18 de novembro de 2018

Deuteronômio 17.14-20

Um Modelo Real 
Deuteronômio 17.14-20



Introdução
Moisés entrega ao povo de Deus o livro de Deuteronômio com a finalidade de lhes lembrar a importância de obedecer e fazer da Lei de Deus uma estrada para sua caminhada na terra que Deus haveria de lhes dar como herança. Esse é o ponto central deste livro, em particular neste trecho que é conhecido o SEGUNDO DISCURSO DE MOISÉS, e começa no capítulo 4 e vai até o 26, sendo o mais longo dos quatro discursos ou cinco, depende de como você considera as palavras finais do Legislador de Israel. 
O grande ponto deste discurso é apresentar a Lei de Deus como a base do modo de vida na terra, segundo aquilo que agrada a Deus. Irmãos, mais uma vez, precisamos lembrar deste importante ponto da vida que Deus estabeleceu para o seu povo nesta terra. 
No trecho que veremos esta noite, Moisés estabelece uma espécie de padrão para o exercício da liderança e do governo. O foco do texto é na figura do Rei e isto propõe um estilo de nação, peculiarmente baseada no MODELO REAL. 
O REI EM ISRAEL, exerceria funções como os seus similares em outros povos, contudo, o conceito que envolve a pessoa do REI era outro. Em lugar de ser um homem que viesse a impor sua autoridade pela força ou a imposição do seu domínio, em Israel, o REI ERA CHAMADO A SER UM CIDADÃO MODELAR. Ele liderava pela concepção criacional de APRENDIZADO POR MODELAGEM. 
Nosso texto, fala sobre este MODELO DE GOVERNANÇA BASEADA NA MODELAGEM e estabelece os padrões fundamentais para que alguém seja usado por Deus para cumprir este papel. 
Num certo sentido, irmãos, todos nós, em alguma medida exercemos este papel de MODELAGEM REAL. Seja no convívio com a família, para os filhos e amigos da família, seja na vida profissional conduzindo ou servindo de modelos para os colegas de trabalho, na medida em que Deus se mostra e cuida deste mundo através nos seus filhos, seus embaixadores na terra. 
Olhe para você e deseje ser essa pessoa! Peça a Deus que use a sua vida desta forma. Mas, lembre-se: SE DEUS TE ENVIAR A ESTE MUNDO PARA MODELAR, VOCÊ PRECISA DESENVOLVER COMPROMISSO COM ESSAS MARCAS FUNDAMENTAIS. Neste texto, eu e você conheceremos as MARCAS DE UMA VIDA QUE DEUS USA PARA MODELAR SEUS FILHOS E MUDAR O MUNDO

Quem Deseja Servir a Deus Como Um Modelo Real Precisa Ter Um Elevado Comprometimento Com a Missão de Deus Para Seu Povo

Quando entrares na terra que te dá o Senhor, teu Deus, e a possuíres, e nela habitares e disseres: Estabelecerei sobre mim um rei, como todas as nações que se acham ao redor de mim, estabelecerás, com efeito, sobre ti como rei aquele que o Senhor, teu Deus, escolher, homem estranho, que não seja dentre os teus irmãos, não estabelecerás sobre ti e sim um dentre eles (Dt 17.14-15). 
Quando entrares na terra que te dá o Senhor, teu Deus (YEHOWAH ELOHEIKÁ)e a possuíres e nela habitares – Este é o tom do entendimento que Moisés quer impregnar na mente do povo de Deus. Eles deveriam compreender que o compromisso deles é em ocupar e possuir a terra QUE DEUS DÁ. Deus é o Senhor e o doador da vida, viver na terra, é manter um claro compromisso com o Senhor. Note que ele deixa claro que a terra foi dada pelo Senhor e enfatiza que este é TEU DEUS. Ele junta os dois nomes de Deus com a finalidade de lembrar o Deus do pacto e aquele que é o Criador, estabelecendo a autoridade de Deus sobre toda a realidade, espiritual e material da vida humana. Não podemos simplesmente entrar na terra e nos esquecer de que estamos na vida que o Deus do pacto, o nosso criador nos dá. Moisés conclui este pensamento inicial introdutório, dizendo QUE O NOSSO DESFRUTE DA BÊNÇÃO DA TERRA É ESTABELECIDO SOBRE UM COMPROMISSO COM QUEM NOS DEU A TERRA. 
E disseres: estabelecerei um rei sobre mim como todas as nações que se acham ao redor– Ainda estou tentando aprender melhor o significado histórico desta frase. Em 1 Samuel 8, ela me parece ser negativa, afinal, parece que o motivo de Israel desejar ter um rei era o fato de todas as nações ao redor também terem reis. Neste sentido, com certeza, o estímulo não é adequado. Mas, devemos entender também que o texto de Moisés é muito anterior e aqui, Deus não diz que este desejo é em si um motivo ruim. O que o texto faz é regular como suprir este desejo. Mas, penso o seguinte: O DESEJO DE UM REI é um processo NATURAL E CRIACIONAL DE BUSCAR MODELOS E GOVERNANÇA. Deus estabeleceu o GOVERNO como um modo de ORGANIZAÇÃO DA CRIAÇÃO. O que Moisés está dizendo é que em algum momento, o povo de Deus precisaria adotar o MODELO CRIACIONAL DE GOVERNANÇA. Quando isto acontecesse: eles deveriam buscar satisfazer este desejo natural de um modo muito peculiar. 
Estabelecerás aquele QUE DEUS ESCOLHER– Aqui, Moisés estabelece um padrão para esta escolha e ela deve recair sobre a vontade de Deus. Precisamos compreender que o nosso COMPROMISSO EM VIVER NA TERRA IMPLICA EM COMPROMISSO COM QUEM NOS COMISSIONOU A VIVER NA TERRA. O modelo que seguiremos jamais será outro que não aquele Deus estabelecer. A nossa escolha de um MODELO DEVE RECAIR SOBRE O NOSSO COMPROMISSO DE FAZER A VONTADE DE DEUS.
UM DENTRE OS IRMÃOS– Um outro aspecto que parece ser enfatizado no verso 15, repetido duas vezes no verso é a IDEIA DE QUE DEVE SER ALGUÉM COMPROMETIDO COM A NAÇÃO. Não se trata de xenofobia, meus caros, mas de pessoas comprometidas com o projeto e a missão que nos foi dada. Claro que isso tem a ver com o fato de que o nosso maior modelo é JESUS CRISTO, NOSSO IRMÃO E ESTE TEXTO ESTÁ APONTANDO PARA ELE. Contudo, eu e você precisamos servir de modelos e precisamos ter este compromisso com o projeto de Deus para seu povo. 
Devemos servir de MODELOS DE PESSOAS QUE ESTÃO COMPROMETIDOS COM A MISSÃO DE DEUS PARA O SEU POVO. Devemos nos esforçar para viver este compromisso de vida. Foi isso que Jesus estimulou tantas vezes, quando apontou o que é necessário para seguir e servir ao seu reino: QUEM VIER A MIM E NÃO NEGAR A SI MESMO NÃO É DIGNO DE MIM. 

Quem Deseja Servir a Deus Como Um Modelo Real Precisa Ter Um Elevado Comprometimento Com a Mudança do Coração do Povo de Deus

Porém este não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos, pois o Senhor vos disse: Nunca mais voltareis por este caminho (Dt 17.16). 
Aqui, vemos que o olhar se volta ao rei em si e os valores que deverão estar em sua mente e ser a sua prioridade. Neste verso 16, há dois aspectos discutidos: OS CAVALOS E O EGITO. 
Não multiplicará para si cavalos– Cavalos era o grande sinal de força dos exércitos naquele momento histórico. A ideia deste verso é que o Rei não fará da força dos seus braços, ou exércitos o seu grande trunfo. Os cavalos egípcios eram fortemente valorizados como os mais intensos cavalos de batalha. Mais tarde na história bíblica, eles serão superados pelos cavalos ferozes dos caldeus. Aqui, o Rei não pode se tornar obcecado pelo poder no modelo das outras nações, seu compromisso de força é a sua fé que Deus é o Senhor dos Exércitos. 
Não fará o povo voltar ao Egito – Nunca mais voltareis a este caminho – o que está em destaque neste verso é que esta busca de força imitando os modelos das outras nações, fatalmente levaria o  povo de Deus a amar de novo o Egito. Irmãos, o amor ao mundo é inimizade contra Deus, nos ensina o apóstolo João. Quando desejamos viver de acordo com o modelo deste mundo, logo estaremos amando ao mundo. Não voltar ao Egito é o nosso dever, enquanto filhos de Deus, uma vez que isso é que viemos fazer: SAÍMOS DO EGITO PARA SERVIR A DEUS E NUNCA MAIS VOLTAR ATRÁS. 
Quando você deseja ser um líder, deve se comprometer com a mudança de mentalidade, a mudança do coração dos filhos de Deus. Você precisa desta mudança de coração da sua família, dos seus filhos, do seu cônjuge. Precisamos de pessoas que persigam este ideal de NOVO CORAÇÃO, que está disposto a SERVIR A DEUS E A AMÁ-LO ACIMA DE TODAS AS COISAS.

Quem Deseja Servir a Deus Como Um Modelo Real Precisa Ter Um Elevado Cuidado Contra o Egocentrismo
Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie; nem multiplicará muito para si prata ou ouro (Dt 17.17). 
Paulo disse a Timóteo: CUIDA DE TI MESMO E DA DOUTRINA. Jean-Paul Sartre, um filósofo estruturador do pensamento EXISTENCIALISTA, buscava na ideia de auto-satisfação a verdadeira realização do homem. Para ele, o INFERNO ERA OS OUTROS. Bem, claramente este modelo EGOCENTRADO é o que predomina em nossos dias, mas não somente em nossos dias, na NATUREZA HUMANA. Ao contrário deste pensamento, lemos a Escritura dizendo que NÃO DEVEMOS PENSAR EXCLUSIVAMENTE NO QUE É NOSSO, MAS SIM, CADA QUAL, NO QUE É DOS OUTROS. 
E não multiplicará para si– o PARA SI, repetido tanto que diz respeito a mulheres, como a prata e ouro é tom principal do verso. O rei não é alguém que deve estar focado em seus interesses, em fazer a sua história. Aquele que deseja servir a Deus como MODELAR precisa se libertar disto. 
Mulheres, prata e ouro– O ponto destes exemplos é que eles lidam com valores que fundamentalmente atuam nos desejos EGOCENTRÍCOS mais fortes. A sexualidade e o materialismo são, desde sempre, fortes elementos de tentação. Os antigos gostavam de brincar dizendo que precisamos tomar cuidado com DUAS BARRAS: A BARRA DA SAIA E A BARRA DE OURO. Outros dizem que tem uma terceira: o famoso CONHAQUE SÃO JOÃO DA BARRA. Essa última na verdade é mais recente. 
O INFERNO NÃO SÃO OS OUTROS O VERDADEIRO INFERNO É O NOSSO CORAÇÃO – homens e mulheres modelares precisam tomar muito cuidado com o próprio coração pecaminoso, com suas inclinações para o mal e zelar para serem tomados pelo desejo de satisfazer a Deus e não a si mesmos. Nossos olhos devem estar na VONTADE DE DEUS e não NA NOSSA VONTADE. 
Quem Deseja Servir a Deus Como Um Modelo Real Precisa Cuidar em Moldar o Seu Coração Segundo a Palavra de Deus
Também, quando se assentar no trono do seu reino, escreverá para si um translado desta lei num livro, do que está diante dos levitas sacerdotes. E o terá consigo e nele lerá todos os dias a sua vida, para que aprenda a temer o Senhor, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir. Isto fará para que o seu coração não se eleve sobre os seus irmãos e não se aparte do mandamento, nem para a direita, nem para a esquerda; de sorte que prolongue os dias do seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel (Dt 17.18-20). 
Salomão escreveu: SOBRE TODAS AS COISAS QUE SE DEVE GUARDAR, GUARDA O TEU CORAÇÃO. Meus irmãos, foi este Salomão o maior exemplo de alguém que falhou em guardar o seu coração, contudo, o aprendizado prático deste erro, fez Salomão nos deixar os mais elevados conselhos e o homem mais acusado pela palavra destes versos de Deuteronômio. Vale a pena você ler no Primeiro Livro dos Reis, os capítulos 10 e 11. 
Quando se assentar no trono do seu reino escreverá para si um traslado desta lei – as ocupações mais importantes desta vida deveriam mais seriamente nos levar a Palavra de Deus. Lutero falava da oração que quanto maior e mais importante a sua tarefa, mais ele se dedicava em orar. Irmãos, as grandes responsabildiades que temos devem exigir de nós maior atenção e cuidado em nos aproximar da Lei de Deus. 
Guardar as palavras – cumprir os estatutos– não se atrata de um assentimento meramente intelectual, mas factual. Uma busca de mudança prática de vida e na prática da vida. Este é um ponto muito importante da realidade prática da nossa vida, que a Palavra de Deus deve ser um fator definidor de como agimos neste mundo. A ideia aqui é que o Rei não é somente um leitor da palavra, mas alguém que é conduzido por ela. 
Isto fará que que o seu coração– irmãos, pessoas modelares são pessoas que cuidam do seu coração e o guardam. Primeiramente, eles sabem que podem errar e que seu coração é falho, portanto cuidam dele para não se desviar, também cuidam dele para que ele se fortaleça e esteja pronto a enfrentar os males desta vida. 
Para que se prolongue o seu reino e o dos seus filhos– aqui, o ponto é que este cuidado é um modo de cuidar também do futuro. Curiosamente, a vida reta é um fator transformador não só do presente, mas especialmente do futuro de nossas igrejas, famílias.  
Pessoas que desejam servir a Deus como modelos precisam cuidar do seu coração e preparar a si mesmos para transformar a vida daqueles que estão sob o seu raio de ação. 

Conclusão
Hoje preciso concluir esticando um pouco mais teologicamente o texto. Porque este texto que eu li e no qual meditamos, tem a ver com a família, sob as condições perfeitas e originais de retidão e justiça original. 
Salomão nos diz que Deus criou o homem perfeito, mas ele se meteu em muitas astúcias (Ec 7.29). Então, com toda razão você deve se perguntar e pensar: SOB O PECADO SERIA POSSÍVEL ESTA CONDIÇÃO? A resposta é NÃO! SOB O PECADO E VIVENDO DESEQUILIBRADAMENTE COMO FAMÍLIA NÃO CONSEGUIMOS FAZER ISTO. 
Deus prometeu restaurar a família após a queda e isso, por meio da vida familiar de Adão e Eva. Ele olhar para o estrago que o pecado fez e disse a Adão que a saída era que ele e Eva continuassem sua jornada, porque por meio da família é que Deus traria sobre toda a criação a vida novamente. 
Eu sei que a gente vive em família e pouco percebe do projeto criacional de Deus para nossa família e nos esquecemos de que temos de levar o SHALOM DE DEUS PARA TODOS OS LUGARES ONDE ESTIVERMOS. Mesmo depois da queda, quando Deus chamou Noé, ele disse: OS ABENÇOOU e lhes disse SEDE FECUNDOS, CRESCEI E MULTPLICAI-VOS, ENCHEI A TERRA. 
Sua família vive para espalhar paz? Quais são as suas prioridades, comprar uma casa? Comprar um carro? Encaminhar os filhos? Mas, e o Reino de Deus, o Shalom, onde está a paz? 
Precisamos recuperar nossa missão criacional e voltar a ser instrumentos de Deus para que o mundo seja um lugar melhor. Precisamos trazer nossas famílias de volta para os propósitos criacionais originais. 
Deus nos conceda graça e nos ABENÇOE!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!