7 de dezembro de 2014

Daniel 7.1 a 14 - IP Taquaritinga

O que um homem de fé precisa para resistir em dias maus
Daniel 7.9-14
(Sermão Pregado na IP Taquaritinga - 109º aniversário - Dezembro de 2014)

Foco da Nossa Condição Decaída
Ter uma visão da glória e poder do reino de Cristo deve nos conduzir à segurança e paz, mesmo em tempos de aparente descontrole, principalmente quando o mal parecer maior que o bem.

Introdução
Uma igreja centenária carrega consigo a história e essa história revela a relação que Deus mantém com sua igreja. Para mim, igrejas como a IP Taquaritinga não apontam para o desejo e o poder de Deus de manter o testemunho vivo do Evangelho até a volta de Cristo.
Olhando para esta profecia, vamos notar a perseverança de Daniel e lhe perguntar: o que precisa saber um homem de fé para vencer dos dias maus? Que tipo de conhecimento de Deus é preciso ter para ser uma igreja vitoriosa em dias quando a fé tem sofrido perseguições da mídia, de movimentos libertários.
Neste ponto uma mudança no tom da profecia pode ser mais claramente identificado. Até o capítulo 6, o que temos uma rápida descrição histórica da evolução de Daniel nas cortes babilônicas e medo. O final do capítulo 6, nos mostra este clímax:
Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa (Daniel 6.28).
A ênfase desta descrição histórica é apontar para o fato de que Daniel testemunhara que a mão de Deus havia estabelecido reis e os destituído, segundo o seu querer.
No capítulo 7, dá-se início a uma etapa da profecia mais voltada para as revelações de Deus aos seu profeta. Agora, então, a profecia deixa o seu aspecto mais genérico de descrição histórica e passa a ter uma característica de mensagem mais pastoral para o povo da aliança, que estava em cativeiro nas terras babilônicas.
Essa mensagem pastoral para o povo da Aliança visava mostrar a todo o povo da Aliança um certeza: Deus estava no controle dos reinos e a paciência da espera era uma virtude que deveria ser cultivada no coração dos filhos do pacto.
Eu e você precisamos ouvir essa mensagem hoje. Precisamos ter discernimento para os dias mais sombrios, quando todas as coisas parecem caóticas, sem controle, sem direção, parecendo esconder Deus de nossos olhos.
Assim como o  salmista, clamava ao dizer: até quando, Senhor? Podemos descansar como o próprio salmista que orava e confia na graça do Senhor. Assim como Asafe não entendia como o mal podia prosperara tanto, mas descansou quando lhe foi revelado que Deus está no controle do poder dos ímpios e os destruirá.
Um HOmem de Fé Precisa Conhecer o seu Deus e discernir os seus propósitos. 

Um Homem de Fé Precisa Saber Que Por Mais Que Seja Grande e Poderoso o Mal Não Prosperará
Os versos 9 e 10, apontam para uma nova cena na profecia. Até aqui ele descreveu, por meio de imagens vivas de quatro grandes animais, a sucessão de poderosos reinos. Mas, agora, uma nova cena domina o cenário: um trono é posto diante de Daniel e nele estava sentado uma figura chamada “Ancião de Dias”.
Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente. Um rio de fogo manava e saia diante dele; milhares e milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele, assentou-se o tribunal, e se abriram os livros (Daniel 7.9-10).
Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de dias se assentou - fica notória a mudança da cena e é proposital essa mudança. Em meio à descrição dos reinos humanos e seu poder, abruptamente Deus leva Daniel a ver o que realmente está acontecendo, enquanto os reinos da terra se sucedem: ele está no seu santo monte, ele está no trono.
Ancião de Dias com vestes brancas, cabelos brancos perfeito - Deus é descrito pela figura de um ancião de dias de vestes brancas e cabelos brancos. A sabedoria, a santidade e a eternidade se destacam nessa descrição. Deus deve ser considerado segundo essas qualidades para que o povo da aliança repouse sua segurança em algo sólido (eterno), puro (santo) e justo (sabedoria).
Fogo no trono, rio de fogo - O fogo carrega justamente essa ideia de justiça implacável e a ideia de umrio de fogo que sai do trono, aponta para uma justiça ativa, que flui do trono sobre todos.
Milhares de miríades - os exércitos celestiais, sob as ordens de Deus, com certeza sobrepujam todas as forças dos caldeus, medos, persas, gregos, romanos e qualquer outro grande exército que marchar sobre a face da terra.
Essa cena visava contrastar com a turbulência e violência de todos os reinos que se sucederam nas primeiras cenas, inclusive com aquele último animal, feroz que devorava tudo.
Quando todas coisas parecem estar fora do controle e você se perde, às vezes, até mesmo diante do progredir do mal, confie na justiça que sai do trono do nosso Deus. Ele está no seu santo trono, ele está no controle absoluto de todas as coisas. Enquanto as coisas  parecem incontroláveis nesta terra, Deus está regendo com justiça os povos.

Um Homem de Fé Precisa Confiar no Governo de Deus Sobre Todas as Coisas
Isto nos leva aos versos 11 e 12. Eles fazem uma ligação entre o que Daniel vira e ouvira antes no quarto animal e o que estava acontecendo diante do trono de Deus.
Então estive olhando, por causa da voz das insolentes palavras que o chifre proferia; estive olhando e vi que o animal foi morto, e o seu corpo desfeito e entregue para ser queimado. Quanto aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio; todavia, foi-lhes dada prolongação de vida por uma prazo e um tempo (Daniel 7.11-12).
Por causa das isolentes palavras - Esse ponto faz a ligação. Na verdade, isto aponta para o fato de que as coisas que os imperadores, governantes, reis, presidentes, autoridades fazem contra o Senhor e o seu povo não passarão impunes.
O poderoso reino descrito na figura do quarto animal, geralmente apontado como sendo o grande Império Romano, teria um dos seus líderes agindo insolentemente contra o povo de Deus e, naturalmente, contra o próprio Deus. 
A questão que importa ao povo que ouvira essa  mensagem não era qual seria este império, mas que Deus estava no controle dos acontecimentos e pronto a vingar o seu povo e agir coibindo qualquer insolência. Mesmo os mais insolentes abusos, como nos dias atuais, contra o povo de Deus, estão pesando na balança de Deus, assim como o foi o Império Caldeu e tantos outros. Deus pode ter limites largos para a sua paciência, mas em tempo sua justiça se voltará contra a insolência. Lembro-me do famoso episódio do Titanic: “Nem Deus afunda este navio”.
O corpo desfeito, entregue para ser queimado, foi lhes tirado do domínio - Todas essas expressões apontam para o fato de que o caminho dos ímpios perecerá. Precisamos cuidar de não andarmos na impiedade, pois mesmo que pareçam os ímpios estarem em dianteira ou vencendo a batalha, Deus é quem está no controle de todas as coisas e quando ele quer, despedaça estes reinos, como é possível fazer com um graveto seco.
Desfazer o corpo é uma maneira de destacar que, a força daquele animal e a sua confiança nos seus músculos, no poder de sua força muscular, pouco representa para Deus, que pode desfazê-lo em cinzas. Curiosamente, devemos nos lembrar do próprio incêndio em Roma e do declínio deste império ímpio.
Prolongação de vida por um prazo - mesmo que Deus esteja contando os dias destes impérios e planejado dar cabo a cada um deles, Deus controla o prazo que ainda se mantém no poder e o povo da aliança deveria saber que este prazo, sob o controle de Deus, é sempre menor do que imaginam os homens.
Jeremias havia predito 70 anos de cativeiro, e o povo poderia confiar nisto. Mas, quando eles olhavam os gigantesco poder que lhes havia conquistado, nem dava para acreditar que se desfaria em tão pouco tempo. Deus apenas estava lhes garantindo que deixassem, que mesmo o grande poder dos maus, pode em um pequeno segundo desmoronar, como hoje, lembramos a queda do muro de Berlim, com o fim de um dos mais duros governos ditatórias da Europa (09 de novembro de 1989).
Abriram-se os livros - Esta cena é repetida no  livro de Apocalipse, capítulo 20. Aqui, o juízo equilibrado de Deus é o ponto mais confiável desta existência. O Senhor está pesando todas as coisas na balança do seu juízo.
Quanto todas as coisas parecem fora do controle, quando o agir dos inimigos da cruz parecer incontrolável, quer na sua maldade ou na sua insolência. Lembre-se que Deus está no controle direto dos acontecimentos e não deixará impune os seus inimigos.

Um Homem de Fé Precisa Confiar e Viver Para o Reinado de Cristo

Nos versos 13 e 14, entra em cena uma nova personagem: um como o Filho do Homem. Que espetacular visão: o Filho do Homem! Daniel  vira antecipadamente o Dia de Cristo e glória do seu poder.
Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem, o seu domínio é domínio  eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído (Daniel 7.13-14).
Eu estava olhando e eis - Novamente uma mudança de cena que da mesma forma apresenta uma inclusão inesperada. Agora, desta vez, tudo acontece diante do próprio trono de Deus. Ou seja, tudo era a parte gloriosa do plano do Deus Vivo.
Vinha nas nuvens um como o Filho do Homem - O Novo Testamento consagrou o uso desta expressão para se referir à Cristo. O próprio Jesus Cristo usou a passagem de Daniel para se referir a si próprio e ao dia de sua segunda vinda: O Filho do homem virá nas nuvens.
O ponto inicial da visão do Filho do Homem é que tudo o que ele recebe, o recebe das mãos do próprio Ancião de Dias. O governo de Cristo é derivado do governo de Deus.
Foi-lhe dado domínio e o glória -  
Fé é descansar no fato de que Cristo cumprirá o seu propósito em nossa vida, para o que ele próprio foi enviado a este mundo.
Eu lhes tenho transmitido  as tuas palavras que me deste, e eles as receberam e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste (João 17.8).
Você só conseguirá amar a Deus assim, acima de todas as coisas e a Jesus Cristo, o Filho de Deus, se tiver fé. Aliás, se você tiver fé como um grão de mostarda, obras ainda maiores que as de Daniel poderão acontecer.
O que poderá acontecer? Serei liberto dos meus leões? Talvez não, mas você deixará um testemunho de que creu em Deus.
Estavam diante da cova dos leões dois homens.
Dario, um homem de uma fé vacilante, que não tinha um Deus vivo a quem confiar a sua vida. Do outro lado, Daniel, que creu em seu Deus.
Mas uma coisa diferente aconteceu desta vez. Dario aprendeu coisas com a fé de Daniel:
Então, o rei Dario escreveu aos povos, nações e homens de todas as línguas que habitavam em toda a terra: Paz vos seja multiplicada! Faço um decreto pelo qual, em todo o domínio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque ele é o Deus Vivo e que permanece para sempre, o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim. Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos leões (Daniel 6.25-27).

SAIBAM QUE UM HOMEM DE FÉ PODE MUDAR O MUNDO.

Conclusão
Você precisa se posicionar diante do seu Deus. Você o ama? A menor pergunta que você poderia fazer agora, como eu já disse, é: o que fazer para vencer leões? A pergunta que todos nós devemos fazer é: O que fazer para mostrar o meu amor por meu Deus?
Comece dedicando tempo e continuidade, constância no relacionamento com Ele;
desperte o seu coração para a pureza devida a Cristo, busque a santificação diante dos homens e Deus;
Viva por fé, porque o justo viverá pela fé. Martinho Lutero o proclamador da REforma Protestante do Século XVI, levantou-se para transformar o mundo, quando refletiu sobre essas palavras: O JUSTO VIVERÁ POR FÉ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!