O Deus a quem serve Elias é o Deus que Elias conhece bem e por isso mesmo está pronto para fazer a sua obra, custe o que custar. 
Não haverá nem chuva nem orvalho nestes anos – segundo a minha palavra – a confiança deste homem em Deus é a razão de sua força de caráter e a força do seu ministério. Ele sabe bem que o Deus a quem serve não está brincando de controlar o mundo e de oferecer a sua providência.
Neste momento, Elias está dizendo que a Providência Divina iria levar os homens a se humilhar diante dos seus pés e este homem não tem medo de ser o mensageiro destas péssimas notícias. Ele sabe que andar diante da face de Deus é tudo o que um homem precisa em tempos em que a Providência de Deus nos faz passar por aflições. 

Precisamos Aprender Que a Providência Divina Também Pode Escolher Seus Filhos Para Enfrentar a Escassez

Veio a palavra do Senhor, dizendo: Retira-te daqui, vai para a banda do oriente e esconde-te junto à torrente de Querite, fronteira do Jordão. Beberás da torrente e ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem. Foi, pois, e fez segundo a palavra do Senhor; retirou-se e habitou junto à torrente de Querite, fronteira do Jordão. Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer, e bebia da torrente. Mas, passados dias, a torrente secou, porque não chovia sobre a terra (1 Reis 17.2-7). 
Uma geração de crentes inconsistentes não quer sequer pensar nesta possibilidade, a de que Deus poderia suspender o nosso sustento. Mas, a forja que está levando o coração deste homem a ser forte para enfrentar a idolatria aquece o aço e o molda, de todos os modos e Elias está sendo preparado por Deus. 
Retira-te daqui – esconde-te – as notícias que Elias deu a Acabe não foram boas, sua palavra sobre a falta de chuvas, logo iria produzir ira no coração maligno daquele governante, como veremos que se tornou inimigo figadal de Elias. Deus, então, proteje o seu profeta e lhe provê um lugar aprazível, onde o sustentará.  
Beberás da torrente e os corvos te alimentarão – a providência correrá naturalmente para servir a Elias e também a providência ocorrerá sobrenaturalmente. O que vemos é que exatamente o que Deus havia prometido ele cumpriu, ou seja, a providência de Deus guardou Elias do perigo e o encheu de fartura, natural e sobrenaturalmente. 
Mas, passados dias, a torrente secou – Os filhos de Deus também podem passar pelos vales da provação como todos os homens. Quando todos estão sendo testados e provados, muitas vezes, os filhos de Deus também o são e isso deveria nos levar a pensar sobre a nossa própria condição como pecadores, como os demais. 
O homem de Deus está sendo forjado para lutas muito superiores, ele precisa aprender com o bem que Deus lhe oferece nos dias de abundância e com as provas que Deus traz sobre ele, nos dias de lutas e escassez. Deus, muitas vezes, trabalha com estes dois lados da moeda da Providência, fazendo com que sua vontade produza em nós a resiliência e a gratidão. A condição adequada para saber suportar as adversidades e a condição de gratidão para vivenciar as felicidades providenciais que Deus nos dá. 
Assim como o aço, precisa ser aquecido no fogo e esfriado na água. Assim não seremos temperados em nossa vida cristã não estivermos prontos para passar pela planície e subir as montanhas, experimentar a água, mas também o fogo da vida. 

Precisamos Aprender Que a Providência de Deus Sempre se Manifestará Para Exaltar o Poder de Deus e Forjar em Nosso Coração Uma Fé Agradecida

Então, lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida.  (1 Reis 17.8-9). 
Uma mulher viúva te dará comida - Agora, a Providência divina acontecerá por meio da vida de uma mulher viúva, alguém com quase nada, por meio de quem, Deus vai mostrar a Elias que a Providência divina não depende dos recursos dos homens para realizar a sua obra. 
Nada tenho cozido – somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite – vou comer com meu filho e depois morreremos – um HOMEM DE DEUS precisa aprender que os poderes que movem o mundo não são humanos, que Deus está acima das limitações humanas. Deus havia enviado o profeta com fome para ser alimentado por uma viúva que não tinha comida. Aqui, Elias é desafiado a viver na expectativa do que a Providência divina proverá ou se de fato, Deus o levará para a casa eterna. 
Não temas e traze para mim o pão – a providência divina que forja o caráter de Elias agora também conduzirá a história a fazer o HOMEM DE DEUS NOTAR que a vida de alguém que confia em Deus é um instrumento da PROVIDÊNCIA PARA A VIDA DE MUITAS OUTRAS PESSOAS. 
A farinha da tua panela não acabará nem o azeite da tua botija – enquanto todos estão passando fome em Israel, Elias está sendo o instrumento da providência para que a viúva e seu filho tenham pão, farinha, azeite por muitos dias. Deus está cuidando do profeta e fazendo a sua vida útil à viúva. 
Pessoas que são forjadas pela Providência a viver para a glória de Deus e a fazer a sua obra, deverão aprender a deixar sua fé, forte como aço, trabalhar para que outros também vivam segundo a providência divina.  


Conclusão
  
Irmãos, nossos dias também clamam por homens e mulheres de Deus que sejam forjados por meio dos atos de Providência. Manter os olhos atentos, viver na presença de Deus e saber aprender com a abundância e a escassez é o modo como trazemos ao mundo pessoas capazes de tudo suportar para abençoar outros. 
O mundo precisa ver nos filhos de Deus as fibras de uma fé robusta, cujas forças não são medidas pelas medidas dos homens, mas recebem de Deus sua esperança. O mundo precisa ver homens e mulheres que saibam viver na dependência e agradecidos a Deus em todo o tempo. O mundo precisa voltar a ver que somos capazes de viver não somente para nós mesmos, mas que é possível existir pessoas dispostas a levar outros a viver por fé, como nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!