17 de fevereiro de 2019

Mateus 4.23-25

Seguir a Cristo é Caminhar do Caos ao Shalom
(Culto da Noite – Fevereiro – IPT)
Mateus 4.23-25

Foco da Nossa Condição Decaída
O texto adiante de nós neste sermão é representativo de como o ministério do Senhor Jesus foi realizado em meio ao caos da queda humana. Aqui, ele percorre as cidades e tira homens e mulheres de uma profunda situação de caos. Esta noite, nossa meditação focará em ver que este convite de Jesus aos discípulos para o seguirem, foi para uma viagem em meio ao caos, com a finalidade de aprenderem que é assim que o Reino se espalha, levando ao deserto a água da vida. Considere atentamente que este é o chamado da Igreja, seguir a Cristo e ver o deserto se transformar em lugar fértil, ver o caos ser vencido pela paz. 

Introdução
Vimos na última semana que Jesus chamou os seus discípulos e eles tudo deixaram e seguiram a Jesus. Homens diferentes como a dupla Simão e André, que estavam tentando ganhar o seu sustento e João e Tiago que tratavam de consertar as redes para se preparar para novas batalhas. Eles não se importaram em deixar tudo e seguir a Jesus. 
Mas, quando Jesus lhes anunciou o convite para seguirem e se tornarem pescadores de homens, logo em seguida ele lhes mostraria como seria essa pescaria. Ele lhes mostraria que a pescaria não aconteceria em um belo balneária de águas cristalinas com os mais lindos peixes e visões paradisíacas ao redor. 
Jesus, antes, os convida a seguirem para dentro do caos da vida humana, para dentro do mais profundo da queda da humanidade e ir até ai resgatar homens e mulheres escravizados e destruídos pelo pecado. Gente cuja vida estava em trevas, aquilo que Isaías declara: 
Mas, para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade (...) o povo qe andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região das sombras da morte, resplandeceu-lhes a luz (Is 9.1-2). 
Sim, foi o profeta Isaías quem tanto proclamou esse caminho do Messias no deserto humano, trazendo vida onde há morte. Foi ele quem anunciou que água brotaria no deserto e os vales de morte se tornariam férteis e cheios de árvores. 
Meus irmãos, este é o chamado de Cristo para os seus discípulos para serem os conduzidores da luz para o meio das trevas, aqueles que irão caminhar pelos lugares mais destruídos da vida humana e levarão a paz, a edificação, a nova vida etc. Eu e você precisamos compreender essa natureza do Reino, essa natureza iluminadora do Reino, essa natureza salgadora, preservadora, diferente do Reino... 
Eu e você precisamos ter em mente que este é o nosso verdadeiro chamado como IGREJA DO REI. NÃO VIEMOS A ESTE MUNDO APENAS PARA FAZER CULTOS, mas para fazer dos nossos cultos o lugar da cura para os corações destruídos, aqueles mesmos que nós chamamos a Cristo e os convidamos para verem como é que nós seguimos, amamos, servimos e adoramos ao Senhor.  
Agora, então, eu te convido a compreender sobre este chamado e a olhar Jesus fazendo o seu trabalho. Exatamente como Ele o fez é o que os seus discípulos deverão aprender para fazer. Não somente aqueles quatro dos versos anteriores, ou os demais oito, que havia chamado, mas todos nós, que somos seus discípulos resgatados das trevas para fazer brilhar a sua luz entre os homens. 
Caminhe com Jesus e mire-se no seu exemplo. 


Como Discípulos Que Imitam Jesus Levando Pessoas do Caos à Paz – Precisamos Ter a Ousadia e a Coragem Para Ir Aonde o Caos Está

Há algo magnifico na História da Redenção que diz respeito a essa afirmação desse subtítulo, que é o fato de que Deus propôs uma redenção em que Ele não só nos convoca a subir ao céu, antes, Ele vem às nossas trevas para nos resgatar. 
Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando as sinagogas pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo (Mateus 4.23). 
Percorria toda a Galiléia– começar o seu ministério na Galiléia foi uma maneira de dar sentido à profecia de Isaias e por isso mesmo, Jesus, na sinagoga na Galiléia citou o profeta Isaías afirmando: 
O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração a vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor (Lucas 4.18-19). 
Toda sorte de doenças (nosón) e enfermidades (malakian)- Galileia era a terra em trevas de que fala o profeta. Ela era a terra por onde a luz chegaria à Israel. O texto nos diz que ele percorria toda a Galiléia e ia ao encontro de pessoas com profundos problemas. A expressão nos leva a pensar em quantidade e extensão terrível do sofrimento que todos estavam vivendo: TODA SORTE DE DOENÇAS E ENFERMIDADES. Ele usa duas palavras que poderiam ser definidas como DOENÇAS INCURÁVEIS e a outra FRAQUEZAS. 
Meus irmãos, Jesus anunciou o seu reino trazendo SHALOM à estas vidas em CAOS. Mas para isto, ele precisou adentrar e caminhar em meio ao CAOS destes lugares e conhecer, ver de perto e sentir o mau cheiro dessas doenças. Do que é que estamos falando aqui?
Estamos falando da ousadia que os discípulos precisam ter para adentrar a essas lagoas fétidas para pescar seus peixes, para lançar suas redes em meio a este lixo. Precisamos entender que a nossa missão tem a ver com o mundo caído para dentro do qual o Senhor está nos enviando. 
Este ministério INTRAMUNDANO, que nos faz ir buscar pessoas com muitas chagas. Claro que não se trata apenas da literalidade dessa busca, mas, devemos dizer que, algumas vezes sim. Algumas vezes precisamos literalmente entrar nestas trevas para resgatar pessoas. 
Esta manhã, saindo para a caminhada matinal fiquei tão tristes ao ver um grupo de meninas, para mim, meninas mesmo. Início de um dia e estavam bêbadas, talvez drogadas, se expondo de forma triste na rua. Suas roupas denunciavam não ser moradoras de rua ou pessoas largadas, mas seu comportamento denunciava uma profunda tristeza e uma morte presente na alma. 
Nem sempre será assim literalmente, mas precisamos conhecer, saber e olhar para o nosso mundo. A igreja não pode ser um mero quadro na paisagem para que os outros vejam e nos interpretem. Precisamos dizer o que eles precisam saber, porque estão morrendo e estão tristes, afundados em trevas. Famílias que não sabem o que é paz, que vivem no caos, nossos vizinhos e até mesmo parentes. O que vamos fazer, deixa-los assim. 
Jesus não deixaria! Ele iria, como foi, para dentro destas trevas e anunciaria o que precisam saber. 

Como Discípulos Que Imitam Jesus Levando Pessoas do Caos à Paz – Precisamos Ensinar a Vida aos Que Só Conhecem o Caos

O texto nos diz claramente que JESUS ENSINAVA e PREGAVA. Portanto mais que óbvio que isso é muito importante. Mas, antes de falarmos sobre isso, vamos parar para inquirir essa estratégia de Jesus: TANTA GENTE SOFRENDO, TANTA GENTE ATORMENTADA, NÃO SERIA INTERESSANTE PRIMEIRO OS CURAR PARA DEPOIS OS ENSINAR. PORQUE É QUE O TEXTO NOS MOSTRA UM CAMINHO CONTRÁRIO A ESSA LÓGICA? 
Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando as sinagogas pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo (Mateus 4.23). 
Ensinando (didasko) e pregando (kerisso)– Meus irmãos, a nossa maior enfermidade é a nossa falta de compreensão de quem é Deus e o Seu Reino. A Igreja é antes de tudo, uma agência que apresenta o reino por meio da sua mensagem e da sua vida. Nós somos aqueles que alertamos aos homens que eles estão engados e se se enganando mutuamente, com sua vida materialista, cheia de equívocos, vivendo no mundo de Deus sem Deus, não percebendo sua glória, antes se dedicando corpo e alma à idolatria, que não é só meramente religiosa, mas especialmente por ter um coração que não ama a Deus. 
O Evangelho do Reino– o Evangelho do Reino é o anuncio de que Deus está aqui, que age onde estamos e que é possível ter comunhão com Ele por meio do seu Filho Jesus. Que Jesus veio restaurar a vida, restaurando a comunhão com o Pai. Dando luz para que, no mundo, possamos a ver aquilo que está tão claro: DEUS AQUI. 
Irmãos, não podemos nos esquecer que antes de qualquer coisa, nosso trabalho é fazê-los conhecer este reino, para que possam perceber suas chagas e quão fazias estão as suas vidas. Precisamos nos dedicar a abrir os olhos de um maior número de pessoas sobre isto.
Ensinar era marcante no ministério de Jesus e este é o ministério da Igreja. Logo a seguir o nosso texto é o Sermão da Montanha e logo no verso 2, nos diz que o grande ministério de Jesus era ensinar os seus discípulos. Mas veja como é que termina o Sermão: 
Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhas da sua doutrina, porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas (Mateus 7.28-29). 
Ele levou os seus discípulos para o verem ensinando, para aprenderem com ele, afim de ensinarem a outros. Eles caminharam com o Mestre e todos que estiveram com ele tinham a mesma opinião:ele tem autoridade
A Igreja precisa ser doutrinariamente firme, teologicamente consciente, preparada para dar ao mundo a razão da sua fé. Mas, precisa saber mostrar às pessoas o que isso representa como liberdade da sua prisão: ISSO É EVANGELHO do reino. A Igreja precisa ilustrar com a própria vida a sua doutrina. 
Irmãos, levantemos aqui em nossa Igreja este edifício majestoso: COLUNA E BALUARTE DA VERDADE, sirvamos à verdade e sirvamos a verdade ao povo. Ensinar e pregar com autoridade. 

Como Discípulos Que Imitam Jesus Levando Pessoas do Caos à Paz – Precisamos Confiar Que a Cura Pode se Espalhar e Atingir Grandemente Até Onde Parece Ser Impossível

O texto nos dá uma ideia de que o trabalho de Jesus era muito exaustivo, o terreno estava completamente devastado pelo caos, mas era necessário confiar que há cur para tanta podridão. 
E a sua fama correu por toda a Síria; trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos; endemoninhados, lunáticos e paralíticos. E ele os curou. E da Galiléia, Decápolis, Jerusalém, Judéia e dalém do Jordão numerosas multidões o seguiam (Mateus 4.24-25).
Toda a Síria – Galiléia, Decápolis, Jerusalém, Judéia e dalém do Jordão – Jesus começou na Galiléia, mas logo a PAZ começou a se espalhar e de todos os lugares pessoas vinham para encontrar essa paz. 
Quando os apóstolos começaram a pregar, muito no começo da igreja, isso ficou evidente. Pois o PODER DO EVANGELHO fez o seu trabalho e as multidões estavam se rendendo a Jesus. Nós precisamos confiar nesse PODER DO EVANGELHO. 
Muitas vezes somos tímidos, porque confundimos as nossas forças com o Evangelho. O poder do Evangelho não está em nós, está na mensagem que ELE ANUNCIA, está em Deus que é poderoso para fazer de pedras filhos de Abraão.
Todos os doentes – várias enfermidades e tormentos – endemoninhados e lunáticos – paralíticos-  Há sempre quem pense que o trabalho é grande demais para a Igreja e é! Mas não é grande demais para o PODER DO EVANGELHO DO REINO, nem para O PODER DO REI. 
Nós somos a Igreja do Rei, nós somos os DISCÍPULOS DO REI, nós estamos aqui a seu serviço e Ele é quem vai na frente deste exército que ensina e prega, que entra para dentro deste mundo caído e anuncia a paz. 
Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação e diz a Sião: O TEU DEUS REINA! (Isaías 52.7). 

Conclusão

Meu Deus jamais deveríamos duvidar daquilo que o EVAGELHO DO REINO É CAPAZ DE FAZER. Jamais deveríamos limitar o poder de Cristo ao poder da Igreja, jamais deveríamos desistir ou desanimar, jamais deveríamos permitir que outras prioridades assumissem o controle da nossa vida.
Como podem aqueles que tem o EVANGELHO QUE TRAZ PAZ AO CAOS, se calarem? 
Multidões o seguiam– Igreja Presbiteriana do Tatuapé, por favor, irmãos, CONFIEM NISTO! ESPEREM, DESEJEM, BUSQUEM, OREM POR ISTO! 
Deixemos de viver longe do Senhor. Temos uma grande obra para fazer e não é falta de dinheiro que pode nos impedir, ou tarefas demais. Tenham todos os seus dias ocupados, mas jamais deixe de se ocupar com o Reino do Senhor. 
Qual é a sua parte, oque foi que Senhor te deu para trabalhar. Você não pode se omitir, porque multidões estão vivendo em caos e eles precisam da PAZ. 
MAS, ANTES de terminar preciso falar algo muito importante! 
Algumas vezes, vemos essa mensagem e olhamos para as multidões que estão fora da igreja, caminhando mortas em seus pecados. Mas, precisamos, antes de ir resgatá-los, pensar em nós mesmos! Estamos vivendo do modo em que JÁ DESFRUTAMOS DA PAZ?
ANTES DE QUALQUER COISA, veja se esta paz que excede todo o entendimento, já é uma realidade em sua vida. Esta noite, peça a Deus que lhe dê essa paz, para que você a possa repartir. 
Não estou perguntando se você sabe algo sobre esta paz, mas esta paz é a marca da sua vida! Você entendeu muito bem! Esta noite é noite de paz! Noite de paz para  nós que estamos prontos para servir a Jesus. 
Queira Deus encher esta igreja com a sua paz e usá-la para espalhar a paz neste mundo tão cheio de caos. 

Oração
Dá-nos coragem para isto, Senhor! Dá-nos a ousadia e invadir as trevas para resgatar pessoas! Dá-nos autoridade do ensino e na pregação, com nossoas próprias vidas lavadas, ilustrando o Evangelho! Dá-nos fé, confiança e o poder do Evangelho aja em nós e por meio de nós! Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!