13 de abril de 2017

Lucas 23.46

O Descanso do Rei

Lucas 23.46

(Pregado no Culto das Sete Palavras da Cruz – Presbitério Paulistano – Abril 2017)

FCD

O descanso do nosso Rei acontece logo após a sua grande vitória. Seu descanso é o nosso descanso também. Estas palavras de Jesus devem nos conduzir ao verdadeiro e perfeito descanso, por isso, devemos considerar exatamente como é que somos conduzidos a Deus por meio da vitória de Cristo. 

Introdução

Jesus caminhou na direção da Cruz com a altivez de um Rei. Ele foi vítima de um julgamento injusto, cheio de inveja, ira e omissão humana, também foi humilhado, chicoteado, cuspiram no seu rosto, bateram-lhe, pregaram suas mãos e pés na cruz, recebeu toda a zombaria. Ele tudo sofreu como um Rei.
Na Cruz, ironicamente coroado de espinhos e tendo no alto a insígnia: REI DOS JUDEUS, Jesus proferiu estas palavras, conhecidas como “As Sete Palavras da Cruz”. Todas elas revelam a glória do Salvador:
  1. 1.    Só um rei amoroso pode ser morto e perdoar seus algozes.
  2. 2.    Só um rei misericordioso pode salvar um pecador que merece a pena.
  3. 3.    Só um rei afetuoso pode, em meio ao seu sofrimento, amparar os desamparados.
  4. 4.    Só um rei santo poderia oferecer-se para sofrer o inferno em lugar de pecadores.
  5. 5.    Só um rei verdadeiramente humilde seria capaz de identificar-se com as nossas fraquezas.
  6. 6.    Só um rei decidido a salvar o seu povo seria capaz de nos amar até o fim e completar sua dolorosa jornada.

Eu, agora, irmãos, desejo lhes falar do fato de que SOMENTE UM REI COM TODAS ESTAS QUALIDADES PODERIA NOS CONDUZIR AO VERDADEIRO DESCANSO.

“PAI EM TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO”

O que tenho a dizer sobre esta SÉTIMA PALAVRA DA CRUZ é que ela fala SOBRE O DESCANSO DO REI. Devemos considerar que o Descanso do nosso Rei é também o NOSSO DESCANSO. Em grande parte, a igreja de Cristo precisa aprender muito sobre o que é o verdadeiro descanso que Cristo promete nos dar. Não são poucos os crentes que nada sabem sobre o que é DESCANSAR EM DEUS.
Quero lhes convidar a pensar sobre os caminhos que esta palavra de DESCANSO DO REI podem abrir para nós, se realmente conseguirmos ouvir o seu brado e deixar o nosso coração ser ensinado por Jesus.

O DESCANSO DO REI É O NOSSO DESCANSO QUANDO APRENDERMOS A DESFRUTAR DE UMA VERDADEIRA RELAÇÃO DE FILHOS AMADOS COM DEUS

No pano de fundo mental desta passagem temos o Salmo 31. Ali não temos a história de um homem morimbundo, entregando os pontos finais da sua vida. Ali no Salmo 31 temos o Rei de Israel que estava pressionado por muitos inimigos, mas que suspirava, expirava sua certeza de que Deus era o seu refúgio que nEle estava toda a sua esperança. Por isso, Davi entregava a Deus o seu espírito. Esta não era uma entrega de pontos, mas uma palavra de altaneira confiança em Deus.
PAI - Jesus, da mesma forma, é um rei que está pronto para encerrar sua guerra e chegar em seu Reino, assentar-se no seu trono. Esta frase de Jesus é como um brado de descanso. Ele enfrentou o inferno em nosso lugar quando disse: DEUS MEU, DEUS MEU, PORQUE ME DESAMPARASTE. Naquela palavra, ele mostrava que estava distante do seu Deus, mas agora, ele revela que DESCANSA NUMA CERTEZA, TEM UMA RELAÇÃO DE FILHO AMADO COM DEUS.
O descanso do Rei reside na sua confiança de que seu Pai jamais o deixaria na morte. Ele aguardará o fato de mesmo morrendo, seu Pai estará com ele na sepultura, no vale da sombra da morte. Ele sabe que sua alma não ficará aprisionada, porque o Pai ama o Filho.
Crentes precisam desenvolver este tipo de percepção sobre sua relação com Deus. Crentes precisam amadurecer sua filiação, sua adoção como filhos de Deus. Crentes que não vivem este tipo de relação estão desesperados, inseguros e frequentemente erram o caminho, porque estão esquecidos de quanto o Pai Celestial os ama.


O DESCANSO DO REI É O NOSSO DESCANSO QUANDO APRENDERMOS A PERCEBER OS ATOS PROVIDENCIAIS DE DEUS GUIANDO NOSSA VIDA
O  Rei Davi estava pressionado por todos os lados. Seus inimigos eram cruéis e muitas coisas que lhe aconteciam traziam muita tristeza. Entretanto, Davi confiava que Deus sempre age providencialmente, ele sabia que Deus não o abandonaria nunca. Então ele é capaz de terminar o seu Salmo com um clamor a todos os que creem:
Amai o Senhor, vós todos os seus santos. O Senhor preserva os fiéis, mas retribui com largueza ao soberbo. Sede fortes, e revigore-se o vosso coração vós todos os que esperais no Senhor (Salmo 31.23-24).
Nas tuas mãos - Jesus estava na Cruz e seus inimigos poderiam estar imaginando que seu último brado seria um sinal de que realmente tinham se tornado vitoriosos. Gosto de pensar como Arthur Pink que Jesus saiu das mãos dos homens para as mãos de Deus. Jesus não estava entregando os pontos aos seus inimigos, ao contrário, ele estava entregando sua esperança a Deus. Ele confiava na providência do Pai.
Crentes precisam reconstruir essa relação de humilde de confiança na providência divina. Crentes precisam deixar suas próprias forças e deixar as mãos de Deus guiarem mais suavemente o seu destino. Crentes que não confiam na providência divina se precipitam, estragam suas vidas e fazem coisas que se arrependem depois, sem conseguir mais consertar. Precisamos confiar que as mãos de Deus cuidarão de nós.

O DESCANSO DO REI É O NOSSO DESCANSO QUANDO APRENDERMOS QUE DEUS É O ALVO FINAL DE TODA A NOSSA EXISTÊNCIA
Jesus, nos dias de sua carne, viveu inteiramente para o Pai Celestial. Sua comida e sua bebida era fazer a vontade de seu Pai. Ele é o maior exemplo de alguém que teve Deus como alvo final de toda a sua existência.
O apóstolo Paulo falou algumas vezes sobre aprender a viver somente para Deus e ele nos diz que Jesus morreu para nos ensinar a deixar de viver para nós mesmos.
E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou (2Coríntios 5.15).
Entrego o meu espírito – Quando Jesus disse que entregava o seu espírito ao Pai, devemos pensar claramente que ali na Cruz estava um homem que entregava a sua vida a Deus. Jesus não está somente reconhecendo que sua vida está no fim. Ele está mostrando que compreende que a direção da sua vida tinha como alvo DEUS e um encontro com ele. Ele estaria com o Pai!
Novamente eu digo que crentes precisam aprender com Jesus. Crentes precisam aprender a encontrar um alvo maior para a sua vida. Em geral, nós crentes estamos enfatizando objetivos passageiros para a nossa vida, gastando nossa energia em coisas que nada poderão fazer por nós no dia em que partirmos deste mundo, encerrando nossa caminhada aqui. Crentes precisam aprender a viver para Deus. Crentes precisam aprender a não viverem para si, mas encontrar em Deus um alvo superior e um motivo transcendente para que sua vida se torne ampla. Quando crentes se apegam demais a este mundo e vivem para este mundo, sua vida se estreita e por isso que vivem em tantas angústias e estão tão sem perspectivas. Crentes precisam entregar a sua vida a Deus.

CONCLUSÃO
Apenas três coisas importantes:
a)    Viva uma relação com Deus na perspectiva de quem sabe que o Pai te ama e nisso você pode estar seguro para viver em qualquer vale de morte;
b)    Viva uma relação de confiança no fato de que Deus tudo faz para cuidar de você. Permita-se descansar no fato de que Deus é providente na vida daqueles que são dele.
c)    Viva na direção de se encontrar com Deus no final como alguém que realmente irá encontrar o descanso.

O Rei descansou e o descanso dEle é o nosso descanso. O nosso descanso não acontece apenas no dia em que morremos, mas começa agora, quando redescobrimos e aprendemos a viver nas mãos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!