18 de novembro de 2018

1 Pedro 2.9

A Construção de Uma Igreja Que Espalha Luz
1 Pedro 2.9
(IP Tatuapé – Novembro 2018)

Introdução
Nossa meditação desta manhã será baseada no verso 9, do capítulo 2, da Primeira Carta de Pedro. Este verso tem uma estrutura bem simples, ele faz um contraste com as personagens citadas no verso 8, os judeus desobedientes que tropeçaram na Pedra que é Cristo e define a IGREJA com quatro cláusulas, terminando com uma conclusão de finalidade, isto é: A FIM DE PROCLAMAR AS VIRTURDES DAQUELE QUE VOS CHAMOU DAS TREVAS PARA A LUZ. 
Veja, quero que os irmãos compreendam que esta cláusula de finalidade deve ser compreendida da seguinte forma: PARA PROCLAMAR AS VIRTUDES DAQUELE QUE VOS CHAMOU DAS TREVAS PARA A LUZ, VOCÊS DEVEM DESENVOLVER: QUEM VOCÊS SÃO... AS quatro cláusulas. 
Não resta dúvida que uma das importantes perguntas que a Igreja de Cristo precisa se fazer é: TENHO SIDO LUZ NO MUNDO? Nenhum cristão deve se esquivar de fazer a si mesmo e responder essa questão. Um cristianismo que não encara de frente essa responsabilidade e a considera fundamental, no mínimo, é incoerente. 
A palavra de Jesus sobre este ponto é implacável e determinante: “NÃO SE PODE ESCONDER UMA CIDADE EDIFICADA SOBRE O MONTE; NEM SE ACENDE UMA CANDEI PARA COLOCÁ-LA DEBAIXO DO ALQUEIRA” (Mateus 5.14-15a). Qualquer cristão que deixar de lado essa natural condição da sua vida, está, para dizer muito pouco, enganando a si mesmo ou traindo o seu Senhor. 
Irmãos, sei que estes termos são duros e desafiadores. Contudo, precisamos falar sobre a natureza da nossa realidade como a Igreja de Cristo neste mundo e enfrentar aquilo que ouso chamar de “A Construção do Nosso Caráter Como Igreja”. Isso implica, necessariamente, em SERMOS LUZ NESTE MUNDO. 
Considerando atentamente o que Pedro nos diz na sua primeira carta, capítulo 2, verso 9, dentro do contexto do próprio capítulo que fala sobre a Igreja como sendo um edifício que é construído por pedras que vivem, isto é, uma casa espiritual formada pelo conjunto dos crentes que se aproximam de Cristo, podemos aprender que a Igreja é chamada para ser uma anunciadora das virtudes daquele que nos chamou das trevas para a luz. 
Desta forma, o que devemos pensar é que anunciamos Cristo com nossa própria vida iluminada, com o resultado do que ele próprio produz em nós, isto é, nos conduzir da escuridão para a área iluminada da sua presença. Olhando para nós, os homens, verão a luz e vendo a luz, glorificarão a Deus. 
Assim, brilhe, também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus (Mateus 5.16). 
Refletindo sobre o ensino de Jesus a respeito da natureza da Igreja, Pedro percebeu que em seus dias, as dificuldades que assombravam a vida dos crentes, como a perseguição avassaladora do Império, seriam uma forte tentação para fazer o crente desistir de sua verdadeira missão. Então, ele os convoca a novamente reunir forças e a repensar quem eram neste mundo, com a finalidade de jamais abandonarem ao seu chamado e negar quem eram em Cristo Jesus e a sua missão neste mundo. 
Meus irmãos, isto é o que eu quero lhes lembrar esta manhã: QUEM É A IGREJA PRESBITERIANA DO TATUAPÉ. Eu quero convidar os irmãos a desejarem comigo este ideal: CONSTRUIR UMA IGREJA QUE ESPALHE A LUZ DE CRISTO. Essa para a qual fomos chamados, a qual nos inundou e nos mudou o coração. IRMÃOS, DESEJO DE TODO O MEU CORAÇÃO, EMPREENDER MINHA VIDA NESTA TAREFA DE SER LUZ E AJUDAR MEUS IRMÃOS A SEREM LUZ NESTE MUNDO. 
Os elementos que precisamos agregar para CONSTRUIR UMA IGREJA QUE ESPALHA A LUZ já nos foram dados, precisamos, portanto, sempre RELEMBRAR e sempre RETOMAR A VIDA PRÁTICA DA LUMINOSIDADE. Para espalhar a luz de Cristo neste mundo, para que a Igreja seja uma refletora da luz ela precisa desenvolver sua natureza iluminada. 

A Construção de Uma Igreja Que Espalha Luz Começa Em Uma Vigorosa Consciência de Chamado

“Vós, porém, sois raça eleita”

Pedro está usando uma linguagem interessante, afinal, ele está fazendo uma comparação da IGREJA com o POVO DE ISRAEL. Sim, Israel era chamado de a RAÇA ELEITA, o povo que Deus havia escolhido em Abraão e eles se julgavam o único povo de Deus. Eles entendiam que apenas judeus de nascimento poderiam ser salvos, mas uma das maiores lições que Pedro aprendeu depois da ressurreição foi o fato de que Deus tinha povo entre os gentios. 
Aqui, então, ele está escrevendo para a Igreja e ela precisava desenvolver essa VIGOROSA CONSCIENCIA DE SEU CHAMADO, DE SUA ELEIÇÃO PARA SER A IGREJA DE DEUS. Você talvez não pense no que isso significa, mas eu desejo que você hoje pense sobre isto. 
RESPONSABILIDADE PARA COM QUEM ME ESCOLHEU– As implicações da consciência deste chamado devem mudar algumas coisas na sua vida. A primeira delas é o seu senso de responsabilidade para com aquele que te escolheu. A eleição de Deus, na mesma medida em que é um presente que qualifica a nossa vida para o relacionamento com Deus, por outro lado, neste texto, é uma responsabilidade, pois Deus escolheu ser conhecido neste mundo a partir da sua vida. 
RESPONSABILDIADE PARA COM AQUELES QUE PRECISAM QUE EU REVELE AS SUAS VIRTUDES– Tão séria e importante quanto a primeira responsabilidade, está diante de nós a implicação desta segunda parte. Em outras palavras, Deus escolheu que pessoas conhecerão suas virtudes a partir d asua vida como RAÇA ELEITA. Israel é um bom exemplo de falha neste sentido! Os povos da terra conheceriam a Deus por meio da vida do povo de Israel, veja o Salmo 67. Contudo, Israel parece não ter pensado seriamente sobre essa responsabilidade e envergonhou o nome de Yahweh entre as nações. 
Com certeza, há muitos crentes tem faltado essa VIGOROSA CONSCIENCIA DE CHAMADO e o resultado disto é uma IGREJA FRACA, POUCO COMPROMETIDA e PREGUIÇOSA. Com certeza, precisamos revisitar essa nossa percepção de nosso chamado e de nossa missão neste mundo e pensar seriamente sobre estes compromissos e implicações com Deus e com o mundo que precisa conhecer a Deus. 

A Construção de Uma Igreja Que Espalha Luz É Sustentada Pela Convicção de Ter Um Relacionamento Pessoal Com Deus

“Vós, porém, sois sacerdócio real”

Israel era um povo chamado para ser um REINO DE SACERDOTES. Isso podemos ler em Êxodo 19.5-6. Deus desejou que este povo tivesse com ele um relacionamento pessoal e íntimo, para que eles pudessem apresentar a Deus ao mundo, de uma forma completa. 
Os sacerdotes eram homens separados exclusivamente para conviver com Deus, para entrar na atmosfera da presença de Deus e se relacionar diariamente com o Senhor. Eles, os sacerdotes, deveriam ser modelares e conduzirem os homens a Deus. 
Sacerdórcio real– Isto é um “reino sacerdotal”, que implica em ser um reino onde todos nós temos a missão de estarmos sempre em completo relacionamento pessoal com Deus para que os homens conheçam a Deus, olhando para homens que com ELE convivem. 
Quando Moisés descia do monte, seu rosto iluminado, indicava claramente que aquele homem estivera com Deus. O Salmo 67 nos traz a petição de que o ROSTO DE DEUS RESPLANDECER O NOSSO ROSTO PARA QUE OS HOMENS NOS VEJAM E CREIAM EM DEUS e na sua salvação.  
Este é mais um ponto que infelizmente tem sido negligenciado em nossos dias. Precisamos voltar a buscar intimidade com Deus. Isto se constrói meditando dia e noite nas Escrituras, buscando e vivendo com Deus em oração, em temor diário, meus irmãos. 
O que sustenta a Igreja é o convívio dos crentes com Deus. Não temos super heróis que façam todo o trabalho por nós, TODOS SOMOS SACERDÓTES, PORQUE SOMOS UM REINO DE SACERDOTES, pessoas que devem estar diariamente com Deus. 

A Construção de Uma Igreja Que Espalha Luz É Ampliada na Identificação do Crente Com a Pureza

“Vós, porém, sois nação santa”

Acredito que estamos falando de uma consequência das duas primeiras cláusulas. Ou seja, o homem que tem consciência do seu chamado e anda com Deus em intimidade, claramente viverá de forma separada e pura. Contudo, aqui, Pedro parece ter uma clara percepção da importância de sabermos a diferença entre quem somos nós e quem é o mundo. 
Nação santa– (Etnos hágios) – Dt 7.6 – Uma nação de homens que sabem que pertencem ao povo de Deus, que têm consciência de quem são. Pedro irá ampliar este conceito, falando sobre sermos peregrinos neste mundo, nos versos 11 a 17. Ele vai dizer que nossa santidade não pode ser maculada pela ação negativa do mundo e do modo de vida deste mundo. Isso precisa ser muito considerado em nossa igreja. 
Cada crente um embaixador de um reino puro, o reino de Deus, separado deste mundo, marcado pela santidade de Deus e de seus filhos. Sede Santos, como vosso Pai é santo, este é um dos pontos que ele tratou no capítulo 1, verso 16. 
Para mostrarmos as virtudes de Deus ao mundo, precisamos saber que devemos nos parecer com nosso Pai e isso é que revela de quem somos filhos. Portanto, não há espaço para quem deseja se parecer com o mundo e viver segundo o curso deste mundo.  

A Construção de Uma Igreja Que Espalha Luz é Estabelecida na Disposição de Servir a Deus e Não a Si Mesmo

“Vós, porém, sois povo de propriedade exclusiva de Deus”

Por fim, povo de propriedade exclusiva de Deus é a cláusula final. Aqui, Pedro retoma um dos temas que ele trabalhou no capítulo primeiro, quando afirmou que fomos comprados pelo preço do precioso sangue de Cristo (1.19). 
Ele trabalha com uma ideia clara de que não estamos neste mundo para construir o nosso reino, ou realizar a nossa vontade. Uma igreja que espalha a luz, as virtudes iluminadas de Deus, precisa estar ciente e disposta a viver para seu verdadeiro dono e Senhor, precisa estar disposto a ser usada por Deus. 
Enquanto mantivermos uma atitude egoísta de só fazer o que é confortável para nós e só sermos determinados naquilo que nos beneficia, jamais alcançaremos a graça de espalhar a luz de Deus neste mundo. 
Podermos fazer coisas de Igreja, elaborar trabalho com o nome de Igreja, acharmos que estamos sendo igreja de Cristo, mas estaremos apenas fazendo o que nos agrada e apresentando ao mundo, o próprio mundo que carregamos em nosso coração, enquanto o nosso alvo for a nossa vontade e o nosso prazer. 
Eu e você precisamos da ampliação de estarmos fazendo a VONTADE DAQUELE QUE NOS ARREGIMENTOU PARA ESTA LUTA. A igreja só cresce, quando ela cresce no desejo de fazer a vontade de Deus.
Jesus, em sua vida toda foi assim. O texto de Isaías diz que a VONTADE DE DEUS PROSPERÁ NA SUA MÃO e ELE próprio disse: SEJA FEITA A TUA VONTADE E NÃO A MINHA. 
A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou (Jo 4.34). 
Meus irmãos, precisamos compreender que este deve ser o nosso alvo, conhecer a vontade de Deus e discerni-la para vivermos segundo o seu querer e fazer o que Ele quer que façamos. Essa consciência amplia a nossa possibilidade de espalhar luz neste mundo. 

Conclusão e Aplicação

Igreja Presbiteriana de Tatuapé
Meus irmãos, Deus está nos chamando para abençoar vidas neste bairro, nesta cidade e neste país. Eu tenho o propósito de entregar meus próximos anos de ministério a serviço do Senhor e quero aprender a alcançar vidas e a transformar o lugar onde estamos. 
Tenho compreendido o desafio do Senhor para minha vida aqui com os irmãos e sido animado na minha alma, no meu coração, com grandes sonhos e possiblidades. Mas, de verdade, quero muito humildemente entregar a minha vida  a Deus para espalhar a sua luz e oferecer meus dons para o pastoreio para andar com os irmãos e colaborar para que esta Igreja seja um luzeiro. 
Quero lhes pedir irmãos, que pensem comigo e andem comigo na mesma direção. Mas para construirmos essa igreja espalhadora de luz, precisamos desenvolver, cada vez mais essas quatro percepções: 
Consciência de Chamado– NO nosso caso, perceber que estamos num bairro privilegiado e não podemos negligenciar as bênçãos que o Senhor nos deu. Portanto, consciência do chamado para influenciar um dos melhores bairros da maior cidade do Brasil e uma das maiores do mundo. Deus vai cobrar isto de nós e eu quero dizer sim para meu Deus. 
Convicção de um Relacionamento Pessoal Com Deus– devemos nos lembrar da frase de Jesus: SEM MIM NADA PODEIS FAZER. Precisamos nos dedicar em aprender mais de Deus e a estar mais perto de Deus. Preciso que cada crente cuide de sua vida espiritual de forma dedicada. Eu irei ensinar doutrina, buscar pregar a verdade da Palavra, estimular o culto para que seja edificante, mas isso tudo nada causará se sua vida com Deus não for autêntica  e pessoalmente cultivada. 
Identidade Cristã Santa– Os homens desejarão a Cristo, quando virem Cristo em nós. A beleza de Cristo e o seu bom perfume tem que ser sentido em nós. Meus amados irmãos, vamos cuidar de nosso testemunho e de nossa vida neste mundo. Por isso, precisamos do exercício da disciplina, mas não somente a disciplina eclesiástica, mas a disciplina pessoal, que se exige viver como Cristo e a buscar a excelência de viver e andar como ele andou. Cada crente, deve ser um reflexo de alguém que esteve e vive com Cristo. 
Desejo de servir a Deus-  As virtudes de Deus serão conhecidas na medida em que você for usado para isto. Deus determinou que este seria o método e aqui estamos nós, em um mundo incrédulo, que nos odeia, que nos repele. Contudo, estamos aqui para servir a Deus e a não a nós mesmos. Sei que é importante que construamos nossos patrimônios pessoais e pensemos em nossas famílias. Mas juntos, precisamos deixar um legado para nossos filhos e será uma igreja bela, que seja um reflexo da luz de Cristo, que vive para Deus! Isso passa pela nossa dedicação. Por favor, irmão, não me deixe sozinho nos trabalhos, não abdique da sua tarefa, não abandone a fé, não deixe o barco. Invista nesta obra, financeiramente, emocionalmente, com seus dons e talentos. Tenha consciência de que você foi comprado para isto e não tem o direito de não fazer o que Deus pede. 

Oração
Senhor Deus, dá-nos a percepção do privilégio que temos de viver para ti, sendo o seu povo e podendo espalhar a sua luz ao mundo. Que muitos se convertam em nosso ministério de Igreja espalhadora da luz e que muitos conheçam a Ti, inclusive nós mesmos conheçamos mais e mais ao Senhor. Em Cristo, amém. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!