14 de dezembro de 2014

Daniel 12.1 a 13

“Prepare o Seu Coração Para Viver Redentivamente”
Daniel 12.1-13

Foco da Nossa Condição Decaída
Desenvolver um coração confiante, mesmo nas mais difíceis situações da vida é o que este texto nos desafia a fazer. Assim como Daniel foi conduzido por Deus e, por meio da sua profecia, conduziu o povo ao mesmo modo de pensar, também nós devemos ser guiados pela palavra de Deus de tal forma que o nosso coração repouse em paz, no Senhor.

Introdução
O texto com o qual lidamos esta noite é a conclusão do grande livro do profeta Daniel. Nele, veremos a profecia que apontava para eventos futuros e que conduzia o coração de Daniel a descansar no Senhor.
Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber atua herança (Dn 12.13).
Aquele jovem que havia começado a sua carreira buscando uma vida incontaminada do  mundo e que passou por tantas provações, havia vencido os tempos maus, ao sobreviver e manter-se firme diante dos mais terríveis tiranos de  sua época, está agora envelhecido, entrado em dias, mas recebe uma palavra de conforto: Deus está no controle: descanse nele.
A profecia se encerra afirmando a necessidade de termos um coração emergido na paz que vem do Senhor. Precisamos trabalhar a nossa mente para descansar em Deus.
Precisamos desenvolver uma mentalidade redencional, isto é, uma mente que comece a pensar de maneira a ter a perspectiva da salvação como o elemento chave da nossa existência. Daniel precisou desta mente que vislumbrava e aguardava a salvação que viria de Deus.
Esta esperança escatológica esteve presente em todos os profetas antigos e, pode ser vista nas páginas do Novo Testamento, nos Evangelhos que apontavam para tantos irmãos e irmãs que aguardavam a chegada do Messias. Mas, essa mesma esperança é a que vemos em todos os apóstolos, afinal eles passaram a aguardar o retorno de Cristo e o fechamento final do Reino, com a destruição da morte  e  de todo o mal.
Você precisa começar a ter a salvação como uma chave de entendimento da realidade. Sabendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus  e que são chamados segundo o seu propósito.
Esta noite, veremos como Daniel foi conduzido a viver este padrão existêncial baseado na salvação. O verso, final aponta para uma promessa, a mesma que deveria Daniel descansar em Deus.
Descansarás e receberás tua herança - Estas promessas são dadas a Daniel diante de um prazo: ao fim dos dias. Deus estava dizendo a seu servo que o prazo haveria de terminar e Deus iria concluir a presente existência.
Assim como para Daniel, Deus também concluirá os nossos dias e ao fim haveremos de ter um encontro com Ele. Ele quer preparar a nossa mente para ficar focada neste dia.
O texto mostra como Deus preparou a mente de Daniel para esta incrível tarefa de esperar em Deus, reagindo a tudo dentro desta esperança e eu desejo que você acompanhe esta mensagem fazendo esta pergunta: COMO PREPARO O MEU CORAÇÃO PARA VIVER REDENTIVAMENTE?

Prepare o seu Coração Para Viver Redentivamente
Tornando Firme Para Você a Certeza de Que Deus é Quem te Guarda

Os versículos de 1 a 4, formam uma espécie de desfecho do capítulo anterior. Você percebe essa mudança no uso tão comum da mudança de cena que Daniel propõe no verso 5, quando diz: Então, eu, Daniel, olhei...
Estes primeiros quatro versos podem ser divididos em duas partes, a primeira falando sobre o fato de que o Senhor defende o seu povo e a segunda falando sobre os efeitos do conhecimento disto sobre a vida dos eleitos de Deus.
Neste tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até aquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro. Muitos dos que dormem do pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno (Daniel 12.1-2)
Neste tempo... - o ponto de comparação é o que foi descrito no capítulo 11 - “Neste tempo...”. Daniel, no capítulo 11, descrevia um tempo poderosos exércitos marcharão sobre a terra gloriosa e a desfarão, diante do poder maléfico dos seus inimigos. Até mesmo os sábios da terra serão mortos, sendo provados para o seu crescimento até o dia do fim.  Quando chegar estes tempos limites, a salvação de Deus se manifestará.
Meus irmãos, Daniel já havia visto coisa semelhante nos seus dias. Afinal, a invasão caldéia foi terrível e lançou mão dos cidadãos de Jerusalém e os levou cativos, o próprio Daniel entre eles. No texto, vemos que Daniel é orientada a saber que as descrições que foram feitas do tempo do fim é que serão perseguições e guerras muito mais grandiosas e perigosas, como nunca existiu.
E haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até aquele tempo - Bem que Deus poderia ter dito: Nunca na história desta nação... Houve perseguição como esta. Entretanto, mesmo em meio aos momentos mais angustiosos desta vida, Daniel precisa confortar o seu coração com a Salvação do Senhor.
 Defensor dos filhos do teu povo - Miguel, o grande príncipe - No capítulo 9, quando Daniel se refere ao anjo Gabriel, ele o distingue dizendo: “varão” (Daniel 9.21). Entretanto, aqui ele simplesmente usa “Miguel” que todos identificamos com o arcanjo do apocalipse (Apocalipse 13.7), que lidera a hoste celestial contra Satanás. Bem, o nome Miguel, significa: “quem é como Deus” - e pode ser uma referência ao próprio Senhor, o Príncipe, como é chamado o Ungido no capítulo 9, verso 25. Lembrando que a palavra “ungido” é “Cristo”.
Bem, não importa se você interpreta que o nome Miguel se refere ao Arcanjo que atende ordens de Cristo ou o compreende como sendo o próprio Cristo Príncipe do Senhor, o que você precisa discernir é que ele é apresentado como o DEFENSOR DOS FILHOS DO POVO ESCOLHIDO.
Naquele tempo será salvo o teu povo - Daniel estava alarmado não somente por si, mas por todo o povo, pois esperava a consolação de Israel e a renovação da nação dos filhos de Deus. Agora, porém, é chamado a crer que no tempo oportuno o Senhor salvaria o seu povo. Esta mentalidade deveria guiar o profeta a enfrentar todas as suas dificuldades e a passar por todos os momentos difíceis, pelas angústias nunca ocorridas antes... Isto traria descanso ao seu coração.
Todo aquele que for achado inscrito no livro - A certeza de Daniel não estava mais baseada naquilo que povo haveria de fazer, mas na graça e misericórdia de Deus, como já mencionamos em outra mensagem. Neste caso, baseado no próprio decreto eterno de Deus.
PRECISAMOS CONFIAR QUE DEUS CUIDA DE NÓS SEMPRE PORQUE ELE ESCOLHEU NOS GUARDAR.
Os que forem sábios, pois resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até o tempo do fim, muitos o esquadrinharão e o saber se multiplicará (Daniel 12.3-4).
A comparação é uma continuação do verso anterior, onde ele falados que ressuscitam para a vida eterna e dos que ressuscitam para o horror eterno. Aqui, ele reafirma o estado melhor dos que forem sábios, aos que são agraciados com olhos para ver e ouvidos para ouvir a voz de Deus, na sua Palavra, por isso o verso final desta parte encerra com o livro que conduziria o conhecimento de muitos.
A certeza da nossa fé e a convicção firme de que Deus guarda o seu povo é obtida na Palavra do Senhor. Você deve pedir a Deus que te ajude a confiar na sua Palavra Santa.
VOCÊ QUER PREPARAR O TEU CORAÇÃO PARA VIVER REDENTIVAMENTE? FORMATE-O PELA PALAVRA DE DEUS E VOCÊ CONFIARÁ QUE ELE REALMENTE PROTEJE, CUIDA E GUIA O SEU POVO ATÉ O DIA DO FIM.

 
Prepare o seu Coração Para Viver Redentivamente
Tornando Firme Para Você a Certeza de Que Deus Tem o Controle do Tempo da Tua Salvação

Não estranhemos os versos que se seguem, eles estão conectados com o enredo desde o capítulo 10, quando um “anjo” fala com Daniel e o conforta em meio à sua tristeza pelo povo de Deus.
No dia vinte e quarto do primeiro mês, estando eu à borda do grande rio Tigre, levantei os olhos e olhei, e eis um homem vestido de linho, cujos ombros estavam cingidos de ouro puro de Ufaz... (Daniel 10.4).
Agora, Daniel passa a ver nova cena e nesta nova cena, ele vê outros dois “anjos”, aos quais denomina “varões”.
Então, eu Daniel, olhei, e eis que estavam em pé outros dois, um duma banda do rio, o outro, da outra. Um deles disse ao homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio: Quando se cumprirão estas maravilhas? Ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, quando levantou a mão direita e a esquerda ao céu e jurou, por aquele que vive eternamente, que isso seria depois de um tempo, dois tempos e metade de um tempo. E, quando se acabar a destruição do poder do povo santo estas coisas todas se cumprirão (Daniel 12.5-7).
Os dois varões que perguntam ao homem de linho dão voz à uma pergunta que eu e você faríamos se estivéssemos lá, ou talvez o próprio Daniel quisesse fazer essa pergunta, como de  fato fará depois.
Todos nós temos muita dificuldade com o tempo, todos somos muito ansiosos sobre quanto tempo as coisas vão demorar para se resolver. Bem, o texto nos apresenta uma resposta muito firme sobre a questão da solução que vem de Deus e esta resposta tem três aspectos.
Primeiro é uma resposta certaEstas coisas todas se cumprirão - O homem vestido de linho, que falava da parte do Senhor, levantou as mãos para o céu, sinal de sua reverência e solene submissão e faz um juramento pelo nome do Eterno, possivelmente uma referência ao “Ancião de Dias”, citado no capítulo 7. O que está acontecendo com estes gestos é a solenidade da afirmação e a certeza da palavra proferida com a autoridade de Deus.
Segundo, o prazo é determinado - uma das coisas que precisamos saber é que a nossa vida com Deus tem tudo determinado e a seu tempo Deus faz realizar a sua vontade, nem antes, nem depois. O prazo proposto aqui tem dois aspectos: ele não é imediato, pois é um tempo e dois tempos... Essa maneira de se referir ao tempo é dizer, que na verdade não é um prazo controlado pelos homens, a ponto de poder ser um ou o dobro de um. No novo testamento é o que Pedro parece indicar quando diz: Mil anos é igual a um dia e um dia igual a mil anos. Por outro lado, é um tempo abreviado por Deus, por isso afirma meio tempo. No Novo Testamento, em Mateus 24.22, Jesus fala de um período de tribulação abreviado, por causa dos santos do Senhor.
Deus controla o tempo da nossa provação e da própria manifestação do mal.D DEUS CONTROLA O TEMPO DA NOSSA SALVAÇÃO.
Isso deveria se fixar na mente de Daniel, como deve também se fixar na nossa. Todos precisamos deste conhecimento, desta certeza. Assim como o cativeiro realmente tinha tempo definido: Setenta anos, Deus também tinha e tem definido o tempo do fim. Assim como mandou Jesus no momento certo, ele o enviará de volta para resgatar a sua igreja.
O terceiro elemento deste tempo é que ele trará o fim da nossa provação - Jesus disse aos seus discípulos: o mundo vos odiará, como odiaram a mim. Não podemos nos esquecer de que vivemos em meio as aflições de uma terra caída. Mas, precisamos colocar em nossa mente um certeza, todos os nossos inimigos estão sendo destruídos por Cristo ele sempre vence o mundo - um dia acabará a força daqueles que tentam impedir o poder do povo santo. 
Precisamos desta certeza, Deus controla o prazo da nossa salvação. Ele realmente nos dará a vitória, ela é certa, virá no momento em que o Senhor quiser, mas podemos confiar que Ele controla o prazo estará sempre nos favorecendo para que não esmoreçamos, assim também, nossa vitória será definitiva.




Prepare o seu Coração Para Viver Redentivamente
Tornando Firme Para Você a Certeza de Que Deus Sabe Fazer  a Diferença Entre o Justo e Ímpio
Essa sempre foi uma das questões mais frequentes dos homens de Deus: Deus está sabendo que os ímpios estão prosperando e que estamos sofrendo? Deus está mesmo fazendo justiça?
Daniel mostrou não compreender muito bem todas aquelas coisas. Talvez suas perguntas estivessem mais voltadas para as razões pelas quais o Senhor estava fazendo as coisas daquele jeito e não dava cabo finalmente dos perversos.
Eu ouvi, porém, não entendi, então, eu disse: meu senhor, qual será o fim destas coisas? Ele respondeu: Vai Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas até ao tempo do fim. Muitos serão purificados, embranquecidos e provados, mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão (Daniel 12.8-10).
Palavras encerradas e seladas até ao fim - A resposta do homem vestido de linho aponta para a certeza da mensagem que Daniel está ouvindo. As palavras não serão acrescidas, nem mudarão. Elas são confiáveis e podem dirigir a mente de Daniel até ao fim. O profeta precisava  manter isso em sua mente.
Mas, logo em seguida, o anjo fala sobre o propósito das ações de Deus.
Purificação, sabedoria e fortalecimento - O homem vestido de linho fala que o povo de Deus será transformado em meio a todos estes tormentos. O tempo que Deus irá dispor para fazer esta obra está diretamente ligado ao propósito de dar ao seu povo as ferramentas necessárias para que seja verdadeiramente transformado e preparado para viver para o seu Deus.  
Neste aspecto, Daniel poderia saber que existe uma grande diferença no modo como Deus trata o justo e ímpio. As provas da vida do justo o conduzem a ser mais próximo e parecido com o seu Deus, conduzindo para a vida eterna. Mas, o ímpio, diante de algumas dificuldades semelhantes, ou quando são os autores dos males sobre o povo de Deus, nada aprendem, simplesmente, seguem vivendo perversamente.
Jesus disse o mesmo para João e o alertou sobre isso, nos dias de sua espera pelo retorno do Filho de Deus:
Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras (Apocalipse  22.11).
Daniel precisava manter em sua mente e na do povo de Deus a certeza firme de que Deus sabe a diferença entre o justo e ímpio. Assim, com todas as injustiças que estavam sofrendo e todas as provações pelas quais passavam e passariam, não precisavam cair desfalecidos, mas poderiam aguardar na salvação que vem do Senhor. Os sábios entenderão.
Depois do tempo em que o sacrifício diário for tirado e posta a abominação desoladora, haverá ainda mil duzentos e noventa dias. Bem aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias (Daniel 12.11-12).
Em um texto como este sempre há muita gente esperando que eu tire uma interpretação magnífica destes números. Farei o mais simples aqui: 1290,. São os três anos e meio, do verso 7: um tempo, dois tempos e metade de um tempo. Esta ideia não acredito que seja literal: ano, mas como falei anteriormente: um dia igual a mil, mil igual a um... A referência é que Deus mantém o seu prazo, mas os justos, estão dispostos a esperar até mais, se necessário.
Bem aventurado o que espera - o que espera até mais - Bem aventurado o que mantém o seu coração firme no Senhor. O que Daniel está recebendo é uma dose extra de motivos para confiar em Deus e descansar nele. Deus sabe a diferença entre o seu povo e os ímpios. Daniel pode descansar e se manter firme em sua vida.
PREPARE A SUA MENTE PARA VIVER REDENTIVAMENTE SABENDO QUE O SENHOR CONHECE O SEU CAMINHO E O CAMINHO DO ÍMPIO PERECERÁ.

Conclusão
Daniel estava deixando uma mensagem muito clara para o povo de Deus: eles podiam confiar em Deus e deveriam preparar a mente para descansar em seu Deus. Pois Deus reafirmava sua proteção ao seu povo, Deus controlava o tempo das provações do seu povo e Deus queria que o seu povo soubesse que ele sabe diferenciar o justo do ímpio.
O povo de Israel estava cativo e precisava desta mensagem para poder ter discernimento do que estava acontecendo e manter a sua fé. Assim também todos nós que aguardamos novo céu e nova terra. Precisamos compreender os tempos e saber que Deus nos resgatará na volta de Cristo.
Nos dias do nascimento de Jesus, parte da profecia de Daniel se cumpria, pois parte do primeiro tempo das provações foi completo. Um tempo já passou, Cristo já veio, agora, uma história controlada por Deus está se realizando e a questão está voltada para o fato de que o prazo também vai terminar.
Você já está vivendo como o texto recomenda: de forma sábia, compreendendo que Cristo realmente voltará para salvar definitivamente sua igreja e envolver os ímpios em seu juízo?
Infelizmente, muitos tem vivido sem uma perspectiva tão clara destas coisas. Seus olhos não estão na eternidade, suas aspirações são mundanas, suas reações são segundo os mecanismo das impiedade e não na prática da justiça.
As mudanças que devem ocorrer na vida do crente precisam ser manifestas na sua vida: purificação, sabedoria e fortalecimento. Você vê isso em você?
Hoje é dia de refazer seu caminho.  Aproveite que você está sendo chamado para uma nova vida com Cristo e hoje é o dia da mudança, da virada e da confirmação.
Deus te chama para um viver redentivo, PREPARE A SUA MENTE PARA ISSO!
Oração
Conceda-nos, Senhor, um modo de pensar redentivo, para que nossa salvação presente e futura mude o nosso comportamento e flua em nosso coração. Dá-nos uma verdadeira esperança em Cristo!
 Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!