16 de setembro de 2018

2 Samuel 7.1-17

Uma Casa Para Deus na Cidade de Deus
2 Samuel 7.1-17



Introdução
Este texto é um desafio para nossa pregação nesta noite. Primeiro, porque ele aponta para o lugar de Deus na cidade de Deus. Nem sempre, estamos dispostos a reconhecer e estabelecer o verdadeiro lugar de Deus na sua Cidade, a Igreja, a vida do crente. Em geral, nosso problema com o lugar de Deus é que ele deveria ser a nossa prioridade e isso nos confronta fortemente o coração. 
Num certo sentido, é muito cômodo para nós, manter uma relação utilitária de Deus. Ou seja, para muitos cristãos, Deus é somente uma maneira de alcançar algumas bênçãos da vida temporal. Essa visão utilitarista de Deus foi o que levou os filisteus à uma profunda desgraça. Quando eles tomaram a Arca da Aliança de Deus, estavam imaginando que o Deus que abençoou o povo de Israel, representado pela Arca da Aliança, poderia ser usado por eles para verem prosperar o seu território. Mas aconteceu justamente o contrário, porque aquele não era o lugar de Deus. 
Meus amados irmãos, precisamos pensar com muito cuidado e carinho exatamente o lugar de Deus na nossa vida. Devemos tomar todo cuidado para ele não ser um mero utensílio de fé, ou seja, um Deus que existe para que eu consiga alcançar algumas coisas que desejo. 
Há também aqueles que têm uma relação de respeito para com Deus, mas, infelizmente, de desprezo também. Eles não pensam em se utilizar de Deus, mas também não querem servi-lo e fazer dele e de sua vontade uma prioridade pessoal. Com toda certeza, querer usar Deus ou trata-lo com desprezo são hábitos que não podemos permitir que perdurem em nossa experiência.
Vamos olhar para este texto e perceber nele como Davi notou que havia algo errado na sua relação com Deus e como Deus cuidou de orientar Davi na construção de uma Casa para ele na sua Cidade de Jerusalém. Meus irmãos, é claro que Deus não está preocupado com a construção de um templo. Quando este templo foi construído por Salomão, o próprio Rei nos diz que Deus não pode morar em casa feitas por mãos humanas. Deus não precisava de um Templo para a sua Arca, na verdade era o povo que precisava incluir Deus em um lugar especial na sua vida. O LUGAR DE DEUS NA CIDADE DE DEUS É O PONTO MAIS IMPORTANTE DO NOSSO RELACIONAMENTO COM O SENHOR.




O Lugar da Casa de Deus na Cidade Deus Começa em Uma Percepção Clara do Modo Como Nosso Coração Está Tratando o Senhor.

Davi havia conquistado a cidade de Jerusalém e a estabelecido a sua maior vitória pessoal diante do povo de Israel, trazer de volta a arca da Aliança. Mas o Reino de Davi estava se consolidando, muitas vitórias haviam sido conquistadas, mas a vida de Davi não estava plena e, portanto, naturalmente, ainda havia coisas para se ajustar e o lugar de Deus na Cidade de Davi é o tema da preocupação de Davi neste texto. 
Sucedeu que, habitando o rei Davi em sua própria casa, tendo-lhe o Senhor dado descanso de todos os seus inimigos em redor, disse o rei ao profeta Natã: Olha, eu moro em casa de cedros, e a arca de Deus se acha numa tenda. Disse Natã ao rei: Vai, faze tudo está no teu coração, porque o Senhor é contigo (2Samuel 7.1-3). 
Habitando Davi em sua própria casa– o desconforto de Davi nasce em um momento de grande conforto pessoal. Havendo Deus dado descanso de lutas, tendo colocado seus inimigos aos seus pés, aparentemente, a vida de Davi caminhou para uma rotina normal e isto fez Davi perceber que algo estava errado na sua relação com Deus. Precisamos nos tornar mais maduros para avaliar a nossa própria condição e as condições de nossa relação com Deus. 
Eu moro em casa de cedros e a arca de Deus está numa tenda– Davi percebeu que sua prioridade tinha sido a sua própria vida e não o seu Deus. Ele levanta a questão de que havia ele se utilizado da presença de Deus em seu benefício pessoal, mas a presença de Deus em si, não havia recebido a devida atenção do rei. Este é ponto de incomodo que deveria estar nos fazendo mexer nos bancos da igreja nesta hora e deveria estar queimando nosso sono nestes dias. Deus tem ocupado qual o lugar na sua Cidade. Na vida do crente, qual tem sido o lugar de Deus. Na sua vida como a Cidade que esta se preparando para recebe-lo na sua segunda vinda, você saberia me dizer qual é o lugar que ele tem ocupado? 
Faze tudo o que está no teu coração– num primeiro momento, eu diria que Natan preferiu o caminho menos perigoso, o politicamente correto. Mas ao complementar a frase: PORQUE O SENHOR É CONTIGO, ele pontou sobre o fato de que reconhecidamente o coração reto de Davi era conduzido por Deus e este era um sinal muito positivo de que logo as coisas se ajeitariam.  
Meus amados irmãos, o LUGAR DE DEUS NA CIDADE DE DEUS COMEÇA A SER DEVIDAMENTE AJUSTADO QUANDO ESTE AJUSTE COMEÇA DENTRO DO NOSSO CORAÇÃO. 
Precisamos desta mesma CONSCIÊNCIA e disposição de coração para pensar em Deus e no nosso relacionamento com Ele. Nem sempre nos ocupamos em pensar nisto, afinal, parece bastante cômodo que as coisas estejam no seu lugar. Não temos inimigos, estamos vivendo momento de paz etc. Contudo, o amadurecimento do Reino de Deus em nós tem tudo a ver com o lugar que ele ocupa na sua cidade, isto é o coração dos crentes. 

O Lugar da Casa de Deus na Cidade Deus Será Estabelecido Sempre Como Um Ato de DEUS PARA O HOMEM  e nunca o contrário 

Um ponto que precisa de muito cuidado da parte dos filhos de Deus é quanto à nossa inclinação à soberba quanto à vida espiritual. É muito comum que em dado momento da vida com Deus nos sintamos o ponto de partida da vida espiritual, como se na verdade, estivéssemos dizendo o quando Deus deve estar feliz em poder contar com nossa disponibilidade, porque afinal, mesmo tendo tantas coisas para fazer, aqui estamos nós, dando atenção a ele. Me parece que este foi o sentimento que estava presente no dia em que Jesus entrou na casa de Simão para um almoço e o anfitrião não lhe lavou os pés, nem lhe fez nenhuma gentileza, enquanto uma mulher criticada por todos por ser adúltera conhecidamente, lhe lavava os pés. Da mesma forma, parece que o texto é construído para evitar este problema no coração de Davi. 
Porém, naquela mesma noite, veio a palavra do Senhor a Natã, dizendo: Vai e dize a meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Edificar-me-ás tu casa para minha habitação? Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas tenho andado em tenda, em tabernáculo. Em todo lugar em que andei om todos os filhos de Israel, falei, acaso, alguma palavra com qualquer das suas tribos, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: porque não me edificais uma casa de cedro? (2Samuel 7.4-7). 
Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação?– Claro que a profecia dada a Natã não termina aqui, mas tem nestes versos uma introdução temática. Deus irá sim dizer como quer que Davi haja para prover uma casa para a sua habitação em Jerusalém, contudo, ele precisa mostrar a Davi que não se trata de um mérito pessoal essa relação. Davi seria conduzido a preparar a construção de uma casa, que seria realmente construída por um dos seus filhos, Salomão, contudo, o coração de Davi não poderia ter uma relação de soberba em relação a isso. 
Em todo lugar por onde andei com os filhos de Israel eu pedi para me construírem uma casa?– Mais uma vez, o profeta Natam recebe a mensagem que dá a conotação de que Deus não está mendigando uma casa com seus filhos. A nossa relação com Deus não pode ser construída de NÓS PARA ELE, mas sempre DELE PARA NÓS.     
Quando o lugar de Deus na sua vida é estabelecida de BAIXO PARA CIMA, de VOCÊ PARA ELE, quando o que você faz é supervalorizado e usado como uma maneira de estabelecer com Deus uma relação de mérito, é sinal claro que que Ele não tem um lugar na sua cidade. 
Antes de pensar em dar algum espaço para Deus na sua vida, refreie o seu coração de soberba em relação a Deus e convença-se de que essa sempre será uma relação DE CIMA PARA BAIXO, DELE PARA VOCÊ. Sempre será uma relação que começa em Deus e chega a você. 
Deus é quem nos busca, quem nos salva! Deus é quem vem à terra buscar os homens. Não os homens que sobem ao céu para buscar Deus. Por mais que você esteja fazendo muitas coisas para Deus, seu cansaço, seu esforço, sua super disposição de fazer algo para Deus não é um mérito que constrói uma relação com Deus, na verdade tudo o que você faz é o resultado de tudo o que ELE JÁ FEZ POR VOCÊ. 
  
O Lugar da Casa de Deus na Cidade Deus é o Resultado do Amadurecimento da Nossa Própria História Com Deus 

Os versos 08 a 17 deste capítulo é a parte final da profecia dada à Natam, o profeta. Aqui, o pensamento é construído em duas partes, a primeira, Deus mostra a Davi que a Casa que será erguida ao NOME DE JEHOVAH é um resultado do modo como o próprio Jehovah está construindo a vida do seu Rei Davi. Em segundo lugar, ele aponta para a Salomão, o filho de Davi afirma que a Casa de Davi, uma vez estabelecida e amadurecida é quem irá construir uma CASA PARA DEUS. 
Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tomei-te da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel. E fui contigo, por onde quer que andaste, eliminei os teus inimigos diante de ti e fiz grande o teu nome, como só os grandes têm na terra. Preparei um lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar e não mais seja perturbado, e jamais os filhos da perversidade o aflijam como dantes, desde o dia em que mandei houvesse juízes sobre o meu povo de Israel. Dar-te-ei, porém, descanso de todos os teus inimigos; também o Senhor te faz saber que ele, o Senhor, te fará casa. Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o meu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém, a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; o teu trono será estabelecido para sempre. Segundo todas estas palavras e conforme toda esta visão, assim falou Natã a Davi (2 Samuel 7.8-17). 
Meus irmãos amados, precisamos desenvolver uma relação com Deus considerando que tudo o que Ele tem feito em nossa vida tem um propósito central, CONSTRUIR UMA CASA PARA ELE EM NOSSA PRÓPRIA VIDA. 
Eu te tirei de detrás da malhada para te fazer príncipe– precisamos de uma consciência clara de que nada somos sem Deus e que ele realmente constrói a nossa história, dando-nos muito mais que merecemos. Davi era conduzido a pensar em Deus e no fato de que a história de sua vida era uma obra graciosa de Deus. Estava lá, o Rei morando em uma casa de cedro, olhando para Arca da Aliança em uma tenda e Deus está mostrando que Deus havia feito tudo o que fez na vida de Davi para que aquele momento de maturidade chegasse: AGORA DAVI ESTÁ PRONTO PARA SABER O QUE EU QUERO QUE ELE FAÇA. 
Fui contigo, preparei uma terra para o meu povo, livrei-o dos inimigos– Deus mostra a Davi que ele sempre esteve no controle das ações. O tempo dos juízes como a próprio profecia de Natã menciona é a mostra de como Deus controla todos os acontecimentos e tudo faz como lhe agrada, com a fim de trazer maior glória ao seu nome. A nossa vida é conduzida por Deus para que em algum momento façamos aquilo que trás glória ao nome do Senhor, que façamos parte da história da GLÓRIA DO NOME DO SENHOR. 

Farei levantar o teu descendente – serei com ele – eu o corrigirei – eu estabelecerei o seu trono para sempre– estas expressões apontam para o fato de que Deus tem um plano sobre como a vida de Davi faz parte deste plano e, neste caso, a glória de lhe construir uma casa será do seu descendente. Isto também é importante, porque nos faz pensar que Deus não trabalhar para trazer glória ao nosso nome, mesmo quando ele faz grande o nosso nome, como o fez com Davi. Ele age para que SEJAMOS INSTRUMENTOS DE SUA GLÓRIA. 
Irmão, quando você estiver pensando assim de forma tão madura, você estará pronto para fazer aquilo que Deus espera de vocês e para o que ele tanto tem trabalhado na sua vida. Quando ISTO ACONTECER DESTA FORMA E DESTA FORMA VOCÊ FOR UM CRENTE MAIS MADURO, ENTÃO A CASA DE DEUS ESTARÁ SENDO CONSTRUÍDA NA SUA VIDA, NA CIDADE DE DEUS. 

Conclusão
Irmãos, o trabalho pastoral é, em uma grande medida, a busca de desenvolver exatamente este nível de maturidade no rebanho. Ver crescer em nosso meio aqueles que amam viver na presença do Senhor e fazer desta presença a sua prioridade. 
A verdadeira piedade se desenvolve na presença de Deus, fazendo dEle e de sua vontade o centro controlador de nossa vida. O que Deus espera é que eu e você tenhamos um coração preocupado com o lugar que ele está tomando em nossa existência. Ele deseja que você seja humilde e não tente impor a ele sua vontade, mas ao contrário, tenha percepção de que toda a sua história está sendo construída por ele para que Ele seja glorificado. 
Hoje ainda, leve seu coração a meditar sobre estas coisas! Permita-se uma mudança e deixar sua vida fazer parte de algo muito maior, um reino muito maior, um plano muito maior. A Verdadeira Vida Piedosa é aquela que se compraz em que Deus faça de si um instrumento do seu perfeito plano de ser tudo em todos. 
A Cidade de Jerusalém não poderia ficar para sempre sendo a Cidade de Davi, mas precisava ser a Cidade de Deus. Assim como a sua vida e a minha precisa ser conhecida não como a vida de "fulano de tal", mas a "a vida de Cristo em mim". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!