17 de novembro de 2019

João 11.21-27

Os Efeitos Eternos da Sua Fé em Cristo
(Culto da Manhã – Novembro 2019 – IP Tatuapé)
João 11.21-27

Foco da Nossa Condição Decaída
Crer em Cristo Jesus constrói um coração firme, capaz de resistir às maiores lutas da vida. Somos convidados a crer em Cristo e ter nossa esperança somente nEle, isto construirá em nós um caráter sólido, pronto para resistir aos dias maus e para viver as circunstâncias nos preparando para o grande dia da Vitória Final. Este texto é um convite a essa fé que repousa sua esperança em Cristo e no seu poder. 

Introdução
Com certeza, depois deste episódio, Marta, Maria e Lázaro não seriam mais as mesmas pessoas. Precisamos experimentar valores de eternidade e aprender a ver a vida com Cristo em um patamar mais elevado, que nos leve a pensar em coisas muito maiores. 
Algumas vezes, nos deixamos cativar por sentimentos pequenos produzidos pelo nosso próprio coração pecaminoso. Nos achamos cheios de razão, comendo migalhas e pensamos de nós mesmos muito além do que convém. Nem sempre percebemos que há mais além do nosso horizonte, porque ricos tesouros de fé estão escondidos em Cristo e nós achamos que somos ricos, com migalhas. 
Marta, aqui será mais uma vez a figura central do relacionamento desta família com Jesus Cristo. Embora Lázaro é quem seja ressuscitado é no coração de Marta, principalmente, que Jesus irá profundamente tocar. Ela estava pronta para este passo, seu coração, sua fé, estavam em condições de subir degraus e ver a vida em outro patamar. Isto é exatamente o que Jesus irá fazer: elevá-la! 
Esta manhã, eu queria que nossos corações desejassem muito mais do que estamos vivendo e experimentando. Que nossos corações estivessem prontos para seguir Jesus acima. Desejo que nossa mente esteja pronta para ver que Jesus é muito maior do que estamos percebendo e que nossa fé, pode possuir sinais de eternidade, que nos desprendem da mera terrestralidade passageira. Você consegue pensar sobre isso, se consegue pensar em viver mais que está experimentando de Cristo, prepare sua fé para este novo passo, que Cristo pode te elevar. 

Para Que Sua Fé Vivencie Efeitos Da Eternidade 
Ela Precisa Estar Pronta Em Todo o Tempo 

Lendo este diálogo entre Marta e Jesus, você pode ser levado a pensar que a irmã de Lázaro está sendo ríspida com o Mestre. Por outro lado, pode ser que você pense em que ela está sendo também exagerada em cobrar de Jesus um milagre. Afinal, ela lhe diz: 
Senhor, se estiveras aqui, não teia morrido meu irmão (João 11.21).
Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá (João 11.22).  
Marta confiava em Cristo por isso mandou chamá-lo – Estas duas frases de Marta estão completamente de acordo com o contexto, de alguém que estava pronta a confiar em Jesus nos seus momentos mais difíceis. Na verdade, as irmãos haviam enviado pessoas até Jesus para avisá-lo acerca da enfermidade de Lázaro. Jesus ao receber a notícia, apesar de ter sido em cima da hora e sem tempo para chegar antes de que acontecesse o pior, Jesus havia lhe mandado uma resposta que produzira em seus corações uma expectativa: 
Esta enfermidade não é para a morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja glorificado (João 11.4). 
Marta descansava em Cristo por isso conseguiu esperá-lo com fé - Ao receber, por parte daqueles que haviam enviado até Jesus, essa resposta. Marta guarda no coração alguns valores da sua fé. O primeiro deles é a certeza de que Jesus teria poder suficiente para impedir que seu irmão tivesse morrido. Mas também, que de alguma maneira, mesmo ele tendo morrido, algo poderia acontecer, até mesmo a ressurreição. Ela não sabia ainda o que estava para acontecer, mas o seu coração está cheio de expectativa, baseada na sua fé em Cristo Jesus. 
Senhor se estiveras aqui meu irmão não teria morrido – Marta sabia que a morte não poderia resistir a Jesus. Essa declaração é uma afirmação desta certeza, dessa convicção do poder de Jesus. Ela atribui a Jesus o poder sobre a morte. Diante da morte de Lázaro, poderia sim assumir o fato, afinal, devemos pensar que ela ou qualquer outra pessoa, sabe muito bem o poder terrível da morte e como é implacável quando chega. Ela sabia disto, a questão nesta declaração é que ela sabia que mesmo este poder implacável poderia ser vencido por Cristo Jesus. 
Mas também sei, que mesmo agora – Marta diz que “sabe” (eido), isto é, que ela considera em reflexão, que mesmo a “morte” tendo exercido o seu poder implacável, aquele episódio era servo da vontade de Deus, através da palavra do seu Mestre Jesus. Mesmo o fato definitivo da morte poderia ser usado do modo como Jesus quer. Ela não define o que espera de Jesus, mas sabia que aquele “agora” não era o fim. 
Tudo o que pedires a Deus – to concederá – este é o ponto, pois ela não impõe nada. Não exclui nada, mas não estabelece o que quer. Claro que sabia que o irmão estava morto, mais tarde ela mesma vai dizer a Jesus: já cheira mal, porque já é de quatro dias. Mas ainda assim, sabendo que Jesus é Senhor, que Deus poderia trazer glória a seu Filho naquela triste situação. Ela confiava que aquela resposta de Jesus estava valendo e sua fé está pronta para esperar. 
Naquele “agora” a fé de Marta estava pronta para ver o que Cristo iria fazer. Esse é o ponto que precisamos considerar também aqui. Cristo a qualquer momento e em qualquer que seja a situação pode irromper com poder a história e transformar a noite em dia, o choro em riso e revelar o seu poder e sua glória. Para experimentar elementos de eternidade na vida, você precisa estar sempre pronto para confiar e experimentar mais de Cristo.     


Para Que Sua Fé Vivencie Efeitos Da Eternidade 
Ela Precisa Estar Pronta Para Ser Surpreendida

Todo o conhecimento é concedido em partes. A mente humana aprende por etapas. As crianças não entram na escola e já vão aprender cálculo integral. Antes, muito antes de sua mente conseguir realizar cálculos mais complexos, as crianças precisam aprender as contas mais básicas. Todo grande matemático, um dia, teve de ser ensinado na técnica básica das contas de adição, subtração, divisão e multiplicação. O conhecimento mais elevado é posto sobre blocos de conhecimentos anteriores. Assim é que nos preparamos para coisas grandes. 
Teu irmão há de ressurgir – Jesus aponta para Maria um caminho. Ele busca ir além do que o coração dela poderia imaginar. Aparentemente, mesmo ela não tendo limitado o poder de Cristo, não estava pensando que Cristo haveria de ressuscitar o irmão naquele momento. Ela não está negando que o poder de Cristo seja o suficiente para isto, mas, agora, está buscando respostas normais, dentro do contexto da sua realidade. 
Eu sei que ele há de ressurgir no último dia -  Marta tinha uma vida com Cristo. Ela o conhecia pessoal e intimamente. O texto nos diz que os três irmãos, Marta, Maria e Lázaro eram amigos de Jesus, ele se hospedava em sua casa. Essa amizade de Marta com Jesus, certamente lhe trouxe grandes benefícios e um dos maiores foi o de aprender acerca da fé. 
Lucas descreve um destes momentos em que Jesus estava hospedado em sua casa. Quando ele ensinava à Maria e repreendeu Marta por estar preocupada com muitas coisas e não em estar ali a seus pés, aproveitando o melhor: 
Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco te é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada (Lucas 10.41-42).
Podemos observar que neste momento, ela está demonstrando que havia aprendido coisas sobre a fé e a crença em Deus. A ressurreição do último dia era um tema polêmico entre os judeus, nem todos compreendiam muito bem o que significava e como haveria de se manifestar essa ressurreição. Ela porém, demonstra que sua fé está pronta, ela crê no que lhe foi dito e ensinado, quem sabe pelo próprio Senhor. 
Nossa fé está pronta para ser surpreendida quando estamos já vivenciando as coisas que aprendemos e estamos dispostos a confiar em nossas crenças aprendidas de todo o coração. Ela disse a Jesus “eu sei”, isto é, eu confio, minha mente deposita nisto a minha esperança. Você precisa viver o que já aprendeu! Com diz o cantor cristão: ÀS vezes chega o dia de viver tudo o que se aprendeu! Neste dia, você é desafiado a confiar e se torna pronto para que ELE TE SURPREENDA AINDA MAIS!! 
A nossa fé deve estar firmada naquilo que já aprendemos, disposta a por em prática tudo que até aqui já nos foi revelado. Preciosos Efeitos da Eternidade serão disponibilizados para os que buscam viver o que sabem de sua fé em Cristo e ser fiel no pouco, é o único modo de ser posto sobre o muito.
Como crianças que estão aprendendo as primeiras contas, estamos nós em nossa fé. Mas Deus nos dará conhecimentos mais elevados e eternos, no tempo oportuno em que este básico for conhecido e praticado por nós. Prepare sua fé para isso! 

Para Que Sua Fé Vivencie Efeitos Da Eternidade 
Ela Precisa Estar Pronta Para Conhecer Mais de Cristo 

Seguindo o nosso ponto anterior, um conhecimento mais elevado de Cristo estava para ser revelado e maravilhar os homens, especialmente, as irmãs, Marta e Maria. Cristo Jesus estava encaminhando seus corações para receber seu irmão de volta da morte, tendo já quatro dias de sepultado. Mas, mais importante que receber Lázaro de volta, afinal, algum momento depois, este mesmo Lázaro voltaria ao túmulo, Jesus estava desejando dar a eles uma fé ampliada, pronta para valores eternos. 
Eu sou a ressurreição e a vida – Marta já estava pronta para esse novo passo, afinal sua crença na doutrina da ressurreição e na vida eterna que todos receberão no último dia estava firme, mas agora, Jesus está lhe mostrando algo muito maior. A expressão EU SOU é uma constante no livro de João e este EU SOU é o quinto, que aparece no livro, ao todo serão sete, este aponta para aquilo que logo no começo do Evangelho foi dito sobre o Verbo Eterno: NELE ESTAVA A VIDA E A VIDA ERA A LUZ DOS HOMENS. 
Jesus está ensinando que não somente um dia ele vira com as chaves da VIDA ETERNA PARA OS SEUS, mas que ELE PRÓPRIO É A NOSSA VIDA. Ele nos dá vida, veja a ordem das palavras: A RESSURREIÇÃO, isto é, Ele é a própria ressurreição, nele está a nossa confiança de que podemos ser redimidos, nele reside a nossa crença de que podemos ser salvos da morte. Eu sou a vida, nele está a nossa vida, Ele é a nossa vida. 
Quem vive e crê em mim– este é o principal motivo deste episódio estar acontecendo, a ideia de que Cristo é o motivo da nossa crença e da nossa vida. Ele é quem deve ser o centro de nossa existência.  
Ainda que morra viverá e todo que vive e crê em mim não morrerá eternamente – Jesus está falando de vida ainda mais elevada, está falando de eternidade, está falando de toda a existência humana tendo como sentido e significado nEle. Nele estava a vida e a vida é a luz dos homens, não podemos nos esquecer disto. Ele veio para que a vida em abundância nos fosse dada. 
Nunca não morrerá para sempre – Uma redundância na fala, aqui, Jesus usa duas palavras negativas: NUNCA E NÃO mostrando algo importante à Marta: que a morte jamais nos matará, nós que elevamos nossa fé à valores e efeitos eternos, porque a nossa fé, vence até a morte. Para nós a morte não mais existe. 
Crês isto? – Algumas vezes, Marta afirmou o que sabia: EU SEI TAMBÉM... Mas, aqui, Jesus propõe um amadurecimento da sua fé, uma elevação da sua mente, ele propõe um novo patamar de conhecimento de fé: VOCÊ CRÊ NISTO? 
Somos chamados a viver em níveis mais agudos de fé e é nosso dever aprender de Cristo. Precisamos estar preparados para que ele nos mostre mais e mais dEle, os mistérios da SUPREMACIA DE CRISTO, as RIQUEZAS INSONDÁVEIS DE CRISTO.  
Cristo estava pronto para surpreendê-los trazendo Lázaro do túmulo. Mas muito mais que isso, Cristo estava preparando o seu coração para uma fé em valores eternos superiores, que fariam aquela família, aqueles corações arderem em profunda fé, precisamos deixar o assédio do pecado e viver para Cristo. 

Conclusão

Marta responde: EU TENHO CRIDO QUE TU ÉS O CRISTO, O FILHO DE DEUS QUE DEVIA VIR AO MUNDO. Assim, essa mulher nos mostra que está pronta para seguir adiante e passar a CRER NA RESSURREIÇÃO E NA VIDA CONTÍNUA, que supera todas as dificuldades, todas as mortes deste mundo e do nosso próprio coração. Aqui ela não simplesmente diz: EU SEI (EIDO), mas diz: EU CREIO (EPISTEUO). É um outro padrão de compreensão! 
Meus irmãos, precisamos considerar o fato de que nossa vida com Cristo é uma constante elevação e que há momentos em que precisamos nos desvencilhar do peso do pecado. Neste mundo, somos assediados pela morte todos os dias, isto é, somos levados às sombras pelo nosso coração e por aqueles que não estão em Cristo Jesus. Eles nos fazem andar para longe deste Cristo elevado. 
Temos de tomar muito cuidado, para que nosso coração não seja enganado. Há falsos mestres, falsos crentes, falsos desejos de piedade que tendem a nos fazer pessimistas, nos fazer desistir, nos levar a um poço, onde nossa fé não progride, onde nosso olhar não consegue se elevar. 
Cristo preparou aqueles corações para um patamar elevado. Eles precisariam deste novo e elevado sentimento de fé em Cristo, afinal, a história diria que aquela família se tornaria vítima dos olhares odiosos dos inimigos de Cristo: O MUNDO OS ODIOU PORQUE PRIMEIRO ODIOU A MIM. Eles teriam em Lázaro e suas irmãs um alvo da sua inveja e fúria, eles tentariam destruí-los, porque sua vida apontaria para a verdade. 
Para enfrentar os dias maus que estão por vir, todos precisamos de fé que se eleve, que esteja pronto a apreciar a vida para muito além do túmulo e ver que sobre toda a morte que nos cerca, Jesus tem controle. ELE É A RESSURREIÇÃO E A VIDA, ele é o que precisamos para que a eternidade se faça presente em nosso coração hoje. 
Deixemos as coisas próprias de meninos na fé e nos tornemos pessoas maduras. Deixemos irmãos de nos apegar a nossos próprios valores mudanos passageiros, à pequeneza da nossa fé, calibrada pelos acontecimentos corriqueiros e notemos o elevado momento de Cristo. CRISTO É A VIDA! 

Oração
Permita Senhor que nosso coração se eleve e nossa fé vá além das nuvens, para um patamar de crença em Ti que nos transforme de meros homens mortais em almas com sede de eternidade. Coloque a eternidade em nossa mente e nos faça deseja-la ardentemente e nos transforme em homens e mulheres que vivem noutro patamar de fé. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!