11 de julho de 2018

Ezequiel 43.18-27 - IP Tatuapé

As Medidas Para Quem Ministra no Altar e a Vida Cristã – Princípios Para Um Relacionamento Verdadeiro Com Deus 
Ezequiel 43.18-27
(Sermão Pregado na IP Tatuapé em Julho de 2018 – Por Ocasião da Minha Participação no Processo Seletivo Para o Pastorado de 2019)

Introdução
Preciso repetir um pouco do que já disse pela manhã para que todos estejam bem situados em nosso texto. O profeta Ezequiel viveu em um período extremamente difícil da vida do povo de Deus. O juízo do Senhor havia recaído sobre a nação santa, que havia abandonado a fidelidade ao seu Deus e agora estava exilada na Babilônia. 
O profeta Ezequiel está entre os filhos exilados que foram transportados para regiões interioranas do império Babilônico, às margens do Rio Quebar. Ali, Ezequiel teve um série de gloriosas visões e ele compreendeu duas coisas muito importantes. A primeira delas é que Deus estava no controle da história, mesmo em meio a tempos tão turbulentos e difíceis. As visões de Ezequiel revelam o controle soberano e sobrenatural de Deus sobre todos os acontecimentos, por isso, suas visões incluem seres gloriosos e cenas supranaturais.
A segunda coisa importante que Ezequiel destaca em suas visões era a centralidade do problema entre Deus e o seu povo: a adoração. Ele percebeu que o coração do problema estava no mais íntimo relacionamento de Deus com o seu povo, que se realizava no coração do povo, que era o verdadeiro culto a Yahweh e que havia sido maculado, com a insinceridade do coração do povo de Deus. 
Por isso, dentre as gloriosas visões do profeta, o livro nos revela a mais dura de todas as realidades a ser encarada: a Glória de Deus havia deixado o templo e isto significa o fim da proximidade e o fim da comunhão entre Israel e o seu Deus. 
O profeta considera que todo o exílio era fruto do juízo de Deus por que seu povo não amou Yahweh de coração e o trocou por outros amores. Ele deixou de ser importante e significativo para o seu povo e, por isso, Deus os havia deixado e os levado para o cativeiro para experimentarem a vida longe e sem comunhão. Isso é muito duro e esta é a realidade de muitos crentes. 
O profeta, a partir do capítulo 40, tem uma nova visão sobre o templo e agora a sua restauração. Neste novo grupo de visões, o profeta vê uma mudança de tom na profecia, que havia começado no capítulo 37, quando profetizando sobre os ossos secos, o profeta os viu se levantar e começou a perceber a intenção de Deus de jamais abandonar o seu povo para sempre. 
No capitulo 43, dentro do templo, o profeta é levado a olhar a parte mais interior do Templo, o lugar mais sagrado e importante, o lugar onde está o ponto primordial e mais absoluto do relacionamento entre Deus e o seu povo: o altar do sacrifício. Esse foi o nosso ponto nesta manhã, nos versos 10 a 17. 
Essa primeira parte se encerra com uma atenção especial para o lugar do sacrifício, mostrando a centralidade do altar, a LAREIRA DE DEUS, o lugar onde as ofertas eram completamente queimadas em holocausto ao Senhor. 

Nesta parte do texto, o profeta é convidado não mais para o olhar o lugar do sacrifício, mas para pensar a respeito de quem faz o sacrifício, o sacerdote. Na verdade, irmãos, precisamos considerar atentamente que Deus não busca cultos, mas adoradores, Deus não está interessados em canções, mas em corações que amem a Deus. 
Um dos erros que Israel permitiu construir ao longo do tempo na sua relação com Deus foi a de se esquecer de que Deus o amava e buscava dele amor e não apenas rituais. Deus pedia a Israel o seu coração e isso foi justamente o que ficou longe de Deus. 
Este povo me honra com seus lábios, mas seu coração está longe de mim (Is 29.13). 
Filho meu, dá-me o teu coração e os teus olhos se agradem dos meus caminhos (Pv 23.26).
 Considere a respeito do seu amor a Deus e considere o quanto Deus está disposto e interessado em que você o ame e o quanto você se distancia e não permite que este amor se aprofunde. Este é o ponto que precisamos considerar diante deste texto. 

A Medida do Nosso Relacionamento Com Deus Tem o SENHOR Como Ponto de Partida
E o SENHOR me disse (...) Eu lhe serei propício, diz o SENHOR DEUS. (Ezequiel 43.18a e 27c). 
Os primeiros capítulos da profecia são um grande desafio para os pregadores e para os leitores. Em geral, os crentes desistem da leitura nos primeiros capítulos. Seu forte conteúdo enigmático assusta ao leitor e afugenta os pregadores, sem dúvida. Veja o capítulo 1, versos 4 a 7; 15-19 etc. 
Nestes capítulos, estas visões espetaculares revelam que a vida humana não acontece meramente como resultado de uma realidade material, biológico, físico-química, mas aponta para o fato de que existe uma realidade espiritual, tão presente e tão real quando estes bancos e cadeiras que podemos tocar, pegar e neles sentar. A realidade de um Deus vivo, presente, atuante, conduzindo todas as coisas é a verdade sobre a vida e sobre tudo. Deus é tudo em todos, nele existimos e nele nos movemos. 
O profeta Ezequiel foi chamado a conhecer esta realidade e a anunciar esta realidade. O exílio babilônico não era um acaso, um resultado da política de sua época, mas uma realidade trazida à existência por Deus. E por que Deus fez isto eu fez? Porque Deus ama o seu povo! Porque Deus desejava fazer este povo aprender amá-lo. Isso é o que o Senhor faz, isso é o que o Senhor produz com a história que nos dá. Deus quer o seu coração e como diz o pastor Max Lucado: ele insistirá em mudar você.
O nosso texto é mais uma destas demonstrações da ação primeira de Deus. Ao longo de toda esta seção das visões do templo, Ezequiel é guiado por um “homem de bronze” é ele quem conduz o profeta e revela as medidas do templo, os caminhos da casa de Deus. Mas, aqui, Deus assume a direção deste momento. 
Veio a mim a palavra do Senhor- Toda a estrutura da visão é conduzida pelas ações e descrição do homem de bronze

Então, o homem me levou à porta, à porta que olha para o oriente (Ez 43.1).
O SENHOR ME DISSE: Agora, entretanto, uma nova maneira dinâmica é introduzida no texto. Ela começou no verso 6, mas é aqui no verso 18 que se torna definitiva: O SENHOR ME DISSE. 
E o Senhor me disse: Filho do homem, assim diz o Senhor Deus: São estas as determinações do altar, no dia em que o farão, para oferecerem sobre ele holocausto e para sobre ele aspergirem sangue (Ez 43.18).  
DIZ O SENHOR DEUS- Da mesma forma, notamos um recurso literário importante no verso 27, que é o fechamento do texto com a expressão. DIZ O SENHOR DEUS. Este recurso é uma espécie de quiliasmo hebraico, isto é, o uso de capsulas de assunto, fechadas por expressões semelhantes. O que destacamos aqui é que existe uma força neste texto apontando para o fato de que Yahweh Adonai, o Senhor Deus, intentava que o profeta compreendesse que neste momento estamos diante de uma palavra direta do Senhor, que desejava que seu povo fosse restaurado. 
Irmãos, precisamos compreender o que está por detrás deste recurso, que é algo tão importante que consideremos: DEUS ESTÁ PESSOALMENTE INTERESSADO EM QUE TENHAMOS UM RELACIONAMENTO ÍNTIMO E VERDADEIRO COM ELE 
Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro (1Jo 4.19). 
A restauração deste profundo relacionamento tem em Deus o seu principal interessado. Isto deveria ser significativo para mim e para você e deveria comunicar muito sobre a importância das coisas que fazemos com este propósito. 
Precisamos considerar com mais seriedade o fato de que Deus trabalha para que o amemos profunda e verdadeiramente. Isso muitas vezes se perde no emaranhado de coisas que acontecem na nossa vida e o no modo como deixamos Deus de lado e nos interessamos muito mais por outras coisas que pelo Senhor
Algumas vezes, parecemos lutar contra Deus e desejar muito mais a vida sem ele. Muitas vezes, parecemos ter mais prazer na vida quando Deus não está nela, do que quando nos lembramos de que existimos e fomos comprados para pertencer somente a Ele. 
Não obstante, a verdade permanece e você não pode e não consegue muda-la: DEUS ESTÁ PRIMORDIALMENTE INTERESSADO EM RESTAURAR O RELACIONAMENTO COM O SEU POVO E A NOS FAZER AMÁ-LO, PARA O NOSSO PRÓPRIO BEM. 
Dar-vos-ei coração novo, porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espíito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis (Ez 36.26-27).   

A Medida do Nosso Relacionamento Com Deus Precisa Seguir o Projeto de Deus 
Assim como no passeio pelo templo o homem de bronze apontou para as medidas do templo, agora, o próprio Senhor aponta as medidas, desta vez para o serviço dos seus sacerdotes. Isso é muito importante, Deus está pessoalmente interessado em moldar seus sacerdotes.
São estas as determinações do altar, no dia em que o farão para oferecerem sobre ele holocausto e para sobre ele aspergirem sangue. Aos sacerdotes levitas, que são da descendência de Zadoque, que se chegam a mim, diz o Senhor Deus, para me servirem, darás um novilho para oferta pelo pecado (Ez 43.18-19). 
Determinações do altar– (Hucovith) – Estas determinações são as leis, os estatutos, que conduzem a vida do sacerdote. Mais uma vez, Deus nos chama a atenção para o fato de que as coisas são do jeito dele e não do nosso.  Isto é dado para todos os sacerdotes que irão entregar a Deus o que Deus quer seja entregue, do jeito que Deus quer seja entregue. 
Uma das histórias mais marcantes das Escrituras tem a ver com os filhos de Arão, Nadabe e Abiú. Estes ofereceram a Deus fogo estranho no altar e Deus os fulminou porque não era isso que Deus requeria de seus sacerdotes. 
Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre estes, incenso e trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que lhes não ordenara. Então, saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu, e morreram perante o Senhor. E falou Moisés a Arão, Isto é o que o Senhor disse: Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão se calou (Lv 10.1-3). 
Irmãos, precisamos olhar para isto com muito cuidado e com muito interesse. O profeta Ezequiel diz que Deus porá em nós o seu Espírito e nos fará andar na sua lei. Caros irmãos, não podemos menosprezar este fato de que somos chamados para viver para Deus do jeito de Deus e este é o papel que Deus quer cumpramos. Para isto ele nos moldará. 
Para me servirem– (Lesharetenih) – A ideia aqui é que Deus busca alguém que o sirva, que lhe devolva o que ele dá. Aquele que serve a Deus não pode dar a Deus algo que Deus não tenha lhe dado antes. Por isso é que estes precisam seguir o padrão de Deus, porque o que oferecem é aquilo que o próprio Deus lhes dá para que sirvam. 
Claro que há muitos detalhes que não vamos poder tratar em nossa mensagem desta noite. Estes versos são muito ricos e suas descrições apontam para princípios importantíssimos para que nossa vida realmente agrade a Deus e desfrute de intimidade. Uma das coisas importantes aqui é dizer que Deus deseja que este relacionamento verdadeiro e íntimo seja permanente e receba sua constante atenção e preparo. 
Os sacerdotes que se chegam a mim– aqui o profeta usa um tempo verbal importante: sacerdotes que se chegam e não param de se achegar a mim. Esta intenção do texto aponta para ideia de que este trabalho deveria ser ininterrupto. 
Assim farás purificação e expiação- Eles deverão ser puros e purificados, por isso a ideia de que o sangue seja aspergido em toda as partes do altar, sobre os quatro chifres, sobre os quatro cantos, na bora ao redor daquela grande mesa de sacrifício. 
Note que este gestual aponta para ideia de totalidade, sacralidade total. Precisamos desta visão de vida completa consagrada ao Senhor. Precisamos redescobrir a sacralidade da vida e a inteireza de nosso relacionamento com Deus como um ponto central de nossa relação viva com ele. 
Sim, entre os elementos que precisamos trabalhar melhor é o conceito de que sacralidade da vida toda. Como dizia o grande Abraham Kuyper, não existe um centímetro quadrado de todo o universo que Deus não diga: me pertence. Da mesma forma, nem um minuto sequer da vida do crente, pode ser vivido para outro que não para aquele que é o dono da nossa vida. 
Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si mesmo. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos e se morremos para o Senhor morremos, quer pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor (Romanos 14.7-8). 

A Medida do Nosso Relacionamento Com Deus Precisa Ser Constante 
Algumas vezes, parecemos desprezar a importância da cotidianidade da manutenção da fé e quase sempre nos tornamos crentes de momentos. Momentos de devoção, momentos de adoração e momentos de arrependimento. Ao contrário desta vida interrompida e fracionada, o que lemos nas Escrituras é a ideia de constância, permanência e rotineira atenção. 
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor e na sua Lei medita de dia e de noite (Salmo 1.1-2).
Há outros aspectos de inteireza apontados no texto, dos quais destacamos alguns: 
a)    A palavra holocausto– indica a queima total das partes do sacrifício, exceto o que era imundo; 
b)    Sete dias– a totalidade do siclo semanal, que era um conceito temporal muito importante para os judeus, isto é, eles sabiam que todos os dias precisavam de vida com Deus. 
Do dia oitavo em diante – aqui, o profeta está falando de algo importante aqueles homens e mulheres, que aguardavam voltar para sua terra e desejavam a restauração. Esta expressão liga o compromisso de se consagrar a Deus com a idei de continuidade da aliança. 
Isto aponta para a percepção de que Deus deseja uma continua realidade de comunhão com os seus filhos. Isto precisa estar na sua mira vivencial! Precisa fazer parte da sua ambição de vida e assumir protagonismo em seus planos. 
A atitude de fidelidade a Deus é vista em nossa constância. Pelo profeta Oséias Yahweh acusou seu povo de ter um amor passageiro, pouco apegado à constância: 
Que te farei, ó Efraim? Que ter farei, ó Jacó? Porque o vosso amor é a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa (Os 6.4). 
Se a constância na fé, a perseverança e cotidiana busca de Deus há uma profunda fenda na sua vida e a qualquer momento ela poderá te arrebentar. Você precisa buscar na cotidianidade da relação com Deus um completo relacionamento com Ele. Portanto, isto não é só falta de maturidade e não é um problema menor de falta de tempo, mas pode ser um sinal grave de uma grande enfermidade espiritual que pode se alastrar. 
Deus está interessado em que sua relação com ele seja VERDADEIRA E PERMANENTE. 

A Medida do Nosso Relacionamento Com Deus é a Comunhão Que Nasce Como Fruto do Nosso Relacionamento - Paz
Tendo eles cumprido estes dias, será que, ao oitavo dia, dali em diante, prepararão os sacerdotes sobre o altar os vossos holocaustos e as vossas ofertas pacíficas; e eu vos serei propicio, diz o Senhor Deus. (Ezequiel 43.27). 
Precisamos compreender o objetivo final de Deus. Ele não deseja ser atendido, não é esse o seu objetivo, não é isso que motiva o Senhor. Deus deseja nos SER PROPICIO. Isto é, Deus deseja estar com seu rosto voltado para nós e ter um relacionamento de paz conosco. O apóstolo Paulo escreveu sobre este conceito em Romanos 5.1: 
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5.1).
Holocaustos e ofertas pacíficas – estes dois atos de sacrifício apontam para a queima total pelos pecados e a manutenção de nossa vida cotidiana, como já tratamos antes. Mas eles apontam também para um relacionamento de aceitação da parte de Deus. Deus não somente nos assiste realizar atos e julga se estão corretos, ele está interessado em recebe-los e se alegra nisto. 
Eu vos serei propício– isto indica a intenção de Deus de ser favorável em nos receber, por meio do cumprimento das leis do altar. Isto é, Deus deseja que acertemos o caminho, porque deseja nos receber em sua casa. O caminho é Cristo e o altar é a cruz, mas precisamos nos preparar para andar neste caminho e para carregar a cruz e as suas marcas. 
A propiciação era o alvo principal do sacrifício e do próprio altar, da Lareira e do derramar do sangue. Tudo o que Deus objetivava ao dar ao profeta esta visão não era a reconstrução do Templo, mas a restauração desta relação de paz entre ele e o seu povo. 
Todo o texto foi estruturado para mostrar a Ezequiel e a todo o povo de Deus que eles precisavam grandemente focar nesta relação com Deus. O problema em geral que os levou ao exílio é que eles buscavam uma paz falsa,  baseada na força do homem, quando so reis fizeram aliança com Egito e não confiaram no Senhor. Agora, entretanto, quando Deus retirou deles este orgulho e esta presunção egocentrada, ele lhes promete ser o Senhor e fazê-los andar na sua lei. Deus trabalhará para nos libertar de nós mesmos e nos tornar seus filhos absolutamente seus... 
Livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias, farei vir o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fomo sobre vós. Multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que jamais recebais o opróbrio da fome entre as nações. Entao, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniquidades e das vossas abominações. Não é por amor de vós, fique bem entendido, que eu faço isto, diz o Senhor Deus. Envergonhai-vos e confundi-vos por causa dos vossos caminhos, ó casa de Israel. Assim diz o Senhor Deus: No dia em que eu vos purificar de todas as vossas iniauidades, então, farei que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares desetor.  (...) Como um rebanho de santos, o rebanho de Jerusalém nas suas festas fixas, assim as cidades desertas se encherão de rebanhos de homens, e saberão que eu sou o Senhor (Ez 36.29-38). 
Este é o mundo que Deus deseja nos dar, cheio de shalom, completamente harmônico e repleto de pessoas que amam o Senhor, este é o foco de sua vida com Deus, busque isto como um ideal. 

Conclusão
Esta é o propósito desta visão: A RESTAURAÇÃO DA NOSSA VIDA ÍNTIMA COM DEUS, EM VERDADE, CONTINUIDADE E PAZ. Veja a descrição da bem aventurança que Deus deseja nos dar em Ezequiel 47.6 a 12. 
A beleza desta visão é a restauração que Deus deseja fazer na nossa vida. Precisamos de uma atitude positiva em relação a isto e precisamos nos lembrar das regras de pureza e dedicação do altar.
Recupere urgentemente o seu amor por Deus, aplicando à sua vida de relacionamento com ele estes três princípios: Submissão à vontade dele; contidianidade e alvo. 
Busque desenvolver uma vida com Deus que lhe permita realizar tudo com uma clara atenção para o que realmente agrada a Deus ou não; tente agilizar sua vida diária para incluir nela, mais do que leitura bíblica e oração, mas um compromisso de promover a glória de Deus em tudo e sempre; por fim, não se esqueça de que você não existe apenas para si, mas para fazer parte de algo grande, de um mundo shalomico da paz de Cristo, que um dia voltará justamente para consolidar estas coisas. 

-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!