15 de julho de 2018

1 Samuel 2.1-11

Decisões Baseadas no Caráter de Deus 
1 Samuel 2.1-11

Introdução
O canto de gratidão de Ana é uma declaração de sua preciosa fé no Senhor. Por muito tempo sofreu as dores da rejeição por ser uma mulher estéril e pediu ao Senhor um filho. Deus, em sua graça lhe concede um filho, retira seu opróbrio e lhe restaura a alegria, mas ela se dispõe a oferecer a Deus seu filho para servir na casa do Senhor. 
Ela cumpre um voto feito a Deus e essa importante decisão foi tomada por que ela sabia quem era o Deus ao qual servia e compreendeu claramente a vida numa perspectiva teorreferente. 
A bênção de um filho alcança verdadeiro valor no coração de Ana à luz da sua visão de que antes importa que vivamos para a glória de Deus. Ela se alegra sobremaneira não em ter um filho, mas em que seu Deus se levanta para dela cuidar. 
Então, orou Ana e disse: O meu coração se regozija no Senhor a minha força está exaltada no Senhor; a minha boca se ri dos meus inimigos porquanto me alegro na tua salvação (1 Samuel 2.1). 
O filho que ela devolvia ao Senhor era o preço que ela estava disposta a pagar por gratidão e reconhecimento ao amor de seu Deus. A maturidade de sua fé tem uma única razão, a clara noção do caráter e das obras do Deus a quem ela servia. 
Acredito irmãos que tenhamos perdido muito de consistência na nossa fé e estejamos nos tornando crentes que se arrastam pela vida cristã com pouca ou nenhuma envergadura de fé para decisões desta monta, porque temos perdido referências do caráter do Deus a quem servimos e para quem existimos. 
Neste cântico tão rico e profundo sobre o caráter e as obras de Deus vou destacar três realidades de quem é e o que faz Deus que deveriam nos oferecer elementos e força para quaisquer decisões difíceis e nos impulsionasse a perder tudo se for preciso, mas jamais perder o mais importante: a fé que pode nos levar a agradar a Deus. 

Decisões Difíceis Precisam Ser Tomadas à Luz de Um Conhecimento Claro da Perfeição e Absoluta Confiança no Caráter de Deus

Não há santo como o Senhor– Primeiramente, Ana está disposta a confiar claramente a sua vida a Deus e a entregar tudo ao seu Senhor porque sabe que Deus é inigualavelmente santo. Ela reconhece a pureza dos intentos e dos atos do seu Deus. Ela não pretende reclamar diante de Deus pelos anos perdidos na sua esterilidade. Afinal, Deus poderia tê-la feito fértil logo na sua primeira oração e logo na primeira vez em que se sentiu triste e atribulada de alma. Mas ela compreende que este Deus que a manteve estéril por tanto tempo é um Deus santo e ninguém poderia ter escolhido melhor caminho porque não há ninguém com a santidade de Deus. 
Não há outro além de ti– Ana não consegue compreender a vida doutra forma e não consegue imaginar outra realidade ou outra maneira mais adequada de se viver, porque não há outro deus além do Senhor. Irmãos, essa mulher tinha com clareza de que não há nenhuma outra forma de se viver senão confiando em Deus e nele esperando, não importando o tamanho da dor que sentimos e vivenciamos. 
Rocha não há, nenhuma como o nosso Deus– esse é o maior desafio da vida cristã, a confiança absoluta em Deus. Em geral essa é a razão pelas quais Deus prova a nossa fé e nos coloca em situações onde nosso coração é testado, provado e lapidado. Durante a caminhada do povo no deserto, disse Deus a Moisés: 
Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. Ele te humilhou, e te deixou ter fome e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem (Deuteronômio 8.2-3). 
Por isso é que ela está disposta a repreender qualquer um que se rebele ou se volte contra Deus. 
Não multipliqueis palavras de orgulho nem saiam coisas arrogantes da vossa boca (1Samuel 2.3). 
Porque o Senhor é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança-  Por fim, Ana é forte para tomar decisões difíceis e continuar confiando no Senhor, porque suas decisões são lastreadas na segurança que ela tem em um Deus que é sábio, cujas resoluções sobre a sua vida e sobre a vida de todos os homens não são fruto de mero capricho ou vontade passageira, mas de uma perfeita escolha e determinação, avaliação de todas as coisas. Seu Deus, sabia Ana, é justo e confiável. 
Isso muda tudo! Porque percebemos como somos crianças que apenas querem que seu pai compre e dê um brinquedo novo sem medir as consequências mais profundas da vida. Contudo, quando começamos a pensar e a viver essa fé que se lastreia no caráter e na perfeição completa de Deus, nos sentiremos mais seguros para decisões difíceis e entregas absolutas a Deus. 
Comece a repensar sua vida à luz do caráter perfeito de Deus e experimente a força que emana da fé em Deus. 

Decisões Difíceis Precisam Ser Tomadas à Luz de Um Conhecimento Claro da Justiça Absoluta Que Conduz os Atos da Providência Divina

É muito comum notar a inquietação de algumas pessoas sobre a justiça de Deus. Não poucos são os que estão inconformados que haja tantas distorções na realidade. Pense você em Ana e no seu longo sofrimento ao lado de Elcana, uma vez que sua rival, Penina era uma mulher fértil e lhe causava tantas dores na alma. 
Até mesmo o grande Asafe, questionou Deus, quando observou a aparente tranquilidade de homens muito ímpios e o sofrimento de homens piedosos. 
Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco me faltou para que se desviassem os meus passos. Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos (...) Com efeito, inutilmente conservei puro o coração e lavei as mãos na inocência (Salmo 73.2-13). 
Sim, inquietações como esta não são raras, aliás são mais comuns e frequentes. Mas para pessoas que confiam no caráter de Deus é um segundo passo a ser dado, qual seja, descansar também no fato de que Deus sabe tratar com justiça os seus. 
O arco dos fortes é quebrado, porém os débeis, cingidos de força– você verá nos versos seguintes uma sequência de contrastes que indicam que os arrogantes, os que vivem da própria força serão levados ao fracasso, enquanto Deus trabalha para sustentar os que nele confiam. 
O arco dos fortes é quebrado, porém os débeis, cingidos de força; os que antes eram fartos hoje se alugam por pão, mas os que andavam famintos não sofrem mais fome; até a estéril tem sete filhos e a que tinha muitos filhos, perde o vigor (1 Samuel 2.4-5). 
Estes versos são dados como uma constatação de vida, diante da realidade que ela vive e vê acontecendo, contudo, essa constatação é baseada nos versos seguintes, na certeza de que quem age na história para que essas realidades de justiça venham à luz é o próprio Senhor. 
O SENHOR é quem tira a vida e a dá, faz descer à sepultura e faz subir. O Senhor empobrece e enriquece, abaixa e também exalta (1Sm 2.6-7). 
Do Senhor é a terra– Uma absoluta consciência de que Deus e o Senhor da realidade é quem pode mover essa mulher a confiar tão insistentemente em Deus e esperar que a vontade do Senhor estabeleça justiça para sua vida. Ela confia no agir de Deus e decidiu que haveria de tomar decisões de vida baseadas no fato de que pode sempre esperar em Deus, porque ele é Senhor de todas as coisas. 
Ele guarda os pés dos santos– Mais uma vez ela revela que estava disposta a confiar nos atos de justiça de Deus, baseada no fato de que Deus prometeu ser justo para com seus filhos, para com os que definem sua vida pela santidade e não pela arrogância. Não é o homem que fará algo, mas Deus é quem dá a todos o que precisam. 
Ele guarda os pés dos seus santos, porém os perversos emudecem nas trevas da morte; porque o homem não prevalece pela força (1Sm 2.9). 
Mais uma vez esta mulher cheia de fé mostra que tira forças para viver retamente de sua confiança absoluta no caráter e na justiça perfeita do seu Deus. Ela sabe e está disposta a pautar a sua vida por isto, sabendo que Deus olha com cuidado para os que são seus e neles faz cumprir sua boa vontade sempre. Por isso, ela sabe que só precisa confiar e esperar. Isso distingue claramente pessoas maduras na fé daqueles que andam em busca de ilusionismo cristão.
Penso que este é um dos fatores mais necessários quando precisamos tomar decisões difíceis e somos colocados diante de uma realidade onde o que precisamos é apenas esperar que Deus seja misericordioso. Isso não é loteria ou esperança vazia, mas fé, isto é, algo que se lastreia na força e na absoluta justiça com que Deus julga e age no mundo. 

Decisões Difíceis Precisam Ser Tomadas à Luz de Um Conhecimento Claro de Que Deus Estabelece Seu Reino e não o Nosso

O contexto histórico em que a esse episódio está localizado nos mostra Deus levantando em Israel um Rei. Já vimos no outro domingo, quando vimos o capítulo 1, que essa história vivida por Ana era parte de uma metanarrativa mais abrangente de como Deus traria Israel para viver debaixo de um Rei segundo o seu coração, sendo Samuel, o filho de Ana, um dos mais importantes nomes deste período de grande transição. 
Deus estava moldando o seu povo por uma história de mais de 400 anos sem rei, sob o comando dos juízes, mas na vida de Ana estava agora afiando os instrumentos desta história e usou a vida dessa mulher piedosa e sua luta pessoal. Isso só nos mostra uma coisa, que Deus não estava apenas preocupado com Ana e suas lutas pessoais e ela sabia disto, na verdade, Ana, Samuel, Eli, Elcana, Penina e todos os outros, eram apenas peças de um grande quadro de como ele está trazendo à terra o SEU REINO. 
Os que contendem com o Senhor serão quebrantados; dos céus troveja contra eles. O Senhor julga as extremidades da terra, dá força ao seu rei e exalta o poder do seu ungido (1Sm 2.10). 
Dos céus troveja contra eles – O poder que comanda o mundo não está na terra, está nos céus. Não está na força dos homens, mas no poder de Deus. Isso está claro para Ana, por isso, ela insiste em exaltar a Deus e se regozijar no fato de que sobre a sua vida essa verdade se revelou e a moveu a confiar ainda mais em Deus. Um importante fator é a sua visão de que este poder vem dos céus, isso indica a superioridade da vontade e do poder de Deus sobre todos os seus inimigos e todos os que se levantam contra Ele. 
O Senhor julga a terra– a ideia de julgar a terra aqui é estabelece sua ordem sobre as coisas e conduz o mundo. Ana sabia que poderia descansar nessa visão de Deus e de seu agir sobre o mundo dos homens, de quais lugar. A mais pequena vila em algum lugar desconhecido na Guiné ou na Amazônia, Deus estabelece a sua vontade e ordem sobre o mundo dos homens. 
Dá força ao seu rei– para o escritor do texto, o homem que inspirado por Deus nos contou essa história à luz de sua percepção teológica da monarquia de Israel, esse é um dado importante: na verdade Deus trabalha para estabelecer o seu Reino e não o reino dos homens. 
Mais tarde, na história deste próprio filho de Ana, o grande Samuel, leremos um episódio em que o profeta e juiz se diz triste porque os homens de Israel queriam um reino humano. Deus mesmo diz que eles estavam rejeitando não a Samuel, mas a Ele mesmo. NO entanto, apesar de pedirem Saul, Deus conduz a historia para trazer ao trono o homem segundo o seu coração. 
Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não escolheu estes. Perguntou Samuel a Jessé: acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chama-lo, pois não nos assetamos à mesa sem que ele venha. Então, mandou chama-lo e fê-lo entrar. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o Senhor: Levanta-te e unge-o, pois este é ele (1Sm 16.10-11). 
Vejam irmãos, se isto faz você perceber o peso da última frase deste cântico belíssimo: E EXALTA O PODER DO SEU UNGIDO. 
Ana sabia muito bem que sua vida deveria ser direcionada pelo foco de Deus na realidade e não os seus planos pessoais e individuais. Ela conseguiu converter a sua história de vida à história do Reino de Deus. Esse e o grande segredo para tomar decisões difíceis e fazer da melhor forma, buscar a vontade de Deus acima das nossas e permitir que nossas escolhas sejam parte da construção do grande Reino de Deus. 

Conclusão
Sabemos que Davi era apenas um tipo do VERDADEIRO REI DE ISRAEL: Jesus, o filho encarnado. Esse é um ponto que faz toda a diferença para mim e para os irmãos. Afinal, é para este Reino que devemos voltar os nossos olhos e nossas escolhas de vida. 
Claro que tomar decisões é algo corriqueiro, que fazemos com grande frequência. Decisões importantes, que podem mudar coisas grandes, assim como decisões pequenas, que aparentemente nada mudam. Todas elas precisam ser tomadas à luz do que sabemos e como vivemos a nossa relação com Deus. 
Devemos ter a disposição de alma de amadurecer nossa fé e tornar nossa vida um ato de fé e adoração. Essa deve ser a postura com que devemos realmente enfrentar a vida e fazê-la tomar rumo. Nunca se esqueça de que Deus é SANTO E PURO, tudo o que ele faz emana deste seu caráter absolutamente perfeito. Nãos e esqueça também que ELE AGE COM JUSTIÇA e olha para os seus santos com especial atenção. Deus nunca deixará de cuidar dos seus filhos. Mas por fim, muito importante, não se esqueça de que DEUS BUSCA ESTABELEER O SEU REINO como prioridade absoluta. 
BUSCAI POIS EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA E TODAS ESTAS COISAS VOS SERÃO ACRESCENTADAS. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!