2 de junho de 2019

1 Tessalonicenses 4.13-18

Os Efeitos de Um Coração Preparado Para a Vinda de Jesus
(IP Tatuapé – Junho 2019 – Culto da Manhã)
1 Tessalonicenses 4.13-18

Foco da Nossa Condição Decaída
Oses. 

Introdução
A Fé Cristã é por definição uma “Fé Escatológica”. Desde o princípio, a Escritura nos faz olhar para frente e nos conduz à esperar e descansar nas promessas de Deus. Desde Gênesis 3.15, quando o Redentor foi primeiramente prometido, sempre somos conduzidos a olhar adiante, na expectativa de que Deus fará algo para nos trazer redenção. Contudo, precisamos pensar muito seriamente sobre um das nossas mais profundas dificuldades: a nossa dificuldade para permitir que nossa fé escatológica nos leve à paz enquanto esperamos que se manifeste verdadeiramente a vontade de Deus. 
Os crentes de Tessalônica são muito eleogiados por Paulo por terem demonstrado qualidades impressionantes, entre elas: a capacidade de exercer uma fé cheia de esperança escatológica. 
Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus (...), pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam a repercussão que teve o nosso ingresso no vosso meio, de como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura (1Ts 1.8-10). 
Embora, o apóstolo estivesse tão fortemente impressionado com o poder transformador do Evangelho na vida daqueles irmãos, que os havia conduzido até ali, ele pode perceber que aguardar a Cristo sem vacilar não era uma tarefa tão simples, mesmo para uma igreja tão abençoada e fiel.
O tema da espera e da volta de Jesus é recorrente na carta. Paulo os convoca a viverem de forma digno de Deus, que nos chama para o seu reino e glória (1Ts 2.12). A final, neste tempo de espera pela volta de Jesus não são poucas as lutas que os crentes enfrentam, muitas vezes, levando sua fé à provação. 
Tanto assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia em Cristo Jesus;  porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus, os quais não somente mataram o Senhor Jesus e os profetas, como também nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são adversários de todos os homens (1Ts 2.14-15)
 Viver com fé e esperança no mundo caído não é tarefa simples e nem sempre se trata de culpa somente dos outros. Muitas vezes, nós mesmos nos deixamos levar e somos conduzidos por outras vozes no coração, coisas que enfraquecem, delibitam e atrapalham nossa jornada de fé. Paulo sabia que essas deficiências poderiam vir a atrapalhar a caminhada na fé dos tessalonicenses, por isso, desejou tanto ir vê-los, enviou Timóteo primeiro para ter essa certeza e escreve essa carta, mostrando-lhes o desejo de estar com eles em breve. 
A fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos (1Ts 3.13). 
Isso é o que Paulo desejava, que o coração dos crentes estivesse pronto para a volta de Jesus e fosse capaz de suportar todas as lutas, as decepções, as propostas do mundo para esperar de modo digno o dia da volta de Jesus. Paulo desejava vê-los de coração preparado para a volta de Jesus. 
Meus irmãos, todos sabemos que nossa geração é uma geração com enormes dificuldades com o tempo e todos os processos de dor. Somos ansiosos, imediatistas e buscamos, a todo custo, evitar qualquer processo doloroso. Não é sem motivo que somos a geração de humanos com mais problemas emocionais. 
Nesta manhã, o texto bíblico deseja olhar profundamente para nós e nos conduzir a um tipo de vida que seja mais equilibrada pela verdadeira esperança e seja capaz de esperar a volta de Cristo com fé e muita esperança no coração. Precisamos olhar com apreço ao texto bíblico e perceber os ganhos maravilhoso de um coração que está preparado para a volta de Cristo Jesus. 
Eu te convido a pensar junto comigo sobre a importância de trabalhar melhor nossa fé, neste período de espera, de tal maneira que não somente estejamos prontos para quando Cristo voltar, mas estejamos também prontos para mostrar às pessoas que nos cercam o que realmente importa para nós e como estamos dispostos a viver de modo digno do Evangelho que nos limpou.  

Um Coração Preparado Para a Vinda do Senhor Vê a Vida Com Esperança

“A vida é uma escola” – ao ser humano é facultado o aprender, é dado o experimentar a vida pelo discernimento de tudo e nela aprender a cerca do próprio homem e Deus, não necessariamente sempre nessa ordem. 
Infelizmente, muitos dos alunos da escola da vida estão na sala de aula, mas estão desatentos. Eles permanecem sonolentos enquanto as lições são dadas, acham que já sabem, pensam já estar preparados para as provas. Outros buscam com interesse apenas alguns pontos, em geral, em nossa época, tempo dos individualismos e egoísmos glorificados, os alunos da escola da vida, querem aprender apenas o que é fácil, fazem desvios dos exercícios difíceis, que formam o caráter. O resultado desse comportamento infantil e irresponsável na escola da vida é que as provas chegam e, a maior parte é reprovada.
Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança (1Ts 4.13). 
Não queremos que sejais ignorantes– O apóstolo Paulo sabe que eles têm algumas dificuldades e elas estão começando a se tornar mais claras, na medida em que a sua fé é desafiada pelas realidades da vida. Muitos dos que creram em Cristo, percebem que a vida não é tão fácil. Eles são perseguidos por causa de Cristo, como eles podiam ver no próprio exemplo do apóstolo Paulo que lhes havia pregado o evangelho, afinal, Paulo está preso e eles estão atribuindo a essa prisão um peso enorme. Afinal, pensavam eles, se ele que é o grande homem de Deus não está vivendo bem, que fé é esta que leva o homem de Deus à prisão à às tribulações? 
Pelo que, não podendo suportar mais o cuidado por vós, pareceu-nos bem ficar sozinhos em Atenas e enviamos nosso irmão Timóteo, ministro de Deus no evangelho de Cristo, para, em benefício da vossa fé, confirmar-vos e exortar-vos, a fim de que ninguém se inquiete com estas tribulações. Porque vós mesmos sabeis que estamos designados para isto; pois, quando ainda estávamos convosco, predissemos que íamos ser afligidos, o que, de fato, aconteceu e é do vosso conhecimento. Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor (1Ts 3.1-5). 
Não somente sobre as tribulações pelas quais Paulo passava, mas eles mesmos, estavam vendo seus próprios irmãos morrerem e serem presos, além de muitas vezes, mortos por causa do Evangelho. Por isso, Paulo precisa que sua mente esteja preparada. Portanto, ele lhes escreve com essa preocupação: não sejam ignorantes quanto aos que dormem. 
Para não vos entristecerdes como os demais- O coração pronto para a vinda de Cristo implica em aprender a conviver com situações limites e estas não podem causar em nós o que tão comum: a tristeza pelas limitações. Os crentes de Tessalônica são exortados a colocar o seu coração com confiança em Cristo a ponto de não agirem como aqueles que a vida impõe limites e eles perdem a expectativa do valor da vida. Paulo lhes exorta a uma compreensão da vida em um outro patamar, que os crentes em Cristo não estão limitados, nem pela morte. 
Os que não tem esperança– o diagnóstico dele é que os crentes tem um diferencial que não podem se esquecer: eles vivem esperando novos céus e nova terra. Eles vivem na expectativa de que o seu Rei voltará e eles sabem que no final, quer eles estejam vivos ou já mortos, de alguma maneira, todos viverão com Cristo. Esse é o tema dos versos que seguem. Esse é o ponto: os crentes tem esperança e esse é um diferencial importante. 
Um coração preparado para a vinda do Senhor produz sobre nós o efeito de nos fazer viver com ESPERANÇA. Por mais que a vida pareça lançar sobre nós limites e impossibilidades, momentos em que descobrimos nossas fraquezas e nossa pequenez, podemos e devemos olhar para a vida com a certeza de que aquele que venceu até a morte, pode tudo, até mesmo nos fazer viver depois da morte. 


Um Coração Preparado Para a Vinda do Senhor Nos Faz Maduros a Ponto de Aprender Que Deus Não Trabalha Para Atender às Nossas Expectativas Mas Para Realizar Sua Perfeita Vontade

Nessa vida, uma das coisas que mais nos incomoda é a percepção de que o tempo está passando rapidamente. Hoje em dia, eu percebo com mais clareza essa verdade. Esse era um ponto importante para os crentes de Tessalônica. Eles haviam crido num Evangelho que lhe prometeu um Cristo e que ele voltaria para buscar o seu povo. Assim como a maior parte dos crentes do primeiro século, eles também tinham uma expectativa de que Cristo viria para aquela geração, como em geral, Deus espera que pensemos. Isto é, que aprendamos a clamar pelo retorno de Cristo para nós e para nossos filhos. 
Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto, o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim, estaremos para sempre com o Senhor (1Ts 4.14-17). 
Cremos na morte e ressurreição de Cristo – irmãos, aqui eles são chamados a fazer da sua fé uma força prática para a vida. Afinal, se todos cremos que o próprio Cristo morreu e ressuscitou, devemos também crer que ele pode trazer à vida os que já morreram. Os tessalonicenses podiam estar incomodados com o fato de que muitos bons crentes não estavam mais vivos para receber o dia do Senhor, coisa que todo crente do primeiro século presava tanto. Morrer antes da vinda do Senhor parecia um fato deplorável, diferente da expectativa pessoal, de ser contemplado com a graça de ver o Senhor voltando. Contudo, Paulo está lhes conduzindo a não serem ignorantes quanto a estas coisas e ao modo e o tempo de Deus. O poderoso Deus que ressuscitou Jesus pode também nos ressuscitar e este é o ponto que Paulo quer que eles compreendam. 
Nós os vivos não precederemos os mortos– eles achavam que era uma perda inestimável morrer antes da vinda de Jesus. Paulo, entretanto, lhes mostra que os que partem antes, na verdade, são privilegiados, pois se encontram com o Senhor mais cedo e na ressurreição, são eles os primeiros a desfrutarem da companhia do Senhor. Aliás, na verdade, eles primeiro que nós experimentarão a nova vida, o novo corpo e a eternidade perfeita. Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro
Depois nós seremos arrebatados– Deus não está propondo uma história em que o ponto central seja fazer as coisa do teu jeito. Ele está, na verdade, fazendo a Sua vontade que boa, agradável e perfeita. Eu preciso preparar meu coração para esperar Cristo, porque este coração preparado me amadurece para aprender com a vida que eu não sou o centro do universo, nem o ponto de convergência do propósito divino, preciso aprender que minha vontade não pode comandar a realidade, porque eu não sou o SENHOR DOS SENHORES, NEM O REI DOS REIS. 
Estaremos para sempre com o Senhor– o que o Senhor promete é que, do jeito dele, na hora dele, do modo dele... estaremos seguros com Ele e para sempre. Esse é o ponto, ELE FAZ TUDO COMO LHE AGRADA. Cuidado irmão com a nossa língua portuguesa. Ele não faz tudo como TE agrada, mas tudo como LHE AGRADA,  isto é, como AGRADA A ELE e não A TI. 
Ser um crente amadurecido pela vida, implica em deixarmos de ser crianças que querem sempre ser atendidas na sua hora e do seu modo. Precisamos aprender que Deus é quem tem o controle da vida e das nossas circunstâncias, Ele nos instrui a confiar NELE e NELE DESCANSAR. Ele sabe o caminho, o tempo e como fazer o melhor para que eu e você alcancemos o máximo das experiências que Ele planejou para que vivêssemos nelas.   

Um Coração Preparado Para a Vinda do Senhor Nos Faz Sentir Parte de Uma Família de Muitos Irmãos Que Aguardam o Retorno do Irmãos Mais Velho

Você pode estar um pouco triste, afinal tem medo de ter embarcado em uma viagem com Deus na expectativa de fazer um tour pela vida e ver belas paisagens e ter uma viagem tranquila só com boas coisas para contar. Mas, pelo que está nos dizendo o apóstolo Paulo, precisamos nos preparar para turbulências, neblinas que escondem a paisagem, chuvas e tempestades no trajeto. Bem, eu não posso dizer o contrário, tudo indica que este será mesmo o cenário em boa parte do tempo. 
Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras (1Ts 4.18). 
Consolai-vos com estas palavras(parakaleite) – em nosso idioma, a verbo “parakaleo” do grego pode ser traduzido como “exortar”, “consolar” e “encorajar”. Chamar a pessoa para cima é sentido literal da soma das duas palavras: o advérbio “para” e o verbo “kaleo”. A palavra portuguesa CONSOLAR parece nos incitar a uma atitude de cuidado, no sentido de observar o sofrimento de alguém e amenizar-lhe a dor. Pode sim, esse sentido, mas não se trata de um cuidado baseado no dó. Na verdade, devemos pensar que somos chamados a manter viva a nossa esperança e ajudarmos um ao outro a manter viva a nossa fé, no fato de que, aconteça o que acontecer na vida, um dia estaremos para sempre com o Senhor.
Uns aos outros– esse é um ponto muito importante da escola da vida, que não estamos nela estudando sozinhos e nem somos aprovados sozinhos, os trabalhos, em geral, são em grupo e as lições são vividas em coletividade. Paulo aqui inclui a importância da vida no Corpo de Cristo. Esse talvez seja o ponto mais importante a ser aprendido nos dias de hoje, afinal, depois deste culto, cada um tem a sua vida. Alguns vão para a sua casa na expectativa de que já fizeram o bastante, afinal, ouviram mais um sermão, vieram ao culto e pensam que isto lhes aprontou para a vida. 
Para Paulo, os crentes de Tessalônica eram modelo para outros crentes, assim como eles próprios podiam aprender com os exemplos dos crentes da Judéia que sofreram antes deles, coisas semelhantes às que eles passaram. O próprio Paulo, deseja que eles aprendam algumas coisas, até com a sua prisão e suas tribulações. Paulo diz que na volta de Jesus o que mais fazer sentido para a vida cristã não é que eu e você tenhamos pessoalmente chegado lá, mas que tenhamos cooperado mutuamente para que cheguemos lá e que muitos, juntamente conosco, estarão lá. 
Ora, nós, irmãos, orfanados, por breve tempo, de vossa presença, não porém do coração, com tanto mais empenho diligenciamos, com grande desejo, ir ver-vos pessoalmente. Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas), contudo, Satanás nos barrou o caminho. Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? Sim, vós sois realmente a nossa glória e alegria! (1Ts 2.-17-20).
Meus irmãos, muitas vezes, eu preciso pensar sobre isso para a minha vida cristã. Quero muito que nos tornemos irmãos chegados. Acho que isto está muito atrapalhando a caminhada da igreja no mundo, a falta de irmandade. Alguns poucos estão desfrutando da irmandade, mas muitos caminham sozinhos demais. Eu queria que todos aprendêssemos que a vida cheia de consolo não é alcançada sem que aprendamos o valor da irmandade da fé. 
Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo (1Ts 5.11). 
Essa é uma lição da vida que muitos teimam em não querer aprender. Mas essa é uma das mais importantes. Você e eu fomos feitos filhos de Deus, irmãos um do outro, precisamos desfrutar dessa condição para crescermos e nos estimularmos, exortar, consolar e trabalhar para vermos um ao outro crescendo na graça e no amor de Cristo. Fazemos parte de um corpo e este é o corpo de Cristo.


Conclusão

Quero ver nessa igreja o crescimento da irmandade. Eu não sou um pastor perfeito, sou muito cheio de defeitos. Tenho certeza de que vocês já devem estar vendo muitos deles. Eu preciso que você queira me ajudar! 
Irmãos, quero que todos nessa igreja aproveitem esse bom momento da nossa vida como Igreja, mas cada um precisa começar a fazer a sua parte. SE você ainda só é igreja para você, precisa saber que isto não está certo! Isso não te preenche e por isso é que sua vida cristã parece meio vazia, pode ter certeza. 
Enquanto você não buscar se libertar das muitas amarradas que ainda mantêm você longe do Corpo e das artimanhas de Satanás que tem como estratégia, tirar e cercar suas presas, isolando-as do grupo. Paulo, como ele mesmo disse, sentiu esse agir, mas não se deixou abater e afastar, não se deixou dominar pela vontade do adversário, enviou Timóteo, enviou cartas etc. 
Só faremos a obra que o Senhor espera de nós, quando soubermos que a verdadeira obra que ele espera da nossa vida é que cuidemos uns dos outros e saibamos nos edificar e preparar para crescer, servir e amar a Cristo.
O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo, e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vida do nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. Irmãos, orai por nós. Saudai tods os irmãos com ósculo santo. Conjuro-vos, pelo Senhor, que esta epístola seja lida a todos os irmãos. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. 

Santa Ceia
Hoje celebramos o sacramento da unidade do Corpo. Penso que fazer parte do Corpo e ter discernimento do mesmo é muito importante para a vida cristã. Não deixe de pensar sobre você no Corpo e nos seus irmãos que também se assentam para participar. Ore por você e por todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda mensagem escrita é apenas um registro. O sermão bíblico de fato é único, como um rio que passa e muda a cada instante. Um sermão só pode ser pregado uma única vez. Caso seja repetido em outro púlpito, ainda que use os mesmos registros, será outro, por várias razões: a) o pregador nunca é o mesmo, pois está sendo transformado a cada mensagem que prega; b) os ouvintes são outros; c) o Espírito é o mesmo, mas é dinâmico e aplica o que quer aos corações.
Obrigado por ler estes pequenos e falhos esboços!