3 de fevereiro de 2013

Mateus 4.18 a 22


O Chamado do Amor
MATEUS 4.18 a 22

O ser humano é capaz de viver ideais. Diferentemente dos outros animais, que existem para satisfazer seus instintos, o ser humano é capaz de amar e, por isto, mais que seguir instintos, ele é capaz de viver ideais. O que são ideais? São aquelas mentalizações da realidade que, ainda que não existam de fato, apontam para algo desejável e melhor do que o que se pode encontrar no presente.
A falta de ideais está tornando os cristãos um povo apático, domingueiro e incapaz de agir pela causa, senão quando os seus interesses estão em jogo. Um homem sem ideais, é um ser que tende à paralisia. Ele passa os seus dias sem a perspectiva do futuro e, por isso, não sabe o que é esperança. E, infelizmente, isto pode ser dito de muitos cristãos que estão tão desmotivados que sejam a praticar um evangelho vergonhosamente descomprometido.
Ideais podem ser inspirados em nosso coração, por meio de uma manifestação de um novo conhecimento, que pode ser instilado em um livro, por uma pessoa, ou grupo de pessoas.
Há uma frase popular do mundo corporativo que diz: pessoas motivam pessoas. Por isso, os cartazes de propagandas usam a figura humana como instrumento de motivação. Eu agora, pretendo parafrasear esta matéria dizendo: pessoas, inspiram pessoas.
Mas qual é o motivo de nos sentirmos inspirados para seguir um ideal? O que nos motiva é o amor. É o amor por uma causa nos moverá a lutar por ela, é o nosso amor por um ideal que nos moverá a trabalhar por sua concretização.
Olhando o nosso texto, eu me pergunto: o que foi que motivou aos irmãos André e Pedro, João e Tiago a deixarem tudo imediatamente e seguirem a Jesus? Qual foi o ideal que os contagiou e conquistou o seu coração e os tornou discípulos de Jesus?
O ideal capaz de dar aos discípulos uma disposição totalmente voltada à Deus é o amor e eles viram isto em Jesus.
Quando você e eu aprendermos a amar idealmente a Jesus, então, nosso coração estará pronto para o serviço total. Como posso me contagiar pelo ideal de vida proposto por Cristo? O texto de Mateus nos mostra os discípulos “deixando imediatamente tudo” para viver com Cristo e, as características desse chamado podem ser o ponto de reflexão para que também nós nos vejamos envolvidos pelo ideal de viver com Cristo.

O Contagiante Chamado de Cristo Revela o Amor
Por que é Um Chamado Para Viver Pessoalmente Com Ele
O texto nos informa que Jesus, caminhando junto ao Mar da Galiléia “viu” dois irmãos, André e Pedro. O texto também nos diz que da mesma forma “Viu” Tiago e João.
Há algo de valor e significado nessa maneira como Jesus se aproximou dos seus discípulos. Na verdade, este é um dos pontos mais preciosos de toda a vida cristã: O Bom pastor conhece as suas ovelhas e as chama pelo nome.
Jesus Cristo não nos trata apenas como um número, ou uma força de trabalho impessoal, uma massa de manobra. Jesus Cristo nos propõe um relacionamento pessoal com Ele.
Quando Mateus nos diz que Jesus viu os irmãos, está nos dizendo mais que simplesmente bateu os olhos naqueles homens à beira do mar, mexendo nas redes e trabalhando no barco, está pontuando que colocou o olhar sobre eles, destacou-os de todos os demais que estavam ao seu redor.
Colocar os olhos sobre os discípulos é comprometer-se pessoalmente com eles, envolver-se pessoalmente com eles. Isto é o que acontece quando o Senhor morre na cruz por nós, ele estabelece um envolvimento pessoal conosco, pois ele morre por você, é a você, pessoalmente que ele concede vida eterna. Por isto, é impressionante que o modo como Deus resolveu firmar este pacto tem como ilustração o “por o seu nome no livro da vida”.

O Contagiante Chamado de Cristo Revela o Amor
Por que é Um Chamado Que Considera Quem Somos
Quando Jesus se aproximou das duplas de irmãos, duas referências nos chamam a atenção. Eles eram pescadores e, no caso de André e Pedro, estavam lançando as redes, no caso de Tiago e João, estavam atarefados no barco de seu pai, consertando as redes.
No verso 19, temos a frase que indica que Jesus partiu do que eles eram para transformá-los: Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens. Além de ser uma maneira muito clara de apresentar àqueles pescadores o seu projeto de transformação de vida, esta maneira de os conclamar a segui-lo mostra que Jesus os conhecia e partia do que eles eram para transformá-los.
Além de Jesus nos chamar pessoalmente, ele nos chama como somos, como estamos. Ele não despreza nossa história pessoal, ainda que venha para nos transformar. Às vezes, nos transformar por completo como no caso de Zaqueu, o publicano. Não obstante, era a partir do que somos que ele começou a trabalhar a nossa vida.

O Contagiante Chamado de Cristo Revela o Amor
Por que é Um Chamado Para Uma Vida de Comunhão
O texto nos informa que a reação dos irmãos foi o deixar tudo e seguir a Jesus. A maneira como esta frase é registrada por Mateus nos dá conta de que eles o seguiram e continuaram seguindo, um tempo do verbo grego que denota a durabilidade e continuidade da ação verbal.
De fato, foi isto o que aconteceu por todo o tempo que estiveram estes discípulos com Jesus. Eles viveram muito próximos de Jesus e com ele dividiram as mais intensas experiências: o mar se aquietar, a cãotiplicação dos pães, inúmeras curas, a água transformada em vinho, o sermão da montanha e tantos outros momentos com Jesus numa vida de intensa comunhão.
Isto era tão significativo para Mateus que fez questão de terminar o seu Evangelho mostrando como esta comunhão na vida cristã era plena e se plenificaria dia após dia, mesmo depois da morte de Jesus: Eis eu estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos.

Conclusão
Será que a falta de comprometimento por parte de muitos dos discípulos Jesus seja diretamente relacionada à sua pouco compreensão do que significa o chamado do amor de Cristo?
Talvez uma falta de compreensão mais abrangente do que significa a ligação com o Altíssimo que eu e você temos, por causa da cruz, nos torne ignorantes demais para nos estimular a viver o ideal cristão de entrega e comprometimento.
Somente pessoas que abrigam no seu coração a vida cristã como um ideal, alcançarão forças para um comprometimento intenso com o Reino de Cristo Jesus.
Esta é a história que Mateus está nos mostrando aqui, a história de homens que viram em Jesus um motivo de inspiração para crer no ideal de amor e entrega a Deus e ao próximo. Estas eram as marcas do Reino, pelo qual eles lutaram, pelo qual eles deixaram tudo.
Causa-me espanto que crentes, que têm recebido tudo do Senhor nada tenham a oferecer senão o resto ou uma vida divida entre dois reinos, o seu próprio e um pouco do reino de Cristo.
Reveja suas opções e revisite no seu coração o conceito que você tem de Cristo. Proponha-se a pensar em quanto amor Jesus dedicou a você e repense se isto não é um motivo para o levar a abraçar a causa de Cristo com mais amor.

Aplicação para a Igreja Presbiteriana de Vila Formosa
Da mesma forma é isto que temos de fazer aqui na IPBVF.  Nossa história abençoada até aqui não pode ser o fim de nossa trajetória. O amor idealista de muitos irmãos do passado não foi em vão. Pois esperamos que muitos se levantem para seguir adiante e servir a Cristo com o mesmo amor idealista.
Desejamos ser edificados em um amor comprometido com o Reino, pronto para deixar tudo e servir a Jesus. Ele nos chama pessoalmente a fazer esta obra aqui. Não há razão para que pensemos diferentemente.
Ele nos conclama a oferecer o que temos em nossas mãos para o trabalho. Ele quer nos fazer pescadores de homens. Compromissados não com o mundo, ou com nossa vida apenas, mas com a salvação de almas e o seu resgate.
Parabéns a todos da IPBVF e, particularmente, parabéns àqueles que desejam oferecer como presente a Deus sua vida e seu comprometimento.

Em Cristo e no temor do Supremo
Rev. José Mauricio Passos Nepomuceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!