13 de dezembro de 2015

Isaías 42.1 a 4

O Ministério do Servo de Jehovah
Um Modelo Para a Igreja do Século XXI

Isaías 42.1 a 4

(Sermão pregado no dia 13 de dezembro de 2015 - IPBVF por ocasião do Advento)

Foco da Nossa Condição Decaída
Em lugar de tantos modelos pragmáticos dos nossos dias, o ministério da Igreja no século XXI deve se espelhar na simplicidade do ministério do próprio Cristo: comunhão com Deus; simplicidade; misericórdia, coragem e um alvo grandioso: o mundo. Nem menos, nem mais que a imitação do próprio Cristo é o que devemos esperar cumprir em nossa jornada como servos de Jehovah neste mundo.

Introdução
Quase sempre a busca de um modelo ministerial para a igreja do século XXI desemboca em uma miscelânea de métodos e ferramentas que quase sempre tendem a afastar o povo da aliança do verdadeiro propósito da missão delegada por Jesus Cristo.
A lógica desta mensagem é tomar como modelo para a igreja do século XXI o mesmo ministério profetizado por Isaías, o qual  marcaria a pessoa e obra do Servo de Jehovah, no capítulo 42.
Nos dias de Isaías, o próprio povo de Deus estava vivendo dias de frieza espiritual. Os homens que diziam amar o Senhor, na verdade amavam somente a si mesmos e andavam segundo os caminhos do seu próprio coração. Deus não somente era esquecido e rejeitada, mas também era tratado como se fosse um qualquer.
Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor, e as suas próprias obras fazem às escuras; e dizem: Quem nos vê? Quem nos conhece? Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse ao artífice: Ele não me fez, e a coisa feita dissesse do seu oleiro: ele nada sabe (Isaías 29.15-16).
Ainda que mantivessem sua rotina no templo e seus cânticos, suas festas, seus sacrifícios não lhes oferecia uma vida de comunhão verdadeira com Deus. No fundo, estavam cada vez mais afastados e inclinados ao pecado.
Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós o  os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue (Isaías 1.15).
No entanto, em meio a esta grande malignidade e espiritualidade falsa do seu  povo, Jehovah mostra a sua misericórdia e amor. Ele credita o seu “SERVO”, seu escolhido para fazer uma obra maravilhosa e ser o resgatador deste povo.
NO capítulo 11, ele é prometido, um herdeiro de Davi, o servo do Senhor, sobre quem estaria o Espírito de Sabedoria e de entendimento, de conselho e de fortaleça, de conhecimento e temor do Senhor, este servo, dará a sua vida para salvar o povo da aliança dos seus pecados e trará paz e justiça sobre a terra.
Assim, o profeta apontava para Jesus Cristo o servo do Senhor e para sua obra redentiva. A lógica de nossa mensagem é que o modo como Jesus realizou a sua obra, também designou sua igreja para realizar. A igreja é a continuidade do ministério de Jesus e a verdadeira estratégia da igreja para cumprir a sua missão é conhecer e imitar a própria maneira de Jesus.
Diante de nós temos o capítulo 42, o trecho poético do cântico do Servo de Jehovah. Nele temos uma suscinta descrição do Ministério do Servo e, nos veremos neste mundo seguindo o seu exemplo, seguindo o seu caminho e imitando sua maneira de Servir.
Se queres servir a Deus, imite a Cristo, faça tudo segundo o modelo do próprio Messias, Servo de Jehovah.

O Servo de Jehovah Segue Seu Ministério Segundo UM Padrão de Verdadeira Comunhão com Deus
Uma das passagens mais marcantes do Novo Testamento para mim é aquela em que Jesus fala sobre os falsos profetas:
Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade (Mateus 7.23).
Sinto-me aterrorizado diante da possibilidade de alguém passar pela vida, imaginando que está servindo a Deus, mas trilhando uma estrada completamente distante dEle e ser reprovado no final. O próprio apóstolo Paulo buscava de todas as formas cuidar de si mesmo neste sentido.
Mas eu esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado (1Coríntios 9.27).
Não nos enganemos, irmãos. Pode ser que exista entre o povo de Deus aqueles que sobem para pregar em um púlpito e que jamais tenha buscado a Deus de verdade, ou que se levante para louvar um Deus com quem não tem comunhão, ou quem dirija um ministério, sem saber quem verdadeiramente é o Senhor.
E este é um grande perigo para a Igreja, mas maior ainda para quem se deixa levar por um tipo de vida assim. Afinal, de nada adianta ganhar o mundo inteiro e perder a si mesmo do  caminho.
NO texto que tomamos para esta noite, a descrição do ministério do Messias é diferente, veremos que o SERVO DE JEHOVAH tinha uma íntima e perfeita comunhão com Deus e sua vida agradava a Deus.
Eis aqui o meu servo - O primeiro destaque é que Jehovah define  profeticamente sua relação com Jesus o Messias apontando para ele como “seu servo”. Isto é, ele não viveu para si mesmo, mas viveu para servir a Deus. Isto definia a sua vida.
A quem sustenho - a força na qual ele andava e realizava o seu ministério era a força do próprio Deus. Ele não vivia de si mesmo, vivia do que recebia de Deus.
Meu escolhido - Jehovah aponta para esta relação íntima, que tem haver com um amor eterno e eletivo. A segurança do ministério de Jesus vinha do fato de que ele servia como fruto de uma relação eterna de amor eletivo. Isso lhe dava segurança e paz para seguir adiante.
Nele a minha alma se compraz - Este é o meu filho amado no qual tenho prazer! Sabemos que isto foi testemunhado sobre Jesus, da mesma sorte que todo servo de Jehovah deve desejar ser considerado.
Pus sobre ele o meu Espírito - Um homem cheio do Espírito Santo é assim que anda o SERVO DE JEHOVAH. Não se trata de alguém que está andando segundo o conselho do seu próprio coração, mas alguém que se distingue por que é guiado pelo Espírito e vive para agradar.
Ele promulgará o direito para os gentios - O SERVO DE JEHOVAH tem uma meta e uma missão abrangente, dada por Deus e para isto é que vive.
Uma profunda intimidade com Deus é um elemento necessário se desejamos seguir em nossa missão neste mundo e este é justamente o ponto para o qual precisamos focar os mais poderosos esforços.
Somos tentados a um tipo de cristianismo de visita a Deus e não morada com Ele. De vez em quando nos aproximamos de Deus e não andamos continuamente.
O problema deste tipo de vida é que ela não caracteriza realmente uma vida de SERVO DE DEUS. Não somos chamados apenas para fazer algumas coisas para Deus, somos chamados para VIVER COM DEUS E ANDAR COM DEUS, TER INTIMIDADE COM ELE. ISSO É IMITAR JESUS, ISTO É SER SERVO DE DEUS.

O Servo de Jehovah Segue Seu Ministério
Buscando a Humildade Sem a Intenção da Autopromoção
Quem é o melhor pastor, quem é o melhor músico de igreja, quem é o melhor coral, qual é a melhor igreja, quem é o melhor crente da greja. Algumas vezes, em nossos dias, parecemos servir a um mercado da fé e o que importa é a AUTO IMAGEM que proclamamos de nós mesmos e de nossas realizações.
Não clamará, nem gritará, nem fará ouvir a sua voz na praça (Isaías 42.2).
O que a profecia de Isaías descreve não é um ministério obscuro ou desconhecido, mas um ministério que não usaria a ferramenta dos comandantes militares que gritavam suas ordens e apresentavam a si mesmos e sua AUTORIDADE PESSOAL.
Diante de Pilatos, o pretor romano inquiriu Jesus dizendo assim: eu tenho autoridade para te soltar e mandar matar. Diante de suas perguntas, Jesus manteve-se calado. Apenas afirmou que a toda autoridade vem de Deus.
O ponto que precisamos trabalhar fortemente em nossa prática pessoal é o cuidado com o narcisismo espiritual ou a vanglória ministerial. Quem precisa crescer em nosso ministério não somos nós, mas ELE.
João Batista já havia dito isto sobre a sua relação com Jesus: IMPORTA QUE ELE CRESÇA E EU DIMINUA. O próprio Jesus disse que NÃO VEIO REALIZAR A SUA VONTADE, MAS A DAQUELE QUE O ENVIARA.
Humildade é uma marca da verdadeira amizade com Deus. E sem a humildade não é possível seguir a vida como SERVO DE JEHOVAH. Precisamos disto irmãos!
Julgar os outros, aponta-lhes falhas, ou buscar a proeminência entre os demais e buscar para si a honra pessoal são tentações às quais estamos expostos todos os dias. E como é difícil não cair em tentação!!
Precisamos daquilo que Deus falou no verso primeiro sobre o Servo: a quem sustenho. Nossa oração deve ser contínua sobre nossa própria soberba e coração rebelde. Precisamos clamar a Deus que não nos deixe à mercê da malignidade do nosso coração. Para que não nos aconteça como aconteceu  com tantos homens de Deus. Não subestime o mal que está em seu coração.
Foi Salomão o filho de Davi, escolhido para ser o homem mais sábio que já existiu. Contudo, sua soberba o levou ao pecado da idolatria.
O Servo de Jehovah Segue Seu Ministério
Marcando Seu Caminho Com Um Coração Misericordioso
Diante dos olhos de Isaías havia muito sofrimento produzido pelo pecado do povo. Na verdade, o próprio povo produzia uma multidão de aflitos e injustiçados, por causa da soberba e da falta misericórdia na terra.
Os homens haviam se tornado tão ambiciosos e tão egocentrados que não se preocupavam com o sofrimento alheio, desde que suas vidas estivessem “seguras” e seus interesses preservados.
O contemporâneo de Isaías, Miquéias tem um declaração solene sobre isto:
Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que  é que Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus (Miquéias 6.8).
O ministério do SERVO DE JEHOVAH é descrito na profecia por uma dupla ilustração:
Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, em verdade promulgará o direito (Isaías 42.3).
As figuras apontam para os que se encontram em condição de necessidade espiritual, quase a morrer e que esperam a destruição. A  primeira das figuras, a cana quebrada.
Cana quebrada não esmagará — ele se refere àqueles caniços que ficam à beira do rio, onde os animais passaram e o deixaram quebrados, nos quais pouca seiva passa e estão presos à vida por um fio. Bem, o texto diz que o SERVO DE JEHOVAH não passa por este caniço e o arranca de vez da sua única chance, não o esmaga, como uma brincadeira de crianças.
A torcida que fumega não apagará - aqui o profeta se refere ao tucho de pavio que os candeeiros possuíam e que estava quase se apagando, tentando sobreviver com as poucas faíscas de brasa que insistem em não se apagar. Com um leve toque de dedos ou um simples assopro, facilmente se apagaria. O SERVO DE JEHOVAH NÃO O APAGA. 
Estas figuras apontam para o olhar de misericórdia que precisamos ter diante do mundo que está ao nosso redor. Onde moro deparo-me com uma incrível situação, a condição caída da humanidade. Além das pessoas que moram na rua, mais gritante para mim é a pobreza voluntária dos que procuram na vida de festas alguma alegria. Amanhece o sábado, o domingo e eles ainda estão na rua, bêbados e destruídos.
A igreja precisa ter um olhar de misericórdia. Muitos seres humanos estão vivendo no limite da vida. Apegados a algum pouco de vida que ainda lhes resta. Algumas vezes, estes pobres caniços estão dentro de nossas casas, vivendo suas vidas de pouco sentido próximo a nós. Temos de vê-los não com o olhar de desprezo, mas de misericórdia.

O Servo de Jehovah Segue Seu Ministério
Marcando Seu Caminho Com Uma Atitude de Coragem
É muito conhecido de todos nós o que Deus disse à Josué quando ele assumiu o posto de Moisés: SE FORTE E CORAJOSO. O SERVO DE JEHOVAH tem de agir assim, pois não pode desistir do seu ministério e de seu papel neste mundo. Isaías descreve o seu ministério da seguinte forma:
Não desanimará, nem se quebrará até que ponha na terra o direito (Isaías 42.4a).
A certeza da importância e necessidade do seu ministério conservará a sua firmeza. O próprio Jesus exemplificou isto quando caminhava na direção de Jerusalém e seu rosto refletia sua decisão resoluta de enfrentar tudo o que o esperava e que ele sabia muito bem.
A CORAJEM é um atitude que não significa ausência de medo, mas a certeza de que é preciso seguir adiante e realizar o que fomos chamados para realizar. Jesus é o maior exemplo, pois mesmo aterrorizado pela cruz, sabia QUE A VONTADE DE DEUS DEVERIA SER CUMPRIDA.
Na descrição de Isaías a força e a coragem do SERVO DE JEHOVA advém da sua missão, seu alvo é a efetivação da JUSTIÇÃ SOBRE A TERRA.
Infelizmente, para nossos dias, os cristãos estão perdendo a percepção deste chamado de influenciar. Muito desta perda tem a ver com o fato de percebermos o crescente expandir das trevas sobre o mundo. Mas, as trevas não deverão ser a razão de nossa intimidação, pois somo a luz e precisamos confiar no que somos em Cristo e no que podemos fazer em Cristo.
A falta de coragem para seguir adiante tem nos levado a encontrar outras coisas para preencher e nos tornamos especialistas em cultos nas igrejas, deixando o mundo se perder enquanto permanecemos aqui, bem confortáveis com a nossa visita a Deus e à sua Palavra.
O culto a Deus deve ser só o começo da nossa vida de iluminação deste mundo. Coragem e força até que, por meio de você a luz venha aonde você está.

O Servo de Jehovah Segue Seu Ministério
Marcando Seu Caminho Um Olhar Abrangente da Sua Missão
O grande John Wesley gritou bem alto quando foi proibido de pregar nas igrejas da Inglaterra: O MUNDO É A MINHA PARÓQUIA! Foi assim, pregando nas ruas, que os irmãos Wesley levaram milhares de homens a um encontro verdadeiro com Cristo. Eles tiveram uma visão abrangente da sua missão.
Meus irmãos, o SERVO DE JEHOVAH tinha uma visão abrangente de sua missão. Jesus sabia que tinha muitas ovelhas e algumas não eram de entre os judeus, mas pessoas do mundo inteiro, inclusive nós.
E as terras do mar aguardarão a sua doutrina (Isaías 42.4b).
Eu me vejo descrito neste verso e vejo o mundo inteiro aqui. Com certeza, os judeus não entenderam isto, por isto, não puderam, em grande número seguir a Jesus, pensaram apenas em si mesmos. Mas os apóstolos, mesmo sendo judeus, perceberam o seu chamado e seguiram a sua missão.
Caros irmãos, eis aqui a necessidade de uma igreja que aprenda a espalhar a verdade, a doutrina. Ou seja, o ensino sobre quem é Deus e proclamar um modelo de justiça.
Precisamos, como Cristo, ter uma visão mais abrangente de quem somos e do que viemos fazer neste mundo, segundo a vontade de Deus. Olhe ao seu redor e identifique sua paróquia! Sua família é sua paróquia? Seus amigos são a sua paróquia? Seus filhos? Sua esposa, seu esposo?
Eles estão aguardando a mensagem para a amarem! E também servirem a Cristo. Agora, você é o SERVO DE JEHOVAH!

CONCLUSÃO
Nesta noite, fomos abençoados pela ordenação de um jovem diácono. Aliás a palavra diácono é usada para definir a vida de SERVIÇO. O Eved do velho testamento é doulos do Novo.
Que bom seria que junto com o jovem diácono Vinícius, todos nós começássemos uma nova etapa na nossa vida de serviço ao Senhor. Quem sabe, você comece ainda hoje uma vida de proximidade com Deus e intimidade com o seu Senhor.

Também como seria importante que lançássemos para longe de nós toda soberba e desejo de vanglória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!