23 de setembro de 2018

2 Samuel 7.18-29

O Plano de Deus Para a Sua Vida é Moldar em Você Um Coração Humilde
2 Samuel 7.18-29

(Igreja Presbiteriana do Tatuapé e Igreja Presbiteriana de Vila Formosa – SETEMBRO DE 2018)

Introdução
Certa feita, Jesus Cristo foi perguntado sobre “quem seria o maior no Reino dos Céus?”. Ele, tomou uma criança, a colocou no meio daqueles homens e lhes disse: 
Aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus (Mc 18.4). 
Sem dúvida, a humildade é uma das virtudes cristãs que precisamos considerar fortemente ao longo do desenvolvimento da nossa fé. O profeta Miquéias foi categórico sobre aquilo que Deus espera de seus servos: 
Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus (Mq 6.8). 
Muitas vezes, deixamos nossa vida cristã ser construída de forma muito distorcida. Temos visto que para muitos irmãos, a vida cristã é uma estrada para a auto realização, como se tudo o que realmente importasse fosse a concretização de nossos sonhos e desejos pessoais. 
O texto que temos diante de nós é uma resposta de Davi a uma palavra de Deus sobre o fato de que Yahweh não planejara dar a Davi a honra de consolidar o seu reino com a construção de um Templo, como sua morada. 
O que estava acontecendo é que Davi havia conquistado Jerusalém, vencido de forma surpreendente seus principais inimigos, os Filisteus, conduzido a arca da Aliança para a sua cidade e estabelecido o seu reino, depois de muitas vitórias e reconhecimento. Contudo, ainda faltava uma consolidação deste reino, que viria com a construção de um Templo ao Senhor, o que daria à Davi um statuscompleto. Contudo, Deus diz à Davi que esta honra não seria dado a ele, mas ao seu filho, quando este fosse rei sobre Israel.  
Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino (2Sm 7.12-13). 
Meus irmãos, precisamos pensar que neste texto, o Rei Davi está reagindo a uma realidade limitante. Deus, declaradamente, havia decidido por um limite ao seu Reino e até ao seu poder e determinou que ele não seria o Rei que lhe honraria o nome construindo um Templo. 
Outros, no lugar de Davi, poderiam se sentir tolhidos, não amados, desprestigiados. Afinal, Davi havia feito todo o trabalho duro de trazer paz e conforto ao Reino, porque não lhe dera o Senhor o privilégio de marcar a história com o seu nome em um Templo. Mais tarde, todos nós iríamos conhecer o Primeiro Templo como “Templo de Salomão”, mas poderia ter eternizado o nome do próprio Davi. 
Este é o ponto: Deus tinha planos para a vida de Davi, que iriam muito além da eternização de um nome ou de um feito. Mais que construir o nome de Davi, ou estabelecer um Reino em Israel, Deus tinha planos para a vida de Davi, para o coração de Davi.
Quando Deus encaminhou Samuel à casa de Jessé para ungir Davi, enquanto os outros filhos de Jessé se apresentavam ao profeta, Deus havia dito que seu critério não era a “aparência”, mas o “coração”. 
Não atentes para a sua aparência, (...) porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração (1Sm 16.7).
Filho meu, dá-me o teu coração– Dar-vos-ei coração novo- Sim, é assim que Deus se relaciona conosco. Foi assim que Deus se relacionou com Davi, olhando para o seu coração.
Esta manhã, desejo compartilhar com os irmãos, este texto da resposta de Davi a um não de Deus. Diante da circunstância adversa, de Deus limitar as ações de Davi, este homem de Deus responde ao Senhor. O ponto que iremos observar é que Deus estava moldando o coração do seu servo. Deus estava trabalhando para que realmente, o seu coração, pensasse e sentisse como o próprio coração de Deus. 
Como Deus faz isto? Como Deus molda o nosso coração e o torna um coração humilde? Como Deus conseguiu fazer isto no coração de Davi? 

Deus Molda o Coração de Davi e o Torna Um Coração Humilde Quando Consegue Conduzir Davi a Perceber Suas Próprias Limitações, Falhas e Pequenez

Quando Calvino escreveu suas Institutas, um dos pontos de partida foi o CONHECIMENTO DE DEUS. Mas Calvino compreendia que o CONHECIMENTO DE DEUS, começa quando o homem COMEÇA A CONHECER A SI MESMO. 
Sem o conhecimento de nós mesmos, não conhecemos a Deus (Institutas da Religião Cristã – Cap 1, parágrafo 1 – tradução livre do espanhol)
Meus irmãos, um coração moldado por Deus, precisa ser um coração que encara a si mesmo para poder identificar suas limitações, falhas e pequenez. Veja que foi exatamente isto que nasceu no coração de Davi, diante da resposta de Deus... 
Então, entrou o Rei Davi na Casa do Senhor, ficou perante ele e disse: Quem sou eu, Senhor Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui? (2Sm 7.18). 
Entrou na Casa do Senhor – Ficou Perante o Senhor– meus irmãos o conhecimento de nós mesmos e de nossas limitações, falhas e pequenez está diretamente ligado à nossa proximidade com Deus. Quando nos aproximamos de Deus e contemplamos a beleza do seu ser, por meio da Palavra e da vivência, logo descobrimos que nosso Deus é perfeito, santo, sábio, eterno e nós, somos falhos, passageiros, pecadores e completamente imperfeitos. 
Não podemos pensar em nenhuma medida que este Deus perfeito possa ter alguma dívida, ou obrigação em atender pecadores como nós. 
Quem sou eu – qual é a minha casa– claro que Davi aqui está refletindo sobre o fato de que Deus foi busca-lo detrás da malhada para ser Rei e que esse foi um ato de livre graça e benevolência do Senhor, que não havia nele bem algum para receber este privilégio.
Agora, pois, dirás a meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tomei-te da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel (2Sm 7.8). 
Meus irmãos, o coração do homem para ser moldado em humildade precisa reconhecer suas limitações, suas falhas, sua pequenez. Precisamos encarar sem nenhum problema que não somos as pessoas mais maravilhosas e completas e isso não impede que Deus nos escolha para fazer sua vontade sobre nós. Esse é o ponto, o humilde não pensa que Deus esta em dívida, mas sempre sente que a GRAÇA DE DEUS é quem nos escolhe e nos usa. 

Deus Molda o Coração de Davi e o Torna Um Coração Humilde Quando Consegue Conduzir Davi a Perceber a Grandeza dos Atos do Senhor

Claro que este é o outro lado da moeda, pois, o conhecimento de nós mesmos só é realmente estabelecido quando realmente é estabelecido um verdadeiro conhecimento de Deus. 
Isaías, quando esteve diante da Santidade de Deus no templo, caiu por terra, clamando a Deus perdão, por causa do seu pecado. 
Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros e habito no meio dum povo de impuros lábios, e os meus lábios viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! (Is 6.5).
Um coração humilde é moldado na presença de Deus e na contemplação da beleza da santidade e da sabedoria de Deus. Este foi o ponto que moldou o coração de Davi. Sua resposta atesta isto. 
Foi isso ainda pouco aos teus olhos Senhor, Deus, de maneira que também falaste a respeito da casa de teu servo para tempos distantes, e isto é instrução para todo os homens, ó Senhor Deus. Que mais ainda te poderá dizer Davi? Pois tu conheces em o teu servo, ó Senhor Deus. Por causa da tua palavra e segundo o teu coração, fizeste toda esta grandeza, dando-a a conhecer a teu servo. Portanto, grandíssimo és, ó Senhor Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti, segundo o que nós mesmos temos ouvido. Quem há como o teu povo, como Israel, gente única na terra, a quem tu, ó Deus, foste resgatar para ser teu povo? E para fazer a ti mesmo um nome e fazer a teu povo estas grandes e tremendas coisas para a tua terra, diante do teu povo, que tu resgataste do Egito, desterrando nações e seus deuses? (2Sm 7.19-21). 
Falaste a respeito da casa de teu servo para tempos distantes– Meus irmãos, Deus estava dando uma notícia que limitava Davi, que tirava dele a possibilidade de ser o homem que iria construir o templo ao seu nome e afirmando que o faria ao seu descendente, contudo, Davi está disposto a reconhecer que Deus é grandíssimo, pois está fazendo uma promessa que só um Deus grande pode fazer, uma promessa futura, para tempos distantes. Seu coração está disposto a se humilhar diante da grandeza e do poder de Deus. 
Fizeste toda esta grandeza – Meus irmãos, este homem não olha para o copo meio cheio de sua realidade limitante, mas olha para o fato de que Deus ainda assim o está abençoando, afinal está falando da sua casa, da sua descendência. 

Grandíssimo és – não há semelhante a Ti – não há outro Deus além de Ti– Estas expressões mostram que Davi está disposto a reconhecer a grandeza de Deus e atribuir-lhe glória. 
Quem há como o teu povo – Fizeste grandes e tremendas coisas- Estes versos terminam com a história que Deus havia dado ao próprio povo de Israel, pois não somente a Davi, Deus escolhera dentre os menores, mas ao próprio povo que Deus tornara grande, não era o maior dos povos, nem o melhor. Mas Deus se fizera grande, agindo e estabelecendo aquele povo fraco em uma grande nação.
Estabeleceste o teu povo e te fizeste o seu Deus– Davi está disposto a reconhecer a soberania de Deus e o maior de todos os privilégios que deu à Israel, que não foi fazê-lo um povo forte, mas fazê-lo povo de Deus.  
Meus irmãos, em todo o tempo, o coração de Davi consegue contemplar a grandeza de Deus, mesmo diante de uma notícia limitante e de um Deus que lhe diz que não lhe dará uma grande oportunidade. Este é o ponto que eu você precisamos também pensar sobre nós e como vemos Deus em todos os momentos. 
Infelizmente, estamos vivendo tempos em que Deus tem sido limitado ao nosso tamanho e aos nossos resultados. Para muitos, Deus precisa ficar provando grandeza imediata. Precisamos ir além disto, irmãos. Precisamos olhar para Deus e ver a grandeza de sua glória e poder, precisamos reconhece-lo como Deus. 
Um coração humilde sempre será um coração disposto a reconhecer a grandeza e a glória de Deus. 

Deus Molda o Coração de Davi e o Torna Um Coração Humilde Quando Consegue Conduzir Davi a Confiar na Palavra de Deus

Os versos finais deste texto que selecionamos nos mostra Davi disposto a confiar na Palavra do Senhor. Ele tem uma promessa, contudo, que tipo de garantia Davi tem de que Ele a irá cumprir? Davi não tem garantias, senão o fato de que Deus foi quem lhe fez a promessa. 
Agora, pois, ó Senhor, quanto a esta palavra que disseste acerca de teu servo e acerca da sua casa, confirma-a para sempre e faze como falaste (2Sm 7.25). 
A Palavra que disseste – faze como falaste– um dos pontos mais importantes deste trecho final é a afirmação de Davi de que confia que a Palavra de Deus só poderá ser cumprida se Deus agir e realizar o que ele falou. Davi aqui reconhece, portanto que a Palavra de Deus é uma decorrência de seu poder realizador e vice-versa, ele realiza o que a sua Palavra afirma. 

Seja para sempre engrandecido o teu nome, e diga-se: O senhor dos Exércitos é Deus sobre Israel e a casa de Davi, teu servo, será estabelecida diante de ti. Pois, tu, ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, fizeste ao teu servo ao teu servo está revelação, dizendo: Edificar-te-ei casa. Por isso, o teu servo se animou para fazer-te esta oração. (2Sm 7.26-27). 
Seja engrandecido o seu nome – Pois tu fizeste esta revelação– aqui, irmãos, o Rei Davi aponta para Deus como o ponto central de toda a glória e a finalidade última de toda a realidade e da sua própria realidade. Fazer com a casa de Davi, segundo a revelação que Deus mesmo havia dado é um modo de Deus tornar glorioso o seu próprio nome e não apenas um modo de estabelecer o reino da Casa de Davi. NO final, precisamos considerar que o que importa é que Deus seja glorificado e considerado o Senhor dos Senhores, o Rei dos Reis. Não viemos a este mundo com o propósito de tornar célebre o nosso próprio nome, mas o de servirmos a Deus e mostrarmos a todos a realidade de um GRANDE DEUS A QUEM SERVIMOS E DE QUEM SOMOS SERVOS.  
Agora, pois, ó Senhor Deus, tu mesmo és Deus, e as tuas palavras são verdade e tens prometido a teu servo este bem. Sê, pois, agora, servido de abençoar a casa de teu servo, a fim de permanecer para sempre diante de ti, pois, tu, ó Senhor Deus, o disseste, e, com a tua bênção, será para sempre, bendita a casa do teu servo (2Sm 7.28-29). 
Tu mesmo és Deus – Tuas Palavras são verdade – Tu o disseste – Abençoa– A certeza de Davi está estabelecida no fato de que Deus disse e a Palavra dEle é a verdade. Este é um ponto que molda o coração do homem de Deus, pois ele está disposto a reconhecer que Deus faz o que quer e a nós só cabe o descansar e confiar no Senhor. A palavra dele é verdade, porque somente ELE É DEUS. Ele é o único que pode falar e acontecer, porque ele é Deus. 
Aqui, meus irmãos, o que vemos é o coração de Davi confiando na Palavra de Deus. O objetivo da Palavra de Deus é conceder-nos coração novo e nos fazer confiar nas suas leis, nos seus estatutos na sua Palavra. O CORAÇÃO VERDADEIRAMENTE HUMILDE É O CORAÇÃO QUE É CONDUZIDO A CONFIAR EM DEUS. 
Não se turbe o vosso coração – crede em Deus – Expressões bíblicas como esta são comuns nas Sagradas Escrituras, mas para que este milagre aconteça em nosso coração, precisamos confiar na Palavra do Senhor, ela precisa se aprofundar em nosso coração e nos transformar.  

Conclusão
Meus amados irmãos, precisamos considerar atentamente que Deus não está interessado em reinos humanos, em posições humanas ou em glórias humanas. A grande obra que Deus está fazendo em nosso dia a dia é conduzir o nosso coração ao ponto de moldá-lo para ser um coração humilde. 
Quando Jesus Cristo nos convidou a descansar nele e a carregar o seu jugo, nos deu uma palavra muito séria sobre o que é imitá-lo: 
APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO – Você e eu precisamos receber assim a vida de Cristo em nós, como crianças, humildemente, nos submetendo à Deus: 
1 – RECONHECENDO NOSSAS LIMITAÇÕES, FALHAS E PEQUENEZ
2 – RECONHECENDO EM DEUS A GLÓRIA E O PODER, A GRANDEZA
3 – CONFIANDO NA SUA PALAVRA. 
Não haverá vida cristã consistente e coerente sem UM CORAÇÃO HUMILDE. Hoje é um dia para uma reflexão muito profunda e abençoadora. Às vezes, queremos servir a Cristo, mas não queremos lhe entregar o nosso coração. Achamos que é possível fazê-lo somente na aparência, mas não o é. 
Deus quer moldar o seu coração, esse é o plano dele: QUE TENHAMOS UM NOVO CORAÇÃO, como o de Cristo Jesus, manso e humilde. 
Bem aventurados os humildes de coração porque dos tais é o reino dos céus. 

Aplicação Para a Vida Diária

Precisamos rever o modo como nos relacionamos com Deus e precisamos trabalhar melhor nosso próprios objetivos de vida. Se Deus deseja realmente nos dar um CORAÇÃO HUMILDE e espera que andemos humildade com ele, mais ainda, SEM UM CORAÇÃO HUMILDE NÃO PODEMOS REALMENTE AGRADAR A DEUS. 
Então, uma conclusão obvia é que eu preciso começar a repensar o que estou fazendo com o meu coração. 
1.    Lance fora a soberba do coração e tudo aquilo que está te fazendo pensar como um homem soberbo, precisa ser lançado para longe de você; 
2.    Aprenda com Jesus a mansidão e a humildade de coração, portanto, considere estudar mais sobre este tema nas Sagradas Escrituras;  
3.    Mude o modo como você ora e como pede a Deus; 
4.    Pense que nem sempre o que você deseja é o melhor caminho para que o seu coração seja um coração humilde, portanto, receba a direção de Deus com alegria, mesmo que não seja do jeito que você planejou ou esperava; 

5.    Confie sempre na Palavra de Deus e quando parecer muito difícil, CONFIE AINDA MAIS. Ela é o centro de como podemos descansar em Deus. Isto implica em fazer o que ela ordena e não fazer o que ela condena, também implica em esperar que ela se cumpra e que Deus faça o melhor, o tempo todo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!