5 de fevereiro de 2017

Mateus 5.13-16

O Que as Pessoas Precisam Sentir e Ver Quando Olham Para a Igreja?

Mateus 5.13-16

(Sermão Pregado em 05 de Fevereiro de 2017)

Introdução

Em nossos dias, a Igreja é uma instituição a caminho do descrédito. Devido à sua pouca ou quase nenhuma influência positiva na nossa sociedade, a Igreja, para muitos, é considerada um “câncer”. O problema fica ainda mais grave quando os próprios cristãos pensam assim e, eles próprios, trabalham desqualificando o Evangelho.
Boa parte dos filhos dos crentes não vêem nenhuma importância na Igreja porque seus pais constroem uma imagem tão horrível da Igreja que afeta o senso de Corpo de Cristo que seus filhos precisariam desenvolver.
Em boa medida, esta atitude ingrata e injusta para com a Igreja de Cristo, atrapalha e afasta os mais jovens da Igreja, além de enfraquecer as possibilidades de que estes jovens sejam, algum dia, realmente ajudados e conduzidos a Cristo pelo trabalho da Igreja.
É verdade que esta visão negativa da Igreja não é somente um exagero. Devemos admitir que muitas vezes a própria Igreja, por não saber exatamente o que é a Igreja, alimenta com condutas equivocadas este pensamento negativo. Também é verdade, que muitos crentes, mal formados em sua fé, preferem se colocar como juízes dos outros e da Igreja, sem nada fazerem de realmente prático para que ela seja a grande agência do Reino de Deus que precisa ser e para o que foi chamada à existência.
A  nossa passagem desta noite é um clássico texto para a Eclesiologia. O Sermão da Montanha, como uma espécie de roteiro geral da conduta no Reino de Deus, propôs estas duas ilustrações “Sal” e “luz” como ferramenta para indicar o que Deus espera de seus discípulos. Portanto, os versos 13 a 16 do capítulo 5 de Mateus, são prioritários como porta vozes da vontade de Deus para o seu povo.
Hoje, vamos nos deter e refletir sobre o que estas metáforas apontam como sendo qualidades necessárias à igreja para que cumpra a sua missão. O QUE DEVEMOS SENTIR E VER QUANDO OLHAMOS PARA A IGREJA? Você precisará encontrar nestes versos os pontos de sua conduta que precisam se ajustar ao padrão de Deus para o seu povo.

QUANDO AS PESSOAS OLHAM PARA A IGREJA PRECISAM SENTIR E VER O COMPROMISSO DE DAR AO MUNDO UMA QUALIDADE DE VIDA SUPERIOR


Vós sois o sal da terra – Jesus está propondo uma visão bem clara da presença do Sal neste mundo. Era como se estivesse anunciando: pensem no sal que há na terra. Na palestina era comum uma grande concentração de sal nas rochas. Haja vista que o Mar-morto era um lugar de altíssima salinidade provinda dos grandes blocos de rochas salíneas da região.
Jesus está dizendo que a terra é preservada pelo sal que nela se contém. Eles entendiam muito bem este papel preservador do sal, o que dava aos alimentos não somente sobrevida, mas também qualidade e sabor.
Se o sal perder o sabor – a reflexão que Jesus propõe é baseado na possibilidade de que o sal venha a perder a características que o define, sua salinidade. Como lhe restaurar o sabor – Como fazê-lo de novo “sal”? Jesus está usando de uma figura de linguagem cuja ideia é que a resposta seja: um sonoro “não é possível”.
AS pessoas precisam ver e sentir em nós o sabor que implementamos a esta vida, quando somos os porta-vozes de uma vida mais elevada, de valor muito maior que a mera situação de existência biológica. A igreja não pode se acomodar ao mundo e não pode permitir que o mundo se deteriore tanto ao seu redor, sem nada fazer por isto.
Sabemos o que a Bíblia fala sobre o fato de que este mundo caminha para o caos. Entretanto, não podemos nos omitir e simplesmente se esquecer de que NOSSA PRESENÇA NESTE MUNDO PRECISA SER SENTIDA NÃO COMO AGENTE DO CAOS, MAS DA RESTAURAÇÃO EM CRISTO JESUS.
Para nada presta – ser lançado fora – pisado – Possivelmente temos aqui uma referência aos calçamentos das estradas romanas, cujo elemento agregador era o sal insosso, produzido por algumas pedras, cujo destino era menos nobre e serviam de patamar de travessia para carroças, cavalos, camelos, e homens.
A realidade da igreja no mundo precisa ser de distinção pelo seu modo de agir no mundo. O sal é imperceptível, sua presença não é vista à olho nu, senão quando a comida é realmente experimentada.

QUANDO AS PESSOAS OLHAM PARA A IGREJA PRECISAM SENTIR E VER A CORAGEM DE ASSUMIR O SEU PAPEL CUSTE O QUE CUSTAR

Não se pode esconder a cidade edificada sobre o monte – Quando Jesus fez a afirmação: sois a luz do mundo. Ele logo tratou de afirmar que esta é uma realidade que não se pode negar. Ou seja, ao se referir ao papel de seus discípulos, ele não coloca a sua condição de luz como uma possibilidade e sim como uma realidade. A cidade está edificada, escondê-la é impossível.
Precisamos repensar qual é a nossa situação no mundo. A igreja precisa lutar contra a tendência pecaminosa de se esconder. Existe uma natural inclinação do coração pecador, inclusive dos crentes, de abafar a voz de Deus e a fazer esconder a presença de Deus.
Deus se faz presente por meio do seu povo. A Igreja é quem reflete para o mundo a LUZ DE DEUS. Portanto, tentar esconder a IGREJA é um ato impossível, mas que muitas vezes parece ser o único plano de alguns crentes, no que diz respeito ao seu interesse nas coisas de Deus.
Não debaixo do alqueire mas no velador – O Evangelho de Lucas usa dizer que ninguém acende uma vela e a cobre com um vaso para por debaixo da cama. A ideia é que a luz precisa estar e ocupar o lugar certo. Precisamos ter a coragem de levar a Igreja a ocupar o lugar certo neste mundo, o lugar onde pode cumprir o seu papel como elemento transformador. Essa coragem passa por uma mais completa ideia de O QUE É A IGREJA E O QUE ELA DEVE FAZER.
Mas se ainda temos crentes tão imaturos e tão preocupados em administrar as trevas que norteiam suas escolhas, exatamente como os outros homens do mundo o fazem, como levaremos a Igreja ao alqueire, ao lugar mais alto da casa?
A CORAGEM PARA FAZER A IGREJA BRILHAR é um compromisso que as pessoas precisam ver em nós. Afinal, a omissão dos cristãos tem sido uma das marcas do nosso mundo. O mundo já nos odeia, mas em alguns momentos parece que nós odiamos mais a Igreja.
Irmão, em lugar de você ser um depreciador da Igreja, reveja a sua postura, porque ela é covarde. É muito fácil aliar-se ao mundo para atacar a Noiva de Cristo. O difícil e necessário é sair de casa e estar aqui ao nosso lado, nas reuniões de oração, nos estudos bíblicos, dando sua contribuição, sustentando a obra moral e financeiramente. Corajoso é aquela irmã, que mesmo doente e idosa, sai da sua casa de ônibus e vem para cultuar a Deus, como fazia Dna Augusta Pereira, nossa querida que já mora como Senhor.
Aliar-se ao mundo para fazer o papel do Diabo de apontar os defeitos da Igreja é um ato de covardia. Mas unir-se ao rebanho para lutar pela santificação dos eleitos e fazê-los brilhar no aconselhamento, no ensino, na pregação, no louvor, no testemunho... é ISSO QUE O MUNDO PRECISA VER EM NÓS, A CORAGEM PARA LEVAR A IGREJA A SER A LUZ DE CRISTO NO MUNDO.

QUANDO AS PESSOAS OLHAM PARA A IGREJA PRECISAM SENTIR E VER EM NÓS A PRESENÇA DE DEUS

Brilhe a nossa luz – Quando Jesus falou aos discípulos sobre eles serem a luz do mundo, certamente não estava lhes dizendo que eram bons por si mesmos, mas que eram um reflexo da nova vida do Reino que agora brilhava neles e lhes tornava em refletores da luz de Deus.
Diante dos homens – o que a igreja precisa fazer é entrar no campo minado do mundo, o lugar onde a Escritura diz que são odiados e repudiados por todos. Eles precisam, apesar das perseguições previstas nos versos 11 e 12, atuar entre os homens. Jesus disse que foram chamados para viver como ovelhas no meio de lobos. A igreja precisa ter coragem e fibra no seu caráter. Aqueles que preferem fazer o jogo do mundo não serão capazes de brilhar diante dos homens.
John Piper, falando sobre o Evangelho da Prosperidade, diz que ele não será capaz de dar ao mundo o testemunho de quem está disposto a perder tudo para seguir a Cristo. Sim, crentes que fazem o jogo do mundo não possuem as fibras do caráter que precisam para fazer a diferença e trazer luz ao mundo caído.
Para que vejam a igreja agindo e glorifiquem a Deus – a grande missão da Igreja é mostrar ao mundo o seu Deus e revelar, por meio de sua vida, um compromisso e percepção maior da vida, baseada e centrada em Deus e na sua glória. A igreja, tem o chamado de ser a agência que revela Deus ao mundo. Cristo fez isto para a Igreja e nos deu a mesma missão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!